País: Portugal Brasil
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)

Powered by V a n i l l a

•  
      FD
    • 30 Outubro 2009 editado
     # 1
    Guia de conduta de participação a respeitar no Fórum da Casa
    Numa só frase: se quer participar no Fórum da Casa, faça-o correctamente, de boa fé, com boa vontade, desejo de ajudar e ser ajudado, sabendo que tanto pode ensinar como aprender, respeitando para ser respeitado.

Em muitas frases, mais precisas:

1. Não deve insultar, julgar, menosprezar ou censurar pessoas mas, pode discordar de ideias, conceitos ou princípios abstractos, fundamentando sempre que possível a sua perspectiva.

• Exemplo do que se deve fazer:
        "Não concordo com essa forma de fazer as coisas porque pode acontecer isto ou aquilo".

• Exemplo do que não se deve fazer:
        "Só um estúpido como você é que faz as coisas assim".

2. Deve evitar confrontações directas com outros membros que levem à criação de um mal estar no fórum. Respeite outras opiniões e permita que discordem de si - ninguém tem razão, todos temos perspectivas. Se for alvo de um membro mais abrupto, acalme-se e não responda, lembre-se do ditado: "vozes de burro não chegam ao céu".

"Sou da opinião que os profissionais tal devem ter em atenção que as coisas são vistas de outra forma por muitos".

"Vocês são uma corja que anda por aqui só a roubar os desgraçadinhos".

3. Tenha especial cuidado com referências depreciativas a empresas, produtos ou pessoas. Pode e deve contar a sua experiência mas, se necessário for, deve poder ser capaz de a fundamentar.

"Comprei o produto Bolinhas de Sabão mas não fiquei satisfeito porque aconteceu isto (inserir foto)".

"Esses produtos não prestam e quem os fabrica é um grande aldrabão".

4. Se vai abrir uma discussão, pedir ajuda ou opiniões, deverá ter consciência que o fará para o bem e para o mal: quem responde tanto pode elogiar e apoiar como pode discordar e censurar. Deverá encarar as críticas como uma coisa boa, razão para reflectir e não como um atentado a si e ou às suas ideias ou princípios.

5. Este é um fórum onde o objectivo comercial é bem vindo desde que moderado. Acredito que, neste tema, todas as opiniões são válidas e necessárias e isso inclui pessoas que fazem disto a sua vida profissional. Contudo, esse proveito comercial deverá ser claro, devidamente identificado e resultar de uma participação interessante, informativa e correcta. O equilíbrio de uma intervenção profissional/comercial poderá reflectir-se da seguinte forma: dá 10 para receber 1 de volta.

"Na qualidade de instalador, sugiro que faça assim, depois certifique-se de que isto e aquilo estão correctos e por último finalize assim. Assinado: António Instalador Profissional de Equipamentos".

"Eu faço esse trabalho, ligue-me ou mande-me um email".

6. Tendo em conta o ponto anterior, deverá ter em consideração que poderá encontrar opiniões parciais e que depende só de si tomar decisões, sabendo de antemão que algumas sugestões poderão ser tendenciosas mas, por outro lado, lembre-se que tal não quer dizer que sejam inválidas. A melhor forma de aferir a validade das intervenções de um determinado membro é vendo o seu histórico: clique no nome do membro e na página pessoal do mesmo, escolha a opção "Ver todos os comentários de (membro)". Verá todas as intervenções desse membro e poderá assim julgar melhor em que contexto intervém. A propósito disto: desconfie de opiniões demasiado elogiosas feitas por membros com pouco histórico.

7. Coisas de que não gostamos: escrita em maiúsculas, escrita abreviada (ao estilo da utilizada em SMS - leia aqui porquê), títulos curtos e pouco descritivos, discussões inseridas em categorias inadequadas, publicidade desnecessária e excessiva, a mesma mensagem repetida em diversas categorias e ou discussões.

8. Coisas de que gostamos: fotos a ilustrar, testemunhos de quem já experienciou, fez ou comprou, que se pesquise antes de perguntar, divulgação (online ou offline) do Fórum da Casa.
      Gostaríamos que este fórum fosse de dois sentidos: ajudar e ser ajudado, aprender e ensinar, receber e partilhar. Faça para que isso aconteça. :)

9. Isto é um Fórum, a participação é voluntária, todas as sugestões e críticas são bem vindas mas, não é uma democracia: se não gosta destas condições, por favor não participe. Dito isto, quem tem o poder de mudar e moderar, aceita e gosta de cumprir tudo o que acima está escrito. :)
      Fique também a saber que poderemos: editar, alterar, fundir, mover ou apagar comentários, discussões e títulos para manter a casa arrumadinha. Isto inclui mas não está limitado a: apagar palavrões e insultos, criar sussurros (transformar comentários públicos em sussurros), eliminar maiúsculas, formatar textos e citações, inserir imagens, alterar títulos pouco descritivos, eliminar textos repetidos, movimentar/apagar comentários e discussões inseridos em locais incorrectos/inadequados, etc. Por diversas razões e motivos, pode ou não ser avisado de eventuais alterações efectuadas à sua discussão ou comentário; em todo o caso, sempre que um texto ou título é alterado verá essa menção descrita como "editado" a seguir à data.

10. O que pode acontecer se não respeitar este guia? O procedimento a tomar pelos moderadores é flexível, pode ser demorado e graduado de acordo com o contexto e histórico do membro, havendo prioridade à correcção de atitudes mas, será em último caso e consecutivamente o seguinte (excepto em casos "urgentes" de publicidade desenquadrada, insultos, palavrões e outros casos menores de repetição ou formatação de comentários):

• Avisa o membro uma vez por sussurro;

• Avisa o membro uma vez em público;

• Inibe o membro de colocar comentários e discussões.

Se o membro se voltar a registar, o processo de aviso será mais curto, naturalmente. Em casos graves, ao mínimo indício, será permanentemente inibido.

Este guia está sujeito a alterações - quando tal acontecer, é inserido um comentário com as alterações feitas. Se tiver dúvidas ou quiser sugerir alterações poderá fazê-lo aqui.

Um último pedido: por favor facilite, não complique ou dificulte - ninguém quer ser polícia de ninguém. Desejo-lhe uma boa estadia. :)

Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel Arq, SRPP - Arquitectura, RuiMaior, NELSON SANTOS, lobito

1.  # 2
    Caro FD,
    A sua ânsia do "politicamente correcto", do "esterilizado", do "pasteurizado", faz-me lembrar os ensinamentos para uma vida sadia e sem vícios do nosso querido Adolf.
    Afinal de contas qual é o problema de se dizerem, de vez em quando, uns improprérios e de se mandarem uns cretinos para onde eles merecem, realmente, ser mandados?
  2.  # 3
    Sábias palavras: "Um vintém é um vintém, um cretino é um cretino, mesmo que se pinte de amarelo, azul ou vermelho".
    •  
      FD
    • 30 Outubro 2009
     # 4
    Colocado por: J.FernandesCaro FD,
    A sua ânsia do "politicamente correcto", do "esterilizado", do "pasteurizado", faz-me lembrar os ensinamentos para uma vida sadia e sem vícios do nosso querido Adolf.
    Afinal de contas qual é o problema de se dizerem, de vez em quando, uns improprérios e de se mandarem uns cretinos para onde eles merecem, realmente, ser mandados?

Durante 3 anos este fórum não precisou disto. Se realmente fosse minha ânsia, este documento existiria desde o ínicio, teria neste momento 3 anos.

Mas não, apenas surge agora, por força das circunstâncias. E que circunstâncias são essas? Quando tenho que optar entre satisfazer membros rectos que contribuem e outros que desestabilizam. E para não passar por ditador, tenho que informar quais são os critérios pelos quais determinado membro poderá ou não ser inibido de participar. E eis que aqui estão eles.
    Tive noção de que iria receber comentários como o seu. E eu, individualmente, concordo em parte consigo. Mas o bem estar geral sobrepõe-se a mim. Eu aguento os imbecis, mas há quem não aguente. Entre as pessoas que não aguentam os imbecis mas participam e os imbecis que participam mas só fazem barulho a escolha é fácil, mas tem que ser justificada.
    É a tal coisa: pagam os justos pelos pecadores. Quando n pessoas se dirigem a si e pedem para fazer algo em relação a determinado membro o que é que faria? Tomaria uma decisão sumária, sem fundamentos do conhecimento comum de todos os membros?
    É assim que surge este guia.

Resta-me dizer que este guia de conduta apenas é destinado a 0,1% das participações e que, como disse, "o procedimento a tomar pelos moderadores é flexível, pode ser demorado e graduado de acordo com o contexto e histórico do membro".
    Relembro também que é um guia de conduta, não são regras imperiosas e rígidas. Apenas quero evitar que um poluente contamine um rio. :)
  3.  # 5
    Caro FD:

É minha opinião que poderia acrescentar:

Exemplo do que se deve fazer:
    "Admito que feito por outras pessoas e/ou noutras zonas do país pode ser diferente e ter preço diferente porque também existem outras pessoas, outras situações e outros excelentes profissionais para além de mim".

Exemplo do que não se deve fazer:
    "Eu estou por dentro disto há muitos anos e é impossível fazer-se de outro modo e/ou preço".

Adicionalmente, faço a sugestão de desactivar a opção de "sussurro". No caso do FD necessitar de contactar algum membro, fazer-lo-ia directamente para o seu email.

Rui
    •  
      FD
    • 1 Novembro 2009
     # 6
    Colocado por: RuiMaiorCaro FD:

É minha minha opinião que poderia acrescentar:

Fica registada a sua opinião. Obrigado.
  4.  # 7
    Gostaria de cancelar a minha conta neste forum. Como devo proceder?

Obrigado
    •  
      FD
    • 3 Novembro 2009
     # 8
    Basta que me sussurre essa pretensão.
    •  
      FD
    • 28 Junho 2010 editado
     # 9
    Rita Andrade,

Eu estou a transformar os seus comentários em sussurro pois me parece que está apenas a visar uma pessoa.
    Aparte disso, o seu comportamento não me parece de todo correcto.
    Fica o primeiro aviso feito: regre a sua forma de intervenção senão terei que ser eu a fazê-lo.

Obrigado.
  5.  # 10
    Exmo sr FD

Não sei se é da administração ou não ?
    Mas não só transformou os meus comentarios em sussurro como tambem alterou a minha opinião, isso é uma falta de etica profissional! peço-lhe que reponha o meu comentário original, ok?
    além disso o Sr Luis W tem postado todas os suas opiniões , nas quais constam faltas de educação e linguagem imprópria nas quais me chama nomes...coisa que não fiz!
    acho que a minha opinião é tão válida como qualquer outra e não é mentira nenhuma que ha pessoa que só vem destruir a ajuda que se oferece neste forum............ não altere a minha opinião! seja corajoso, pois deu opinião, de-me o direito de dar a minha.

Rita
    •  
      FD
    • 28 Junho 2010
     # 11
    Sou da administração, sim.

Eu não alterei a opinião de ninguém. Não sei sequer do que é que está a falar mas, se me puder elucidar, agradeço.

Cada um tem direito à sua opinião. Se me mostrar onde é que o Luis K. W. foi incorrecto, eu poderei contextualizar a sua queixa.

Até lá, apenas posso falar da sua perseguição cerrada, que não é nada bem vinda.
    Diga lá o que se passa para ter aqui vindo com o comportamento que está a ter.
  6.  # 12
    ainda não pediu desculpa de ter alterado a minha opiniao!
  7.  # 13
    Exmo sr FD

Eu dei a minha opinião sobre as pessoas virem para aqui dar a sua opinião com uma postura incorrecta, á qual obtive algumas respostas!
    ás quais respondi .... Perseguição cerrada? esta a referir-se ao que?
    Acho que esta a ser injusto na sua apreciação!
    Alterou a minha opinião SIM! o texto que escrevi foi alterado e só pode ser por alguem da administração!
    quando escrevi que o Luis KW não era profissional na sua opinião, foi alterada para "é muito profissional"
    acha isto correcto?
    E porque é que não retira as opiniões do Luis W em que usa as palavras "burra, teimosa"? acha isto linguagem correcta para o forum que esta a administrar?
    Onde é que fui incorrecta? ou quem foi incorrecto foi a administração? espero um pedido de desculpa aqui postado relativo a isto por parte da administração.

Rita Andrade
  8.  # 14
    Pessoalmente acho que este tópico devia ser fixo e que deveria ser possível postar nele apenas em sussurro para o FD
  9.  # 15
    estou á espera da resposta FD
    •  
      FD
    • 28 Junho 2010
     # 16
    Colocado por: Rita Andrade2estou á espera da resposta FD

Quando tiver resposta, respondo-lhe.
  10.  # 17
    Sabe que teve uma atitude incorrecta que agora não tem resposta para dar.
  11.  # 18
    FUI EU, FUI EU

Afinal não tenho mais nada que fazer que andar a mexer nos comentários dos outros. Dá-me gozo alterar as vírgulas, os pontos e as exclamações. Fetiches

Adoro alterar os valores da concorrência para poder ganhar os orçamentos com enormíssimos margens de lucro, à custa das quais, estou a escrever de BORA BORA.

Afinal sou o empreiteiro
  12.  # 19
    Sr Paulo Correia
    parece-me que aqui se trata de assuntos sérios! não me parece de bom tom estar com essa brincadeira perante este assunto.

acho que o o Sr FD se esta a esconder atrás de alguns comentários dos amiguinhos e não tem personalidade para responder ao post que coloquei á administração.

Rita Andrade
    •  
      FD
    • 28 Junho 2010
     # 20
    Colocado por: Rita Andrade2Sabe que teve uma atitude incorrecta que agora não tem resposta para dar.

Eu não tive nenhuma atitude incorrecta. Se a senhora diz que a sua mensagem foi alterada, eu estou a ver se descubro o que aconteceu.
    Para isso preciso de tempo. E por isso disse: "quando tiver uma resposta, respondo".

Entretanto, se quer dizer alguma coisa, diga. Se a sua mensagem foi ou não alterada, neste momento não tenho forma de saber.
    Por isso, está à vontade para escrever novamente o que disse e que diz que foi alterado. Dou-lhe carta branca para não dizer que ando para aqui a alterar as mensagens dos membros.
    Num comentário escreva lá tudo o que quer escrever.

A partir desse comentário, consigo, é tolerância zero à luz do Guia de Conduta que pode ler no início desta discussão:
    "Numa só frase: se quer participar no Fórum da Casa, faça-o correctamente, de boa fé, com boa vontade, desejo de ajudar e ser ajudado, sabendo que tanto pode ensinar como aprender, respeitando para ser respeitado."
    Como também digo mais acima:
    "Um último pedido: por favor facilite, não complique ou dificulte - ninguém quer ser polícia de ninguém."
  13.  # 21
    Exmo Sr FD da Administração do Fórum

Acho a sua ultima resposta de um grande moralismo! (repare que não me refiro a si mas ao seu comentário!)

Não agiu correctamente comigo ao alterar a minha opinião (texto que escrevi!) e não tem coragem de pedir desculpas no Fórum!
    Fui sempre correcta no modo como me dirigi aos participantes do fórum , não ofendi ninguém a não ser que ao estar a dizer para pararam de fazer comentários pouco profissionais seja uma ofensa para si!
    Refiro-me sempre as opiniões e nunca á pessoa em questão!
    O que me pede a mim peço-lhe a si também até porque devia ser da sua parte o exemplo de boa conduta ..haja de boa fé e NÃO VOLTE A ALTERAR AS OPINIÕES DAS PESSOAS!
    Porque é que não retirou as opiniões em que o Sr Luís chama nomes? isso sim viola as regras do fórum! Ou não conhece as regras? ou usa as regras como lhe convém?

Vou continuar a dar a minha opinião, estamos num pais livre.

Cumprimentos
    Rita Andrade
    •  
      LuB
    • 28 Junho 2010 editado
     # 22
    Rita Andrade escreveu:
    O que me pede a mim peço-lhe a si também até porque devia ser da sua parte o exemplo de boa conduta ..haja de boa fé e NÃO VOLTE A ALTERAR AS OPINIÕES DAS PESSOAS!
    Porque é que não retirou as opiniões em que o Sr Luís chama nomes? isso sim viola as regras do fórum! Ou não conhece as regras? ou usa as regras como lhe convém?

Vou continuar a dar a minha opinião, estamos num pais livre.

Não sei se percebe que está a ser injusta e precipitada. Vai aí uma grande confusão na sua cabeça, amiga Rita.
    Ando por aqui há cerca de 6 meses, e durante este período de tempo tive oportunidade de participar em discussões que considero sérias e outras onde reina o disparate e cuja função é distrair e alegrar um pouco quem por aqui vai aparecendo.
    O FD a meu ver tem sido um modelo de imparcialidade. Por vezes fico admirada com o bom-senso que ele demonstra separando o que pode e não pode figurar aqui.
    A Rita diz que se inscreveu agora e de repente arranja toda esta confusão com base em algo que é mais do que compreensível.
    O FD tinha o dever de recolher a privado uma mensagem se lhe afigurou controversa, porque punha em causa, sem motivo, o comportamento (competência) de um utente do fórum, discutindo até, (veja o disparate!) a hora a que aqui se vem.
    O resto que anda a insinuar, é certamente fruto da sua imaginação. O FD não altera conteúdos tal como a Rita quer fazer crer!
    Se gostasse de alterar conteúdos já teria alterado os meus muitas vezes ;-))) Seja razoável e deixe o moderador ver o que se passou. O mais certo é não se ter passado nada. Tudo isto me parece ser um grande mal-entendido da sua parte que, pelos vistos, ainda nem sequer domina isto.

Cumprimentos
    L.B.

Estas pessoas agradeceram este comentário: maria carolina

14.  # 23
    Haja alguém que mantenha o bom-senso.

Lu B um beijinho :) é sempre um prazer lê-la.
    •  
      LuB
    • 28 Junho 2010 editado
     # 24
    Beijinho, Carolina!
  15.  # 25
    Lu B

O meu comentário não se refere á prestação do FD (administrador) sobre daquilo que não conheço. Não duvido da sua imparcialidade em moderar alguns conflitos. Já percebi que simpatiza com o FD, mas eu não tenho nada contra ele apenas contra uma atitude dele como
    Administrador do Fórum relativo ao meu caso ( ao qual não está fundamentada para poder tomar partido imparcial) .
    Não estou a insinuar! Estou a afirmar!
    Escrevi um texto e esse texto foi alterado e apareceu outro............só a administração o pode fazer!
    (escrever não tem nada a ver com dominar isto!)

Fundamente-se antes de comentar, isso sim é de mau gosto ;)

Rita Andrade
    •  
      LuB
    • 28 Junho 2010 editado
     # 26
    Continuo a dizer que está aí qualquer confusão. O FD sempre foi justo, e nunca o vi implicar com ninguém. É até muito tolerante (eu, no lugar dele, talvez não fosse tanto ;))
    E, já agora tb a esclareço: não é uma questão de simpatia. É um depoimento, se assim posso dizer: são os factos que tenho vindo a observar.
    Ele não altera as coisas, se não tiver um motivo válido.
    Se quizer acreditar, acredite, se não quizer vá ficando na sua!
  16.  # 27
    Acredito até porque não tenho motivos para não acreditar naquilo que fala!

Apenas falei do meu caso e não de outros ;)
    relativamente ao meu caso "Se quizer acreditar, acredite se não quizer, vá ficando na sua!"

cumprimentos
  17.  # 28
    Exma Administração

Venho por este meio perguntar se já tiveram tempo para confirmar o sucedido relativo ao assunto: mensagem alterada ?
    Relembro que durante uma troca de posts com o usuário Luís K.W. (O Protegido) , o meu post foi alterado. Isto para que “O Protegido” não se sentisse menos homem por uma mulher lhe responder á letra aos seus comentários.
    Espero que a ausência de resposta da vossa parte não seja para que o assunto caia no esquecimento.
    Seria de todo o interesse deste fórum abordar este assunto com transparência e seriedade para que os seus usuários possam aferir da sua honestidade.
    Aguardo resposta e espero não ver este post alterado nem censurado

Cumprimentos
    Rita Andrade
    •  
      FD
    • 29 Junho 2010 editado
     # 29
    Tentei descobrir o que se passou mas, infelizmente não descobri nada. Não sei se a sua mensagem foi ou não alterada e por quem.

Para evitar problemas destes no futuro, activei uma funcionalidade que guarda o registo de quem faz/fez a edição de um qualquer comentário.
    Por isso, a partir de agora, saberei sempre se alguma mensagem foi ou não editada e por quem é que foi.

Se a sua mensagem foi alterada, como diz:

quando escrevi que o Luis KW não era profissional na sua opinião, foi alterada para "é muito profissional"

Qualquer membro poderá editar as suas próprias mensagens clicando no link no topo direito da mensagem em questão que diz "editar".
    Peço-lhe que a edite novamente e que reponha o que "diz" que estava escrito originalmente.

Da minha parte fica a garantia de que a acontecer novamente uma situação destas terei informação que baste para poder dizer o que aconteceu.
    As minhas desculpas ficam por não ter neste momento forma de saber o que se passou realmente - como administrador deveria ter precavido este tipo de situações.
  18.  # 30
    Obrigado FD
    Fico satisfeita com a sua resposta e dou o assunto por concluído.

cumprimentos
    Rita Andrade

0.0444 seg.