País: Portugal Brasil
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)

Powered by V a n i l l a

1.  # 1
    Boa noite a todos.

Eu e o meu namorado estamos em processo de aquisição de casa (de facto, até já assinámos contrato de promessa).
    Após consulta de bancos, chegámos à conclusão que temos larga vantagem em fazer o empréstimo em meu nome apenas. Como tal, gostaria que a casa ficasse somente em meu nome (nunca se sabe o dia de amanhã). O receio dele prende-se com o facto de, se algo me acontecer, ele não ter direito a nada (quando irá contribuir não na despesa do empréstimo mas noutras contas directamente relacionadas com a casa).

É possível fazer algum documento e salvaguardar a situação dele em caso do meu falecimento? Se bem sei, não posso deserdar irmãos e pais, nem que deixe testamento a deixar a casa especificamente para o meu namorado, correcto?

Alguma outra ideia para solucionar da melhor forma esta situação?

Obrigada.
  2.  # 2
    (MartaD, chegue aquiiii) :-)

Fale com um advogado.

Sugestão: depois de adquirir a casa, assine (e reconheça a assinatura presencialmente, num notário) um Contrato-Promessa de Compra e Venda irrevogável , comprometendo-se a vender-lhe metade da casa(*), e admitindo que já recebeu o valor do sinal, e em que ele se compromete a pagar metade(*) da prestação da casa.

(*) metade, ou... 40%, ou 60%, ou o valor que ele se comprometer a comparticipar nas despesas da casa - consoante os vossos rendimentos.
  3.  # 3
    Boa noite...
    posso dar-te o meu exemplo da qual as coisas não correram bem e tornaram-se muito complicadas para mim. Há cerca de 5 anos atrás adquiri um apartamento com o meu namorado da altura, julgando-o eu meu futuro marido, o que é certo é que o empréstimo foi feito em nome dos dois(para grande erro meu) e neste momento ja não estamos juntos e eu continuo "vinculada" sem sentido nenhum. Isto porque eu nunca paguei 1cêntimo para aquela casa. Quando decidimos comprar era para futuro, ainda estava a estudar,3ºano da faculdade, portanto não tinha rendimentos, como continuo sem ter que entretanto acabei o curso e me encontro desempregada. Onde é que quero chegar?? é que depois de muitas tentativas com o banco para sair do empréstimo a qual não tenho relação nenhuma(e de provar que ele é o único auferir), que não contribuo, e que não usufruo da casa em questão é me negado esse direito. Neste momento estou com outra pessoa a 2 anos,vamos casar no fim do ano e continuo nesta situação.. Ele pôs a casa a venda entretanto, não a consegue vender. e eu não vejo fim para isto. Por isso aconselho pensar bem no futuro antes de se tomar uma decisão que nos pode pesar tanto.
  4.  # 4
    Colocado por: Noctya
    ......(quando irá contribuir não na despesa do empréstimo mas noutras contas directamente relacionadas com a casa)....

Pelo que percebo do que está escrito é que ele nao paga nada em relação ao emprestimo, logo nao tem direito a nada.
    Partindo do principio que os dois vivem ( ou vao viver) juntos, o que ele paga é referente aos gastos referente ao consumo de agua, luz, fas, telefone, alimentação, etc. , ou seja, os gastos que teria no dia a dia em qualquer lugar onde estivesse a viver.

Para ele ter direito a alguma coisa terá de pagar uma percentagem (conforme diz o Luis) referente à prestação da casa, para alem dos gastos normais.
  5.  # 5
    Façam assim, metam todos os bens no nome dos dois, mesmo que os vossos namorados não os tenham pago. O amor é lindo. Não sejam mázinhas.

O receio dele prende-se com o facto de, se algo me acontecer, ele não ter direito a nada

Tenha piedade!!!
  6.  # 6
    Tambem existe o caso da minha irmã, que a casa ficou no nome dele devido à vantagem do antigo crédito bonificado, tiveram 2 filhos e agora que se separaram ela veio para o olho da rua com dois filhos atrás, teve de ir morar durante 8 meses na minha mãe e só agora é que conseguiu arranjar uma casinha com uns 30 anos enquanto o canalha está lá na outra casa com muito menos anos e quase paga. O Amor é lindo..... :-(
  7.  # 7
    Colocado por: hfviegasTambem existe o caso da minha irmã, que a casa ficou no nome dele devido à vantagem do antigo crédito bonificado, tiveram 2 filhos e agora que se separaram ela veio para o olho da rua com dois filhos atrás, teve de ir morar durante 8 meses na minha mãe e só agora é que conseguiu arranjar uma casinha com uns 30 anos enquanto o canalha está lá na outra casa com muito menos anos e quase paga. O Amor é lindo..... :-(

Pois, mas estas situações dão razão ao namorado da Noctya...embora seja estranho que só ponham a hipótese de ela falecer...e se se separarem, ele aceita sair de casa sem direito a nada?
    Se o problema é só mesmo a morte (arrepiante...), a Noctya pode fazer testamento relativamente à quota disponível (não sei exactamente quanto é neste caso...será 50%?).
    Não pensam em casar num futuro próximo?
  8.  # 8
    Colocado por: becas
    Colocado por: hfviegasTambem existe o caso da minha irmã, que a casa ficou no nome dele devido à vantagem do antigo crédito bonificado, tiveram 2 filhos e agora que se separaram ela veio para o olho da rua com dois filhos atrás, teve de ir morar durante 8 meses na minha mãe e só agora é que conseguiu arranjar uma casinha com uns 30 anos enquanto o canalha está lá na outra casa com muito menos anos e quase paga. O Amor é lindo..... :-(

Pois, mas estas situações dão razão ao namorado da Noctya...embora seja estranho que só ponham a hipótese de ela falecer...e se se separarem, ele aceita sair de casa sem direito a nada?

Mas se ele não paga nada do empréstimo, realmente não tem direito a nada :/

(não quero voltar à mesma discussão eheh)
  9.  # 9
    Colocado por: MartaD

Mas temos de voltar, o que ela diz é "quando irá contribuir não na despesa do empréstimo mas noutras contas directamente relacionadas com a casa"

Mesmo que isto não fosse o suficiente, vamos só supor o caso mais comum nos nossos jovens que se juntaram e adquiriram casa, a casa fica no nome dele e ele paga todas as despesas da casa, todas as despesas incluo (IMI, seguro vida, seguro multirisco, condominio e empréstimo), mas não sobra mais nada logo ela paga o resto (alimentação, agua, luz, gas, carros, seguros dos automoveis, imposto de circulação vamos por aqui um seguro de saude para ambos juntamente com as despesas medicas que ambos tem de ir, uma vez que o rapaz gastou tudinho na casa)

Quando se separarem o que é que ele tem? uma bela casa e ela tem o quê?????
  10.  # 10
    Bom, nesse caso é injusto a casa não ser dos dois, realmente. Porque afinal de contas , um pagar o empréstimo e o outro pagar o resto das despesas, vai dar tudo ao mesmo.
  11.  # 11
    Colocado por: hfviegas
    Colocado por: MartaD

Mas temos de voltar, o que ela diz é "quando irá contribuir não na despesa do empréstimomas noutras contas directamente relacionadas com a casa"

Mesmo que isto não fosse o suficiente, vamos só supor o caso mais comum nos nossos jovens que se juntaram e adquiriram casa, a casa fica no nome dele e ele paga todas as despesas da casa, todas as despesas incluo (IMI, seguro vida, seguro multirisco, condominio e empréstimo), mas não sobra mais nada logo ela paga o resto (alimentação, agua, luz, gas, carros, seguros dos automoveis, imposto de circulação vamos por aqui um seguro de saude para ambos juntamente com as despesas medicas que ambos tem de ir, uma vez que o rapaz gastou tudinho na casa)

Quando se separarem o que é que ele tem? uma bela casa e ela tem o quê?????

É precisamente aqui que quero chegar. Ele tem sem duvida direito a metade da casa, essa nao é a questao. O problema é que o emprestimo fica bem mais barato se for apenas feito em meu nome. Mas o meu medo é que, se a coisa der para o torto, em alguma altura ele tem direito a metade do valor da casa (porque fica em nome dos 2) - que pode nao me dar se a vendermos e ele entender q n me deve dar -, mas em termos bancarios eu tenho de arcar com o valor por inteiro! A minha ideia era se haveria algum documento que salvaguardasse ambas as situaçoes. Nao quero enganar ninguem, nem quero sair prejudicada... Ja percebi que o melhor é emprestimo e casa em nome dos 2.
  12.  # 12
    Fale com um advogado.

Eu também acho melhor comprar a casa a meias.

Há sempre a hipótese de seguir a minha sugestão:
    Depois de VOCÊ adquirir a casa em seu nome, assine (e reconheça a assinatura presencialmente, num notário) um Contrato-Promessa de Compra e Venda, comprometendo-se a vender ao seu namorado metade (*) da casa, em que as condições de pagamento serão rigorosamente METADE daquilo que você tiver pago e terá a pagar ao banco (em prestações mensais, e com o prazo do empréstimo bancário).
    Para que não houvessem dúvidas, os pagamentos dele seriam feitos por transferência bancária para a sua conta (de onde irá fazer os pagamentos ao Banco).
    No caso de incumprimento do CPCV pelo seu namorado, ele perderá os pagamentos já feitos.
    O CPCV poderá incluir cláusulas prevendo outras circunstâncias (estarem ambos de acordo em vender a terceiros, etc.).

(*) metade, ou... 40%, ou 60%, ou o valor que ele se comprometer a comparticipar nas despesas da casa - consoante os vossos rendimentos.
Fórum Desporto

0.0454 seg.