Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Venho pedir opiniões que me ajudem a identificar o ruído e conselhos sobre como lidar com a situação.

    Vivo num apartamento que adquiri há 5 anos quando o prédio ainda estava em construção (arquitectura moderna/recente). O apartamento por cima do meu é precisamente igual. Durante estes anos nunca tive qualquer tipo de incómodo com ruídos vindos de cima. Poucas vezes se ouve alguma coisa e quando se ouve não chega nunca a ser incómodo, pois só acontece por exemplo se deixam cair ao chão algum objecto que faz barulho no momento do impacto ou situações do género, como uma porta bater mais forte por causa do vento ou um ou outro jantar (muito raro) com convidados em que se ouve barulho mas nunca me incomoda nem me preocupa minimamente. Até aqui razões de queixa, zero.

    Mas há cerca de um mês atrás iniciou-se algo que ainda estou a tentar perceber o que será. Ouve-se um ruído invulgar tipo vibração, muito baixinho (se calhar nem 5db's), mas de um tipo ou "frequência" que incomoda bastante. Entra pelo ouvido de uma forma que quase que se tem a sensação de ter a orelha a mexer em resposta ao mesmo. É difícil de explicar, mas há algo neste som que o coloca numa frequência tal que origina uma qualquer resposta no cérebro, que parece que fica mais alerta. A melhor forma que encontro de explicar isto à distância é a comparação com estar dentro de um frigorífico que esteja ligado.

    Parece que o apartamento se transformou num frigorífico e ouvimos o motor a trabalhar constantemente... Prefería um som bem mais alto, com o dobro dos decibéis, mas um barulho normal. Já nem peço pássaros a assobiar ou vento a soprar, mesmos carros a passar na rua fazem um ruído celestial se comparado com este som de vibração com o qual lidamos há cerca de 1 mês. No silêncio da noite ouve-se muito, durante o dia é mais imperceptível mas mesmo assim incomoda. É como vos tentava explicar, mesmo que não se oiça (se tiver música a tocar mais alto) o som/vibração está lá e faz-se sentir.

    Durante a primeira semana estive bastante inclinado para a possibilidade de um aspirador robot. E é estranho mas na primeira semana o som era um pouco diferente do que é agora, para pior. Agora já não é tão mau, mas ainda custa um bocado. Ora nessa primeira semana o ruído era descrito de outra forma. Em vez de dar a sensação de se estar dentro de um frigorífico, o que parecia é que tínhamos uma abelha, vespa ou besouro a voar dentro do tecto falso. Era mesmo muito parecido com isso. E como nos primeiros dias durava entre 3 e 6 horas, quase me convenci de que os vizinhos teriam comprado um aspirador robot, talvez dos mais barulhentos.

    Depois estive uma semana em trabalho no estrangeiro, quando voltei ainda ouvi algumas vezes, mas menos. E depois até acho que durante uns 5 dias não ouvi nada. Mas nos últimos 10 ou 12 dias tem sido sem parar. Já tenho a certeza praticamente absoluta de que não é um aspirador robot, porque esses funcionam no máximo 3 a 6 horas de seguida, depois têm que parar durante algum tempo para carregar. Além disso é óbvio que os vizinhos não iriam ter o aspirador ligado durante 12 dias quase sem parar. E já tinha achado estranho que na primeira semana (quando eu estava convencido de que sería um aspirador robot) eles o tivessem sempre ligado à noite (tipo entre as 22h e as 04h).

    Portanto, aspirador robot não é, só se estamos a falar de 2 coisas que por coincidência introduziram quase em simultâneo e uma delas é um aspirador robot, mas não consideremos essa hipótese. Estive para lhes perguntar se tinham comprado um aspirador robot nessa semana caso os tivesse visto nos espaços comuns do prédio, mas não calhou e prefiro ter uma melhor noção do que se passa e de como devo actuar antes de lhes ir bater à porta ou de os abordar no prédio. De salientar que a nossa relação com eles é a melhor, sempre ouve uma clara simpatia mútua, já resolvemos situações problemáticas no prédio e condomínio em conjunto e não há dúvida que se trata de boa gente, justa e sensata.

    Neste momento, como o ruido é constante (entre 12 e 24 horas por dia, mais para perto das 24 que das 12) estou mais inclinado para que seja uma vibração originada pelo sistema de aquecimento central do apartamento. Os apartamentos têm pré-instalação de aquecimento central e sei que eles instalaram no apartamento deles e que não costumavam utilizar, pois uma vez já depois de sermos vizinhos há mais de 2 anos perguntei-lhes que opinião tinham do aquecimento central e disseram-me que não o usavam. Mas obviamente que quando o instalaram pensavam usá-lo no futuro e, penso que este é momento, até porque têm um bebé com poucos meses e portanto faz sentido que este inverno queiram manter o apartamento quente.

    Tudo se enquadra nesta possibilidade e agora (esta noite) estou até a reparar que de vez em quando (1 vez a cada 10 minutos aproximadamente mas ainda não contei o tempo), no armário onde tenho o esquentador na cozinha, onde eles por sua vez têm o seu cilindro termoacumulador, ouve-se durante meio minuto um barulho parecido a um motor a funcionar ou bomba de água ou que também se pode comparar com um esquentador a funcionar. Nada que me incomode, lá está, é um barulho 2 vezes mais alto mas preferia este constante ao outro.

    Mas tudo isto para dizer que a minha convicção de que é o aquecimento central está nos 99%.

    Também não quero que por minha causa deixem de usar o aquecimento central. Têm todo o direito de o usar sentir-me-ia mal se em resposta à minha abordagem o deixassem de usar. Era a forma mais simples e imediata de se resolver o problema, mas não pretendo isso. Mesmo que tenha que viver com este som 2 ou 3 meses por ano, não tem problema. Se calhar instalo eu também aquecimento central no meu apartamento e pode ser que faça sinfonia e abafe a vibração, hehe.. Mas concluindo...

    Parece-vos normal que um aquecimento central (a água em termoacumulador, aquecida por painel solar e/ou electricidade) cause este incómodo no apartamento de baixo?

    Pesquisei no google e encontra-se pouco sobre aquecimento central e ruídos. Na maior parte dos sites os ruídos referidos são diferentes, barulhos tipo metal a estalar e sons do género de borbulhas de água a movimentar-se é o que mais se encontra referido na internet.

    Mas também consegui encontrar referências a este tipo de problema que segundo percebi sucede menos frequentemente mas é quase sempre sinónimo de que algo está errado no sistema de aquecimento central. Erros na instalação, pressão desapropriada, canos de espessura demasiado fina junto à bomba de água, etc.

    Alguém que perceba de aquecimento central confirma isto? Algo mais a acrescentar?

    É normal que um sistema de aquecimento central moderno, num apartamento de construção recente, deixe escapar um ruído constante para o apartamento de baixo?

    Qual deve ser a minha abordagem? Dizer-lhes que sei que nas últimas semanas começaram a usar o aquecimento central (com isto fica óbvio de que me chega ruído, pois não sou adivinho) e que desde então em todo o meu apartamento (varia de intensidade de zona para zona) se escuta um som semelhante ao de um frigorífico em funcionamento, que é algo incomodativo e que segundo percebi estes sistemas não devem fazer estes ruídos e se o fazem é porque algo está mal instalado ou mal regulado?

    É que nos sites onde encontrei informação sobre isto até diz que o som de vibração em aquecimento central é sinal de um problema que se não for corrigido tende a danificar o sistema. Pelo que talvez até seja também no melhor interesse deles analizar-se a situação. Concordam?

    Da minha parte, para já, até tenho alguma sensação de alívio, desde que me apercebi de que afinal é quase de certeza o aquecimento central. Porque já me estava a ver a ter que viver com isto durante todo o ano. Assim pelo menos para já à partida será só uns 3 meses por ano, pelo que já me livrei de 75% do incómodo. Se bem que se fosse o aspirador robot à partida o normal seria no máximo 6 horas por dia e podia pedir-lhes que só o ligassem durante o dia e nunca à noite. Por isso o alívio para já é apenas parcial.

    Será que no apartamento deles não existe o mesmo ruído? Calculo que exista um ruído semelhante a nível de decibéis mas mais tolerável a nível de frequência...

    Obrigado desde já a quem teve a paciência de ler e aos que se prestem a partilhar opinião. Cumprimentos.

    .

    Anexo: deixo umas citações que encontrei na net relacionadas com barulhos de vibração em sistemas de aquecimento central:

    1.
    "Humming Boiler – if you notice your boiler is humming or vibrating this is usually an indicator that your heating elements are set at the wrong timing and/or pressure. In order to fix this, you should first check your thermostat. You may want to slow down the speed because leaving the pressure at too high of a setting can cause internal damage to the pipework."

    Aquí: http://www.homeadviceguide.com/noisy-central-heating-how-it-can-be-fixed/


    2.
    "Banging pipework can also be cause simply because the pipes are not secured properly. Ideally copper pipes should be secured every so often so that they don’t rattle about too much. If this doesn’t help it might be worth considering replacing your copper pipes for a more flexible plastic pipe. Pipes can also vibrate as a result of being too narrow to deal with the water flow. In such circumstances it’s worth replacing them to stop the problem."

    Aquí: http://www.my-plumber.co.uk/blog/why-is-my-central-heating-system-noisy/

    E aquí: http://community.screwfix.com/threads/central-heating-system-making-loud-vibrating-noise.81276/
  2.  # 2

    Boas pessoal,

    Resumo todo o anterior post a uma só pergunta:

    - Aquecimento central faz barulho?

    Obrigado e cumprimentos.
  3.  # 3

    Não será uma maquina de lavar roupa a centrifugar!!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  4.  # 4

    Há muitos anos tive um problema desses provocado pela bomba de ar de um aquário. Estava na sala mas vibrava em todo o apartamento principalmente quando encostava á parede.
    Concordam com este comentário: tipla
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 5

    Boas pessoal!

    Obrigado ao dois ;)

    Pedro: certamente que não, quem centrifugaría roupa 18 horas por dia? :D

    Carvai: que eu saiba não têm aquário e também não creio que seja compatível com o que se escuta. O apartamento tem 165m2 e o som/vibração é igual em todas as divisões da casa, pelo que tendo em conta que em todas as divisões há uma unidade (radiador) de aquecimento central e tubagens nas paredes, penso que é mesmo do aquecimento central e não de um eventual aquário.

    A menos que o aquecimento central tenha bomba de ar (sou leigo na matéria) e possa ser o mesmo tipo de problema mas não num aquário.

    Pelas vossas respostas dá-me a entender que não consideram possível que seja o aquecimento central a fazer este barulho, tendo em conta que tentam encontrar outras possibilidades.

    Preciso que alguém que perceba de sistemas de aquecimento central me informe se é normal fazerem barulho ou se é coisa muito rara mas possível.

    PS: desde o meu primeiro post de há 5 dias, houve desenvolvimentos para melhor, que me levam a pensar que eles também estavam incomodados com o ruído e tentaram atenuá-lo, talvez regulando melhor o sistema de aquecimento central (bomba de água?). Ainda se ouve o ruído/vibração, mas está 50% mais tolerável. De qualquer forma era bom não ter que viver com ele.

    Obrigado mais uma vez e cumprimentos.
    Concordam com este comentário: João Carvalho
  6.  # 6

    P_Lopez,

    Antes de mais obrigado pelo seu testemunho.

    Infelizmente vivo uma situação atualmente muito parecida com a que descreve. A descrição de "viver dentro de um frigorífico" é excelente :-)

    O meu apartamento é também muito grande e ouço o ruído/vibração em toda a casa.

    Depois de algumas diligências que fiz, estou mais inclinado para a fonte do ruído ser um poço de ventilação que tenho em frente a uma das fachadas da cada.

    No seu caso não terá uma situação parecida? Vive perto do metro?

    Abraço e obrigado




    Colocado por: P_LopezBoas pessoal!

    Obrigado ao dois ;)

    Pedro: certamente que não, quem centrifugaría roupa 18 horas por dia? :D

    Carvai: que eu saiba não têm aquário e também não creio que seja compatível com o que se escuta. O apartamento tem 165m2 e o som/vibração é igual em todas as divisões da casa, pelo que tendo em conta que em todas as divisões há uma unidade (radiador) de aquecimento central e tubagens nas paredes, penso que é mesmo do aquecimento central e não de um eventual aquário.

    A menos que o aquecimento central tenha bomba de ar (sou leigo na matéria) e possa ser o mesmo tipo de problema mas não num aquário.

    Pelas vossas respostas dá-me a entender que não consideram possível que seja o aquecimento central a fazer este barulho, tendo em conta que tentam encontrar outras possibilidades.

    Preciso que alguém que perceba de sistemas de aquecimento central me informe se é normal fazerem barulho ou se é coisa muito rara mas possível.

    PS: desde o meu primeiro post de há 5 dias, houve desenvolvimentos para melhor, que me levam a pensar que eles também estavam incomodados com o ruído e tentaram atenuá-lo, talvez regulando melhor o sistema de aquecimento central (bomba de água?). Ainda se ouve o ruído/vibração, mas está 50% mais tolerável. De qualquer forma era bom não ter que viver com ele.

    Obrigado mais uma vez e cumprimentos.
    Concordam com este comentário:João Carvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  7.  # 7

    P_Lopez, eu começaria por aboradar os seus vizinhos sobre um ruído assim e assado e se eles não notavam nada de semelhante na casa deles. Até podem nem ser eles a provocar o ruído e também estarem a sofrer com o mesmo.

    Se se tratar de algum equipamento que vibre, se estiver fixado à parede vai fazer o prédio todo vibrar, é normalmente difícil perceber a origem porque está em todo o lado.

    Uma pergunta: o prédio tem algum poço de recolha de águas com uma bomba eléctrica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  8.  # 8

    Obrigado João Carvalho e Clioll.

    Peço também desculpa por só hoje voltar aqui.

    Clioll: o prédio não tem qualquer poço de recolha de águas com bomba eléctrica.

    João: Já chegou a alguma conclusão? Eu por aqui o metro que tenho mais próximo fica a 220km, vivo em meio semi rural, silêncio e tranquilidade durante toda a noite.

    E entretanto já tenho a certeza absoluta de que é mesmo o aquecimento central do apartamento de cima. Tanto o é que já desde Março que não ocorre, precisamente quando acabou o tempo frio. E também entretanto, já no Verão, como calhou bem acabei por mencionar a questão com a vizinha de cima, que me confirmou que foi apenas no passado Inverno que começaram a usar o aquecimento central. Ela não valorizou muito o meu comentário, até porque tentei não dar a entender que era demasiado incómodo, porque quando voltarem a ligar este Inverno (deve acontecer dentro de um mês ou pouco mais), se o ruído continuar igual, vou logo nos primeiros dias pedir-lhes que venham ao meu apartamento escutar.

    O que acho muito estanho é num fórum como este não ter aparecido ninguém a dizer-me que isto é possível. Será assim tão raro?

    Entretanto também durante este Verão estiveram uns técnicos no terraço do prédio a fazer a manutenção do meu painel solar. No final disseram-me que o painel que está ao lado do meu, que pertence ao apartamento em questão (o apartamento de onde emana o ruído) tem algures uma fuga na canalização e perde água (não o painel, mas o cano em si). Disseram-me que não é relevante e que a única coisa é que gastam 20 ou 30 euros anuais em água que é desperdiçada em função desta fuga. Assim que surgir a oportunidade informo-os disto.

    Será que o facto de ter uma fuga (o aquecimento central está ligado de certa forma ao painel, pois vai lá "buscar" água quente) poderá provocar vibrações anormais nestes sistemas e que essas vibrações sejam a origem do ruído?

    Obrigado e cumprimentos

    .
  9.  # 9

    Colocado por: P_LopezSerá que o facto de ter uma fuga (o aquecimento central está ligado de certa forma ao painel, pois vai lá "buscar" água quente) poderá provocar vibrações anormais nestes sistemas e que essas vibrações sejam a origem do ruído?

    pode. e podem ser outras causas....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  10.  # 10

    Obrigado Pedro,

    Mas se diz que "podem ser outras causas" posso então concluir que a seu ver não é normal que um sistema de aquecimento central faça este barulho para o apartamento de baixo e que se o faz é porque algo de errado está a causar este problema. É este o seu entendimento, certo?

    Obrigado e cumprimentos

    .
  11.  # 11

    As causas podem ser diversas.. má instalação do sistema ( permitindo a vibração da tubagem e elementos).... inadequada protecção acustica do sistema, bolhas de ar no circuito que criem vibrações...
    Inúmeras causas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  12.  # 12

    Sera que em vez de aquecimento central não sera piso radiante? dai ouvir se pela casa toda? e sendo um ou outro não devera ter sido devidamente isolado dai ouvir se agora quando trabalha e o que provavelmente ouve é a circulação da agua pois se ouve o mesmo pela casa toda não é a maquina propriamente dita pois a mesma estará num sitio e fara circular a agua pela casa toda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  13.  # 13

    pensei que era so eu que tinha este problema.

    Ouço um ruido parecido que ainda não consegui identificar se é do apartamento de cima, se é da cozinha do prédio ao lado.

    Inicialmente até fui ao médico porque a minha namorada não ouvia nada. Só mais recentemente em que algumas vezes o ruido ficou mais elevado é que ela me disse que ouvia. (parece mesmo tipo um concerto ao longe, em que se sente a vibração do baixo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  14.  # 14

    Ola colegas,

    Muito obrigado aos 3 pelas respostas.

    Pedro Barradas: Totalmente de acordo e essa da má instalação do sistema é uma forte possibilidade pois a pessoa que instalou painéis solares e ares condicionados neste prédios é tudo menos profissional. Um burlão, para dizer a verdade, mas isso é outra estória que não vou incluir neste tópico, apenas refiro que o meu ar condicionado nunca funcionou bem, agora há 3 anos que nem liga e ele foi "metendo gás" como se fosse esse o problema até que a garantia terminou, depois nunca mais apareceu. Se vos contasse os detalhes da estória até iam delirar, mas como disse não vou perder tempo com isso neste tópico.

    Só espero que mesmo que seja alguma destas possibilidades que o Pedro Barradas sugere (e deverá ser quase de certeza) exista uma solução para o problema.

    Pedro Gomes: O prédio é "novo", de 2013, o apartamento de cima é precisamente igual ao meu e todos os apartamentos do prédio têm pré-instalação de aquecimento central. Nada de piso radiante. Tenho a certeza absoluta que não têm piso radiante, não só porque conheço o apartamento (estive lá dentro 4 vezes no últimos 2 anos) mas também porque como disse atrás já comentei isto com a vizinha e se eles tivesse instalado piso radiante ela teria dito. Nunca mexeram no pavimento e as "máquinas" do aquecimento central, nas paredes, estão lá. Ora, um elemento na cozinha, outro na sala, outro na casa de banho, outro no escritório, outro no quarto da criança, outro na suite e na casa de banho da suite, preenche toda área da casa e se os tubos que passam pelas paredes vibram, é natural que isto se faça ouvir em toda a casa mesmo sem ser piso radiante.

    manecas: Eu só espero que este ano quando ligarem aquilo se escute um ruído alto como nas primeiras semanas do ano passado. O que menos quero é que seja um ruído como mais tarde (em Fevereiro) em que o ruído era mais difícil de perceber mas a vibração, tendo que levar com ela 24 horas por dia, entra na cabeça de uma forma que é de um gajo ir ao desespero. Praticamente não se ouve, mas tem um efeito nos ouvidos que até dói, faz-me lembrar aqueles apitos que existem para afastar os cães, que não se ouve nada mas que a eles lhes causa um enorme transtorno.

    Darei noticias quando as houver. Entretanto se alguém quiser acrescentar mais alguma coisa estejam à vontade.

    Cumprimentos!

    .
  15.  # 15

    Não sera nada relacionado com o elevador? De vez em quando também ouço assim, uns ruidos mais estranhos, mas mais junto a divisão encostada ao elevador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  16.  # 16

    Quando o barulho voltar aparecer comece por desligar a luz da sua casa toda só para despistar se o barulho pára e se não é da sua casa, caso não despiste nada em casa peça para ir ao seu vizinho quando o barulho aparecer e experimente fechar um radiador de cada vez, a ver se o barulho pára, por vezes são válvulas dos radiadores que vibram, ou até pode o aquecimento estar ligado ao contrário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  17.  # 17

    Boas!

    Gonçalo: o elevador não é, desse conheço muito bem o barulho.

    Se repararem eu a partir de certa altura no tópico já coloquei de parte todas as hipóteses e tenho a certeza absoluta de que é do aquecimento central.

    Obrigado Sergio. Assim farei.

    Cumprimentos.
  18.  # 18

    Sendo esse o problema ligue o seu e peça ao vizinho de baixo para que possa ouvir se o seu também faz o mesmo ruído. Partindo do princípio que foram todos montados pela mesma empresa deverá reconhecer os ruídos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  19.  # 19

    Olá de novo Pedro Gomes.

    Eu não tenho. Os apartamentos foram vendidos com pré-instalação de aquecimento central e estes vizinhos do apartamento de cima foram os únicos que instalaram o sistema. Por estar situado no Algarve e como os apartamentos já vinham com ar condicionado, mais ninguém instalou o aquecimento central.

    Cumprimentos

    .
  20.  # 20

    Colocado por: P_LopezOlá de novo Pedro Gomes.

    Eu não tenho. Os apartamentos foram vendidos com pré-instalação de aquecimento central e estes vizinhos do apartamento de cima foram os únicos que instalaram o sistema. Por estar situado no Algarve e como os apartamentos já vinham com ar condicionado, mais ninguém instalou o aquecimento central.

    Cumprimentos

    .


    Ola Pedro,

    No meu atual apartamento também me aconteceu isso. No nosso caso, era uma torneira de corte de água na casa de banho que estava mal fechada / aberta. Já viu essa hipótese?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
 
0.0272 seg. NEW