Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um poço com 7 metros de profundidade e 1,5 de diâmetro no qual tinha em media durante o ano todo cerca de 1 metro de agua, como tenho um jardim relvado com cerca de 100m2 resolvi investir num sistema de rega e utilizar a agua do poço, assim investi tambem numa bomba que custou 500eurs, ao todo o investimento no sistema de rega + bomba + mao de obra, ficou em cerca de 2000 euros. Contudo no final do verao la para o final de setembro a agua do poço secou:(, agora apos estas primeiras chuvas de inverno o poço ficou com cerca de 3 dedos de agua... pois é, uma grande desilusao apos gastar tanto dinheiro.
    Posto o acima explicitado, pensei em aprofundar o poço em cerca de 2 metros, ao consultar alguns pedreiros foram-me sugeridas as situaçoes abaixo, as quais peço a vossa apreciaçao:
    a) Ir a ultima manilha do poço e fazer uns furos com o berbequim. A logica é; como as manilhas ou aneis sao estanques a agua nao entra com facilidade, assim em anos de seca como o este ano.
    ---> Obviamente esta solucao agrada-me bastante uma vez que é bastante barata. Contudo a minha questao é, sera mesmo assim, os furos ajudarao nalguma coisa?

    b) Aprofundar o poço mas usando manilhas mais pequenas que caibam dentro das existentes. A logica é; como este poço tem cerca de 15 anos, nao da para aprofundar as existente e por mais umas quantas do mesmo diametro.
    ---> Parece-me boa ideia, contudo existem 1 problema; primeiro, um velho mestre de poços que ja esta reformado ha varios anos disse-me que assim que se comecar a escavar o fundo do poço existia o risco de desiquilibrar as manilhas existente e elas virarem suterrando quem la estivesse em baixo.
    O que vos parece, é mesmo assim, existe mesmo este risco sendo que sao manilhas de betao?

    c) Anular o poço existente e fazer um novo ao lado.
    ----> Esta opçao nao me agrada, pois por um lado nao tenho espaco suficiente no jardim para la ter uma maquina a trabalhar e destruir-me o jardim que foi tao cuidadosamente feito.

    d) Fazer um furo com 120 metros de profundidade, é mais seguro e nunca faltara agua.
    ----> Concordo, mas fui informar-me sobre o preco de um furo e a empresa deu-me um orcamento de 6000 euros. Fora de questao(por agora).

    Resta acrescentar que estou na zona de Azeitao em Setubal.

    Podem por favor comentar sobre os pontos acima?


    Existe ainda outro aspecto que me parece bastante estranho, sera que um poço seca? Bom, neste caso vejo alguma agua la no fundo(cerca de 3 dedos). O que sera que esta a suceder?
    Sera que posso ainda ter esperança de que apos o inverno o poço ainda venha a ter agua?
    • Mac
    • 4 dezembro 2009

     # 2

    Pode tentar mas prepare-se para o caso de não encontrar água. Pode sempre trocar a relva por sintética, resolvendo dois problemas de uma só vez.
  2.  # 3

    O perigo de destabilizar as manilhas é algo a que deve dar bastante atenção pois é um perigo real.
    que tentar fazer um furo de menores dimensões no fundo do poço para verificar se tem mesmo água, pois corre o risco de mesmo aprefundando-o não ter água suficiente
  3.  # 4

    Deixe passar o inverno que isso volta a ter água outra vez.
    Acho que isso é normal, eu também sinto a pouca agua que existe no final do verão.
    Ainda não veio a chuva de verdade.
    Deixe passar o inverno e quando começar o verão tire então as conclusões.
    •  
      MRui
    • 5 dezembro 2009

     # 5

    Não sou especialista na matéria, mas como também já fiz um furo, acabei por ouvir algumas "histórias" contadas por quem é especialista. Não sei se será o seu caso, mas uma situação muito comum nesses casos de falta de água é alguém relativamente perto e a montante de si ter feito um furo que apanhou a mesma linha de água.
  4.  # 6

    Como podemos ver cerca de 5 dedos de água á superficie por isso pensamos que existirá água mesmo a baixo da superficie, a ideia seria entao fazer um furo no meio do poço e colocar lá as manilhas de dimensao ou seja inferior as originais.
    A minha grande dificuldade está em arranjar alguem que me vá lá abaixo escavar e colocar entao essas manilhas mais pequenas.
    At'e agora so encontrei 1 pessoa disponivel para me fazer esse trabalho, 'e um rapaz brasileiro que trabalha como pedreiro, mas pelo que ja percebi de pocos percebe muito pouco, mas como nunca diz nao a um biscato aceitou o trabalho de bom grado. Contudo a minha grande preocupaçao 'e relativamente ao perigo de desestabilizar as manilhas e haver algum acidente.

    a) A profundidade do poco desde o topo ate ao fundo sao cerca de 7 metros. Alguem me pode aconselhar so este perigo???

    Como expliquei anteriormente alguem me disse que o problema 'e que a ultima manilha a do fundo, 'e completamente estanque e por isso a água tinha mais dificuldade em acumular, e assim se eu apenas fosse la abaixo e fizesse uns furos na manilha ja conseguiria ter mais agua.

    b) Sera mesmo assim, valerá a pena eu ir lá abaixo fazer os tais furos na manilha???

    Antecipadamente grato.
    • kami
    • 6 dezembro 2009

     # 7

    Boas

    Em relação às manilhas serem estanques... parece-me que é treta... ou pelo menos em parte... pois assim que chegam às uniões elas deixam passar a água toda. Por isso ela será estanque apenas 50cm que deverá ser a altura das manilhas (pelo menos é a altura do meu poço de 2.5m de diametro). Sinceramente acho que a opção de ir fazer uns furos não vai servir de nada... pois se houvesse água ela passava certamente.. simplesmente em vez de passar numa ou 2 horas demoraria mais um pouco! Depois o máximo que creio que conseguiria seria mais terra para dentro do poço!

    Em relação a ir lá baixo abrir mais o buraco... é preciso ter tomates para isso. Podiam-me pagar bem que eu não ia... é uma bomba relógio... poderá desabar a qualquer momento... a partir do momento que a água começar a aparecer... só mesmo um ignorante e desesperado por dinheiro é que aceitaria ir fazer um trabalho desses a 7m de profundidade! Depois ainda tinha outro problema... a não ser que encontrasse muita água... o diametro do poço ainda ficava mais pequeno pelo que a sua água acumulada do Inverno desaparecia mais rapidamente...

    A melhor solução passa mesmo por destruir parcialmente o jardim... mas se o fizer aconselho a colocar manilhas de 2.5m em vez das pequenas... pois como deve imaginar tem muito mais água disponivel e já que vai estragar mais valia fazer alguma coisa de jeito e gastaria praticamente o mesmo dinheiro... e não se preocupe no espaço que o poço ocuparia no jardim... pois poderia colocar uma ultima placa reforçada e jardim por cima... só ficando a abertura do poço. E caso não encontrasse água... com essa dimensão de manilhas dava para acumular muita água no Inverno...

    Já agora que tipo de terra tem na zona do poço? É que se for barrenta... isso significaria que seria muito estanque e reteria muito a água assim como também a impede de entrar... uma solução poderia passar por encaminhar as águas pluviais para o poço... e aproveitar toda a água da chuva do Verão.

    Cumps
  5.  # 8

    Concordo, mas fui informar-me sobre o preco de um furo e a empresa deu-me um orcamento de 6000 euros. Fora de questao(por agora)


    veja outros orçamentos

    sei de uma pessoa que fez recentemente um furo e acho que não fico em tanto
  6.  # 9

    Obrigado pelos comentarios em primeiro lugar.
    Sr. Jorge Santos, agradeceria se me pudesse dar o valor a que ficou esse furo e ate o contacto da empresa se possivel.
  7.  # 10

    Repare que o fundo do poço não é fechado, pois não?
    Se não entra água pelo fundo, não me parece que uns buraquitos façam grande coisa.

    É preferivel afundar o poço, mas cuidado com este trabalho como já foi referido é perigoso. Se existir um acidente, voce como responsável pela obra arrisca-se com grande probabilidade a "ir dentro".
  8.  # 11

    Conselho sincero (as águas de furos e poços devem ser mantidas como reservas excepto existencia de grandes volumes de água)

    Compensa-lhe muito mais ter uma sistema de aproveitamento de águas pluviais, com deposito :)
  9.  # 12

    Obrigado Tomás.Manarte.
    Tambem estou a ponderar essa possibilidade e para isso vou fazer uma grelha de escoamento das aguas pluviais para o poço.
    Contudo estou com uma pequena duvida, o pedreiro que me vai fazer este trabalho disse-me que teria de tapar o fundo do poço, so que deste modo ficaria apenas como reservatorio de águas... Será mesmo assim???
    O pedreiro alega que a água da chuva que para la for durante o inverno desaparecera no verao pelo fundo. Ate posso perceber o que ele quer dizer, mas nao acho razoavel perder um "veio" de água ainda que de momento esteja muito em baixo(digamos que esta nuns meros 20 cms) porque existe a possibilidade de em anos de menor seca ter cerca de 1 metro de água.

    O que lhes parece?
    Antecipadamente grato pela a vossa opiniao neste assunto.


    Ora ist
  10.  # 13

    Colocado por: SAMBINOTambem estou a ponderar essa possibilidade e para isso vou fazer uma grelha de escoamento das aguas pluviais para o poço.
    Ao fazer isso não estará a inquinar a água do poço?
    Por ex. ao lavar a varanda (ou carro) a água com o detergente não iria para o poço poluíndo-o e tornado-o impróprio até para rega?
  11.  # 14

    espere não use o poço como deposito, compre um de superficie compra um de 2000l a cerca de 1000 euros- informe-se na ecodepur
  12.  # 15

    E eu tenho um poço com 4 metros de água e queria seca lo...
    E nem sei o que fazer.... 🙄
 
0.0117 seg. NEW