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    • FFAD
    • 19 outubro 2017

     # 201

    A pegada dos eléctricos depende de onde vem a electricidade na origem, mas pode ser virtualmente zero, com energias renováveis, que são uma tendência.

    Depois há a questão do lítio, se há suficiente para milhoes de carros, se vão ter de andar a escavacar meio planeta... que não me pronuncio pois não conheço o suficiente.
  1.  # 202

    Colocado por: Bruno.AlvesQuantos estudos houveram nos states que concluíam que a emissão de gases não tinha nenhuma influência no ambiente, que o aquecimento global é uma farsa e que o buraco da camada de ozono é um mito? Vai-se a saber, foram encomendados pelas grandes petrolíferas.


    Mais uma vez lhe digo, apresente provas do que diz ou não passa de um teórico das conspirações.
  2.  # 203

    Colocado por: FFADDepois há a questão do lítio, se há suficiente para milhoes de carros, se vão ter de andar a escavacar meio planeta...


    Cá em Portugal temos uma das maiores reservas de lítio da Europa mas como em tudo o que temos de bom, vai ser explorado pelos de fora.
  3.  # 204

    Colocado por: FFADA pegada dos eléctricos depende de onde vem a electricidade na origem, mas pode ser virtualmente zero, com energias renováveis, que são uma tendência.

    Há a construção, que não pode ser desprezada. E sim, parece que construir um VE polui mais do que construir um fumarento (sobretudo por causa da muito menor escala em que são feitos), só que isso dilui-se rapidamente na utilização, se a fonte de energia for minimanente renovável.

    Colocado por: FFADDepois há a questão do lítio, se há suficiente para milhoes de carros, se vão ter de andar a escavacar meio planeta... que não me pronuncio pois não conheço o suficiente.

    Essa é uma questão relativa. O lítio é uma parte muito pequena na produção de baterias apesar de lhes dar o nome. Há desenvolvimentos noutras tecnologias para fabricar baterias (ainda que, objectivamente, vão demorar muito a chegar ao nível das actuais). Obviamente que é uma questão e não se pode ignorar, mas também temos de pensar se vai existir petróleo para alimentar todos os carros actuais sem escavacar meio planeta. Ah espera já estão a escavacar (pesquisem por fracking, se a exploração de petróleo "convencional" já não for má o suficiente)

    Colocado por: BricoleiroMais uma vez lhe digo, apresente provas do que diz ou não passa de um teórico das conspirações.

    Amigo, eu não tenho de provar nada e até tenho tentado levar isto com algum humor. Você borrifa-se para tudo o que eu argumento e agarra-se só à parte que lhe dá jeito. Eu até falei nos estudos "pro-VE" que também são tendenciosos, mas essa parte já você apagou na citação.
    OK esqueça que eu referi esses estudos. Veja o resto do que eu disse, que de forma nenhuma se relacionam com as minhas "alegações"
  4.  # 205

    Colocado por: Bruno.AlvesVocê borrifa-se para tudo o que eu argumento e agarra-se só à parte que lhe dá jeito.


    Isso é exactamente o que você tem feito, que já deu para ver que é apologista dos elétricos e tem alguma coisa a ganhar com isso. Eu não defendo os elétricos nem os convencionais, acho-lhes a ambos vantagens e desvantagens como já disse em comentários anteriores.
    Não adianta é tentar fechar os olhos à realidade e dizer que os elétricos são um mar de rosas porque não são.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 206

    Sou apologista dos eléctricos sim (claro que sou), mas garantidamente que não tenho nada a ganhar com isso, a não ser eventualmente um planeta para viver :-)

    Colocado por: BricoleiroNão adianta é tentar fechar os olhos à realidade e dizer que os elétricos são um mar de rosas porque não são.

    Mas eu não disse nada disso. Digo é que são menos maus que os fumarentos. E tento argumentar nesse sentido, com coisas que julgo merecerem pelo menos discussão. Claro que já se perderam nesta página e pouco de citações onde você se limita a mandar-me apresentar provas. Eu não me podia borrifar para o que você argumenta, porque você não argumenta nada: citou um artigo e pronto, o que lá diz é a ultima verdade à face da Terra. Vou só desafiá-lo a responder a uma coisa que coloquei atrás, que se refere apenas e só ao artigo:
    Colocado por: Bruno.Alves(...)mas a refinação de petróleo consome carradas de electricidade (tanto é que costumam ter centrais eléctricas ao lado). Essa vem de onde, já não é do mesmo carvão?
    Depois, o artigo fala em meta para não-sei-quantos-carros-eléctricos em 2020-e-não-sei-quantos e que nesse contexto a produção de electricidade vai criar mais poluição. Mas então nesse ano já não estarão em funcionamento as larguíssimas produções renováveis que agora estão já em construção? Então, estão a projectar a poluição daqui a 10 anos com o mix energético actual, isso não é ser sério, não acha? ;-)
  6.  # 207

    Colocado por: Bruno.Alvescitou um artigo e pronto, o que lá diz é a ultima verdade à face da Terra. Vou só desafiá-lo a responder a uma coisa que coloquei atrás, que se refere apenas e só ao artigo:


    O amigo chateou-se com o artigo, coisas que acontecem :)

    O artigo vale tanto como as suas argumentações, cada um tira as ilações que quiser...

    Não percebo onde quer chegar sempre a contrariar o que eu posto aqui.
  7.  # 208

    Não é contrariar, é discutir. Obviamente temos visões diferentes sobre estes assuntos e normalmente é isso que se faz nos fóruns, discutir (de forma saudável, obviamente).

    Como não dá para discutir, aqui ficam alguns links também ;-)
    https://www.youtube.com/watch?v=BQpX-9OyEr4
    (atente na parte do vídeo onde ele diz que a electricidade gasta, no UK e em 2005, para refinar petróleo daria alimentar 23 MILHÕES de carros eléctricos e percorrer 32 TRILIÕES de kms)

    https://www.youtube.com/watch?v=WCKz8ykyI2E
    (cidade 100% sustentável, no Dubai. Sim, da terra do pitrol)

    Desinformação patrocinada pela industria petrolífera:
    https://electrek.co/2017/06/27/koch-brothers-electric-cars-fossil-fuels/
    https://www.ecowatch.com/koch-brothers-electric-cars-2456866524.html
    • eu
    • 20 outubro 2017

     # 209

    Colocado por: BricoleiroO artigo vale tanto como as suas argumentações, cada um tira as ilações que quiser...

    Mas o próprio artigo diz claramente que na Europa os veículo elétricos poluem menos que os de combustão....

    Portanto o artigo não contraria o que diz o Bruno.Alves...
  8.  # 210

    Colocado por: euMas o próprio artigo diz claramente quena Europaos veículo elétricos poluem menos que os de combustão....


    Mas quem é que disse o contrário?

    O artigo refere-se ao mercado Chinês como eu bem salientei.


    Colocado por: BricoleiroE o que é facto é que há claras vantagens nos elétricos mas nem tudo são vantagens, depois vai depender também dos mercados onde se inserem como mostra a abordagem.
    Cá na Europa temos produção eólica, na China pelo que percebi a produção de energia elétrica é à base de centrais de energia que têm como fonte também poluir com a queima do carvão.


    Agora isto:

    Colocado por: Bruno.AlvesQuantos estudos houveram nos states que concluíam que a emissão de gases não tinha nenhuma influência no ambiente, que o aquecimento global é uma farsa e que o buraco da camada de ozono é um mito? Vai-se a saber, foram encomendados pelas grandes petrolíferas.


    É uma acusação grave que carece de provas, caso contrário é uma teoria da conspiração.
  9.  # 211

    Eu também posso vir para aqui com lenga-lengas de que os ecologistas dos elétricos manipulam estudos para prejudicar a indústria dos automóveis a combustão.
    Mesmo que tivesse essa opinião não o faria sem provas só porque me apetece.
  10.  # 212

    Portanto não tem qualquer posição ou opinião sobre nada do que se discutiu. Entendi.
    Já agora cite também isto:
    Colocado por: Bruno.AlvesÉ a mesma coisa com os eléctricos: fazem estudos que dizem que não senhor, a pegada de um eléctrico é virtualmente nula. Vai-se a ver, foram encomendados por alguém com interesses nessa área...

    Isto também fui eu que disse e é mais uma teoria da conspiração minha.
  11.  # 213

    Colocado por: Bruno.AlvesPortanto não tem qualquer posição ou opinião sobre nada do que se discutiu. Entendi.


    Não, não entendeu.
    Não tenho posição nem tenho de ter, não estou aqui a defender um nem outro.
    Opinião é claro que tenho e estou a dar à muito tempo.
  12.  # 214

    Até vou ajudá-lo, já postei a minha opinião aqui contra a indústria petrolífera no caso dos elétricos EV1 da General Motors, eu acho que esse carro foi "morto" pelos homens do petróleo.
    Isso não me impede de, noutros assuntos que diz respeito a elétricos, tecer também algumas críticas no impacto ambiental das baterias e da própria eletricidade como combustível, assim como também do futuro lobby que passará provavelmente do petróleo para a eletricidade.
  13.  # 215

    Repetido.
  14.  # 216

    Uma das grandes vantagens dos carros elétricos é que a poluição é transferida do sitio onde circulam os carros para os locais aonde é produzida a energia elétrica. Por cá em vez de poluir Lisboa ou Porto polui-se Sines ou Abrantes..
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  15.  # 217

    Colocado por: CarvaiUma das grandes vantagens dos carros elétricos é que a poluição é transferida do sitio onde circulam os carros para os locais aonde é produzida a energia elétrica


    Eheheh, bem dito sim senhor.

    Mas não sei se será uma vantagem.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 20 outubro 2017

     # 218

    Colocado por: CarvaiUma das grandes vantagens dos carros elétricos é que a poluição é transferida do sitio onde circulam os carros para os locais aonde é produzida a energia elétrica. Por cá em vez de poluir Lisboa ou Porto polui-se Sines ou Abrantes..

    Em Portugal, assumindo que a maioria dos carros elétricos será carregado durante a noite, haverá nesses carregamentos uma grande componente de energia elétrica renovável (eólica).

    Portanto, em Portugal, não se trata de transferência de poluição, mas de uma redução significativa da poluição.
  16.  # 219

    Colocado por: euPortanto, em Portugal, não se trata de transferência de poluição, mas de uma redução significativa da poluição.

    Não confundir renováveis com não poluentes. Em Portugal metade da energia tem fontes poluentes renováveis ou não.

    https://energia.edp.pt/particulares/apoio-cliente/origem-energia/
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, two-rok
  17.  # 220

    Aos nossos olhos e narizes haverá vantagens imediatas, não sei é se essas vantagens são na realidade disfarçadas.
    Concordam com este comentário: two-rok
 
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