Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

    Com uma média de quase 800 PPM, hum ...mecanizar a renovação do ar e optimizar a climatização. Será que compensa e económicamente?
  2.  # 542

    Para renovação de ar não faz sentido. So faz sentido se quiser renovar o ar sem perdas caloríficas.
    Porque ar fresco será sempre mais puro do que esse
  3.  # 543

    enf

    a questão é que nem sempre convêm e é viável abrir janelas.
  4.  # 544

    Colocado por: enf.magalhaesCom uma média de quase 800 PPM, hum ...mecanizar a renovação do ar e optimizar a climatização. Será que compensa e económicamente?


    Vai ter um consumo mensal bem menor de com outros sistemas e em termos de instalação como já referi antes, o técnico falou-me em 6000 e tal. Mas era para uma máquina com um caudal de 700m3, é bastante. Pelo que eu já li aqui no fórum, pessoal com orçamentos de mais de 20000 para sistemas de climatização e que vão continuar a ter umas boas contas ao fim do mês para pagar. Muito sinceramente para o tipo de clima do nosso pais acho um exagero um investimento tão avultado.
  5.  # 545

    E em consumo energético mensal ? Qual é o estimado?
    • Zebota
    • 30 dezembro 2016 editado

     # 546

    Colocado por: enf.magalhaesE em consumo energético mensal ? Qual é o estimado?

    A ficha técnica dá maquina que andei a ver. Quanto a números é fazer contas, não percebo muito disso. Há outras com um caudal menor 400m3
      ficha_tecnica_UTAR_HP-page-007.jpg
      ficha_tecnica_UTAR_HP-page-008.jpg
    • Zebota
    • 30 dezembro 2016 editado

     # 547

    Outras características
      ficha_tecnica_UTAR_HP-page-002.jpg
      ficha_tecnica_UTAR_HP-page-003.jpg
  6.  # 548

    Tem um cop de 7.8, altamente.
    Isso é o mesmo que tem bomba de calor com ventiloconvectores, prefiro bomba de calor à VMC xpto
  7.  # 549

    Colocado por: callinasTem um cop de 7.8, altamente.
    Isso é o mesmo que tem bomba de calor com ventiloconvectores, prefiro bomba de calor à VMC xpto


    São opções, nada a dizer. Só não lhe renova é o ar, cheiros humidades etc etc de resto tá tudo
  8.  # 550

    Tenho previsto para a minha casa uma VMC de fluxos cruzados, por isso não sou septico .
    No entanto na minha opinião, climatização deve ser feita com sistema climatização. Ventilação, com sistema de ventilação. Portanto estão a falar de uma VMC que faz climatização, com desempenhos interessantes, ar exterior a -4, ar interior a 22... mas a 22 nas grelhas dos compartimentos ou das máquinas?
    Depois, em princípio esse sistema funcionará como um avac. Pois eu não gosto muito de estar em sítio e levar com a corrente de ar fria do avac, é que ainda que seja quente é menos quente que o nosso corpo. E se um AC ou ventiloconvectores precisam normalmente para climatizado nos dias mais frios grandes caudais e as vezes temperaturas de 24 a 26, como na VMC isso será melhor Ou equivalente?
    Concordam com este comentário: ptuga
    • Zebota
    • 30 dezembro 2016 editado

     # 551

    Funcionamento verão

    Funcionamento inverno
      utarhp3.jpg
      utarhp4.jpg
  9.  # 552

    Colocado por: callinasPois eu não gosto muito de estar em sítio e levar com a corrente de ar fria do avac, é que ainda que seja quente é menos quente que o nosso corpo.


    Tudo depende da localização da grelhas, este sistema bem dimensionado consegue ser homogéneo, a mesma temperatura em todas as zonas da habitação. A extração e insuflação tem que ser bem dimensionadas, não é a balda :)
  10.  # 553

    Coisa que não consegue só com 2 grelhas por divisão
  11.  # 554

    Colocado por: ZebotaO que me foi dito é que com uma máquina destas não se precisa de outra fonte de calor/frio
    isto é verdade e mesmo assim questionavel se a casa e vivencia da mesma for muito regrada e sem quaisquer desperdicios energéticos, o que tenho serias dúvidas se é desejável ou alcançável,

    Nao é a toa quena casa passiva em Ilhavo mesmo com um sistema parecido foi adicionado um recuperador de calor, e nem sequer é uma zona com grandes necessidades de aquecimento.
  12.  # 555

    É questionável também no aspecto de que há mais acaloradas e friorentos que outros. A minha casa tem mais kw de aquecimento que o necessário ainda assim, se não ligar o recuperador a minha mulher passa frio. Já eu, as vezes tenho de andar de manga curta. Neste cenário, habitual em algumas casas e necessário um sistema de climatização mais abrangente.
    Concordam com este comentário: jorgealves, 21papaleguas
    • VCAC
    • 30 dezembro 2016

     # 556

    Desenganese quem pensa que mesmo com bomba de calor um sistema doméstico do tipo VMC duplo fluxo resolve a climatização de uma casa para as condições de conforto.
    Se não reparem, mesmo falando do modelo maior indicado nos documentos acima, a máquina debita 950 m3/h (que como nada indica no documento sobre a perda) presumesse que seja em descargas livres, ou seja sem contar com a perda de carga relativamente à rede de condutas e válvulas/grelhas de admissão, extraccao, insuflação e retorno.... Contabilizando essas perdas... A máquina deve debitar para aí uns 800 m3/h, que divididos por cozinha, sala e 4 quartos dá cerca de 130m3/h por divisão. Tendo em conta que um equipamento de AC de 9000BTUs debita na velocidade média cerca de 500m3/h... E que provavelmente na sala normalmente as potências de AC são bem mais do que os 9000BTUs...
    130m3/h é apenas um ventinho para divisões típicas de 14m2 de quartos e de 30m2 de salas... Tinha que se ter sempre o sistema ligado 24/24 horas... (E mesmo assim tenho dúvidas)...
    • VCAC
    • 30 dezembro 2016

     # 557

    .... Com 6000€ equipa a sua casa com um sistema VMC simples fluxo e instala AC em todas as divisões...
    Concordam com este comentário: jorgealves, nelson__ricardo, callinas, RCVac
  13.  # 558

    Sou muito leiga neste tema pela que não vou opinar, mas descrever aquilo que sinto ultimamente, ao ler sobre o assunto, para também eu saber que tipo de sistema colocar na minha futura casa.
    Cada vez mais confusa e mais inclinada para não optar por um sistema caro (10000/15000,00€) por alguns motivos:
    Porque apesar de viver no norte, a tendência, pelo que dizem já há alguns anos e que se tem vindo a verificar, é o inverno e o verão serem mais curtos;
    Porque não sei se quero ficar refém de um sistema, que estará provavelmente ultrapassado daqui a poucos anos.
    Colegas que têm a caldeira avariada e que necessitam de assistência e passam frio ou calor enquanto a empresa não tem disponibilidade para se deslocar, são algumas;
    Porque no apartamento onde moro é raro ligar o aquecimento e só mm nas divisões viradas a norte;
    Porque acho que na maioria dos casos um bom recuperador de calor na sala, uma salamandra, pode ser a pellets, na cozinha, uns AC's nos quartos ou radiadores para aquecimento rápido e de pouca duração, será suficiente para um bom conforto e aquecimento,...
    Estarei muuuito enganada?
  14.  # 559

    Acho que está enganada em vários pontos.
    Com base em documentários, o Verão e o Inverno vão ser mais longos, mais quente o Verão e mais frio o Inverno, a Prinavera e o Outono é que vão desaparecer, ficando apenas duas estações com condições mais rigorosas.
    • DAJP
    • 5 janeiro 2017

     # 560

    E boas empresas de AVAC com experiência em VMC duplo fluxo? Alguém conhece?

    Estou muito inclinado em instalar a Nilan CT300 com recuperação de calor e também em instalar um recuperador a pelets ar e preciso de um bom projecto...
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
 
0.0329 seg. NEW