Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Uma questão de quem nada percebe da matéria e que após pesquisa continua a perceber o mesmo...qual a diferença entre painel solar de termosifão e de circulação forçada?
    Além disso, atendendo ao facto de na minha casa para o aquecimento ( além do painel, claro), só terei o recuperador de calor, justifica ou não ter dois circuitos? Circuito de recuperador de calor acumulador e circuito acumulador radiador?
    Obrigada a quem me puder responder :)
  2.  # 2

    Colocado por: Cláudia Sobralqual a diferença entre painel solar de termosifão e de circulação forçada?

    https://forumdacasa.com/discussion/27424/paineis-solares-termosifao-ou-circulacao-forcada/#Comment_503664

    Colocado por: Cláudia SobralAlém disso, atendendo ao facto de na minha casa para o aquecimento ( além do painel, claro), só terei o recuperador de calor, justifica ou não ter dois circuitos? Circuito de recuperador de calor acumulador e circuito acumulador radiador?

    Não sou da área, talvez por isso não estou a conseguir perceber o bem que quer dizer com isto.
    Para além do painel vai ter recuperador a água ligado a radiadores, é isso? Ao que é que chama de acumulador?
  3.  # 3

    Painel de termossifão tem o depósito de água no exterior mais elevado que os painéis, funciona por densidade da água (a água quente sobe).

    O painel de circulação forçada, o depósito da água poderá estar em qualquer lugar (normalmente no interior de uma casa), mas funciona com bombas elétricas para movimentar a água.

    A solução termossifão é mais barato e permite menos manutenção, a solução de circulação forçada é mais caro, tem melhor rendimento e permite ter depósitos de água maiores.
  4.  # 4

    Obrigadíssima pelas respostas:)
    Mhpinto, sim é isso, além do painel, para o aquecimento das águas, irei ter o recuperador de calor para aquecer a casa...e num orçamento de pichelaria falaram em dois circuitos e em outro falaram apenas num...e eu queria perceber efetivamente a necessidade de um ou dois. O vocabulário que coloquei foi citado do orçamento pelo que não lhe sei responder a essa dúvida. :)

    Papoila então sugere termossifão?
  5.  # 5

    Eu não sugiro nada.

    Terá de ponderar os prós e contras e ver as suas necessidades para aqs e ver se tem ou não espaço disponível para ter um depósito de água no interior, numa casa de máquinas ou não. Eu vou colocar circulação forçada .
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 6

    Colocado por: Cláudia Sobralnum orçamento de pichelaria falaram em dois circuitos e em outro falaram apenas num...e eu queria perceber efetivamente a necessidade de um ou dois. O vocabulário que coloquei foi citado do orçamento pelo que não lhe sei responder a essa dúvida. :)

    Enquanto não aparecem aqui os peritos vou arriscar qualquer coisa, desde já ressalvando que posso ir dizer uma grande asneira. Se bem percebo, estão a ir além do simples recuperador. Para além do recuperador estão-lhe a sugerir ainda um acumulador de águas quentes. Ou seja o recuperador aquece a água e esta vai daí para um acumulador e isso é um circuito. A água quente vai depois do acumulador para os radiadores e isso é outro circuito.
    O acumulador não é essencial e certamente lhe torna o custo inicial superior, terá a vantagem de manter a água mais tempo quente e assim não estar tão dependente de ter de acender o recuperador.
    O mais básico, e que deverá ser suficiente para a grande generalidade dos casos, é ter a água a ir diretamente do recuperador para os radiadores.

    Mas isto apenas no que se refere ao aquecimento central da casa. Como é em relação à água quente para as torneiras? Esse orçamento contempla que seja assegurado apenas pelos painéis, num circuito isolado do do aquecimento central? A ser esse o caso, quando não houver sol suficiente, qual o sistema de apoio?

    Tendo um recuperador a água, o que faz sentido é interligar os dois circuitos, servindo o recuperador de sistema de apoio. Aí já não sei se é indispensável ter um acumulador a interligar esses circuitos.
    Não sei se nesse caso o acumulador acaba por servir também de depósito num sistema de circulação forçada.
  7.  # 7

    No projeto fala que o sistema de apoio seria um esquentador, contudo, n ponho fora de questão o recuperador ser o sistema de apoio..
    Por exemplo os meus pais têm painel solar e depois têm fogão a lenha. No inverno quando n há sol suficiente, ligam o fogão e em 15 minutos têm água para tomar banho...
  8.  # 8

    Então parece que estou certo, estão-lhe a propor dois sistemas separados, um só para aquecimento central outro só para águas quentes sanitárias. Honestamente parece-me exagerado e um grande desperdício.
    Não vou garantir, mas integrando os dois sistemas e aplicando então um acumulador, eu diria que é provável que de manhã nem nunca precise de acender o recuperador, considerando que ou esteve sol suficiente para aquecer bem a água (e aí a Cláudia não acendeu o recuperador) ou então não esteve e a Cláudia para não ter frio acendeu o recuperador, aquecendo também a água.
    Para poupar no acumulador, basta fazer como os seus pais, levantar uns minutos mais cedo para acender o lume e esperar que a água aqueça enquanto toma o pequeno-almoço :)

    Mas onde raio andam os peritos nestas coisas?
  9.  # 9

    Que confusão, de certeza que o que propõem é recuperador mais depósito solar o recuperador faz apoio às aqs e depois faz o aquecimento da casa, não são dois circuitos, o circuito primário é o mesmo, apenas o acumulador tem que vir preparado para fazer ligação ao recuperador mais uma válvula de três vias e está feito
  10.  # 10

    O que o picheleiro que propôs os dois circuitos disse é que com os dois circuitos primeiro aquece as águas sanitárias e só depois aquece a casa, e que com um circuito é tudo ao mesmo tempo e por isso pode demorar mais tempo por exemplo, a ter água para o banho.
  11.  # 11

    Opte pela primeira
  12.  # 12

    Ok:) e acha que justifica uma diferença entre orçamentos de 500 euros ter esses dois circuitos e ter só um?
  13.  # 13

    E já agora, desculpe o abuso, mas poderei mais tarde, se assim entender instalar um esquentador se achar necessário ?
  14.  # 14

    Colocado por: Cláudia SobralOk:) e acha que justifica uma diferença entre orçamentos de 500 euros ter esses dois circuitos e ter só um?
    depende, pois provavelmente tem que aplicar mais tubagem, depois tem que instalar ou uma segunda bomba circuladora ou uma válvula de três vias, depois terá que levar também algum tipo de controle, ou mecânico ou digital ou até utilizar o controlador solar se possível
  15.  # 15

    Colocado por: Cláudia SobralE já agora, desculpe o abuso, mas poderei mais tarde, se assim entender instalar um esquentador se achar necessário ?
    se deixar tudo preparado sim sem problemas
  16.  # 16

    Se estiver interessada em ter aquecimento hidráulico na casa compensa o circulação força, sem aquecimento hidráulico em casa. sendo tipo Ar condicionado compensar ser Termossifão, o porquê?!
    Circulação forcada além do contributo do sol poderá escolher qualquer outra de fonte calor para compensar no inverno,onde o sol anda mais escondido.
    Acaba por ser uma solução mais despendiosa.
    Termossifão? Basicamente um termoacumulador com painéis em cima do telhado, quando o sol não chega para aquecer a água liga se, a parte elétrica.
  17.  # 17

    Gedeone, o que tenho em mente é : recuperador de calor para providenciar o aquecimento central e os paineis solares para aquecerem a água dos banhos.
    Ponderei aproveitar o recuperador de calor para sistema de apoio dos painéis ou então um esquentador.
  18.  # 18

    Aproveite também para aquecer as aqs dos painéis solares, não perde nada
 
0.0172 seg. NEW