Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Segundo a norma ITED, as caixas ATI são obrigatórias, ou é possível substituir por painéis de 24 ou 48 tomadas?

    Preferia esta última solução, pois vou duplicar a cablagem (em cada ponto, em vez de um cabo vou ter um duplo) e assim fica mais fácil, organizado e pelo facto de ser modular permite a evolução.

    O preço será mais elevado?
    Segundo uma pesquisa "por alto", uma caixa ATI de 12 custa cerca de 400 euros e um painel de 24 tomadas cerca de 60 euros, mesmo que necessitasse de mais um painel específico para as coaxiais, ficava a faltar apenas o esqueleto.

    Agradeço a vossa opinião.
    • aeglos
    • 17 setembro 2009 editado

     # 2

    A minha "caixa" ITED é um bastidor de 16Us embutido na parede :), e com as respectivas reguas para coaxial, ethernet, switch, activos de rede, etc... Sim, tenho o certificado ITED comigo. :)
  2.  # 3

    Pode dizer o valor aproximado?

    Gostei da ideia :)
  3.  # 4

    Isto já tem perto de 2 anos(afinal sao 12U e não 16U :)):

    Desc Quantidade Preço Unitário

    Armário 12U Mural 1 221,01
    Painel 24 PortasRJ45 Completo 2 53,74
    Régua de 8 Tomadas 220v 1 41,74
    Prateleira perfurada, com 450 mm 1 24,75
    Painel passa-fios 19" com escova 2 20
    Painéis ITED 19" Coaxial 2 22

    Repartidores de 8 Vias 2 13
    TRENDNET Switch Ethernet 24 ports 1 53,72
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac, vagueante
  4.  # 5

    Obbrigado, fiquei esclarecido.

    Hoje os valores deverão ser mais em conta.

    os "já agora...", são uma chatice!!!
    • eu
    • 17 setembro 2009

     # 6

    Uma caixa ATI da quitérios não é assim tão cara... comprei uma de 16 circuitos (é a maior de todas) e ficou-me apenas por 250 euros + IVA . E já tem todos os acessórios incluídos.
  5.  # 7

    eu,

    não estamos a falar da mesma coisa, uma caixa quitérios é uma "caixa-para-construtor-cumprir-com-o-ITED", o que eu descrevei um bastidor informático com toda a flexibilidade que isso traduz. Para alguns é exagerado e basta a caixa quitérios, para outros não.
  6.  # 8

    Pode arranjar uma foto como ficaram organizados no armário.

    Era precisamente uma solução dessas que eu queria. Uma solução que permitisse evolução futura. :)
    • eu
    • 17 setembro 2009

     # 9

    Colocado por: aegloseu,

    não estamos a falar da mesma coisa, uma caixa quitérios é uma "caixa-para-construtor-cumprir-com-o-ITED", o que eu descrevei um bastidor informático com toda a flexibilidade que isso traduz. Para alguns é exagerado e basta a caixa quitérios, para outros não.


    Sim, claro. Estava apenas a comentar a afirmação inicial de que "uma caixa ATI de 12 custa cerca de 400 euros".
  7.  # 10

    Ainda faltava limpar e montar algumas coisas mas dá para ficar com uma ideia.
      100_3721.jpg
  8.  # 11

    É obrigatório ter um "mono" destes numa moradia unifamiliar?!
  9.  # 12

    JsSoMo
    Isto são o quadro electrico e o ATI de um apartamentozito de 65m2 (ok. ainda não estava acabado...)
    Para uma "moradia"... é só fazer as contas! ;-)
      02092009(004)-resized.jpg
    • eu
    • 17 setembro 2009

     # 13

    Colocado por: JdSoMoÉ obrigatório ter um "mono" destes numa moradia unifamiliar?!


    É obrigatório ter no piso de entrada o quadro eléctrico e o ATI. Depois tem que ter ainda um quadro eléctrico em cada um dos outros pisos.

    Felizmente, os ATIs têm actualmente um bom aspecto:

  10.  # 14

    Quem me dera ter um mono destes no meu apart actual! Facilita bastante a vida, foi uma grande evolução.
    • ng3
    • 17 setembro 2009

     # 15

    o electricista que está a instalar o meu ITED diz que o cabo do telefone é o mesmo que para a rede ou seja net é só mudar no painel que está junto a entrada será isto possível não acho nada cómodo estar sempre a mudar este sistema
  11.  # 16

    Colocado por: ng3o electricista que está a instalar o meu ITED diz que o cabo do telefone é o mesmo que para a rede ou seja net é só mudar no painel que está junto a entrada será isto possível não acho nada cómodo estar sempre a mudar este sistema


    Sim, é isso. A ideia é que não esteja regularmente a mudar se determinada tomada é de dados ou telefone... se for o caso.. o melhor é lá ter 2 tomadas.
  12.  # 17

    O ideal é obviamente colocar duas tomadas em cada divisão.

    E não deve ficar muito mais caro (em construção), no mesmo tubo que leva o cabo, pode levar mais um (uma bobine Cl5 de 300 metros usta cerca de 100 euros), e apenas no local colocar mais uma caixa, ao lado.
    • eu
    • 18 setembro 2009

     # 18

    Este problema está a desaparecer, pois para dados é muito mais cómodo usar a tecnologia sem fios...
  13.  # 19

    Quando digo net/rede, também pode servir para iptv, cctv etc

    Como estou a pensar colocar meofibra e queria a central de distribuição no mesmo local, depois tenho que enviar o sinal para a box da tv através de um cabo de rede, se não tiver dois, opto, ou fico sem telefone, sem o media player a fazer streaming através do meu pc (atenção que hd por wireless é "tanga") ou sem TV :)

    No meu caso, acho que até necessitava de mais do que dois. Tenho que estudar bam a coisa...

    Estas decisões são uma chatice mas é melhor pensar em tudo, qeu me arrepender mais tarde.!
  14.  # 20

    Colocado por: euEste problema está a desaparecer, pois para dados é muito mais cómodo usar a tecnologia sem fios...


    bem verdade,
    um dia não precisaremos de contadores à mostra cá fora no muro e cabos tv/dados dentro de casa. será tudo transmitido via modem"" ou wireless.
 
0.0196 seg. NEW