Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 11 abril 2008 editado

     # 1

    Vou construir uma moradia de Cave (garagem) mais R/C

    Dei um esboço ao projectista e alteramos alguns pormenores apenas
    Procurei separar nitidamente a zona de dia da zona de dormir.
    A casa vai ficar numa encosta com vista para o vale e rio (Rio Lima) que ficam a sul. Isso foi preponderante na localização das peças. Achamos que para dormir não precisamos de paisagem. Ficou a fanhar a cozinha e a sala, em termos de vistas. Tive o cuidado de não ter muitos cortes para não onerar demasiado a construção. Acho que vai ficar bem assim rectangular. fica simples.
    Vamos ter uma varanda de 2 m de largura em duas fachadas. Em frente da varanda sul vou ter uma zona de relva ao mesmo nível, apenas uma pequena inclinação. Acho que vou gostar especialmente do pátio coberto junto à cozinha.
    No topo do corredor, junto ao quarto nascente, leva um painel de blocos de vidro. fico assim com dois pontos de luz natural para o corredor: o da porta de entrada e este.
    Optei por não colocar grades na varande ficando assim com acesso à relva sem ter de contornar o que quer que seja.
    O telhado é de 4 águas e telha tipo Lusa.
    Dá pra ver uma abertura na sala que vai ser uma porta larga de vidro. A lareira da sala fica no redondo. A ideia é estar à lareira a espreitar para o rio atravez da porta de vidro.
    Os quartos dos topos nascente e poente vão perder os roupeiros e levar closet. O poente já sei como vai ser (mudamos a porta e fica no enfiamento do WC) No quarto nascente está mais difícil devido ao escritório.

    Digam o que acham
    Cumprimentos
  1.  # 2

    Não percebo onde é a porta principal, porque se for a que está entre o quarto e a wc está tudo ao contrario. Quando leva algum a sua casa as pessoas vão entrar pela parte dita privada.

    Pense no que quer fazer no seu escritório, porque se também for um local de trabalho não estou a ver a levar clientes/amigos para o seu escritório dentro do seu quarto.
    Na minha opinião roube um espaço ao pátio e faça ai o escritório, com entrada pela rua e por dentro de casa.
    Com uma cozinha grande não é necessário uma despensa que facilmente faz com um armário, e assim ganha espaço na sala.
    • Mac
    • 11 abril 2008

     # 3

    A Porta principal está em frente á dispensa e dá para a varanda-sul
    Dá para uma espécie de hall contíguo à sala, mas aberto
    O escritório é para ter o PC fora do quarto. Uso particular e privativo apenas.
    Poderei levar lá visitas mas não se destina a atender clientes.
    No entanto essa parte já foi alterada. A janela do escritório transformou-se em porta para o exterior e está prevista uma janela para nascente.
  2.  # 4

    Considero que, o projecto poderia ser muito melhor, para mais se a vista é optima para Sul (Rio MIra)... presumo que se localize numa encosta... eu teria proposto uma solução mais longuilinea, paralela à topografia... e um grande terraço/ deck/ alpendre para Sul.

    Os espaços interiores não apresentam grande qualidade espacial. Não me parece fazer sentido a parede curva e a lareira junto à parede exterior... serve apenas quando usada parqa desperdiçar mais de 20% por radiação...

    A IS. Comum parece-me um disparate de área e a DESPENSA está encavalitada na sala a estrangular o acesso principal. O Escritório poderia dialogar mais com o quarto...

    Os corredores são demasiadamente compridos... e os 1,70m de largura... também não vão beneficiar muito, servem apenas para gastar dinheiro em zonas não nobres da casa....

    Poderia projectar o mesmo programa, com -20% de área, -20% de custo construção ( já dava para pagar a um Arquitecto... ;), e ainda sobrariam uns euritos...)
  3.  # 5

    Assim na minha opinião está melhor.
    Mas pense na questão da despensa e no sitio da despensa ponha antes o WC comum sanita + lavatório, e para não ter que colocar mais uma wc, tire a que está dentro do quarto, fica o seu quarto tipo suite e uma casa de banho para 2 quartos.
    Está com os amigos na sala um deles vai a casa de banho, a sua mulher por exemplo está no quarto, vai ter que ter sempre a porta do quarto fechada.
    Eu por exemplo tinha uma despensa no projecto e depois na construção ainda foi a tempo e não a fiz, pelo menos a mim não me faz falta nenhuma.
  4.  # 6

    Acho que o projecto poderia ser melhorado.
    Apenas uma ideia:
    Já que tem a encosta do Rio Lima (ainda mais a Sul) porque não ter também o quarto/escritório com vista para Sul?
    segundo a planta apresentada vai ter uma janela a Norte (escritório) e outra (quarto) nunca vai entrar lá luz solar (directa) porque se encontra debaixo do telheiro.
    corredor com 1,70m2?? Mac estás a perder muita área, dava para colocar a despensa dentro da cozinha a todo o comprimento do corredor (0.50) ficarias ainda com 1.20m, e desaparecias com ela (da sala), ficarias com uma sala muito melhor.
    A porta a Norte é mesmo necessária (primordial)?
    parece-me que invade uma zona que se pretende mais intíma e tendo em conta que já vão existir 2 entradas na moradia (pela sala e pela cozinha).
    seria um benefício em termos de área para quartos e poder modificar esse wc comum que não foi trabalhado.
    Também faria o seguinte para:
    avançava com a cozinha (2m) até ao nível dos pilares de forma a "cortar" o L demasiado extenso de varanda, isto pressupondo que seja possível o acesso directo à porta de entrada (sala), mas imagino que não seja possível e já comece a haver desnível a partir do teheiro, se assim for já não será possível fazer esse aumento na cozinha. O quarto a Poente também poderia ser aumentado desta forma (2m), assim a zona de varanda visaria apenas a sala. assim ficaria uma varanda em L fechada sem continuação visual nos topos.
    Pode ser aproveitado o espaço por cima da zona que não tem degraus para aumentar a wc privada.
    Nota: sem a planta da Cave e não sabendo como se faz o acesso à moradia torna-se difícil saber se as soluções que se podem aqui transmitir são viáveis de construir.
    Cumprimentos,
    Carlos Dias
 
0.0127 seg. NEW