País: Portugal Brasil
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)

Powered by V a n i l l a

• nomic
    • 3 Julho 2009 editado
     # 1
    ola a todos,

Ando aqui um pouko a nora em como colocar os armarios no quarto, sala e cozinha da minha casa.

na imagem o tracejado a vermelho sao paredes q sairam. onde vai ser a cozinha, por cima é placa e no resto da casa os barrotes de apoio estao paralelos as paredes q removi.
    planta

ideias??

Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso

1.  Fórum Saúde
  2.  # 2
    Nomic

É um r/c certo??
    quantos pisos tem o prédio?

pode meter só mesmo a planta original ? com o equipamento original, é que ajudava para perceber, atraves das peças sanitárias por exemplo, onde andarão as redes e até as chamines no caso da cozinha.

esta intervenção deve ser bem ponderada pois "está com muita coisa" interior.
  3.  # 3
    aqui esta o original.

o meu problema e ter mt divisão interior :S
    planta original.

sim é um r\c com o 1º e 2º andar.
    o wc vai ser construido desde o 0, vou deslocar o wc de sitio. sei q fica mais caro, mas é preferivel!
  4. Não encontra o que procura? Experimente a pesquisa personalizada sem sair desta página:
    Loading
  5.  # 4
    Aquele acesso ao quintal é a unica entrada de luz nessa fachada?? ou aquele logradouro é descoberto?
    Pode mexer em todas as paredes interiores, exceptuando aquelas "grossas" ? nesta parede pode demolir aquela parte central que divide os dois vãos??
    • nomic
    • 3 Julho 2009 editado
     # 5
    sim o logradouro e descoberto, e ai irei colocar uma porta em harmonios de 3 folahs com 2,75 d largura. tem os tais 2m de alrgura. e as escadas e para o quintal q esta a altura de um primeiro andar.

a casa tem + d 3 m d pe direito onde ira levar um tecto falso roubando uns 20cm d altura.
    as paredes com a linha vermelha posso remover sim. plo menos dito por 4 empreiteiros q ja vidsitaram a casa. ira levar umas vigas de suporte nos vaos maiores, onde irá ser a sala e o quarto.
  6.  # 6
    As paredes sairam ou sairão? (Já estamos como o gritão do Giba)
  7.  # 7
    sairão

Lobito.. e escuteiro?
  8.  # 8
    nomic

já imaginou assim como ponto de partida.
      planta- limpa.JPG
  9.  # 9
    haverai mt parede mestra q terai q ir ao ar...
    as paredes prependiculares ao cumprimento são paredes de 30cm onde apoiam os barrotes do vizinho de cima e a outra + grossa é uma parede de 60cm q e da estrutura mm do predio.

ou seja uma gostar gostar ADORAVA, mas n há €€€€€ e isso implicaria mexer em mt com a estrutura do predio em si...
  10.  # 10
    Colocado por: nomichaverai mt parede mestra q terai q ir ao ar...
    as paredes prependiculares ao cumprimento são paredes de 30cm onde apoiam os barrotes do vizinho de cima e a outra + grossa é uma parede de 60cm q e da estrutura mm do predio.

ou seja uma gostar gostar ADORAVA, mas n há €€€€€ e isso implicaria mexer em mt com a estrutura do predio em si...

Esta intervenção vai ficar certamente mais cara que um T2+1, pelo que depreendo na área que representa a cozinha poderia eventualmente colocar uma "ilha" ficaria mais , sei lá , in na moda, ou promover uma alteração profunda e fazer um open space com mezanine, bastava negociar com o visinho do piso superior. Caso pretenda um bom ou melhor super, ou ainda o máximo vendedor, já sabe com qem falar..... Giba é claro.

Não diga nada ao Cardoso sff.
  11.  # 11
    posso dar uma idéia, se não quer mexer muito nas paredes e mesmo assim aumentar a sensação de espaço livre maior, aproveite a parede logo ao lado de cada porta e abra outro espaco de porta e tente deixar se possível abertos esses espaços.

Vi agora a sua idéia inicial parece me bem mas se poder abrir mais alguma comunicacao entre espaços abra.
    Para roupeiros pode utilizar uma solução como aqueles amovíveis que se utilizam no teatro por exemplo é que esses espaços já são pequenos e com roupeiros ficarão mais, uma idéia muito à frente ok :) mas se não se importar de ver a roupa à vista é ideal nestes casos.
  12.  # 12
    Colocado por: Fernando Gabriel
    Para roupeiros pode utilizar uma solução como aqueles amovíveis que se utilizam no teatro por exemplo é que esses espaços já são pequenos e com roupeiros ficarão mais, uma idéia muito à frente ok :) mas se não se importar de ver a roupa à vista é ideal nestes casos.

Ai estes homens...

E o pó na roupa?
  13.  # 13
    sim roupeiro ao "ar" tenho q concordar com a AnaT pois a roupa fica toda cheia de pó, e tb fita tudo á mostra.

Fernando Gabriel - Como poderei fazer isso? n sei se entendi mt bem a sua ideia!!!
  14.  # 14
    nomic

a criação de um wc onde está a pensar, seguramente é uma obra um pouco dispendiosa e para o resultado de ter essa divisão a "meio" da casa não me parece muito atractiva.
    eu tentava reformular bem ( alargar ) a existente e tal como o Fernando sugeriu, tentar nas paredes existentes abrir, sempre que possivel, mais aberturas.
    esta sua casa só fará "sentido" numa optica de open space dividida subtilmente por mobiliário ou elementos sem serem opacos até ao tecto.
    a sua solução para já pode vir a dar sempre aquela sensação de que estará a viver num cubiculo.
  15.  # 15
    se é um pouco dispendioso criar o WC a "meio" da casa, criar naquele apartamento um openspac sera ainda mais dispendioso. a estrutura do predio não é de placa + viga + pilar... ou seja as paredes são a estrutura do predio... e criar um open space sem que o vizinho de cima venha cair-me em cima sera mm mt mt mt CARO!!

dentro do que tenho, e evitando ficar com o WC dentro da cozinha julgo que será a melhor solução colocar o WC a meio cozinha!
  16.  # 16
    Ana além de arquitecto sou dono-de-casa, só não passo a ferro, tento vestir poucas camisas :), e não tenho ajuda :)
    esses cabides costumam vir com protecção em plastico, mas eu reconheço que é muito a frente no geral, mas era apropriado para esse espaço.
  17.  # 17
    Colocado por: nomicsim roupeiro ao "ar" tenho q concordar com a AnaT pois a roupa fica toda cheia de pó, e tb fita tudo á mostra.

Fernando Gabriel - Como poderei fazer isso? n sei se entendi mt bem a sua ideia!!!

é como diz o joão(marco1) esse espaço mesmo com essas modificações que pretende fazer vai continuar muito claustrofobico, eu percebo isso da estrutura portante, se não quer optar pelo que o marco1 disse open space, que é o mais lógico em espaços tão pequenos como o seu, pode abrir mais vãos sem grandes custos e técnica , ver se lhe faço uma planta rápida...

aqui está, o que está a verde é fazer portadas, portas de correr, que possam fechar e abrir espaços, ligar quarto com escritorio/com hall, ligar cozinha com sala, e não precisa de mexer em muito.
    tem ai um projecto :)
      Untitled-1.jpg
    • nomic
    • 4 Julho 2009 editado
     # 18
    A portada que liga a Sala coma Cozinha, essa parede tem 60cm de espessura.e o problema será a aprovação dos condominios para fazer isso,n creio que me deixem fazer isto assim.

Como colocaria o mobiliario na casa com essa disposição?

nao consigo idealizar grds espaços na cosinha!

ja agora para o WC. estava a pensar colocar um base com 120 x (??) ao fundo e deposina parede + grossa colocar as loiça, Sanita, Bidé, Lavatorio...
    o que vos parece? quais os espaços q ocupam cada uma destas loiças

eu tneho noção que a casa em termos de espaço não é GRD,mas para as minha possibilidade é o que se pode arranjar...
  18.  # 19
    quer um conselho nomic porque não paga a um arquitecto para lhe fazer isto direitinho, não é caro e penso que neste caso rendia muito, é que bem pensado este espaço até pode ficar bastante agradavel, faz-se um 3d onde pode ver o espaço todo, e como vai ficar tudo direitinho, até louças.
    estas alterações costumam precisar de licença, mas se se dá bem com os vizinhos, tudo bem, aquela parede sala/cozinha pode ser suportada por um lintel e abrir mais o espaço.
    na cozinha tinha-se de estudar a localização da bancada isso é o principal, se calhar até tinha de ficar virada para o logradouro.
  19.  # 20
    tem ai se calhar um erro inicial que é o mudar de sitio do wc completamente, traz-lhe custos.
  20.  # 21
    q qt sairia um projecto desses??

ficaria com o WC "dentro" da cozinha??
  21.  # 22
    dentro da cozinha não diria, mas pode ficar mais perto do que existe para reduzir custos em canalização e mao de obra.
    quanto custaria eu diria pouco na minha perspectiva, se fosse do porto até o ajudava, eu em lisboa não conheço colega de confiança no seu trabalho que pratique preços acessiveis, sinceramente. é de lisboa?
  22.  # 23
    pois... sou mm de lisboa :(

mas n consiogo ver outro sitio para o WC ...dentro da sala?
  23.  # 24
    Colocado por: nomicpois... sou mm de lisboa :(

mas n consiogo ver outro sitio para o WC ...dentro da sala?

dentro da sala não, tinha de ser estudado partir de outra perspectiva inicial, o wc neste projecto tem muita importancia no resto da disposição do espaço.

Estas pessoas agradeceram este comentário: nomic

24.  # 25
    como idealizaria este apartamento imaginando que seria para si.

pelo que ja me falaramos empreiteiros, as paredes + grossas é mt complicado retira-las
    portanto n contando ocm isso o k poderiamos fazer?
    agradeço mesmo mt ideias, estou desesperado para ver o q faço aqui
  25.  # 26
    nomic

já reparou que até já tirou muitas paredes??

no desenho que lhe mostrei a wc não ficava no meio da cozinha e há-de reparar que tal como o esboço mostra está lá previsto um vestibulo precisamente para a wc não abrir para o espaço comum.
    O facto de estar a criar um wc no meio da casa pode, digo pode, ser um tiro no pé.
    por curiosidade quem é que lhe orientou a obra de eliminação ás paredes que já fez? um engenheiro?? ou ...
  26.  # 27
    Boas

Parece-me que estão a pôe a hipótese de mudar a casa de banho sem pensar em todas as implicações:
    para além das tubagens das peças sanitárias há que ter em conta o tubo de queda onde ligam e que guia as águas sujas "para baixo" e que em regra, é prolongado até à cobertura para ventilação da rede. Se mudar a casa de banho de sítio vai passar os novos tubos de queda até à cobertura passando pela casa dos vizinhos com obras nas casas deles?

cumps
    José Cardoso
  27.  # 28
    J cardoso

precisamente por isso aconselhei deixar a wc de origem onde está e apenas reformula-la, pois as novas tubagens assim como em termos de ventilação numa nova wc no meio da casa pode ser complicado.
  28.  # 29
    Boas

Gostei da sua solução. O único senão é a abertura na parede da cozinha/sala que vai mexer com aquilo que me parece ser a parte inferior daparede exterior dos vizinhos de cima, mas não é nada que não possa ser feito sem grandes problemas. Não fosse a entrada directa do escritório para o quarto (a porta vê-se da sala) e eu diria que estava perfeito.

cumps
    José Cardoso
  29.  # 30
    j cardoso

essa porta para alem de já existir, deixei-a ai porque é preferivel não ficar logo junto á porta de entrada e aquele escritório será sempre mais uma "coisa open" e mesmo com a porta do quarto aberta não há angulo para se ver para dentro e até como a casa será um T1, até era capaz de por uma porta em vidro pois sempre iluminava mais o interior.
  30.  # 31
    Primeiro para demolir temos de saber se as paredes a retirar não fazem falta para a estrutura, com a idade que o edifício tem, devem fazer e muita falta, por isso apenas poderemos retirar algumas nas zonas mais estreitas como por exemplo na entrada do apartamento.

Em relação à canalização de esgotos, não me parece complicado porque seria tudo novo, porque sendo este o ultimo apartamento seria facil alterar, claro que tem custos.
  31.  # 32
    Apenas trocaria a posição da casa de banho com escritorio, e juntava este à sala.

A casa de banho poderia ficar com dias portas uma de acesso ao corredor e outra para o quarto.
  32.  # 33
    Boas

Em relação à canalização de esgotos, não me parece complicado porque seria tudo novo, porque sendo este o ultimo apartamento seria facil alterar

Ligar à rede seria fácil. O que não estou bem a ver é como fazia o prolongamento do tubo de queda até à cobertura (ventilação da rede).

cumps
    José Cardoso
    • nomic
    • 6 Julho 2009 editado
     # 34
    Fernando Gabriel
    eu tb tenho a noção que o WC é mt importante para este projecto. e não quero que e roube muito espaço á casa e que seja relativamente fácil de lhe aceder...
    se o meter no escritório perco uma divisão... mas estou aberto a ideias...

marco1
    Diz que o WC assim no interior será um tiro no pé pk?
    Em relação as paredes, estas serão removidas pelo meu empreiteiro, este tem um eng que lhe fará os cálculos necessários para a remoção das mesmas. São vãos relativamente pequenos, máximo 3m, e as paredes não tem nenhum barrote apoiado, pelo que (dito por um eng) não é mt preocupante.

j cardoso
    Trata-se de um r\c alto, em q posso fazer buracos no chão á vontade sem implicar com o vizinho de baixo, isto pk não há + ninguém por baixo. levar os esgotos para a coluna do prédio é fácil e como tenho q por canalização nova em toda a casa, os tubos exixtenets tem uns 4mm de ferrugem em cima... estao em mt mau estado, e tem q ser todos trocados... portanto fazer canalização nova, seja pra que lado for tem custo q n posso fugir...
    o que é o tubo de ventilação com ligação a cobertura??!?!?

as paredes + grossas (as perpendiculares em relação ao cumprimento do apartamento) são feitas com 2 tijolos lado a lado e 1 em travamento. nesta parede esta assente os barrotes do tecto e tirar isto é mt complicado e dispendioso, e n há €€ pra isto. so posso mm tirar as paredes + finas. ou sejas as obras a fazer tem q ser em conta e medida.

Em relação a nova localização, as únicas 2 coisas q farei e n teria de fazer se remodelasse a actuar é o esgoto, e levantar uma parede... pk o resto da canalização sera TODA nova.
  33.  # 35
    Colocado por: vasco tomeApenas trocaria a posição da casa de banho com escritorio, e juntava este à sala.

A casa de banho poderia ficar com dias portas uma de acesso ao corredor e outra para o quarto.

assim perderia uma divisão, e ficaria com um WC ENORME... quase 9 m2
  34.  # 36
    nomic

na minha opinião se estivesse a criar um T2 por exemplo, fazia sentido fazer uma wc mais "localizada" mas trata-se de um T1 e a privacidade é relativa.
    Tenho observado que nestas remodelações em casas mais antigas (prédios) se tenta ao máximo manter a localização quer de wc quer de cozinhas.
    Poderá ser um tiro no pé precisamente porque lhe poderá trazer alguns problemas com a sua ventilação assim como ocupar, e numa zona central, espaço que já é muito curto neste apartamento.
    A meu ver devia "descascar" o mais possivel o interior e manter a wc onde está mas ampliada/reformulada.
  35.  # 37
    a minha ideia será o juntar a sala com a cozinha e deslocar a cozinha pra marquise pra ganhar um sala um pouco maior.
    deposi o problema, será ficar com o WC na cozinha...
  36.  # 38
    mas como na cozinha?? só se abrir a porta directamente para a cozinha é que fica na cozinha.
    Tem de encarar uma divisão de espaços, não de uma forma convencional mas com outro "espirito".
    repare que fazendo a wc onde está agora, será um espaço ventilado/iluminado naturalmente e "fora" do interior da casa, o que lhe poderá trazer só vantangens.
    no entanto é a minha opinião e como não vou lá morar vale o que vale.
    • nomic
    • 6 Julho 2009 editado
     # 39
    sim tb é verdade...
    precisava de umas ideias, preciso de contradizer as minhas pra racionalizar.
    TODAS as informações são importante para mim, muito importantes!!

em relação a ventilação estava a pensar colocar um tubo plo tecto e outro junto ao chão para poder ventilar o WC.
  37.  # 40
    Boas

o que é o tubo de ventilação com ligação a cobertura??!?!?

O lavatório e a banheira farão a descarga para um tubo e a sanita para outro; estes tubos verticais têm duas funções:
    1 - conduzir os esgotos para o colector predial que conduzirá os esgotos para a rede pública - esta é, no seu caso a parte fácil de fazer.
    2 - a outra função é fazer a ventilação de rede de esgotos: para isso os tubos devem ser prolongados até um nível superior à cobertura de forma que a ventilação seja feita e evitando os maus cheiros dentro de casa. Não tem nada e ver com a ventilação da casa de banho. Se mantiver a casa de banho onde está, pode ligar ao tubo existente. Se mudar de localização, tem de instalar 2 tubos novos que ao serem prolongados até à cobertura vão ter de passar pelas outra habitações, o que não me parece muito viável.

cumps
    José Cardoso
  38.  # 41
    Para resolver o problema da ventilação dos esgotos teria que ver a obra pessoalmente e/ou em projecto, com a marcação das prumadas dos esgotos, poderiamos achar uma solução.

Não é facil, mas nada é impossivel...
  39.  # 42
    Boas

Não é facil, mas nada é impossivel...

Perfeitamente de acordo. Técnicamente é facílimo, o que pode ser complicado é convencer os vizinhos a permitirem que os novos tubos (e a corette) passem pela casa deles, com as obras que isso implica. Como ninguém gosta muito de obras dentro de casa ...

cumps
    José Cardoso
  40.  # 43
    nomic

esta empresa em lisboa faz coisas muito interessantes. existem muitas com boa capacidade para este tipo de intervenções.
    vale a pena ver o site
    http://www.rehabita.com/index.html
  41.  # 44
    desculpa a minha ignorância, mas se eu ligar ao tubo de esgoto onde vai ligar a sanita actualmente, não vai tb ligar ao tubo de descarga da cobertura??
  42.  # 45
    Boas

se eu ligar ao tubo de esgoto onde vai ligar a sanita actualmente, não vai tb ligar ao tubo de descarga da cobertura??

A rede da casa de banho será constituída por:

- Um lavatório e uma banheira que ligarão a um sifão de pavimento; por sua vez este liga a um tubo de queda através de outro tubo - o ramal de descarga

- Uma sanita que fica ligada a outro tubo de queda através de outro tubo: o ramal de descarga da sanita.

A questão é que, por motivos técnicos que não vêm para o caso, há um limite máximo para o comprimento dos ramais de descarga. Este comprimento pode variar, mas nunca até ao comprimento que seria necessário para a nova localização da casa de banho.

cumps
    José Cardoso
    • nomic
    • 8 Julho 2009 editado
     # 46
    Deram-me este orçamento.
    pintura de paredes, colocação de flutuante, electrecidade, esta tudo fora de proposito... fora isto o k axam?
    Exmo Sr. Paulo Correi? o q opina aqui

orçamento

Ajuda por favor??
    • nomic
    • 25 Agosto 2009 editado
     # 47
    BOm deposi de muito pensar, e de falar com mt gente, surgio-me outra ideia... sim sim sou um idiota, um gjao cheio de ideias, provavelmente mts delas parvas...
    Continuo com o dilema da colocação do WC em local + apropriado...
    Aqui tenho 2 hipoteses:

ou "roubo" um espaço a sala, ou roubo um espaço ao quarto interior... em qualquer um deles ira haver janelas nas paredes para ir transportando a luz por toda a divisão.

se for a solução de roubar ao quarto interior, ainda gostaria de tirar + um pouko de paredes q estao ali a entrada da sala, e ainda ficaria com uma sala maiorzita!

Agradecia opiniões!

0.0667 seg.