Iniciar sessão ou registar-se
    • 1972
    • 21 novembro 2009 editado

     # 1

    boa noite,
    Estou a construir uma moradia em Gondomar e gostaria de saber qual a largura ideal para caixa de ar em paredes exteriores duplas (tijolo de 11 cm)com Roofmate de 4 cm.
    mt obrigado
    victor
    • naar
    • 21 novembro 2009

     # 2

    Boas,

    Depende, se tiver pilares de 25 e quiser colocar forra em alvenaria por causa da ponte térmica fica com 30, portanto pode fazer 11 + 4 + 4 + 11. Já agora só uma rectificação que nem sequer é importante, nas paredes será Wallmate, o Roofmate será posteriormente para o telhado.

    Cump.
  1.  # 3

    penso que esta parede já não passa na "térmica" terá que ter um dos panos com tijolo de 15 ou então ir para o sistema "capoto" e mesmo assim...30 cm é dificil penso eu.
    De qualquer maneira em relação á caixa de ar penso que apartir do zero pode ser qualquer medida e ter atenção á sua drenagem na base através da execução de uma caleira e de uns pequenos drenos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    • 1972
    • 22 novembro 2009

     # 4

    boa noite,

    os pilares sao de 30 cm e nas paredes o isolamento é wallmate,por lapso disse roofmate.

    obg
    • naar
    • 22 novembro 2009

     # 5

    Colocado por: 1972boa noite,

    os pilares sao de 30 cm e nas paredes o isolamento é wallmate,por lapso disse roofmate.

    obg


    Então se forrar os pilares com alvenaria de 4, fica com 35, fica 15 + 5 + 4 + 11, não se esqueça da caleira como disse o marco1, os pedreiros não gostam de a fazer, mas lá tem que ser! :) e o isolamento "encosta" ao pano interior.
  2.  # 6

    já agora o tijolo de 15 por dentro e a forra dos pilares e vigas deve ser por fora e por dentro - uma vivenda "normal" e bem equilibrada não precisa de pilares acima dos 20cm, na espessura da parede, peça para isso ser revisto

    e o que diz o projecto da termica?

    ab
    • ng3
    • 22 novembro 2009

     # 7

    qual a difrença em wallmate e roofmate podem esclarecer sff.
  3.  # 8

    betttencourt

    há quem pense exactamente o contrário, podia explicar para que é que precisa de maior massa térmica no interior se imediatamente antes está a isolar térmicamente com o xps?? prefere maior "trocas térmicas" no pano exterior e caixa de ar??
    no seu ponto 2 acaba por não dizer como faria, ou seja prefere a pedra a ir dentro?? criando assim uma "excelente" ponte térmica?? por outro lado diz que a madeira do aro fica sujeita a amplitudes térmicas e humidades, e se fosse reboco/estucado?? se calhar a madeira isola melhor térmicamente e em relação ás humidades fica á mesma sujeita como qualquer outro acabamento e para isso se poem silicones.
    Acho que podia esclarecer com mais rigor

    cumprs
  4.  # 9

    Boas

    A resistência térmica da caixa de ar só será considerada se tiver uma espessura mínima de 1,5 cm (isto para elementos fabricados em obra). A usar caixa de ar, e pessoalmente, acho conveniente pelo menos 3 cm.

    ... a forra dos pilares e vigas deve ser por fora e por dentro

    Não percebo a necessidade de forrar as duas faces. Pode explicar?

    uma vivenda "normal" e bem equilibrada não precisa de pilares acima dos 20cm

    Não estou de acordo: muitas das vezes (até diria geralmente) é mesmo necessário de usar 25 cm. Mas acho que esses 30 cm vêm complicar muito e quase de certeza que não são necessários.

    bettencourt disse:

    já agora o tijolo de 15 por dentro


    marco 1 disse:

    há quem pense exactamente o contrário

    Por acaso estou de acordo com o bettencourt: pano mais espesso no interior.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  5.  # 10

    josé Cardoso

    portanto mais massa térmica no interior, nãó é ? só me pergunto é para quê, ou seja é para "acumular" mais o calor gerado internamente por um qualquer sistema de aquecimento?? não deviamos era preveligiar mais "barreira" no exterior? e garantir mais uniformidade nesses ganhos ou perdas pelo exterior antes de "chegar" ao xps??
  6.  # 11

    Boas

    Quanto a mim depende do sistema de aquecimento: se for para aquecer em permanência acho indicado o pano mais espesso pelo interior para aproveitar a inércia térmica; se for para aquecer quando se chega a casa, pretende-se um aquecimento rápido e desliga-se de manhã, então tem mais lógica o pano mais espesso no exterior. Neste caso até sou adepto de pano interior em gesso cartonado.
    Como sou adepto do pavimento radiante e do aquecimento em permanência, prefiro a 1ª solução.

    PS: na realidade prefiro o ETICS, mas é quase uma heresia dizer isso aqui.

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 12

    Colocado por: bettencourt...- uma vivenda "normal" e bem equilibrada não precisa de pilares acima dos 20cm, ...

    Isso não são pilares, são palitos! :-)
    A não ser que a estrutura da casa pareça uma floresta, como essas que vejo tantas vezes em que há pilares em TODAS as esquinas! LOL
    • 1972
    • 22 novembro 2009

     # 13

    A todos agradeço a vossa ajuda.
    ontem pela primeira vez entrei neste forum,faz mto jeito.
    certamente irei pedir mais vezes a vossa opiniao..
    • naar
    • 23 novembro 2009

     # 14

    Colocado por: 1972A todos agradeço a vossa ajuda.
    ontem pela primeira vez entrei neste forum,faz mto jeito.
    certamente irei pedir mais vezes a vossa opiniao..


    E quando voltar traga Fotos (eu falo por mim, sou "cusco"):)
    Se não trouxer fotos, volta na mesma. :)

    Cump.
  8.  # 15

    bem, meus caros,

    estou a ver que estou entre muitos entendidos, mas gostaria que lessem um pouco do livro "paredes exteriores" do LNEC para perceberem essas coisas das inercias e não tem haver com o tipo de aquecimento mas sim com a utilização

    http://www.civil.uminho.pt/alvenaria/docs/041_064.pdf

    relativamente à estrutura, os pilares podem ter 20x40 e 40x20 conforme a direcção é apenas ter tempo para fazer contas

    mas não levem a mal, apenas leiam um pouco

    bem haja a todos
  9.  # 16

    será certamente que está a falar de uma vivenda de 2 pisos, é isso?

    ab
  10.  # 17

    Boas

    não tem haver com o tipo de aquecimento mas sim com a utilização

    E não acha que o modo de utilização deve definir o tipo de aquecimento? Estamos a falar do mesmo.

    relativamente à estrutura, os pilares podem ter 20x40 e 40x20 conforme a direcção é apenas ter tempo para fazer contas

    Sempre? E consegue que a dimensão menor (20 cm) seja sempre na direcção favorável mesmo levando em conta os esforços provenientes da acção sísmica? Não me leve a mal mas duvido muito.

    cumps
    José Cardoso
    • 1972
    • 1 dezembro 2009

     # 18

    vivenda com 2 pisos
    r\c com 140 m2 tudo amplo para garagem e arrumos
    1º andar com 140 m2 para habitaçao
  11.  # 19

    Colocado por: ng3qual a difrença em wallmate e roofmate podem esclarecer sff.


    Tenho a mesma dúvida. E já agora incluo também o floormate.
    Calculo que seja cada um para o nome deles sim, mas porquê?
  12.  # 20

    Colocado por: 1972boa noite,
    Estou a construir uma moradia em Gondomar e gostaria de saber qual a largura ideal para caixa de ar em paredes exteriores duplas (tijolo de 11 cm)com Roofmate de 4 cm.
    mt obrigado
    victor


    O que tem na arquitetura?
 
0.0204 seg. NEW