Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em zona de muito frio, como é a Beira Alta, é vantajoso que na montagem de um recuperador de calor (só de aquecimento de ar forçado, com duas ventoinhas electricas) ele seja envolvido em lã de rocha, tendo isolada, também com lã de rocha, a chaminé da anterior lareira, quase no topo, um pouco abaixo da extremidade da chaminé metálica do recuperador?
    E valerá a penas, entre um e o outro isolamento, dentro da cozinha, rasgar uma abertura na parede da chaminé da antiga lareira para se aproveitar o calor gerado pelo recuperador no interior da mesma chaminé? Uma vez que o recuperador é envolto em lã de rocha, será que vai sair calor com interesse dessa abertura? E mais importante e preocupante: será que por essa abertura vão sair micro-particulas de lã de rocha que uma vez respiradas são prejudiciais á saúde?
    E, por fim, se houver que fazer isolamanto do recuperador e/ou da chaminé, lá mais acima, é melhor lã de rocha ou lã de vidro, ou outro tipo de material?

    Obrigado a quem possa dar a sua opinião credivel.
  2.  # 2

    Colocado por: JMAntunesna montagem de um recuperador de calor (só de aquecimento de ar forçado, com duas ventoinhas electricas) ele seja envolvido em lã de rocha
    somente se quiser não aproveitar nada no espaço onde ele está, em caso contrario é não colocar qualquer isolamento no recuperador

    Colocado por: JMAntunestambém com lã de rocha, a chaminé da anterior lareira, quase no topo, um pouco abaixo da extremidade da chaminé metálica do recuperador?
    a conduta de saida de fumos deve ser toda isolada para evitar entre outras coisas as condensações.

    Colocado por: JMAntunesrasgar uma abertura na parede da chaminé da antiga lareira para se aproveitar o calor gerado pelo recuperador no interior da mesma chaminé? Uma vez que o recuperador é envolto em lã de rocha, será que vai sair calor com interesse dessa abertura? E mais importante e preocupante: será que por essa abertura vão sair micro-particulas de lã de rocha que uma vez respiradas são prejudiciais á saúde?
    se o recuperador tem isolamento em fibra mineral ou de vidro NÃO deve aberta qualquer ligação com o ambiente interior pois as fibras com o tempo soltam-se.

    ps: não esquecer de uma boa entrada de ar exterior para a câmara de combustão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMAntunes
  3.  # 3

    As fibras causam irritação no sistema respiratório (muito diferente de causar cancro) e na pele. Não são prejudiciais à saúde (isso já está mais que comprovado, e não estou apenas a falar do IARC).

    Se a chaminé for existente e não tiver qualquer isolamento algumas marcas de recuperadores aconselham a isolar o recuperador. Senão o calor vai chaminé acima. É o que dizem alguns manuais de instalação. Se é verdade ou não que se pronunciem os entendidos.
  4.  # 4

    Colocado por: tiagoribeiroSe a chaminé for existente e não tiver qualquer isolamento algumas marcas de recuperadores aconselham a isolar o recuperador. Senão o calor vai chaminé acima. É o que dizem alguns manuais de instalação


    Isto não faz muito sentido.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilva
    Isto não faz muito sentido.


    De um manual de instalação (de um recuperador) da Fogo Montanha:

    "Para reduzir as perdas de calor pela chaminé, a retaguarda e o topo do recuperador (não os lados) devem ser isolados com lã mineral. Pode precisar de mais se a sua lareira for larga em relação ao recuperador."
  6.  # 6

    Neste o recuperador heka diz que tem que levar tambem e é o que foi orçamentado
    " Recomenda-se o isolamento dos recuperadores de calor com material isolante com espessura de 40 mm e densidade de 70 kg/m3 (exceptua-se esta recomendação para a gama Back Box e Box, nas variantes Basic, Slim e Duo). Todos equipamentos devem ser instalados a uma distância de, pelo menos, 400 mm de materiais combustíveis; "
  7.  # 7

    Colocado por: nelson__ricardoNesteo recuperador heka diz que tem que levar tambem e é o que foi orçamentado
    " Recomenda-se o isolamento dos recuperadores de calor com material isolante com espessura de 40 mm e densidade de 70 kg/m3 (exceptua-se esta recomendação para a gama Back Box e Box, nas variantes Basic, Slim e Duo). Todos equipamentos devem ser instalados a uma distância de, pelo menos, 400 mm de materiais combustíveis; "


    No caso de chaminés existentes não isoladas, muitos manuais recomendam e vejo algum sentido em isolar o recuperador.

    No caso de obras novas, acho que não se deve isolar o recuperador. Deve-se isolar a hotte (no caso de ser feita em gesso laminado é meter o isolante nas calhas e montantes) com o alumínio virado para dentro da hotte e nas juntas meter fita de aluminio. Fazer isso bem feito exige paciência e perfeição.
    Deve-se usar lã de boa qualidade própria para o efeito (ex. Rockwool Firerock) caso contrário o alumínio solta-se e encaracola.
    Se se deixar a hotte com dimensões um bocadinho mais folgadas e bem ventilada, até não se pode isolar nada. Mas de uma maneira ou de outra SEMPRE com entrada de ar exterior (e evidentemente com grelhas).
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8.  # 8

  9.  # 9

    Boa tarde,

    Aproveitando o tópico sobre o isolamento de um recuperador de calor, gostaria de expor a minha situação e pedir a vossa opinião.

    Tenho um recuperador instalado, que tem uma placa de mármore "em cima" do recuperador, ou seja, a parede acima do recuperador, é forrada com uma placa de mármore. Quando acendo o recuperador, passado algum tempo, uma zona da mármore começa a aquecer bastante e já tem sinais de alteração da pedra. Com o medo de partir a pedra, deixei de ligar o recuperador.

    Depois de investigar o que se passava, percebi que o isolamento entra a pedra e o recuperador está feito com uma placa de lã de rocha pousada em cima do recuperador, tentando tapar o máximo possível a zona entre o recuperador e a pedra mas há uma zona em que a lã de rocha está mais para dentro e é exatamente essa zona que aquece.

    Para além do que já foi discutido no forum sobre o uso da lã de rocha em recuperadores de calor, gostaria de perguntar o que acham (se alguém conhecer) do material barlan (tenho uma proposta de reparação recorrendo a este material), para substituir a lã de rocha para o efeito pretendido (isolar a pedra para que esta não aqueça e acabe por partir).

    Obrigado
 
0.0157 seg. NEW