Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    já algum tempo que ando a seguir este forúm e desde já dou os parabéns a alguns users pelo seu contributo de conhecimentos e experência que em muito já me guiaram nesta minha aventura de construir uma moradia. Para o meu 1º post queria mesmo umas opiniões sobre o meu projecto que ainda está em fase de desenvolvimento. É uma moradia terrea de 280 m2 já com garagem.



    Cump. lipe
  2.  # 2

    Lipe

    Sem ver o terreno e outras variáveis, as opiniões poderão ser erróneas.
    aparentemente o organigrama funcional da casa parece bom, no entanto a parte social parece-me muito exigua para tantos quartos ( pessoas). podia ganhar alguma coisa tentando ligar mais a cozinha á sala pois parece-me o canto do castigo, algo pequena.
  3.  # 3

    veja a ligação hall/quartos, é o que me salta mais à vista, tem um hall com espaço depois afunila num outro angulo de repente para o único acesso aos quartos, e só tem 1.18 para acesso a 4 quartos parece-me pouco.
    o marco1 também tem razão, em termos de percentagem zona privada zona de estar parece deficitaria, mas pode ser uma casa de férias, não sei.
  4.  # 4

    A minha opinião, segue na generalidade as considerações dos colegas...

    Quanto à largura do corredor, o 1.18m, não me parece insuficiente, até porque existe um alargamento/ ante-câmara na zona de acesso aos dois quartos "gémeos".

    No Hall de entrada... uma frestazinha para dentro do "pátio"... penso que seria agradável e bem-vinda...
  5.  # 5

    nisso estamos em desacordo Pedro, eu nunca faria nesta situação um corredor de 1.18, é que mais 15 cm nestes casos fazem muita diferença, e o problema é que só depois em obra no espaço é que se vai sentir, conheço casos não meus mas de colegas meus que se arrependeram em obra por terem feito este tipo de solução; devia ser mais largo pelo menos no primeiro tramo, vejamos a dimensão do corredor cerca de cerca 12 metros!!! 5 acessos! que acontece quando duas pessoas se cruzam? quanto mais comprido for o corredor e quantos mais acessos tiver mais probabilidade de isso acontecer, e à hora de levantar (hora de ponta :) )
    pelo menos o primeiro tramo que serve um quarto e wc devia ter mais uns cms, não é por isso que fica mais caro, e para mim é um erro grasso mesmo.
    o que tinha apontado é também o desenbocar de esse corredor no hall, está muito afunilado(em verde)

    se me tivessem dito isto há uns anos atras também não via problema nenhum num corredor de 1.20 igual a este caso, até o tentava espremer mais :), mas com a experiencia que fui tendo nestes casos, agora sei que é um erro pelo menos para mim.

    1.20 é o normal em apartamentos onde existem corredores no maximo de 4/5 metros.
    já agora fica um aparte para quem não souber, o minimo de largura em corredor em espaço públicos é de 1.50m.
      Untitled-18.jpg
  6.  # 6

    Fgabriel.. as opiniões são o que são... e quanto ao cruzamento de pessoas.. estamos a falar de um edificio residêncial e não de um edificio que recebe público... fora outras condicionantes q desconhecemos.. pode estar no limete a area de consrução... e uma solução de corredores muito longos, também não é a mais desejável...

    LIPE_MACEDO
    Esqueci-me de comentar anteriormente.. é uma PENA... um dos quartos ter um envidraçado para uma parede cega, não podendo disfrutar do pátio...

    Onde anda o Norte? era bom saber.
  7.  # 7

    também não estou a falar de um edificio publico senão o minimo era 1.50 mesmo, é que a diferença de 15 cms nestes casos faz toda a diferença, mas é a minha opinião principalmente de obra, já vi colegas meus a ficarem roxos à frente do cliente e construtor por uma ninharia"" de estas, estes é um daqueles casos que em papel não se consegue ver realmente o impacto de mais ou menos centimetros.
    na minha opinião alargava o primeiro tramo uns 15 cms. o resto pode ficar com os normais 1.20.
  8.  # 8

    Boas,
    obrigado a todos pelos comentários!
    Realmente falta a planta para ver o terreno(em breve meto) mas o norte fica do lado dos quartos(suite principal e quarto/escritório).
    Marco,
    realmente tem razão a sala e a cozinha deveriam ser maiores. Tenho que ver essa situação. Também n me posso alargar muito pois a casa já está com uma área jeitosa, já pensei inclusivé eliminar um quarto.

    F.Gabriel,
    em relação ao corredor talvez n vá mexer axo que 15cms n irá influênciar muito(talvez me arrependa). O hall de entrada tem alguma ideia de como melhorar, para n afunilar tanto??

    P.Barradas,
    a fresta realmente n é mal pensado pois daria outro ar no hall. A suite principal vou trocar como diz para ficar com o closet no lado oposto para assim disfrutar do pátio.

    O terreno tem +-30m de frente e 40m fundo, é optimo terreno para uma moradia terrea.
    A área de costrução já está no meu limite, por isso como disse pondero eliminar um quarto para poder aumentar outras áreas.
    Tinha falado ao Arq. que queria uma moradia t4 mas que n queria ultrapassar os 250m2 sem garagem, tou a ver que é possivel mas com isso fica afectado algumas áreas.

    Cump.
  9.  # 9

    Mais uma planta com algumas alterações, aumentei a sala e mudei mais algumas coisas...Sugestões são bem vindas.
    http://img118.imageshack.us/img118/2205/v5filipe2dlayout1.jpg
  10.  # 10

  11.  # 11

    Lipe assim de repente, pos a hipotese de trocar o closet pelo wc, na suite?? é que ficaria com uma wc para o exterior que em termos de ventilação/iluminação é muito vantajoso.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 12

    Marco1, realmente n é má ideia mas para isso tinha que diminuir o Wc e isso n posso pois o wc da suite é aquele em que uma cadeira tem que fazer aquele circulo.
  13.  # 13

    A garagem foi retirada e substituida por um coberto também a área da casa foi reduzida em cerca de 35m2. Agora está com cerca de 240m2.

    cump.
  14.  # 14

    Tenho um bocado de dificuldade em "ler" a planta, mas a entrada dessa tal wc acessível não é precisamente onde o corredor estreita? Se for, tenha cuidado em não fazer uma wc acessível num sítio onde uma cadeira de rodas não consegue dar a volta para entrar! (Se calhar estou a trocar as wc...)
  15.  # 15

    O corredor n estreita, só se tiver a falar da entrada pra suite mas axo k passa bem uma cadeira de rodas mas vou perguntar ao Arq.

    cump.

    planta c/ algumas alteraçoes
  16.  # 16

    LIPE...

    como eu disse no outro topico, se já está aprovado, não convem estar com susgestões profundas mas na minha opinião devia pelo menos rever por exemplo a funcionalidade da cozinha, repare que está a meter uma ilha complicando a circulação e não deixando de fazer a zona de trabalho "longe" da janela e ai não vejo o que ganha em relação a por tudo encostado ás paredes interiores tipo bancada em L
    imagine ter de vir da sala ao frigorifico, ou seja eu cá rodava a ilha e soltava-a da bancada ou acabava mesmo com ela.
    Outra coisa é a wc da suite, nem sei que volta lhe dava sem mexer muito pois não a percebo inclusive duvido que o lavatório duplo naquele sitio e com aquelas dimensões, seja muito prático, até pelo simples que a abertura da porta pode dificultar um pouco estar ali.
  17.  # 17

    Colocado por: marco1LIPE...

    como eu disse no outro topico, se já está aprovado, não convem estar com susgestões profundas mas na minha opinião devia pelo menos rever por exemplo a funcionalidade da cozinha, repare que está a meter uma ilha complicando a circulação e não deixando de fazer a zona de trabalho "longe" da janela e ai não vejo o que ganha em relação a por tudo encostado ás paredes interiores tipo bancada em L
    imagine ter de vir da sala ao frigorifico, ou seja eu cá rodava a ilha e soltava-a da bancada ou acabava mesmo com ela.
    Outra coisa é a wc da suite, nem sei que volta lhe dava sem mexer muito pois não a percebo inclusive duvido que o lavatório duplo naquele sitio e com aquelas dimensões, seja muito prático, até pelo simples que a abertura da porta pode dificultar um pouco estar ali.



    Obrigado na mesma por responder, em relaçao a cozinha já foi modificado por uma ilha central. A casa de banho tem uma porta de correr agora, foi uma coisas de tb reparei que ficaria mal. O lavatório dulpo realmente deve ser exagerado, uma das coisas possiveis a rever.

    Cump.
  18.  # 18

    Só por curiosidade: alguém dá mesmo uso a um lavatório duplo, ou é só uma moda?
  19.  # 19

    lobito

    parece-me que sim por vezes, é como a ilha nas cozinhas, que devia ser apenas metida quando se por razões de espaço se pretende uma utilização para os dois lados da bancada ou por exiguidade de paredes para por toda a bancada necessária.
    Por exemplo, para mim não faz sentido numa cozinha isolada com cerca de 3,5 por 5 metros meter uma ilha.
    Concordam com este comentário: two-rok
  20.  # 20

    Eu vivo neste momento numa casa com uma casa de banho para o pequeno (à boa maneira belga, com a sanita numa divisão separada) que tem 2 lavatórios do mais básico, a 5cm de distância um do outro, sem qualquer espaço para prateleiras ou o que quer que seja à volta e em que é absolutamente impossível que duas pessoas estejam lado a lado a lavar os dentes mesmo que quisessem, coisa cujo interesse não consigo perceber de qualquer forma!
 
0.0225 seg. NEW