Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    caros senhores descobri este forum por acaso e felismente que o encontrei porque ja li muito sobre o meu problema mas ainda ando muito confuso e como tal deixava aqui a minha duvida para ver se alguem tem melhores conhecimentos sobre ele dar-me alguma sugestao , agradeçia claro entao ca vai:
    em maio 2007 vendi um apartamento que tinha comprado em nov 1991, com algum dinheiro que sobrou da venda construi uma moradia num terreno que ja possuia desde 1997, por sua vez no final da construçao em novembro deste mesmo 2007 acabei por vender esta moradia que tinha começado a construir em janeiro 2007, o lote do lado tambem era meu que tinha comprado em 1998, entao ai acabei por fazer outra moradia na qual estou a viver permanentemente mas que ainda nao esta acabada e como tal nao esta ainda liçenciada pela camera nem inscrita nas finaças.
    neste momento a minha morada nas finanças é esta que ainda nao esta registada e agora como faço este desenrrolar de esclarecimentos com o irs 2007? nao queria fazer asneiras nem nada de anormal para que no futuro fique tranquilo.
    alguem com conhecimento sobre isto? se houver agradeço.
  2.  # 2

    A sua explicação é bastante confusa. Se a casa não está licenciada, então está clandestina. Também não percebo qual a sua duvida.
  3.  # 3

    A moradia que vendeu em Novembro de 2007 estava licenciada?
  4.  # 4

    todo normal menos tudo mal explicado
    vendi 1 andar e comecei a construir uma moradia a qual eu vendi tudo legal licenciada tudo ,isto liçensa de utilizaçao e tudo os senhores ja la moram e ja registaram nas finanças em nome deles e tudo ok, depois fiz outra casa germinda (encostada) e ainda nao dei como concluidas as obras visto que a liçensa de construçao ainda nao caducou e eu ainda nao pedi a vestoria final da camera, como talisto é uma sequencia andar depois 1ª casa e agora residencia definitiva...
  5.  # 5

    queria explicar-me melhor para me ajudarem mas nao tenho agelidade para tal voun tentar explicar melhor:
    comprei 1 andar em 1991 por 22.500€ depois vendi em 2007 por 75000€ mas entretanto tinha comprado 2 terrenos para construçao ( um em 1997 e outro em 1998) começei por construir uma casa num dos terrenos em janeiro 2007 depois de concluida a obra em final de 2007 apareceu a oportunidade de vender e vendi , as finanças enviaram-me para casa um documento em que atribuiram o valor a dita moradia de 165000€ que eu escriturei por 210000€( logo penso eu 47500€ do andar de mais valias e agora 45000€ de mais valias da moradia) como vou eu explicar que iso tudo esta aplicado na segunda moradia que é a casa que vou residir permanentemente entao a duvida esta nas mais valias ao estado
  6.  # 6

    Repare no seguinte:

    A habitação vendida é PROPRIA e PERMANENTE? Se NÃO, não pode reinvestir.

    Se SIM, então terá que comprar igualmente HABITAÇÃO PROPRIA E PERMANENTE. SE for este o seu caso, então para provar que reinvestiu, terá que fazer prova documental do investimento em nova moradia.

    De qualquer forma, pela sua descrição, PARECE-ME que APENAS no primeiro caso, HOUVE reinvstimento.
  7.  # 7

    senhor pereira veja se me entende :
    morava num apartamento que era a minha unica habitaçao certo? pensei em vender e fui ao banco pedir um emprestimo para construir uma moradia como habitaçao propia permanente construi e investi la todo o dinheiro da venda do antigo andar e o dinheiro do emprestimo , so que no final da construçao apareceu um casal e vendi a casa que era para mim como habitaçao propia permanente , entre o valor que as finanças atribuiram (165 mil € ) e a venda (210 mil €) ficou uma mais valia de 45 mil € ( paguei o emprestimo a cgd e voltou tudo a estaca zero)entao e pela segunda vez fui a cgd e voltei a pedir um emprestimo para habitalao propia permanente agora estou acabar a construçao ja ca moro mas nao esta ainda toda a documentaçao pronta assim sendo no irs de 2007 nao sei como declarar toda esta situaçao ! percebe? porque no prazo de ano e meio vendi duas casa e contrui uma, ja me disseram que tenho de declarar 50% do lucro (210.000-1650.000=45.000/2=22.500) 22.500€ no irs , ate pode tar certo mas o lucro da 1ª habitaçao(do andar que custou 22.500 e vendi por 75.000€).
    veja senhor pererira se entende o que quero perceber. se as finanças avaliaram a moradia em 165.000 logo nao presiso apresentar documentalao! sera?(facturas)
 
0.0120 seg. NEW