Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola a todos

    o meu apartamento é no ultimo andar e queria transformar um dos quartos no meu estudio visto que tenho um hobbie relacionado com a musica

    gostaria de vos pedir opiniao sobre solucoes para atenuar o som

    eu tinha pensado em construir um quarto dentro de outro, ou seja, forrar tudo a pladur com isolamento mas essa opcao para já esta colocada de parte porque parece-me bastante dispendiosa, mas ja agora se alguem poder indiciar o tipo de isolamento a colocar dentro do pladur que seja melhor para isolamento acustico agradecia.

    estou a pensar colar nas paredes este tipo de placas de espuma:

    1

    alguem que possa dar uma opiniao sobre este tipo de solucao?

    como ja disse, estou a pensar colar nas paredes essas placas e forrar o chao com alcatifa, no tecto estava a pensar nao colocar nada, porque por cima dessa divisao é o telhado do predio
  2.  # 2

    é o melhor isolamento acústico...mas essas placas são caras. por estupido que pareça se forrar as paredes com caixas de ovos também resulta, é o isolamento acústico dos pobres.
  3.  # 3

    o merlin estao a 16€ o metro, pois ja sei que vou gastar uns bons euros nisto mas é o preco das coisas o que se pode fazer

    assim vale mesmo a pena forrar as paredes com isto com o objectivo de nao incomodar muito quem esteja fora da divisao?
  4.  # 4

    Essas placas de espuma não são para isolamento acustico.. mas para controlar a reveberação e assim controlar as qualidades acusticas do espaço.
    O ideal seria, como bem referiu, efectuar uma caixa dentro do quarto... Se não consegue terá de controlar o volume....

    PS: as caixas de ovos , acusticamente servem também o propósito dessas placas de espuma... podem é não corrigir em todas as gamas de frequencia....
    A acústica de sala tem muito que se lhe diga.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a loja do isolamento
  5.  # 5

    O ideal é forrar o espaço integralmente com la de rocha termo endurecida, com densidades >70kg/m3, e uma epsssura superior a 80mm. depois forrar essa mesma estrutura com um material rigido, por exemplo placas de OSB.. Vai atenuar bastante a transmisão de sons aéreaos e/ou vibrações... depois tem de ter atenção á porta...

    Então sim, corrige acusticamente o interior do espaço, com paineis acusticos absorventes... ( pode ser as caixas de ovos, ou outros...) normalmente não é necessario forrar integralmente o espaço.... dependerá tam´bem do volume, geometria e da fonte sonora... e ainda do que se pretende... A acústica de sala é uma ciência muito complexa.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: a loja do isolamento
  6.  # 6

    a minha preocupacao nao é tanto em termos acusticos, como direi, corrigir o som, graves,agudos,é mesmo abafar o som dentro da divisao para que quem esta nas outras divisoes e vizinhos nos apartamentos ao lado e abaixo, nao oicam muito a musica que estou a ouvir.

    eu sei que o ideal seria mesmo a tal divisao dentro da divisao, mas neste momento parece-me uma solucao complicada, olhando ao que la tenho.
  7.  # 7

    voltando a este tema, falaram-me numa solucao que deveria ser cara mas gostaria de pedir a vossa opiniao.

    disseram-me que uma alternativa as placas de pladur, seria fazer o interior em capoto com cortica.

    eu como nao sei bem o que isto quer dizer, alguem me poderá falar um pouco mais sobre isto, se tem ou nao vantagens acusticas para o que quero?

    obrigado.
  8.  # 8

    O youtube e a net estão cheias de ideias de como fazer estúdios caseiros de ensaio de bandas ou músicos individuais.

    O tratamento acústico do estúdio para depois de isolado tocar música é uma ciência complexa e há por cá alguns especialistas mas que são difíceis de contratar, têm muito trabalho, e são caros.

    Equacione também a hipótese de aluguer de estúdio. Se são vários músicos fica barato.
  9.  # 9

    Esta parece que é tal capoto a forrar a parede interiormente.

    https://www.youtube.com/watch?v=PLotLBnDi0s&ab_channel=tom%C3%A1sMartins
  10.  # 10

    eu explico,

    eu mudei-me ha pouco tempo e vim para um apartamento muito antigo em que se houve tudo

    eu queria fazer de um quarto um estudio mas so para o meu hobbie de passar musica, nao é nenhuma banda e nao estou muito preocupado com o tratamento acustico estou sim preocupado em poder meter musica sem incomodar quem esta em casa e os vizinhos, daí a minha preocupacao em ficar bem isolado.

    o youtube e afins sao fixes para ter uma ideia mas eu nao me ajeito a fazer uma coisa destas sozinho, e nao preciso de alugar um estudio porque é so para eu brincar aqui em casa.
  11.  # 11

    Só a título de exemplo:

    https://www.facebook.com/pg/rockpitstudios/about/

    http://www.estudioentreparedes.com/pt/faq

    Agora depende de onde vive e se o instrumento é portátil ou não.
  12.  # 12

    agradeco as sugestoes mas eu nao quero alugar nada, eu preciso é de ajuda para construir um isolamento como deve de ser para um quarto.
  13.  # 13

    Eu pensaria em dois temas:
    1) criar uma caixa sem contactos rígidos com a estrutura existente (sem aparafusar estruturas às paredes existentes); o mais lógico será imaginar uma caixa de madeira/OSB com um material resiliente a separá-la do resto da casa. Se conseguir separar bem esses dois mundos, e quanto mais "pesado" (devia dizer denso) for o material usado, melhor isolamento terá para o ruído aéreo
    2) tratar acusticamente essa caixa para evitar reverberações indesejáveis (uma regra básica será evitar grandes planos oposto paralelos; ou seja, entorte a coisa e crie assimetrias nos materiais de acabamento.
  14.  # 14

    isso significa que fazendo em pladur, o ideal seria aparafusar as estruturas metalicas ao chao e ao tecto de modo a que fique 2 ou 3 centimetros antes da parede?
  15.  # 15

    Aparafusar às estruturas que quer evitar transmitir o ruído, não pode ser.

    A estrutura (caixa) que criar tem que ficar separada do resto da estrutura por materiais apropriados que absorvam as ondas sonoras.

    Depois de conseguir a sua "caixa" que o isola do espaço exterior terá que fazer o tratamento acústico do interior da sua "caixa" para conseguir ouvir música em boas condições.

    Agora como não consegue fazer essa obra por si terá que contratar alguém que o saiba fazer. A solução que procura é da área dos estúdios de gravação e de ensaio de grupos de músicos. Outra solução simplista vai fazer-lhe gastar dinheiro sem conseguir o que pretende.
  16.  # 16

    ja agora, alguem conhece alguma empresa que faca isso?
  17.  # 17

    Veja aqui :) vem em Kit pelo que percebo e até tem preços e tudo


    http://www.quadrifonia.com/#/Tratamento-C93.aspx
  18.  # 18

    Colocado por: putefabiovoltando a este tema, falaram-me numa solucao que deveria ser cara mas gostaria de pedir a vossa opiniao.

    disseram-me que uma alternativa as placas de pladur, seria fazer o interior em capoto com cortica.

    eu como nao sei bem o que isto quer dizer, alguem me poderá falar um pouco mais sobre isto, se tem ou nao vantagens acusticas para o que quero?

    obrigado.


    Conheço um músico que mandou forrar um quarto do seu apartamento com cortiça e ficou contente com o resultado final. Olha que ele só mandou colar o cortiça e sem mais nenhum reboco. A divisão ficou um pouco escura, mas cumpre com a função.
  19.  # 19

    Muitos estúdios que conheço e alguns até são nossos clientes forraram a cortiça sim.

    Um desses estúdios já fez gravações para grandes artistas por isso penso que a solução deva ser boa.

    Agora é verdade que eu não tenho conhecimentos acerca de reverbação, nem de frequencias das ondas sonoras e isso para justificar se é a solução OPTIMAL.
  20.  # 20

    obrigado pelas respostas

    eu nao estou muito preocupado com o tratamento acustico mas sim em o som nao passar para fora da divisao.

    a casa e muito antiga e secalhar so cortica nao chega, ouvesse tudo nesta casa lolol
 
0.0200 seg. NEW