Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Uma vez que é um tema muito discutido por aqui resolvi, com o consentimento prévio do dono da obra, apresentar aqui alguns elementos sobre os preços de construção de uma moradia em que participei na qualidade exclusiva de fiscal de obra.
    Trata-se de uma habitação unifamiliar com três frentes composta de rés – do - chão, andar e anexo destinado a garagem. O terreno era regular e praticamente não foram necessários nem aterro nem escavação com excepção da escavação das fundações. O muro de vedação em do lado direito dos desenhos arranca em betão armado (80 cm de altura) e segue a bloco de cimento de 15 cm travado com pilares de 4m em 4m e com viga de coroamento. As paredes exteriores são de pano duplo de tijolo de 11 cm com caixa - de - ar e isolamento pelo exterior(Capotto). A estrutura foi realizada em betão armado B25 (C20/25 para os puristas) com lajes aligeiradas de vigotas e abobadilha, incluindo a cobertura. O pavimento térreo foi feito com brita, camada de regularização, impermeabilização com membrana líquida, isolamento tsérmico em Floormate 3 cm, filme de polietileno e massame de betão armado com malhassol. Todos os pavimentos são em material cerâmico.
    Correndo o risco de dar um “desgosto” a alguns, informo que o projecto de arquitectura é da autoria de uma arquita. O projecto - arquitectura e especialidades - custou 3500 € mais IVA e não inclui projecto de execução nem caderno de encargos. A fiscalização custou 1900 € e a obra durou 13 meses. Não consegui saber o custo da licença.
    Transcrevo em seguida o orçamento exactamente como foi fornecido ao dono de obra

    Arte de Pedreiro
    Execução da estrutura em betão armado conforme projecto, alvenarias exteriores em tijolo duplo de 11 cm e interior em tijolo de 11 cm, muros de vedação em bloco de cimento de 15 cm, incluindo fornecimento e colocação de telha de aba e canudo
    Arte de trolha
    Execução de acabamentos incluindo exterior em CAPOTO
    PS: Pavimento cerâmico em toda a casa
    Arte de electricista
    Execução de toda a instalação segundo o projecto ITED com fornecimento e colocação de vídeo-porteiro; o material a aplicar nas tomadas e interruptores será LOGOS série 90, DOWNLIGHT 18 w na cozinha, projectores de halogénio na restante habitação, apliques para muros de jardim CRISTHER ref. 176 – PL
    Arte de picheleiro
    Execução de esgotos, rede de água quente e fria em tubo PPR vulcanizado, segundo o projecto, assentamento de louça sanitária e torneiras, vedação em chapa nos telhados coms as respectivas caleiras e tubos de queda em PVC. Pré-instalação da rede de aquecimento central em tubo PPR vulcanizado
    Rede de gás
    Execução da rede de gás conforme projecto
    Arte de serralharia
    Caixilharia em alumínio de batente, lacada, da série PT/RTC com vidro duplo incolor. Portadas em alumínio , lacado, série AF com lâminas fixas, portão da garagem seccionado, lacado, com sistema eléctrico, portões de entrada em ferro metalizado e chapados de um lado com sistema eléctrico de correr. Vedação lateral em rede plastificada em painel de 50 cm de altura. Execução de tapa vistas chapeado de um lado nos muros da frente
    Arte de carpinteiro
    Execução de toda a carpintaria no interior da habitação (portas, aros apainelados, rodapés e roupeiros) em madeira de tola com puxadores até 15 € e ferragens em inox. A madeira a aplicar será com acabamento em verniz
    Nota: os materiais cerâmicos, louças sanitárias, torneiras, painéis solares e caldeira será por conta o dono da obra
    Arte de pintura
    Pintura interior de tectos com tinta plástica lisa normal, paredes com tinta lisa acetinada de cor a definir.
    Pintura exterior dos muros de vedação, muretes de canteiros, entablamentos e palas com tinta plástica. Pintura da garagem com tinta plástica lisa normal. Pintura com tinta de esmalte em caleiras, guieiros, rufos e condutores de água da habitação e garagem. Pintura com tinta de esmalte dos portões e tapa vistas.
    Nota: as tintas a aplicar serão da concorrência.

    Pedreiro e trolha 74 519,00 €
    Electricista: 9 625,00 €
    Picheleiro e gás 8 872,00 €
    Serralharia e caixilharia 13 960,00 €
    Carpintaria 10 870,00 €
    Pintura 5 300,00 €
    Total 123 146,00€
    A estes preços acresce o IVA à taxa em vigor.


    Dos trabalhos e equipamentos não orçamentados – arranjos exteriores, painéis solares e depósito, louças sanitárias, caldeira e revestimentos cerâmicos só consegui saber a verba dos últimos: 10 471,00 €, sendo que tanto pavimentos como paredes são de vários tipos e com preços entre os 7,10 €/m2 (paredes da garagem) até aos 30,10 € (pavimentos da habitação)
    Assim sendo, e sem considerar os trabalhos não orçamentados e de que não consegui colher elementos, vemos que o preço ficou em 123 146,00 + 10 471,00 € = 133 617,00 €. Sendo a área de 90 + 90 + 30 = 210 m2 (para simplificar vou considerar por igual a habitação e a garagem o que, não sendo verdade, vai resultar num preço médio menos elevado que o real) temos então um preço de 133 617,00 / 210 = 636,00 €/m2. Ao aplicarmos o IVA chegamos ao valor de 763,50 €/m2.
    Resta dizer que houve lugar a pequenas alterações em obra que não tiveram influência no preço final, pelo que o orçamento foi cumprido (assim mo informaram ambas as partes – dono de obra e empreiteiro.)

    Foi barato? Foi caro? Digam vocês

    cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: carlos almeida
  2.  # 2

    Boas

    Falta a planta do 1º piso

    cumps
    José cardoso
  3.  # 3

    Boas

    Um corte também dá jeito

    cumps
    José Cardoso
    • eu
    • 10 dezembro 2009

     # 4

    Parece-me um preço normal, com uma ligeira tendência para o caro, uma vez que a casa tem todas as condições para ser feita de forma pouco dispendiosa.

    Por exemplo, na minha opinião, o orçamento do electricista está caríssimo...
  4.  # 5

    Colocado por: j cardosopainéis solares e depósito,

    Painéis solares com depósito devem custar +/- 3000€

    Colocado por: j cardosoarranjos exteriores

    Dificil de calcular mas algo com 2000€ para não nos esticarmos

    Colocado por: j cardosolouças sanitárias,

    com mobiliário, 1500€/ cada uma?

    Móveis de cozinha?
  5.  # 6

    olhando para a casa... parece que está tudo bem (preço total) se bem que o projecto só justifica esse preço talvez em face das especialidades que "hoje em dia" estão mais exigentes (ex: térmica).
  6.  # 7

    QUE DELÍCIA! :-)
    Da última vez que vi um orçamento com «arte de pedreiro», «arte de...» etc. foi na Torre do Tombo. Foi no tal orçamento de finais de 1700's, que tinha uma verba para... «trabalho de pensar»! :-)

    Que me dizem daquela frase enigmática: «as tintas a aplicar serão da concorrência» ?!? Será que ao utilizar a tinta da concorrência, se houver problema, o empreiteiro já tem a quem atribuir a culpa? :-)

    Quanto a valores, parecem-me adequados. MESMO o da electricidade (os downlights e outros equipamentos podem ser caros e, hoje em dia, o ITED pode ter um custo pouco negligenciável). Enquanto que o de pedreiro+trolha me parece um pouco baixo.

    Mas... ó Zé! Não devia "saltar" para o valor médio por m2, sem ter a soma de todas as parcelas...

    Se, para louças (e banheiras, bases de chuveiro), torneiras, revestimentos cerâmicos (incluindo TODOS os pavimentos e... rodapés, suponho?), etc. etc. tiver uns 6.500,00 euros, já passa dos 800€/m2 (140.117,00€+IVA/210m2). Mas suspeito que gastaram BEM MAIS que estes 6.500,00.

    Por outras palavras, mesmo considerando a área de parqueamento como sendo «de habitação», a construção custou MAIS DE 800,00€/m2.
    É perfeitamente normal.
    • eu
    • 10 dezembro 2009 editado

     # 8

    Colocado por: Luis K. W.MESMO o da electricidade (os downlights e outros equipamentos podem ser caros e, hoje em dia, o ITED pode ter um custo pouco negligenciável)


    Todos os equipamentos e materiais de electricidade (incluindo ITED) para essa casa, e estou a falar de material de primeira qualidade, não custam mais de 2500 euros.

    Ora, como o orçamento é de 9600 euros, ficam cerca de 7000 euros para mão de obra!

    Parece-me muito caro...
  7.  # 9

    Colocado por: euTodos os equipamentos e materiais de electricidade (incluindo ITED) para essa casa, e estou a falar de material de primeira qualidade, não custam mais de 2500 euros.
    Ora, como o orçamento é de 9600 euros, ficam cerca de 7000 euros para mão de obra!
    Ok. Concordo em parte.
    Duvido é que o material seja assim tão barato
    Hoje em dia temos, NO MÍNIMO, 1 tomada de telefone, 1 tomada de televisão, 1 tomada de informática em cada divisão (o dobro na sala), mais 4 ou 5 tomadas de electricidade em cada quarto; etc. etc..

    Os tubos, fios, cabos caixas, aparelhagem, downlights, halogéneos, apliques, vídeo-porteiro, quadros electricos com disjuntores, e ATI, passam seguramente dos 2.500€.
    Além disso, tive recentemente uma obra em que havia lá uns jovens da equipa do subempreiteiros de electricidade (+informática) a ganhar 1.250€/mês (mais carro, telemóvel, equipamento,...)!
    • eu
    • 11 dezembro 2009

     # 10

    Colocado por: Luis K. W.Hoje em dia temos, NO MÍNIMO, 1 tomada de telefone, 1 tomada de televisão, 1 tomada de informática em cada divisão (o dobro na sala), mais 4 ou 5 tomadas de electricidade em cada quarto; etc. etc..

    Isto são amendoíns. Os únicos componentes que não são ao "preço da chuva" são as tomadas ITED, custam uns 5 a 6 euros cada uma. O resto... comprado em quantidade fica a preços ridículos.

    Colocado por: Luis K. W.Os tubos, fios, cabos caixas, aparelhagem, downlights, halogéneos, apliques, vídeo-porteiro, quadros electricos com disjuntores, e ATI, passam seguramente dos 2.500€.


    Daqui: tubos, fios, caixas, aparelhagem, disjuntores são super baratos. Só para ter uma ideia, comprei disjuntores da Hager a 1,30. O resto é de facto mais caro, mas por exemplo um ATI 12 da quitérios equipado custa 250 euros, também não é uma fortuna.

    Os preços do material eléctrico estão mesmo muito baixos. Eu consigo facilmente descontos entre 30% a 40% no material geral. Nalguns items mais específicos o desconto chega a ser de... 82 % !!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marich
  8.  # 11

    Colocado por: euOs preços do material eléctrico estão mesmo muito baixos.

    Já tentei orçamentar electrcidade e redes de águas e esgotos.

    Tinha de meter mão de obra à doida para chegar aos preços dos subempreiteiros. Só quando aquilo mete luminárias e centrais é que dispara, agora aparelhagem e cabos, nem conta..
  9.  # 12

    Duvido é que o material seja assim tão barato................................Luis k. w.
    Pois é sempre a duvidar!
    Será que o senhor pensa que esta num forum do Dubai.
    Já cansa.
  10.  # 13

    Boas

    Da última vez que vi um orçamento com «arte de pedreiro», «arte de...» etc. foi na Torre do Tombo. Foi no tal orçamento de finais de 1700's, que tinha uma verba para... «trabalho de pensar»! :-)

    Por alguma razão escolhi este exemplo: desde a falta do projecto de execução e caderno de encargos ao modo como o orçamento é apresentado, tudo remete para um tempo que não este em que vivemos. Por estranho que pareça ainda vejo muitos casos iguais a este.

    Móveis de cozinha?

    Esqueci-me de os referir: sendo o proprietário marceneiro de profissão ele mesmo os fez e colocou, não tendo sido capaz (ou não tendo querido) de me indicar um valor
    Também acho caro os trabalhos do electricista, mas talvez se justifique pelo facto do electricista ser, e vou citar, "amigo do dono da obra há longos anos" (cuidado com os amigos)

    cumps
    José Cardoso
  11.  # 14

    Olá a todos,
    Sou novo por aqui e acho que deveria apresentar-me aos demais membros mas sinceramente nem sei onde o fazer, por isso, ficamos por um olá e melhores cumprimentos do Nordeste Transmontano para todos.
    Realmente este fórum tem sido uma fonte de surpresas a cada vez que leio um tópico novo. Tenho um projecto de moradia pronto a ser executado e ando a espremer empreiteiros para arranjar um orçamento dentro dos meus números. Acontece é que quase todos resvalam mais para os preços deles que os meus. Recentemente entregaram-me um orçamento para electrificação segundo projecto ITED c/ iluminação embutida, focos c/ aros INOX e aparelhagem (interruptores e tomadas) da marca LeGrand modelo Suno com um total de 10000€... Estamos a falar de uma habitação com 4 quartos, 3 WC's, Sala e cozinha corridas e pouco mais.
    Eu também achei um pouco elevado mas o empreiteiro garantiu que eram os preços do mercado e que até para ele já saía caro, etç, a conversa do costume...
  12.  # 15

    Colocado por: j cardosoDos trabalhos e equipamentos não orçamentados – arranjos exteriores, painéis solares e depósito, louças sanitárias, caldeira e revestimentos cerâmicos só consegui saber a verba dos últimos: 10 471,00 €, sendo que tanto pavimentos como paredes são de vários tipos e com preços entre os 7,10 €/m2 (paredes da garagem) até aos 30,10 € (pavimentos da habitação).(...) Sendo a área de 90 + 90 + 30 = 210 m2

    (90+90)x30,10= 5.418,00€
    30x7,10= 213,00€
    TOTAL DE REVESTIMENTOS DE PAVIMENTOS = 5.631,00€
    Falta:
    . revestimentos de paredes
    . arranjos exteriores
    . paineis solares e depósito
    . caldeira
    . louças, banheiras e base de chuveiro
    . torneiras
    . ARMÁRIOS DE COZINHA (editado) :-)

    Por isto, duvido que apenas tenham gasto mais 6.500,00€ pelo que o valor passa dos 800€/m2, como é normal.

    Colocado por: cabaco23Pois é sempre a duvidar!
    Será que o senhor pensa que esta num forum do Dubai.
    Já cansa.

    Caro cabaco23
    Ok... Eu não "duvido" nada. Eu faço contas e constato. :-)
    A impressão que dá é que VOCÊ aprendeu a fazer contas NO DUBAI !! :-))
    (é tudo "barato", até ...falirem!)
  13.  # 16

    Colocado por: j cardosoEsqueci-me de os referir: sendo o proprietário marceneiro de profissão ele mesmo os fez e colocou, não tendo sido capaz (ou não tendo querido) de me indicar um valor

    A questão é que muitas vezes, certos preços baixos, são-no porque um série de itens ficam de fora, como se não existissem.

    Adicionado o que falta deve ficar perto do 690/m2 + IVA ((123+10+12)/210m2) + IVA ou 830€/m2

    E atenção a um pormenor muito manhoso que faz baixar o custo: A vivenda é geminada, tem 2/3 da área exterior de revestimentos e de caixilharia
    • eu
    • 11 dezembro 2009 editado

     # 17

    Colocado por: nelito-gandamalucoRecentemente entregaram-me um orçamento para electrificação segundo projecto ITED c/ iluminação embutida, focos c/ aros INOX e aparelhagem (interruptores e tomadas) da marca LeGrand modelo Suno com um total de 10000€...


    Caro, muito caro. Procure outros orçamentos.

    Já agora, se quer aparelhagem Legrand Suno (é simples mas de grande qualidade), até ao fim do ano está com uma promoção da Legrand de +20% de desconto. Facilmente se consegue um desconto total de 50%. Só para ter uma ideia dos preços ridículos da aparelhagem Legrand Suno (preços já com desconto de 50%):

    BOTAO/ INTERRUPTOR 1,22
    TOMADA 2PT COM OBTURAD. 1,63
    ESPELHO BRANCO 0,28
  14.  # 18

    Colocado por: eu
    Colocado por: nelito-gandamalucoRecentemente entregaram-me um orçamento para electrificação segundo projecto ITED c/ iluminação embutida, focos c/ aros INOX e aparelhagem (interruptores e tomadas) da marca LeGrand modelo Suno com um total de 10000€...


    Caro, muito caro. Procure outros orçamentos.

    Já agora, se quer aparelhagem Legrand Suno (é simples mas de grande qualidade), até ao fim do ano está com uma promoção da Legrand de +20% de desconto. Facilmente se consegue um desconto total de 50%. Só para ter uma ideia dos preços ridículos da aparelhagem Legrand Suno (preços já com desconto de 50%):

    BOTAO/ INTERRUPTOR 1,22
    TOMADA 2PT COM OBTURAD. 1,63
    ESPELHO BRANCO 0,28


    CARO!!!
    Para a minha moradia 320m2 (4 quartos 3 wc cozinha garagem, 2 salas, 1 escritório, lavandaria),:
    - electricidade efapel série logus arbore/madeira(muito mais caro que as normais), tubagens quadros etc,
    - ited
    - águas sanitárias em PEX, pré-instalação paineis solares
    - instalação de gás.
    - rede de esgotos.
    - assent. loiças sanitárias e torneiras
    - respectivas certificações (gás, ited, certiel)

    total 8500€ já c/iva
    • kami
    • 11 dezembro 2009

     # 19

    Boas

    MJPEREIRA5... pode dizer-me de que zona é a pessoa que lhe está a fazer esses preços?

    Pode dar jeito... e estou neste momento à procura de pessoal para isso mesmo...

    Cumps
    • naar
    • 11 dezembro 2009

     # 20

    Colocado por: MJPEREIRA5
    Colocado por: eu
    Colocado por: nelito-gandamalucoRecentemente entregaram-me um orçamento para electrificação segundo projecto ITED c/ iluminação embutida, focos c/ aros INOX e aparelhagem (interruptores e tomadas) da marca LeGrand modelo Suno com um total de 10000€...


    Caro, muito caro. Procure outros orçamentos.

    Já agora, se quer aparelhagem Legrand Suno (é simples mas de grande qualidade), até ao fim do ano está com uma promoção da Legrand de +20% de desconto. Facilmente se consegue um desconto total de 50%. Só para ter uma ideia dos preços ridículos da aparelhagem Legrand Suno (preços já com desconto de 50%):

    BOTAO/ INTERRUPTOR 1,22
    TOMADA 2PT COM OBTURAD. 1,63
    ESPELHO BRANCO 0,28


    CARO!!!
    Para a minha moradia 320m2 (4 quartos 3 wc cozinha garagem, 2 salas, 1 escritório, lavandaria),:
    - electricidade efapel série logus arbore/madeira(muito mais caro que as normais), tubagens quadros etc,
    - ited
    - águas sanitárias em PEX, pré-instalação paineis solares
    - instalação de gás.
    - rede de esgotos.
    - assent. loiças sanitárias e torneiras
    - respectivas certificações (gás, ited, certiel)

    total 8500€ já c/iva


    BARATO!

    O seu orçamento está com muito bom preço.

    Normalmente para uma moradia média, valores médios:

    Electricidade - 6.000,00
    Canalização - 3.500,00
    Gás - 250,00
    + IVA
 
0.0243 seg. NEW