Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos os srs.engºs que se depreenda que percebam de condensações;possam opinar sobre a possibilidade de haver condensações em alumínio de rupturas térmicas(boas)...
    Tenho uma obra que executei em ecothermic plus(Domal)com vidro neutralux s de 4mm.uma caixa de 16mm.e um vidro de 8mm.os vãos estão virados a poente e apanham muito sol no Verão,e o cliente usava ar condicionado a frio(agora usa muito pouco)o problema que assiste actualmente é que o raio da condensação no Inverno é fabulosa(muita)estes vãos estão assentes em pedra de granito muito grossa vidrada...todos os vãos foram assentes sobre calços de cerca de 6mm.de nylon,a envolvência dos vãos foi feita com poliuretano,e depois a ms polímero alto módulo...a condensação é muita nas pedras,e abrange a caixilharia e vai até ao vidro(cerca de 5cm.)
    Estou aberto a opiniões até de pessoas das mais diversas áreas...(também observei que as paredes do interior da habitação tinham alguma condensação)

    Cumps
    Manuel Rocha
  2.  # 2

    Boas

    E um pequeno esquema, bem como descrição das paredes, arranja-se?

    cumps
    José cardoso
  3.  # 3

    Colocado por: j cardosoBoas

    E um pequeno esquema, bem como descrição das paredes, arranja-se?

    cumps
    José cardoso


    Parede em roscone pintado a amarelo ou creme(não estou bem lembrado)

    cumps
    Manuel Rocha
  4.  # 4

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: j cardosoBoas

    E um pequeno esquema, bem como descrição das paredes, arranja-se?

    cumps
    José cardoso


    Parede em roscone pintado a amarelo ou creme(não estou bem lembrado)

    Não sei qual a composição interior das paredes(são antigas,mas bem construidas e restauradas...não sei se tem caixa de ar ou outra coisa qualquer...
    Cumps
    Manuel Rocha

    cumps
    Manuel Rocha
  5.  # 5

    Havia para aqui um frenesim de tecnissistas sobre condensações,e agora que me mostro leigo sobre esta matéria;ninguém é capaz de dizer nada?
  6.  # 6

    Então?
    Os engºs que se fartam de dar opiniões;não sabem dizer o porquê da condensação muito evidente na ecothermic plus?Agora é que eu queria ver os campeões.

    Cumps
    Manuel Rocha
  7.  # 7

    Se há condensações nas pedras em volta das janelas (dentro de casa) é porque
    - há produção de humidade dentro de casa;
    - as pedras em volta janelas estão mais frias que o resto das paredes.

    Não faço ideia das condições higrométricas nem das temperaturas exterior e interior mas aposto que:
    - com o frio que tem feito, as pessoas cozinham e tomam banho com as janelas fechadas;
    - a temperatura dessas pedras em volta dos caixilhos é bem inferior à das paredes.
    Q.E.D.

    Solução? O costume: desumidificar; aquecer; ventilar.

    Nota: o roscone, não ajuda. Ao contrário do estuque, quase não absorve a humidade em excesso no ar.

    PS: isto não é um serviço público, Jorge! :-)
  8.  # 8

    Luis K.W.

    A boca tinha que vir(isto não é um serviço público...)
    Mas não é um promenor importante para se discutir?
    Então por essa ordem de ideias por não se tratar de um serviço público,não vale a pena dizer e ajudar aqui ninguém...

    cumps
    Manuel Rocha
  9.  # 9

    Gostava de apreciar mais opiniões porque tenho quase a certeza que existem muitos problemas destes...
    Então pela ordem de ideias do Luís;o PVC também pode ter o mesmo problema nas mesmas condições?

    Cumps
    Manuel Rocha
    • eu
    • 10 janeiro 2010

     # 10

    A pedra tem algum tipo de corte térmico com o exterior ou é contínua? Se for contínua até ao exterior, tem aí a justificação dessas condensações.

    O alumínio provavelmente está em contacto com a pedra, e como é um excelente condutor de calor, fica à mesma temperatura da pedra, resultando daí a condensação no alumínio.

    Com caixilhos em PVC, provavelmente nada disso aconteceria...

    Mas isto são tudo especulações, pois só analisando tudo no local é que se podem tirar conclusões sérias.
  10.  # 11

    Colocado por: Jorge RochaA boca tinha que vir(isto não é um serviço público...)
    Boca?
    Boca é «agora é que eu queria ver os campeões»! :-))
    É que nenhum dos que aqui tenta arranjar respostas esteja aqui nem por obrigação, nem por vício, nem por não ter mais nada que fazer...

    Colocado por: j cardosoE um pequeno esquema, bem como descrição das paredes, arranja-se?
    Continuamos à espera...
  11.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.Se há condensações nas pedras em volta das janelas (dentro de casa) é porque
    - há produção de humidade dentro de casa;
    - as pedras em volta janelas estão mais frias que o resto das paredes.

    Não faço ideia das condições higrométricas nem das temperaturas exterior e interior mas aposto que:
    - com o frio que tem feito, as pessoas cozinham e tomam banho com as janelas fechadas;
    - a temperatura dessas pedras em volta dos caixilhos é bem inferior à das paredes.
    Q.E.D.

    Solução? O costume: desumidificar; aquecer; ventilar.

    Nota: o roscone, não ajuda. Ao contrário do estuque, quase não absorve a humidade em excesso no ar.

    PS: isto não é um serviço público, Jorge! :-)


    Ipsis verbis...
    O Luis já disse tudo.
    Ontem foi Domingo, caneco... não somos escravos do Forum... só as vezes...
    além dos pedidos dos comentários anteriopres, continuamos sem saber a constituição integral da parede...
    Mas o problema não é concerteza, da serie de aluminio.. é da globalidade das condições existentes...
  12.  # 13

    Colocado por: euA pedra tem algum tipo de corte térmico com o exterior ou é contínua? Se for contínua até ao exterior, tem aí a justificação dessas condensações.

    O alumínio provavelmente está em contacto com a pedra, e como é um excelente condutor de calor, fica à mesma temperatura da pedra, resultando daí a condensação no alumínio.

    Com caixilhos em PVC, provavelmente nada disso aconteceria...

    Mas isto são tudo especulações, pois só analisando tudo no local é que se podem tirar conclusões sérias.

    em PVC... a condensação apareceria sempre... na pedra...
    • eu
    • 11 janeiro 2010

     # 14

    Colocado por: Pedro Barradasem PVC... a condesação apareceria sempre... na pedra...

    Pois... isso é inevitável, a não ser que a pedra não seja contínua...
  13.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Colocado por: euA pedra tem algum tipo de corte térmico com o exterior ou é contínua? Se for contínua até ao exterior, tem aí a justificação dessas condensações.

    O alumínio provavelmente está em contacto com a pedra, e como é um excelente condutor de calor, fica à mesma temperatura da pedra, resultando daí a condensação no alumínio.

    Com caixilhos em PVC, provavelmente nada disso aconteceria...

    Mas isto são tudo especulações, pois só analisando tudo no local é que se podem tirar conclusões sérias.

    em PVC... a condensação apareceria sempre... na pedra...


    A minha casa não tem as tradicionais cantarias, tendo somente peitoris ( . ) ( . ) , a caixilharia é em PVC, contudo a condensação surge somente na zona dos vidros e nem sequer é algo muito exagerado.

    Abraço

    Filipe
  14.  # 16

    Boa noite.

    A pedra deve ser continua, como a diferença de temperatura do interior da moradia e a superfície vidrada da soleira é elevada ,da se a condensação, ésta condensação esta a subir para os vidros visto haver contacto entre a caixilharia e a pedra.

    este problema poderia ser evitado com o corte térmico da soleira visto não ter acontecido existe varias soluções que não resolvem mas atenuam muito este problema.
 
0.0196 seg. NEW