Iniciar sessão ou registar-se
    • GA
    • 6 maio 2009 editado

     # 1

    Caros membros e visitantes do Forum,

    Gostaria de partilhar a planta provisória da minha futura moradia e fico receptivo às vossas opiniões e gostos pessoais, no sentido de reforçar o que considerem bem e de alertarem para o que possa estar menos bem.

    A moradia vai ser implantada num lote de cerca de 8000m2, numa zona "rural" (em que há poucas casas nas imediações). Terá cerca de 50 m de terreno fértil com algumas árvores de fruto na zona sul - que é em frente à sala,escritório, e quartos.

    O nascente é do lado da cozinha e alpendre;
    O sul é no alçado da sala, escritório e quartos;
    O poente é na lateral da suite;

    Onde coloquei o número 1 é uma zona de leitura, todas as outras zonas estão identificadas.
    A entrada para o terreno será feito por trás (lado norte), na zona da garagem.
    A garagem tem uma entrada alternativa para a casa pela zona da lavandaria.
    A cobertura vai ser estilo moderno, sem telhas.

    Muito obrigado
      Planta_final1.JPG
  1.  # 2

    Numa primeira analise falta o cumprimento do 163/2006 no que diz respeito ao percurso acessivel e I.S.
    De resto parece-me bem, falta ver os alçados.
    • GA
    • 6 maio 2009

     # 3

    Em relação ao percurso acessível lembrei-me de referir que há 2 degraus (embora com altura inferior a uma escada comum) no "corredor" de acesso aos quartos tal como outros 2 degraus para o acesso à cozinha/sala de jantar. De que forma poderá ser uma condicionante para cumprir esse 163/2006?
    Obrigado
    Aqui estão também os alçados...
      Alçados25_final.jpg
  2.  # 4

    Esses degraus são uma condicionante pois terá que colocar uma plataforma elevatória. O percurso acessivel não pode ter desniveis em degrau superior a 2cm e tem que dar acesso a cozinha, i.s. e um quarto.
    Acho melhor esquecer os degraus e tornar um dos banhos acessivel
    • GA
    • 6 maio 2009

     # 5

    Muito bem, vou analisar isso em conjunto com o arquitecto. Obrigado
  3.  # 6

    Ou rampas e já agora a cozinha tambem tem que fazer parte das zonas acessiveis.
    A nivel de distribuição é dificil dizer muito mais pois terá sido muito analizado por si os espaços e a sua funcionalidade embora ache que para um terreno tão grande e portanto com alguma privacidade, a relação com o exterior podia ser mais franca, os quartos individuais por exemplo. A zona de comer embora tenha aquele envidraçado em L mas para fora no sentido sul, vê-se a parte de baixo da escada.
    De resto os alçados parece-me um pouco secos, mas poderá ser só pelo tipo de desenho pois dependendo da execução e materiais, poderá ficar bem.
    • GA
    • 6 maio 2009

     # 7

    Obrigado pela sua opinião "marco1",

    De facto, em relação à ligação mais franca ao exterior tentamos chegar a um equilibrio, porque se é verdade que o terreno é grande, por outro lado é completamente plano, não tem vegetação nem árvores que o acomodem (naturalmente que depois terei que arranjar vegetação para embelezar e "proteger" a casa exteriormente), e ainda passa uma estrada secundária relativamente perto da casa (cerca de 20m). Ou seja, neste momento o terreno é completamente descampado. O que está projectado é que nos quartos haja uma pequena rampa à frente de cada a servir de ligação ao exterior...

    Esse pormenor que observou da zona de jantar ter acesso visual à parte debaixo das escadas sou obrigado a concordar consigo, mas por (1) não parecer existir melhor subida para o terraço do que ali, por (2) a zona de jantar permitir um campo visual grande, não nos parece que ver a parte debaixo das escadas seja um impecilho muito significativo, embora mais uma vez admita que ao imaginar-me sentado à mesa e a olhar para esse lado preferisse ver o terreno em profundidade do que as escadas... enfim, não se pode ter tudo.
  4.  # 8

    Como arquitecta e visto que o seu projecto foi desenhado por um colega, tenho pena que o arquitecto não tenha tido a preocupação de tornar a vivência da sua casa numa experiência especial, vejo que é mais uma casa com quartos, sala, cozinha, e umas janelas para uma vista bonita.

    O difícil mas também o que motiva um bom arquitecto é conseguir porporcionar ao homem uma vivência funcional mas ao mesmo tempo emotiva no espaço que o rodeia. É verdade que leva mais tempo e obriga a uma maior articulação das ferramentas do arquitecto, mas afinal é para isso que nós existimos se não qualquer um desenhava casas.

    Em termos de feng-shui.... reduzindo ao máximo. Diria para ter atenção a condução.

    Esta mensagem é sobretudo para os colegas que por algum motivo já desistiram de pensar como um arquitecto.
    • GA
    • 6 maio 2009

     # 9

    Obrigado pelo seu comentário Rita,

    Percebo as suas críticas mas estou a entende-las mais como um "aviso" a alguns arquitectos, onde inclui o que fez o meu projecto.
    Gostaria, se lhe for possível claro, que apontasse concretamente o que não lhe parece bem ou o que mudaria na planta. Fiquei curioso em saber a que se refere exactamente quando fala em "feng-shui reduzido ao máximo"; "falta de preocupação em tornar a casa numa experiência especial" e "proporcionar ao homem uma vivência funcional"...

    Cumprimentos
  5.  # 10

    Cara colega Rita

    Seria bom que tambem concretizasse objectivamente algo do que pensa em relação a este caso especifico. O que penso ser um pouco dificil pois nem conhecemos a envolvente.
    Já agora em termos de feng-shui que não conheço em profundidade, qual é a condução a que se refere?
  6.  # 11

    Caro GA,

    Pasei hoje pela 1ª vez pelo fórum para colocar um anúncio, vi o seu pedido e resolvi responder-lhe.
    Neste momento só tenho pedidos de "consultas" .... via net. Como deve calcular não tenho disponibilidade para o fazer nesse sentido.

    Mas tentando não deixar as suas questões em branco, posso dizer-lhe que existe poesia na arquitectura e que nesse sentido o homem pode vivênciar o seu dia-a-dia de uma forma mais bonita. Abra um livro de arquitectura e veja a forma como a luz entra pelos espaços, como eles comunicam entre si, como o funcional se torna por vezes uma obra de arte.

    Quanto ao Feng-Shui, apenas o mencionei porque é uma das minhas paixões.
  7.  # 12

    Rita

    desculpe-me a insistência mas como é que atravês de uma planta e de dois alçados pode "medir"...a luz e o grau de poesia em presença?
    Acredito que devemos ter convicções mas poderemos ser "tão rápidos" perante o parcialmente desconhecido?
    Objectivamente...
    • GA
    • 6 maio 2009

     # 13

    Cara Rita,

    Quando procuro opiniões práticas para poder apreciar melhor a qualidade da minha planta provisória tenho igualmente noção que as mesmas serão dadas dentro daquilo que for possível dar... isto é, quando se julga uma planta está-se apenas a avaliar descontextualizadamente da personalidade das pessoas que nela viverão, da vivência que se pretende ter na casa, da envolvência do local onde vai ser implantada, entre muitos outros factores.

    Por isso confesso ter ficado um pouco surpreendido com a sua análise porque aquilo que, de certo modo, colocou em dúvida foram exactamente alguns dos aspectos que serviram de orientação e inspiração ao arquitecto que fez a planta: preocupou-se (assim como eu) com a funcionalidade; com o poder proporcionar diferentes vivências, memórias e estados dentro da casa; e, inclusive, é adepto do feng-shui. Dentro disto, o que lhe parece então não estar bem?

    Se puder esclarecer melhor a sua análise fico agradecido.
    Cumprimentos
  8.  # 14

    Colocado por: RitaPachecoCaro GA,

    Pasei hoje pela 1ª vez pelo fórum para colocar um anúncio, vi o seu pedido e resolvi responder-lhe.
    Neste momento só tenho pedidos de "consultas" .... via net. Como deve calcular não tenho disponibilidade para o fazer nesse sentido.

    Mas tentando não deixar as suas questões em branco, posso dizer-lhe que existe poesia na arquitectura e que nesse sentido o homem pode vivênciar o seu dia-a-dia de uma forma mais bonita. Abra um livro de arquitectura e veja a forma como a luz entra pelos espaços, como eles comunicam entre si, como o funcional se torna por vezes uma obra de arte.

    Quanto ao Feng-Shui, apenas o mencionei porque é uma das minhas paixões.

    É pá, eu até nem sou arquitecto...
    Mas sinceramente... tem muito jeito para a poesia...
    • GA
    • 7 maio 2009

     # 15

    ...
  9.  # 16

    Objectivamente.

    - Não cumpre com o DL 163/2006 ( acessibilidades)
    - Aterava a localização da lareira da sala para a parede divisória com a cozinha...
    - A planta proposta e organização funcional parecem-me interessantes.


    PS:é uma obra que vai sair dispendiosa.. com tanta envolvente exterior... e não compreendo o comentário da colega Rita Pacheco, a um Estudo Prévio e sem conhecimento de todas as condicionantes do Projecto, incluindo, entre outros factores os desejos vivênciais e o budget do Dono de obra ...
    • GA
    • 7 maio 2009

     # 17

    Obrigado pelo seu comentário Pedro

    - De facto, as acessibilidades terão que ser alteradas em relação ao que está neste momento, ou contornadas de algum modo, embora preveja que nao altere significativamente a planta;

    - A localização da lareira é realmente algo que me deixa algumas dúvidas... ainda se pensou colocá-la nas costas da parede do escritorio, mas como estaria numa parede com 2 passagens talvez fosse um espaço apertado e pouco acolhedor para os sofás. Como está tem uma desvantagem que é a zona dos sofás ter acesso visual para a cozinha...

    Qt ao custo vamos ver! Já me avançaram com uma estimativa de cerca de 170 mil.

    Obrigado pelo seu comentário Pedro,
    Cumprimentos
  10.  # 18

    O orçamento.. para 310m2 de Area de implantação/ Bruta.. parece-me curto.

    Sem contar com a Piscina.
    • GA
    • 8 maio 2009

     # 19

    Sim, também estou com dificuldades em acreditar que fique nesses valores :/

    Já que fala em áreas... já percebi que muitas vezes os termos de área de implantação, área útil, área bruta são utilizados a favor dos cosntrutores e dos seus orçamentos, ou seja, muitas vezes orçamentam sobre uma área que é a maior em detrimento da que deveria ser. Qual é o tipo de área que deve ser legalmente considerada para o orçamento?
    • GA
    • 12 maio 2009

     # 20

    Bom, vou avançar para o plano de execução com este estudo prévio. Só tenho pena de haver muitos metros de zona de passagem.
 
0.0226 seg. NEW