Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois é amigos, hoje recebi finalmente a grande noticia que o meu pedido de licença de utilização para o Monte do Chafariz tinha sido aprovado.

    Passaram-se cerca de 3 anos e meio desde do momento em que "avistei" o terreno até a emissão da dita licença. Durante este tempo muita dor de cabeça que eu tive, mas no fim posso dizer que o prazer foi muito superior a todos os problemas que tive de ultrapassar.

    As maiores dores de cabeça confesso que foram a nivel burocráticos com a Câmara, ó gentinha tão complicada e nada cumpridora dos prazos legais....

    A nível de empreiteiro, não podia ter escolhido melhor (igual sim, encontra-se e, secalhar temos uns quantos aqui no fórum), os funcionários impecáveis e de muito fácil trato. O senão, o atraso que a obra teve, graças a um "carpinteiro" sem palavra no que toca aos prazos de entrega, mas o que valeu é que o "gajo" até trabalha muito bem no que toca aos acabamentos.

    De momento tenho apenas umas pontas soltas, que não são graves e que penso que até ao final do mês estejam resolvidos.

    Deixo-vos alguns dados económicos em relação à construção da minha casa:

    - Casa térrea (250 m2) com aproveitamento amplo do sotão (150 m2 +/-) e anexo 85 m2;
    - Orçamento 200 mil euros;
    - 3000 euros em tinta, visto que a pintura da casa ficou a meu cargo;
    - Trabalhos a mais, 8000 euros (2 muros extras; portão em ferro; tectos falso em madeira; pavê Outono; 4 portas extras; 2 roupeiros extras;
    - Taxas camarárias: 2290 euros;
    - Ramal da água: 624 euros (4 metros);
    - Ramal da EDP: 770 euros (43 metros);


    Os entendidos que façam as contas ao custo por m2... mas aposto que não vai dar os 200 euros o m2 que deve de ser o recordista aqui do fórum :)

    Após a construção de uma casa é que se está plenamente preparado para fazer a ..... "CASA", mas como é óbvio ao fim de 3 anos e picos, a malta está é de rastos e quer lá saber de grandes pormenores....mas o que eu fazia de diferente, sim tenho algumas coisas, tipo:

    - Os 3 óculos que tenho na casa, colocava-os com um diâmetro superior, tipo 70 em vez dos 50 actuais;
    - Colocava mais 2 velux's;
    - Secalhar n fazia caixa de ar, mas sim maciço a base da casa, mas aqui só o futuro o dirá se foi erro ou não;
    - A rampa de acesso fazia mais suave, mas com isso na parte de cima do terrena teria que ficar mais inclinado;
    - As pedras terem sido em moleanos... ai meninos.... eu bem avisei o empreiteiro que queria mudar, mas com tanta porra, foi-se esquecendo e quando demos pelo erro já era tarde;
    - Fazer tecto falso nos Wc's de forma a ser muito mais fácil o aquecimento das wc's;
    - A ideia parva de ter colocado um ponto de luz lá bem no alto do tecto do hall de entrada;
    - O pé direito do anexo deveria ter ficado aí bem com menos 1 metro de altura;
    - Creio que deveria ter optado pelo sistema de Termossifão em vez de circulação forçada, mas mais uma vez só o futuro se foi erro ou não.
    - Parte do muro da artebel... erro grave, devia-se ter metido uns pilares pelo meio daquilo... mas aqui o mal vai ser corrigido, no próximo Verão parte do muro vai vir ao chão.

    Concerteza foram mais uns quantos erros que à medida que me vou lembrando, os vou mencionar neste post.

    Uma palavra muito especial a todos aqueles que me ajudaram a resolver as minhas dúvidas aqui no fórum

    Um abraço e, se eu poder contribuir com alguma coisa de positivo, já sabem....

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  2.  # 2

    Parabéns!

    Falta agora actualizar o blog :-)

    A respeito dos €/m^2, fazendo umas contas assim por alto:
    250+150+85=485 m^2
    200k + 3k + 8k + 3,6k + projecto = ~215k
    O que dá ~443 €/m^2, penso que está muito bom.... ;-)

    Não tem agora de pagar mais nada? Isto é, o terreno valia X e tinha um IMI, agora construiu a casa que com o terreno vale Y. Não tem de ir às finanças actualizar o terreno e pagar algum tipo de IMT?
    Vai conseguir isenção de IMI de quantos anos?
  3.  # 3

    Parabéns ! Muitos!!! E Bom Ano!
  4.  # 4

    Não tem agora de pagar mais nada? Isto é, o terreno valia X e tinha um IMI, agora construiu a casa que com o terreno vale Y. Não tem de ir às finanças actualizar o terreno e pagar algum tipo de IMT?
    Vai conseguir isenção de IMI de quantos anos?


    Ora aqui está um assunto que eu preciso de ajuda aqui da malta, ou seja qual o próximo passo, da Câmara já me livrei, agora vou ser "devorado" pelas finanças. Na Câmara disseram-me que tinha de ir lá no espaço de 30 dias e entregar uma cópia da Licença de Utilização e uma planta do projecto para eles fazerem o cálculo do IMI.

    Agora eu já residia no concelho de Alenquer, já usufruí de uma isenção de IMI, que por sinal acabou no ano passado... portanto creio que já não terei direito a nova isenção né?

    Pergunta dirigida ao FD... vou meter o meu apartamento à venda, ha 10 anos fiz a escritura do mesmo por 67500 euros... se eu o vender/escriturar por exemplo 87500, terei mais valias de 20000 euros... terei que pagar mais valias ou poderei ser isentado por ter contraído empréstimo para fazer a minha nova casa (desculpa se não fui muito claro)...

    Abraços

    Filipe
  5.  # 5

    Ah falta o custo do terreno que foi de 37500 euros (9850 m2)... os custos associados ao projecto foi qualquer coisa a rondar os 2800 euros, mas aqui foi tudo feito de uma forma muito familiar.

    Abraços

    Filipe
  6.  # 6

    Parabéns!!!

    Gozem bem a vossa nova casinha!

    Alice
  7.  # 7

    Filipe
    Parabéns!!!
    Que Inveja.
    Cumprimentos e muitas felicidades.
    Carlos
    A Minha Futura Casa
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2010

     # 8

    Parabéns! :)

    Colocado por: afsantosPergunta dirigida ao FD... vou meter o meu apartamento à venda, ha 10 anos fiz a escritura do mesmo por 67500 euros... se eu o vender/escriturar por exemplo 87500, terei mais valias de 20000 euros... terei que pagar mais valias ou poderei ser isentado por ter contraído empréstimo para fazer a minha nova casa (desculpa se não fui muito claro)...

    Se o dinheiro foi investido na nova casa, não se paga nada (mas tem que se declarar!), isto é:
    -> gastou-se 100 na nova casa
    -> tem-se mais valias de 10 na venda da outra
    -> pediu-se ao banco 100-10=90
    -> não se paga IRS sobre as mais valias

    O problema coloca-se quando as pessoas pedem 100 ao banco na mesma, nesse caso pagam IRS sobre a mais valia.
  8.  # 9

    P A R A B É N S!
    Ísso é que é começar bem o ano!!
    Quanto às contas...
    250+150+85=485 m^2
    200k + 3k + 8k + 3,6k + projecto = ~215k
    O que dá ~443 €/m^2
    não é bem assim. Não se pode dividir o preço total pela área total PORQUE
    caso as áreas fossem as mesmas mas noutra ordem, isto é, se tivesse
    85m2 casa
    150m2 de sotão não_sei_com_que_pé_direito
    250m2 de anexo
    o valor desceria para uns 350euros/m2, não? ;-)

    A área que interessa é a área bruta (coberta, dentro de casa).
    Se tiver uma cave ou um sotão para arrumos, ou se tem um montão de varandas, isto podem ser benefícios, mas (lógicamente) aumentam o valor da casa por m2 (entenda-se: por m2 de área dentro de casa).

    Além de que, se gastou 3000€ em tinta, terá gasto, neste caso "poupado", uns 9 ou 10mil em mão de obra. ;-)
    • naar
    • 8 janeiro 2010

     # 10

    Parabéns e felicidades na nova casa!

    Agora descansa! :)
  9.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.P A R A B É N S!
    Ísso é que é começar bem o ano!!
    Quanto às contas...
    250+150+85=485 m^2
    200k + 3k + 8k + 3,6k + projecto = ~215k
    O que dá ~443 €/m^2
    não é bem assim. Não se pode dividir o preço total pela área total PORQUE
    caso as áreas fossem as mesmas mas noutra ordem, isto é, se tivesse
    85m2 casa
    150m2 de sotão não_sei_com_que_pé_direito
    250m2 de anexo
    o valor desceria para uns 350euros/m2, não? ;-)

    A área que interessa é a área bruta (coberta, dentro de casa).
    Se tiver uma cave ou um sotão para arrumos, ou se tem um montão de varandas, isto podem ser benefícios, mas (lógicamente) aumentam o valor da casa por m2 (entenda-se: por m2 de área dentro de casa).

    Além de que, se gastou 3000€ em tinta, terá gasto, neste caso "poupado", uns 9 ou 10mil em mão de obra. ;-)


    Só coloquei as áreas e os valores porque sei que a malta aqui do fórum até se pinta pelos cálculos sempre rabiscados do custo de contrução por m2.... muito sinceramente nunca me preocupei com esse facto, mas tão somente pelo custo total, pois escusado será dizer que é esse valor que eu tinha e vou ter de pagar aos Sres Banqueiros :(

    O pé direito do sotão, de cabeça a parte mais baixa tem 1.5 metro e a mais alta qualquer coisa como 2.2/2.3... mas posso estar a ser impreciso.

    Pois os 3000 euros em tinta foram muito bem empregues não só porque, acho eu, coloquei uma boa tinta e principalmente como poupei na mão de obra, vergando eu a mola não sei durante quantos dias e obrigando o meu pobre irmão à mesma sentença.... para terem uma ideia o orçamento apresentado pelo construtor para pintar esta casa era de 7000 euros...e não faço a minima ideia qual era a tinta, pois eu tive sempre a ideia inicial de ser "eu" a pintar a dita cuja.

    Obrigado pelos "Parabéns", acreditem que é muito reconfortante os ouvir :)

    Abraços

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    • Viegas
    • 8 janeiro 2010 editado

     # 12

    Muitos parabéns, sorte e saúde para gozar da vossa moradia.
    Sr. Filipe pode dizer-me se o valor que pagou pelo ramal da EDP foi subterrâneo?
    Pode esclarecer melhor porque diz que se calhar devia ter colocado termossifão em vez de circulação forçada, é que eu estou a pensar colocar circulação forçada na minha moradia com apoio de uma caldeira a pellets ou gasóleo.
    Também fala do tecto falso no WC, não está satisfeito é asneira colocar?
    Eu como estou a pensar colocar tectos falsos (pladur) no interior da moradia, por isso a minha questão.
    Desculpe tanta pergunta.
    Cumprimentos e bom Ano para todos.
  10.  # 13

    Colocado por: ViegasMuitos parabéns, sorte e saúde para gozar da vossa moradia.
    Sr. Filipe pode dizer-me se o valor que pagou pelo ramal da EDP foi subterrâneo?

    - Foi aereo.

    Pode esclarecer melhor porque diz que se calhar devia ter colocado termossifão em vez de circulação forçada, é que eu estou a pensar colocar circulação forçada na minha moradia com apoio de uma caldeira a pellets ou gasóleo.

    - É assim eu ainda não sei bem se foi um erro, mas há uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha, foir ter lido nas especificações técnicas do acumulador/kit solar a seguinte frase "Maintenance consumption - 2 kw 24h", o que eu entendo é que este sistema "come" 2 kw num dia.... será que o termossifão também consome energia para colocar o sistema em funcionamento?

    Também fala do tecto falso no WC, não está satisfeito é asneira colocar?

    - Muito pelo contrário eu acho que se deve colocar o tecto falso, pois no Inverno o aquecimento será mais rápido, mais eficiente e mais barato. Um conselho coloque também umas ventax's, são baratas e evitam as humidades, principalmente em dias em que não pode abrir as janelas.

    Eu como estou a pensar colocar tectos falsos (pladur) no interior da moradia, por isso a minha questão.
    Desculpe tanta pergunta.

    Tá À vontade, terei todo o gosto em ajudar...se souber é claro.
    Cumprimentos e bom Ano para todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  11.  # 14

    Os meus parabéns por mais esta batalha vencida :) :) agora necessita é de saúde para si e para os seus para se gozar do Monte ;) ;)

    três questões- 1º como questionou Viegas, está arrependido do tecto falso nos wc? é que estou para construir moradia e a minha ideia era ter tecto falso em
    toda a moradia.
    2º posso saber qual a área bruta de construção e se os 200.000€ de orçamento é já com IVA.
    3º porque acha melhor termossifão? eu estava a pensar colocar circulação forçada, dizem-me que o rendimento é superior pois o deposito está mais protegido.


    Abraço e mais uma vez parabéns e felicidades

    Marco
  12.  # 15

    Filipe eu coloquei termossifão com apoio do esquentador a gás natural.

    Como calcular DEVE Ainda não usei:)) estão a montagem a acabar ea casa "ainda a procissão vai no adro".

    A informação que tenho é que pode ter apoio electrico, mas sendo a gás Electricidade não,Gasta também vem essa informação no folheto e , mas não sei se é correcta.

    Você não colocou tecto falso nos Wcs pois não? acho que fica a dúvida se colocou e se arrependeu ou não colocou.
    Eu vou colocar depois logo se vê:)

    Nas pinturas acho que também vamos arriscar, mas só depois de ter os orçamentos é que decidimos.

    Alice
    • Viegas
    • 8 janeiro 2010 editado

     # 16

    Obrigado Sr. Filipe pelos esclareçimentos, agora estou a compreender a sua preocupação com o sistema solar, porque o Sr. colocou com resistência eléctrica, mas eu estou a pensar colocar como apoio uma caldeira a gasóleo ou pellets.
    Pode explicar-me o que é ventax's
  13.  # 17

    Colocado por: marcojoseOs meus parabéns por mais esta batalha vencida :) :) agora necessita é de saúde para si e para os seus para se gozar do Monte ;) ;)

    três questões- 1º como questionou Viegas, está arrependido do tecto falso nos wc? é que estou para construir moradia e a minha ideia era ter tecto falso em toda a moradia.

    - Expressei-me mal... o que eu queria dizer era "devia ter colocado tecto falso nos wc's" :)

    2º posso saber qual a área bruta de construção e se os 200.000€ de orçamento é já com IVA.

    - Casa térrea (250 m2) com aproveitamento amplo do sotão (150 m2 +/-) e anexo 85 m2; e sim já tem IVA

    3º porque acha melhor termossifão? eu estava a pensar colocar circulação forçada, dizem-me que o rendimento é superior pois o deposito está mais protegido.

    - Eu não sei se o Termossifão teria sido melhor, bem mais barato era decerteza.... só tenho a duvida por causa desse consumo de manutenºão mencionado no acumulador...que ninguém me conseguiu explicar... mas já enviei mail para o fabricante.

    Abraço e mais uma vez parabéns e felicidades

    Marco
  14.  # 18

    Colocado por: Alice GonçalvesFilipe eu coloquei termossifão com apoio do esquentador a gás natural.

    Parece-me muito boa ideia, eu só não optei pelo backup a gás, porque na minha zona não havia gás Natural, assim o backup é electrico...2 resistências que mamam 2.4kwh, o que me vale são uns programadores mecânicos e uma tarifa bi horária.

    Como deve calcular ainda não usei :)) estão a acabar a montagem e a casa "ainda a procissão vai no adro".

    A informação que tenho é que pode ter apoio electrico, mas sendo a gás não gasta electricidade, e também vem no folheto essa informação, mas não sei se é correcta.

    Você não colocou tecto falso nos Wcs pois não? acho que fica a dúvida se colocou e se arrependeu ou não colocou.
    Eu vou colocar depois logo se vê :)

    ... xi que grande confusão criei eu com o meu maldito "Português".... wc's com tecto falsos melhor solução.

    Nas pinturas acho que também vamos arriscar, mas só depois de ter os orçamentos é que decidimos.

    ... se tiver muito tempo disponível força, pois pintar uma casa por exemplo só ao fim de semana, requere uma data de fins de semana, eu andei uns 3 meses sem descansar um único dia...

    Alice
  15.  # 19

    Colocado por: ViegasObrigado Sr. Filipe pelos esclareçimentos, agora estou a compreender a sua preocupação com o sistema solar, porque o Sr. colocou com resistência eléctrica, mas eu estou a pensar colocar como apoio uma caldeira a gasóleo ou pellets.
    Pode explicar-me o que é ventax's


    Mas esse consumo de manutenção nada tem a ver com o backup electrico pois esse é feito com 2 resistências electricas que consomem 2.4 kwh..... escusado será dizer que num mês de utilização e com este maldito tempo, tem sido utilizada todos os dias.

    Abraços

    Filipe
  16.  # 20

    Colocado por: afsantos
    Colocado por: Alice GonçalvesFilipe eu coloquei termossifão com apoio do esquentador a gás natural.

    Parece-me muito boa ideia, eu só não optei pelo backup a gás, porque na minha zona não havia gás Natural, assim o backup é electrico...2 resistências que mamam 2.4kwh, o que me vale são uns programadores mecânicos e uma tarifa bi horária.

    Na minha zona pararam o investimento e naquele bairro, adivinhe qual é a unica rua que tem gás natural? a minha :))
    Alguma vez na vida fui bafejada pela sorte :)



    Nas pinturas acho que também vamos arriscar, mas só depois de ter os orçamentos é que decidimos.

    ... se tiver muito tempo disponível força, pois pintar uma casa por exemplo só ao fim de semana, requere uma data de fins de semana, eu andei uns 3 meses sem descansar um único dia...

    Sou sincera , não me agrada nada a ideia, mas se tiver que ser, coitados dos meus braços!!! se já a pintar a minha casa me custa fará aquela imensidão de paredes!

    Alice
 
0.0227 seg. NEW