Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    (nota do moderador: discussão separada e originada aqui: https://forumdacasa.com/discussion/4948/fotos-projecto-por-favor-opinem/ pelo que alguns comentários poderão estar parcialmente fora do contexto)

    Boa tarde
    Esta casa se fosse construída em tronco de madeira laminada ficava fantástica. E com muito mais qualidade que alvenaria. Preços, também seriam competitivos. Já pensou seriamente nessa opção?
    Atentamente
  2.  # 2

    Olá Empatias

    Obrigada pela sua contribuição.
    Sim, já por várias vezes pensei nessa solução construtiva. Acho lindo as construções em madeira (bem feitas, claro está).Mas tenho 5 receios que me levaram ficar com o pé atrás:
    1º A extrema humidade que se faz sentir nesta zona (quase de certeza que vou ter de colocar um piso sanitário)
    2º É uma quinta cheia de árvores e portanto roedores e outros animais que facilmente podem atacar a madeira (há uns tempos houve uma praga de formigas devoradoras de madeira no Algarve...) e pelo risco acrescido de incêndio para a moradia.
    3º Não existe mão de obra nem construtores especializados aqui; Portanto mesmo que houvesse vantagem em termos de custo efectivo da moradia tinha ainda de adicionar transporte de pessoal e materiais+ alojamento e refeições do pessoal... E para construir, segundo me informei, demoraria pelo menos 6 Meses (em alojamento e refeições é muito)
    4º Receio que a casa se torne depois pouco valorizada em comparação com alvenaria.
    5º Dado o contexto bioclimático da zona (chove muito+ muita humidade+ frio) nunca poderia ser uma madeira qualquer. Tinha de ser tropical no mínimo e isso teria custos adicionais pordemais

    Enfim, quando se tratam das ilhas é complicado... Ora veja lá uma fotografia da propriedade.
    http://img44.imageshack.us/i/img0453m.jpg/
  3.  # 3

    Colocado por: leticia abreuOlá Empatias
    Obrigada pela sua contribuição.
    Sim, já por várias vezes pensei nessa solução construtiva. Acho lindo as construções em madeira (bem feitas, claro está).Mas tenho 5 receios que me levaram ficar com o pé atrás:
    1º A extrema humidade que se faz sentir nesta zona (quase de certeza que vou ter de colocar um piso sanitário)


    Boa noite. A humidade não é um problema, nem grave, nem médio nem nada, não é um problema. Exemplos, as condições extremas em locais como Norte da Austrália com temperaturas médias anuais de 45º e humidade relativa do ar na ordem dos 80 a 90%.Alaska, Canadá, Norte do EUA, Finlândia, Noruega, Suécia, Guiné Equatorial, ilha de Malabo antiga Fernando Pó(humidade relativa do ar 99% e temperaturas médias de 38º) e está lá para quem quizer ver, olhe a Cooperação Espanhola e o Governo de Espanha não hesitaram nesta construção, e estão lá 11 casas com 5 anos sem problemas etc... são exemplos com construções de madeira centenárias, madeiras de pinho nórdico essencialmente. São muitos os locais e exemplos que poderia continuar a enumerar, apenas para lhe dizer que é um risco menor que uma construção de alvenaria.

    2º É uma quinta cheia de árvores e portanto roedores e outros animais que facilmente podem atacar a madeira (há uns tempos houve uma praga de formigas devoradoras de madeira no Algarve...) e pelo risco acrescido de incêndio para a moradia.


    Sabe, a Herdade da Aroeira é um pinhal imenso com centenas de construções, em alvenaria e de madeira. Zona extremamente quente de verão, muito húmida e fria de inverno. Pois as casas de madeira são as que menos têm sofrido com essas condições tão agrestes.Temos uma casa cuja manutenção foi feita há 6 anos e está semtraços de necessidade de nova manutenção a curto prazo. O ataque de roedores à madeira é uma preocupação que não faz sentido, terá o mesmo problema com a alvenaria. A colocação de ratoeiras e armadilhas (da Rentokil por ex) são úteis, e terá sempre de as colocar, sendo a construção em alvenaria ou madeira. Fizemos a manutenção muito recentemente uma casa de madeira, numa quinta perto de Loures, num alto, muito vento e chuva de inverno e muito quente de verão, e que tem bastantes roedores, mas ataque à madeira, nada. Incêndios, é mais uma questão que infelizmente a maioria das pessoas alega, só que comprovadamente, existem testes e não só; que o demonstram; uma casa de madeira resiste ao fogo muito mais e com menores danos que uma casa de alvenaria. Um tronco de madeira de 140 mm de espessura leva cerca de 2 horas a arder( a madeira arde cerca de 0,12 mm por minuto)e tem recuperação, veja o caso das florestas que ardem, a madeira está queimada exteriormente e é recuperável, uma casa de alvenaria com o ferro que tem nas paredes tem um comportamente diferente e irreparável, ou seja com a alta temperatura de um incêndio o ferro dilata e as paredes racham e caiem, resultado reconstruir. O que acabo de descrever é facilamente comprovável.

    3º Não existe mão de obra nem construtores especializados aqui; Portanto mesmo que houvesse vantagem em termos de custo efectivo da moradia tinha ainda de adicionar transporte de pessoal e materiais+ alojamento e refeições do pessoal... E para construir, segundo me informei, demoraria pelo menos 6 Meses (em alojamento e refeições é muito)


    Esse é um falso problema cara Leticia, e falo em nome da Empatias, de outras empresas não me pronuncio; mas os nossos preços são finais e incluem transporte e estadia, não faz sentido uma empresa apresentar um preço e depois fazer acrescer esses custos que já deveriam estar reflectidos no valor final. Connosco não funciona assim. O prazo de construção é relativo, eu diria que a casa que tem em projecto levaria cerca de 3 a 4 meses a construir. Quem lhe deu 6 meses lá saberá as razões. Mas será que podemos apresentar-lhe um orçamento para o seu projecto? se achar que sim, envie-nos o projecto por mail para: [email protected]

    4º Receio que a casa se torne depois pouco valorizada em comparação com alvenaria.


    Aqui devo dizer o seguinte, quem faz a opção por uma casa de madeira está a escolher uma forma e estilo de vida muito próprios, é uma filosofia de vida diferente de tudo o resto, e regra geral uma pessoa nestas condições e com esta escolha de vida não pensa em vender a casa. É verdade que neste momento nem existem quase casas de madeira em 2ª mão para venda, e as poucas que conheço terem sido vendidas foram-no sem que houvesse desvalorização(contacte a ERA da Charneca da Caparica que poderão confirmar estas afirmações) e cada vez mais, dado o crescimento deste mercado, estas casas estão a ser cada vez mais valorizadas. É a qualidade de vida que as pessoas que vão conhecendo este tipo de construção; escolhem.

    5º Dado o contexto bioclimático da zona (chove muito+ muita humidade+ frio) nunca poderia ser uma madeira qualquer. Tinha de ser tropical no mínimo e isso teria custos adicionais pordemais


    Teria de ser madeira tropical porquê? desculpe, quem a informou dessa "obrigatoriedade" não foi honesto. A madeira tropical ou nórdica, é adequada para qualquer clima, quem disser o contrário não está a ser sério. Tudo tem mais a ver com o TRATAMENTO dado à madeira, a secagem da madeira, os produtos utlizados etc... posso garantir-lhe que o pinho da Lapónia, ou o nórdico são tão eficientes como a madeira tropical(garapa,massanraduba,angelim etc..). A Hirsiset tem milhares de casas construídas em locais de climas extremos, com elevados graus de humidade, chuva, frio, calor etc... e estão lá para serem vistas por quem quizer. A garantia que damos até é de 100 anos.

    Enfim, quando se tratam das ilhas é complicado... Ora veja lá uma fotografia da propriedade.
    http://img44.imageshack.us/i/img0453m.jpg/


    Fantástico
    Atentamente
  4.  # 4

    Empatias

    Muito Obrigada.
    Sim é verdade na altura em que andava obcecada por construção em madeira contactei vs empresas (não a sua, infelizmente); Também cheguei a ponderar construção em LSF! Todas colocavam grandes reticências quanto ao transporte, refeições e alojamento sendo que esta quantia seria adicionada à obra. Nunca me indicaram menos que 6 a 9 meses de construção... Há cada uma... Mas ao fazer contas está a ver...

    Muito Obrigada
  5.  # 5

    Colocado por: empatiasuma casa de madeira resiste ao fogo muito mais e com menores danos que uma casa de alvenaria. Um tronco de madeira de 140 mm de espessura leva cerca de 2 horas a arder( a madeira arde cerca de 0,12 mm por minuto)e tem recuperação, veja o caso das florestas que ardem, a madeira está queimada exteriormente e é recuperável, uma casa de alvenaria com o ferro que tem nas paredes tem um comportamente diferente e irreparável, ou seja com a alta temperatura de um incêndio o ferro dilata e as paredes racham e caiem, resultado reconstruir. O que acabo de descrever é facilamente comprovável.

    Caro empatias... Vai-me desculpar, mas então uma madeira (seja ela qual for) arde pior que um tijolo??!! Vamos ser sérios...
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Azevedo78Caro empatias... Vai-me desculpar, mas então uma madeira (seja ela qual for) arde pior que um tijolo??!! Vamos ser sérios...

    Pedro

    O Empatias está a ser sério. O problema nas construções de alvenaria, onde o que verdadeiramente dá resistência ao conjunto, é o ferro que está no betão, é que mesmo com temperaturas não muito altas, perde a resistência e o peso do betão provoca o colapso da estrutura. Quando o Chiado ardeu, ficaram à vista durante alguns anos, umas vigas metálicas cujas pontas pareciam uns cotos de uma vela derretida. O ferro nunca derreteu, simplesmente perdeu a capacidade de resistência, ao contrário da madeira que demora muito mais tempo até chegar a esse ponto.

    Em caso de incêndio, prefiro estar numa casa de madeira. Uma estrutura de betão vai colapsar muito mais cedo e se forem feitas, como a maioria é feita, ainda mais depressa vai, porque os recobrimentos não são respeitados e o ferro fica demasiado à superfície.

    Isto parece estranho, mas não é uma questão de a casa arder ou não, é uma questão de quanto tempo ela se aguenta sem colapsar em caso de incêndio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu
  7.  # 7

    Caro empatias... Vai-me desculpar, mas então uma madeira (seja ela qual for) arde pior que um tijolo??!! Vamos ser sérios...


    Bom dia. Creio que o Paulo Correia já lhe deu uma resposta, mas para ser ainda mais sério irei aqui colocar algumas fotos de casas de madeira que foram incendiadas pelos alemães na 2ª guerra mundial, em vésperas da derrota final. Essas casas situam-se em Oulu na Finlândia, e estão localizadas numa zona semelhante às docas em Lisboa. As casas foram todas recuperadas, a maioria foi, como é habitual nos paises nórdicos, pintadas com velaturas aquosas de forma a manter o veio da madeira visível, e deixaram umas quantas, recuperadas; sem pintura apenas com a cor da madeira depois de ardida. Vai ver que estou a ser sério. Devo acrescentar que são construções com cerca de 300 anos, estão habitadas e são usadas como bares e residência. Se possível ainda hoje as colocarei aqui.
    Quanto a ser sério caro Pedro Azevedo78, não brincamos com coisas MUITO SÉRIAS
    Atentamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu
  8.  # 8

    Bom dia novamente, caro Pedro Azevedo78, e isto para não falar de uma madeira; a Cryptomeria Japonica, vulgarmente denominda Criptomeria ou Cedro do Japão, considerada a madeira mais cara para a construção de casas, muito difundida no Japão e Canadá, em Portugal apenas uma empresa de construção de casas de madeira a comercializa só que os preços são muito elevados, é uma madeira de baixa densidade, muito leve(um tronco de 12 metros com 200x200, é facilamnte transportado por 2 pessoas)fibrosa com altos teores de lignina e de baixo poder calorífico. Isto para dizer que (fiz a experiência) um tronco de 160x185x200 que coloquei dentro da lareira/recuperador levou 1 semana a arder, e mesmo assim não consumiu totalmente. É uma madeira que quase não arde.
    Atentamente
  9.  # 9

    Colocado por: empatiasIsto para dizer que (fiz a experiência) um tronco de 160x185x200 que coloquei dentro da lareira/recuperador levou 1 semana a arder, e mesmo assim não consumiu totalmente. É uma madeira que quase não arde.

    Quase não arde. Concordo... Mas arde não arde? E o tijolo? Esse não arde mesmo...
    Perde capacidades estruturais com o calor extremo? Perde... E essa madeira? Fica sempre igual? Ah, isto para não falar que está a considerar a MELHOR de todas as madeiras contra o fogo... E se comparar isso com uma estrutura de alvenaria também com especial resitência aos fogos??
    Olhe por exemplo uma estrutura com paredes de granito de mais de 60cm de largura (como ainda hoje estive numa casa...)?? Têm dúvidas de qual vai resistir mais?? E nesta casa que estive, sei por onde ela ia "ceder"... Pelas vigas de MADEIRA do telhado...
    Colocado por: PauloCorreiao ferro que está no betão, é que mesmo com temperaturas não muito altas, perde a resistência e o peso do betão provoca o colapso da estrutura.

    Sei perfeitamente como isso funciona. Mas quando diz que não são precisas temperaturas muito altas, também não é assim... E a essas mesmas temperaturas que afectam o betão, como se comporta a madeira? Para além de ARDER e contribuir tb ela para o aumento dessa temperatura, será que fica ali "durinha" e estavel?!!
    Colocado por: PauloCorreiaEm caso de incêndio, prefiro estar numa casa de madeira.

    Eu não... Não trocava NUNCA!
    Colocado por: empatiascolocar algumas fotos de casas de madeira que foram incendiadas

    Caro empatias, é por ver dessas casas "super-resistentes" aos fogos a arder tipo "palha" nos noticiários dos estados unidos, que a mim não me convence...

    Quantas mais quer?
  10.  # 10

    Em caso de incêndio eu gostaria é de estar numa destas :)

    Casa de Gelo

    Podem ver o resto em :

    http://torontoist.com/2007/01/the_ice_house_t_1.php

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  11.  # 11

    Colocado por: afsantosEm caso de incêndio eu gostaria é de estar numa destas :)

    ;)
  12.  # 12

    Caro empatias, é por ver dessas casas "super-resistentes" aos fogos a arder tipo "palha" nos noticiários dos estados unidos, que a mim não me convence...

    Quantas mais quer?


    Boa noite, lamentavelmente apresenta imagens de casas a arder que não são o que se denomina de casas de madeira de troncos, e é disso que falamos. O que apresenta, como mau exemplo; são pranchas, tábuas de madeira, com espessuras variáveis entre os 25 e os 35 mm. Não é disso que estamos a falar.
    E sim, em caso de incêndio prefiro estar no interior de uma casa de madeira em tronco do que numa casa de alvenaria. Sabe que 85% da construção nos paises nórdicos é em madeira? porventura eles são menos inteligentes que nós os "chicos espertos" dos portugueses? nã, não me parece.
    Aqui vão algumas imagens das casa que referi, recuperadas todas elas, com 300 anos e de pé. Numa casa de alvenaria após um incêndio dá-se o colapso das paredes, e tem de construir uma nova, não há recuperação que valha.
    Atentamente
      FINLÂNDIA 055.jpg
  13.  # 13

    Mais uma, não consigo colocar mais que uma de cada vez.
      FINLÂNDIA 056.jpg
  14.  # 14

    Mais
      FINLÂNDIA 057.jpg
  15.  # 15

    Mais
      FINLÂNDIA 058.jpg
  16.  # 16

    As últimas colocadas em cor castanho avermelhado é a cor da madeira queimada/ardida sem tratamento algum em que se limpou apenas a parte negra
      FINLÂNDIA 059.jpg
  17.  # 17

    Mais
      FINLÂNDIA 0592.jpg
  18.  # 18

    Mais
      FINLÂNDIA 060.jpg
  19.  # 19

    Não é uma questão de chico-espertice. Os nórdicos têm climas frios e madeira com fartura, não lhes interessa muito a inércia térmica. Já nos sítios onde a coisa aquece, há menos madeira (tirando os eucaliptos para a Portucel), e é mais complicado ter uma temperatura de verão confortável sem ar-condicionado.
  20.  # 20

    Mais
      FINLÂNDIA 061.jpg
 
0.0238 seg. NEW