Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois de dividir o terreno da minha casa com o terreno do vizinho com um muro pago pelos dois, com meio metro de altura e depois com rede de 1.20mt, o vizinho agora vedou do seu lado com rede escura de 2.00mt de altura. Plantou ainda uma sebe com arbustos que estão a crescer bastante, que já passam a altura da rede, provocando muita sombra na minha frente da casa. Qual a altura máxima que podem ter os arbustos? A quem me posso dirigir para resolver o problema.Atentamente Anabela.
  2.  # 2

    Colocado por: AnabelaQual a altura máxima que podem ter os arbustos? A quem me posso dirigir para resolver o problema.


    Quanto à vedação, eventualmente poderá recorer À câmara mas os arbustos, não me parece que vá ter grande efeito qualquer queixa. A não ser que seja de alguma espécia legislada quanto à distância a manter das extremas.
  3.  # 3

    Para cima não acho que possa fazer nada . Só pode intervir se os arbustos passarem para o seu lado ... tenho quase a certeza disto
  4.  # 4

    não se pode impedir a natureza de se expandir.
  5.  # 5

    Só se expandir para o nosso lado do terreno .
    Mas nalguns casos deveria haver alguma moderação. Pode-se ter privacidade sem colocar uma parede de árvores de 20 metros a bloquear o sol ao vizinho ... mas isso é apenas comportamentos de boa vizinhança...
  6.  # 6

    Antes disso, já falou com o vizinho? Se a má vontade for muita, experimente oferecer-se para ser você a podar a sebe de forma a não passar a altura da rede. Não vejo que interesse possa ter o vizinho em ter uma sebe com mais de 2m de altura.
  7.  # 7

    Colocado por: mhpintoAntes disso, já falou com o vizinho? Se a má vontade for muita, experimente oferecer-se para ser você a podar a sebe de forma a não passar a altura da rede. Não vejo que interesse possa ter o vizinho em ter uma sebe com mais de 2m de altura.


    Percebe-se...não é ele que fica em sombra, a sebe deve estar grosso modo na face norte do terreno dele.

    Antes de mais, e mesmo antes de expor mais o caso aqui (não vá ele ver e ficar zangado), sugiro que tente falar com o vizinho.
    Concordam com este comentário: Anabela
  8.  # 8

    Tem aqui a resposta no Código Civil:

    Secção V - Plantação de árvores e arbustos
    Artigo 1366.º - Termos em que pode ser feita
    1 - É lícita a plantação de árvores e arbustos até à linha divisória dos prédios; mas ao dono do prédio vizinho é permitido arrancar e cortar
    as raízes que se introduzirem no seu terreno e o tronco ou ramos que sobre ele propenderem, se o dono da árvore, sendo rogado
    judicialmente ou extrajudicialmente, o não fizer dentro de três dias.
  9.  # 9

    Colocado por: zeuzae o tronco ou ramos que sobre ele propenderem


    Lamento, mas creio que isso apenas se refere aos ramos que entrarem no terreno vizinho, ou seja, que "penderem" sobre o muro, não que o ultrapassem em altura:

    propender
    verbo transitivo
    1. inclinar-se ou pender para (diante ou um dos lados)
    2. mostrar propensão ou tendência para; tender
  10.  # 10

    Sim . Só o que for para o lado . O seu lado . Na vertical infelizmente o céu e o limite
    Concordam com este comentário: mhpinto
  11.  # 11

    Se não faz referência à altura é porque não existe limite.
  12.  # 12

    Compre um litro de roundap e um pulverizador....
  13.  # 13

    A nossa propriedade não se limita ao chão, mas também ao espaço aéreo. Por isso é que a EDP e os serviços de comunicações solicitam autorização para passar cabos por cima dos nossos terrenos. E só passam se nós autorizamos.
    Sendo assim, o vizinho tem todo o direito de colocar arvores ou arbustos na altura que quiser.
    Tem é de obedecer às novas regras de proteção contra incêndios... Esse é que é o limite.

    Xii . so agora reparei que alguém deu resposta a um topico tao antigo...boa sorte
  14.  # 14

    Colocado por: jfsmoreiraA nossa propriedade não se limita ao chão, mas também ao espaço aéreo. Por isso é que a EDP e os serviços de comunicações solicitam autorização para passar cabos por cima dos nossos terrenos. E só passam se nós autorizamos.
    Sendo assim, o vizinho tem todo o direito de colocar arvores ou arbustos na altura que quiser.
    Tem é de obedecer às novas regras de proteção contra incêndios... Esse é que é o limite.

    Xii . so agora reparei que alguém deu resposta a um topico tao antigo...boa sorte


    😁
    Em 2017 ainda a legislação era uma criança...
 
0.0174 seg. NEW