Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Na escolha do tipo de pedras a aplicar, soube que moleanos é uma das mais usuais. Mas como tinha preferncia por uma cor acizentada foi-me proposto uma pedra da ataíja. O que eu gostava de saber é a nível de propriedades durabilidade e caracteristica das diversas pedras quais sao as mais aconselhaveis?

    Obrigada
  2.  # 2

    Moleanos e Ataíja são ambas pedras calcáreas. Parece-me que a Ataíja tem melhores características mecânicas, absorção de água, etc.

    O Moleanos bujardado mas cantarias, por exemplo, é muito bonito mas, por ser uma pedra um bocado porosa, ao fim de alguns anos acumula líquenes (ou algas/fungos).

    No entanto, depende da utilização que lhe pretende dar: Cantarias de portas e janelas? Bancadas de cozinha? Pavimentos interiores ou exteriores? Lambrins interiores?

    De qualquer maneira, há pedras bem melhores (Lioz, qualquer granito,...) do que Moleanos e Ataíja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa A.
  3.  # 3

    A utilização é cantarias de portas e janelas.

    Queria uma pedra acizentada mas com aspecto uniforme, e com boa durabilidade, dado que está no exterior
  4.  # 4

    Moleanos, nem oferecidos e nem sequer é cinza, mas creme, assim como a ataíja. Estamos a falar da mesma cor?

    Para cinzas, porque não um granito SPI ou de Alpalhão que são cantarias baratas
  5.  # 5

    A amostra de ataíja que me mostraram era o chamado "Azul da ataíja", tem um aspecto cinza, enquanto que moleanos só conheço creme.

    Quanto a esses granitos têm aspecto uniforme?
  6.  # 6

    Nenhuma pedra têm um aspecto uniforme, mas é um cinza escuro, não é claro

    Veja neste site: http://e-geo.ineti.pt/bds/ornabase/rocha.aspx?Id=3 o aspecto, mas lembre-se que as fotografias são tiradas a pouca distância, e que a vista normal é bastante mais uniforme
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunoneiva75, Filipa A.
  7.  # 7

    Moleanos, nem oferecidos e nem sequer é cinza


    Verdade :)
    Escuro, também tem o "azul cascais", Que aguenta-se bem (conheço uma casa com 28 anos de pedra azul cascais. o unico problema surge num portão, que está fixo à pedra, que começa a fragmenta-se facilmente onde está aparafusadas as dobradiças... mas tirando isso, as cantarias não apresentam nenhum problema, rachadela ou descoloração) O VilaVerde tb existe nesses tons...!


    Alpalhão


    Melhor opção.... Nos granitos conseguirá ter melhores opções para cinzentos...


    De qualquer maneira, há pedras bem melhores (Lioz, qualquer granito,...)


    Também se arranja Lioz em tons cinzentos... (Mas o preço de pedra escolhida.. uiui!!)



    Coisas da Casa
    • Linus
    • 26 junho 2009 editado

     # 8

    Desculpem a intromissão no tema... Mas vou aproveitar.

    Travertino? O que acham?

    Estou a pensar colocar em parte da fachada.
    É bom, resistente, suja com facilidade?
    Pelo preço devia ser muito bom :)

    Cumps
  8.  # 9

    Travertino? O que acham?


    Depende... ao travertino é-lhe muita vez tapados os buracos com resina. Se tiver resina e tiver ao sol, vai manchar e perder a transparência, vai até acabar por cair.

    Mas pode optar por meter sem resinas, com os buracos que o caracterizam... :)

    É bom, resistente, suja com facilidade?


    Resistente nem por isso... Bom depende da finalidade e do método de acabamento.


    Coisas da Casa
  9.  # 10

    Colocado por: LinusTravertino? O que acham?
    Há travertino no Coliseu de Roma e, acho, na Basílica do Vaticano.

    É bonito - prefiro, de longe, o Lioz até porque «o que é nacional...».- mas atenção!
    Geralmente, o Travertino que costumo ver tem BURACOS.
  10.  # 11

    É bonito - prefiro, de longe, o Lioz até porque «o que é nacional...».- mas atenção!


    Eheh! A minhas estão a "escovar" e a "polir"! :):) a ver se meto umas fotos online...


    Coisas da Casa
  11.  # 12

    Já agora tem tambem o granito pedras salgadas, o antas e o penalva
  12.  # 13

    Na escolha do tipo de pedra a aplicar, prefiro em tons creme, mas não queria moleanos por não ter as propriedades ideais de durabilidade. Quais as mais aconselhaveis, tendo em conta a preferência de querer uma pedra clara?
    :)
  13.  # 14

    Acho que fica bem servida com o granito caverneira, tem um tom claro a fugir para o amarelo, só cortado ou bujardado. Eu tenho na parte frontal e lateral da minha casa o caverneira cortado com impregnante hidrófugo e está impecável...combina muito bem com cores escuras. No meu caso um cinzento escuro.
    Se quiser amanha tiro umas fotos para você tirar umas ideias.
    Aqui no norte é o tipo de pedra mais usada para as fachadas...compra-se muito bem na zona de alpendurada. Vale bem a viagem. :-)

    Cump.
    Lucilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martaenf
  14.  # 15

    Marta, recomendava o Lioz, mas posso ser suspeito :)

    Coisas da Casa
  15.  # 16

    Obrigada Adriano, mas o Lioz apesar derealmente ser em tons de beje é um calcário... :)
  16.  # 17

    Colocado por: MartaenfObrigada Adriano, mas o Lioz apesar derealmente ser em tons de beje é um calcário... :)

    e é apenas uma das melhores pedras no mercado
    • Linus
    • 27 junho 2009 editado

     # 18

    Fotos, fotos... ponham lá as fotos!!

    Alguém tem fotos de uma fachada com Lioz que possa colocar aqui?
    Nas fotos que arranjo o Lioz parece tijoleira :( todo bonitinho, polido e brilhante. O que me chama a atenção no Travertino é o aspecto natural com os veios e os buracos... Não sei se o Lioz também pode ser usado em revestimentos exteriores no estado natural, sem polimento.

    Em relação ao travertino estava a pensar colocar o clássico beije claro, em estado natural com os buracos que o caracterizam.
    E sim Luis, o Coliseu de Roma, em Itália, e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, estão construídos com travertino, entre outros materiais.

    Cumps
  17.  # 19

    Pedra Amarelo caverneira cortada.
    Não sei porque chamam de amarelo, a maior parte das pedras está com um tom muito claro.
    A imagem não ficou grande coisa, se for preciso tiro uma na digital.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus, ricardojss
      Img394.jpg
  18.  # 20

    Estava aqui a ver qula é a pedra do Centor Cultural de Belém, e parece que é Lioz.
 
0.0207 seg. NEW