País: Portugal Brasil
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)

Powered by V a n i l l a

1.  # 1
    Bons Dias.

Estou a pensar colocar tecto radiante electrico no tecto falso na remodelação do meu apartamento. Gostava de saber se alguém tem alguma opinião formada sobre este tipo de aquecimento.

Obrigado.
    •  
      FD
    • 9 Março 2010
     # 2
    O calor "sobe". O frio "desce".
    Há por aqui quem diga que aquecer uma casa a partir do tecto pode desafiar estas regras da física... ;)
  2.  # 3
    Boa tarde,

O calor "sobe". O frio "desce".

Existem 3 fenómenos de transferência de energia: condução, convecção e radiação.

Num sistema de aquecimento practicamente não existe condução tirando aquela que existirá para a camada de ar imediatamente próxima do elemento aquecedor. Tipicamente a energia transferida por condução num sistema de aquecimento é desprezável.

A convecção utiliza um fluido (ar) para transferir energia criando inevitavelmente correntes de convecção. Aqui sim poderemos falar em "O calor "sobe". O frio "desce"." Os sistema predominantemente convectivos ( ex: radiadores de parede, ar condicionado, ventil-convectores, etc) tem por isso uma velocidade do ar mais elevada que em alguns casos acaba por ser pouco confortável.

Os sistemas predominantemente por radiação, possuem temperaturas mais baixas, velocidades do ar mais baixas e transferem a sua energia por radiação. Qualquer corpo em linha de vista com uma temperatura inferior/superior trocará energia entre si independentemente de estar em cima, em baixo, ao lado, etc. É um fenómeno electromagnético que não se rege pelas leis da termodinãmica. É evidente que existirão sempre correntes de convecção mas não deverão ser tomadas (exageradamente) em conta na apreciação.

Os sistemas de tecto radiante apresentam-se como uma alternativa aos pavimentos radiante: não implicam mexer no pavimento e desde que o pé direito o permita são de relativa fácil instalação. No radiante de tecto a água existirá a pré para fazer ainda; no radiante de tecto eléctrico o processo è bastante mais simplificado.
    É uma solução que exige uma boa regulação da temperatura de forma a que seja confortável.

Cumprimentos

Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, aprendiz2

• gugas
    • 9 Março 2010 editado
     # 4
    Boas tardes,

Nas minhas pesquisas de orçamentos sobre piso radiantes eléctricos, perguntei a uma empresa à cerca de tectos radiantes.

Segue a resposta em baixo:

Respondendo à questão que colocou sobre tectos: A instalação de tectos radiantes com aplicação de filmes de aquecimento apenas se justifica perante a impossibilidade de o fazer pelo pavimento. É mais cara e não possui a mesma capacidade de inércia e acumulação térmica. Neste caso não aconselhamos.

Resumindo, se não tem hipótese de meter no chão é uma solução possível. Mas a explicação física de ser menos eficiente está explicada nos posts anteriores.

Cumprimentos
  3.  # 5
    Boas tardes,

Já tinha conhecimento da explicação dada por "Piso Radiante", daí não levantar sequer a dúvida do ar quente sobe. Piso radiante está fora de questão porque é um 1º andar de um prédio antigo com um soalho de madeira natural em casquinha em excelente estado que nunca me passaria pela cabeça cobrir. O meu receio é quando me dizem que o calor é emitido por radiação, isso não terá implicações nocivas para a saúde? Um comercial com quem falei comparou o sistema à incidência solar, mas se estivermos muito tempo ao sol todos sabemos que não é muito saudável!

Já agora esclarecia que pretendo apenas aquecimento, arrefecimento não me interessa minimamente. Daí pensar no eléctrico e não no hidráulico.
  4.  # 6
    O meu receio é quando me dizem que o calor é emitido por radiação, isso não terá implicações nocivas para a saúde? Um comercial com quem falei comparou o sistema à incidência solar, mas se estivermos muito tempo ao sol todos sabemos que não é muito saudável!

pois mas não vai estar muito tempo ao sol, com o piso radiante apenas vai estar muito tempo ao calor, e não se preocupe que não bronzeia...lol

cumprimentos
  5.  # 7
    A minha questão era relativa ao tecto radiante e não ao piso. O que me assusta é a radiação! Não será nocivo de alguma maneira?
  6.  # 8
    A sua preocupação deve ser o rendimento de um sistema de tecto radiante, que, embora possível de ser implementado me parece que terá um rendimento marginal por estar em cima. No entanto, o seu vizinho de cima vai agradecer-lhe...
  7.  # 9
    Não, não tenho problema nenhum com o rendimento e percebo perfeitamente o funcionamento do sistema. Parece-me até lógico e eficaz. O que me preocupa é que impacto poderá ter para a minha saúde ser aquecido por ondas de rádio! É só essa a minha dúvida, se alguém conhece algum estudo, português ou estrangeiro, sobre o impacto deste tipo de aquecimento na saúde!
  8.  # 10
    Por amor de Deus, você não vai ser aquecido por ondas de rádio mas sim por radiação na banda do infravermelho, não faz mal à saude. Então só pelo facto do sistema passar a estar no tecto, passa a libertar ondas de rádio?

Penso que você não está, de todo, a perceber os paradigmas do aquecimento, e aconselhava-o a tentar perceber que aquilo que pretende fazer, vai resultar num sistema com pouca eficiência. que vai afectar a saúde ....da sua carteira.
  9.  # 11
    Acha que é um sistema que não funciona?
    É que tal como expliquei atrás não tenho possibilidade de aplicar no chão! Daí ter pensado neste sistema. Se puder aconselhar outro que não o Ar Condicionado estou aberto a sugestões!
  10.  # 12
    Eu não tenho explicar nada a uma cabeça dura como você, que alem de não ver, também não quer ver...você já tomou a sua decisão.
  11.  # 13
    Boa tarde,

Há cerca de 10 anos qd comecei no piso radiante um dos argumentos contra que ouvi foi que devido ao facto de estarmos perante um sistema eléctrico que existira electromagnetismo e que este seria prejudicial à saúde. Na altura perguntei ao meu fornecedor se existia alguma veracidade e a resposta foi não. Não fiquei muito convencido!
    De forma a "ver com os meus olhos" adqiri na altura um detector/leitor de electromagnetismo que me custou na altura 70 contos.
    Quando o recebi testei em televisões, armaduras de iluminação fluorescente, sistema de wireless, telemóveis, etc, e obviamente em piso radiante.
    Conclusão: gastei 70 contos para nada.

Cumprimentos
  12.  # 14
    Peço desculpa se o ofendi de alguma maneira. Não era minha intenção. Estou genuinamente interessado em encontrar uma boa solução e ainda não escolhi nada! Isto de falar a escrever é complicado porque de alguma maneira podemos fazer passar uma ideia falsa. Estou mesmo interessado noutras opiniões senão nem sequer me dava ao trabalho de perguntar!!! Se de alguma maneira me pode ajudar a escolher estou a pedir-lhe encarecidamente que o faça!
  13.  # 15
    Ola a todos!
    Muita gente não percebe do funcionamento do aquecimento radiante,dai tem receios.
    Eu comprei umas peliculas para experimentar.Aquilo que vi,convenceu-me.Era preferivel para mim instalar o tecto radiante. As ondas aquecem não so o pavimento,tambem as coisas a sua volta,os habitantes etc. Em vez de aquecer o ar.Não queima oxigenio,não seca o ar.Ate tem efeitos terapeuticos,graças a radiação infravermelha na faixa longa do cumprimento das ondas. Não se pode confundir com os raios de ultravioleta.

À semelhança do Sol, o aquecimento radiante consiste num processo de transferência de calor, através de ondas térmicas que, ao invés dos sistemas tradicionais que aquecem o ar, aquecem sobretudo a envolvente do compartimento onde é instalado (pavimento, paredes e tectos) bem como os corpos e outros elementos físicos.
    Todos sabemos que o Sol emite ondas térmicas, no entanto quando viajamos de avião, é habitual que o comandante informe que "estamos a 10.000 metros de altitude e a temperatura exterior é de…50°C negativos!". Ou seja, apesar de um sol radioso "lá fora" faz muito frio. Logo, essas ondas térmicas não aquecem o ar, necessitam de encontrar um meio físico (o nosso planeta), para que a radiação se expresse em calor. Este é o princípio do Aquecimento Radiante , não sobe nem desce, simplesmente há deslocação de radiação dum corpo quente para um corpo frio, qualquer que seja o corpo.
  14.  # 16
    Colocado por: Nick,graças a radiação infravermelha na faixa longa do cumprimento das ondas.

para isso não é preciso ter no tecto!!
  15.  # 17
    Caro Dynamic444, argumenta a sua conclusão,s.f.f.
    Tambem não era mal ter o Sol em baixo,pois não ?

O ser humano costuma virar tudo de pernas para o ar,contrariando a natureza.Por isso temos tantas coisas estupidas nas nossas vidas e a pagar caro.
    • Nick
    • 28 Maio 2010 editado
     # 18
    Colocado por: Dynamic444tecnologia infravermelhos não é só usada em tectos

Pois não,mas é preferivel... Porq,o tecto ,em geral ta todo livre das coisas,enquanto o chão não.Espero que ja percebeu ? ;-)
  16.  # 19
    Colocado por: Nick
    Colocado por: Dynamic444tecnologia infravermelhos não é só usada em tectos

Pois não,mas é preferivel... Porq,o tecto ,em geral ta todo livre das coisas,enquanto o chão não.Espero que ja percebeu ? ;-)

não, ainda não percebi....
    • Nick
    • 30 Maio 2010 editado
     # 20
    Caro Ricardo,parece ta gozar comigo :-) .Mas pronto. O tecto não tem nada que o impede transmitir as ondas do calor para baixo.Ao contrario do chão.Que sempre ta ocupado com moveis,camas,tapetes etc.
  17.  # 21
    Colocado por: Paramonteo seu vizinho de cima vai agradecer-lhe...

Não vai,não ! Porq,antes de instalar o sistema,tem que isolar o tecto,com placas RoofMate por exemplo, e aplicar algum material reflector do calor.Para direccionar as ondas do calor para baixo.
  18.  # 22
    Colocado por: Nick
    Colocado por: Paramonteo seu vizinho de cima vai agradecer-lhe...

Não vai,não ! Porq,antes de instalar o sistema,tem que isolar o tecto,com placas RoofMate por exemplo, e aplicar algum material reflector do calor.Para direccionar as ondas do calor para baixo.

Mas eu sempre ouvi dizer que o calor sobe não baixa!
  19.  # 23
    Uma solução poderá ser através de paredes radiantes, há alguns sistemas de embeber nas paredes, no reboco, que resolvem o problema do aquecimento sem radiadores à vista e sem ter que levantar o pavimento existente. Agora, tecto radiante nunca colocaria numa casa minha, imagino que para aquecer uma divisão deverá ser preciso muito mais energia que num outro sistema, para além de que deve criar uma situação desagradável em que a cabeça estará mais quente que os pés...
  20.  # 24
    Boas noite,

Mas eu sempre ouvi dizer que o calor sobe não baixa!

Num sistema radiante (tectos, paredes, pavimento) existe também esse fenómeno mas existe um outro chamado radiação que é mais predominante: a radiação.
    A radiação é um fenómeno ondulatório que não se rege pelas leis da termodinâmica; funciona em linha de vista ou seja, qualquer corpo com diferente temperatura de outro irá trocar energia com o objectivo de atingir o equilibrio (mesma temperatura). Nesta forma de transferência de energia não existe o sobe, ou desce. Existe a cor dos corpos, o seu calor especifico, as temperaturas a que estão, a rugosidade da superficie, etc.

No fenómeno da convecção, predominante nos radiadores existe de facto algo parecido com "o calor sobe" mas que se trata apenas do fluxo de energia proporcionado não só pela diferentes temperaturas de ar existentes no compartimentos: o ar sobe circula junto ao tecto, desce pelo radiador para ser aquecido, etc, etc...e é no movimento deste fluido "ar" que se consegue a climatização do espaço sempre com algumas diferenciais térmicos no mesmo espaço inerentes à convecção.

As paredes radiantes apresentam-se como uma alternativa quando as outras não são possíveis.
    Uma parede radiante terá menos área do que um pavimento ou tecto radiante logo, predominará a convecção ao contrário do pretendido nos sistemas radiantes.
    É uma opção.

imagino que para aquecer uma divisão deverá ser preciso muito mais energia que num outro sistema, para além de que deve criar uma situação desagradável em que a cabeça estará mais quente que os pés...

Está errado. Será necessária a mesma energia e se permitir 1ºC a mais do que por exemplo um pavimento radiante ainda conseguirá ser mais eficiente. Não imagine o tecto radiante ou mesmo o piso radiante como um "grelhador" gigante nos pés ou na cabeça....esqueça essa ideia. Estamos a falar de sistema de baixa temperatura que funcionam normalmente na ordem dos 22ºC. Se o desconforto que refere existir só existe uma explicação: o sistema foi mal dimensionado.

Cumprimentos
  21.  # 25
    Colocado por: imagino que para aquecer uma divisão deverá ser preciso muito mais energia que num outro sistema, para além de que deve criar uma situação desagradável em que a cabeça estará mais quente que os pés...

Em regra geral,as peliculas do sistema não aquecem mais que 50 graus.Mas ,não quer dizer que vai fritar a sua cabeça ;-) .

Imagine que no seu quarto a area do tecto tem 10 metros quadrados. Um metro quadrado do tecto radiante emite por volta de 160 Wattes.Vezes 10 são 1,6 kW.E mais nada ! Ja agora imaginou este grande aquecedor ?! Em comparação com um convector ,que tem potencia maior duas vezes ,ta ligado ,para ai 70% do tempo aquecer(secar) o ar num canto do quarto ,so .E voçe não ta bem servido e sempre a facturar ! Enquanto,o sistema do tecto radiante este tempo todo chega estar desligado.Porq,funciona da outra maneira,mais razoavel e eficaz.
    Meus amigos,livrem-se dos seus paradigmas ! Hoje em dia podemos e devemos aproveitar da alta tecnologia.
    Tudo de bom para voçes !

0.0536 seg.