Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Tenho um sistema de aquecimento a pellets com radiadores mas gostaria de complementar o sistema com algo semelhante a um sistema de "piso radiante".

    O que pretendia era uns termostato em zonas já definidas semelhantes a este http://www.efapel.pt/fotos/editor2/21233_45233%20S.pdf que estariam ligados às cabeças termostaticas em algo semelhante à imagem anexa.
    Cada termostato iria estar ligado à cabeça termostatica correspondente e assim poderia melhorar a efeciência do meu equipamento.

    Alguém me pode dar uma opinião sobre isto?

    Obrigado desde já.
      2eda612c7e660ed6.jpg
  2.  # 2

    Pode fazer isso mas isso a única diferença para radiadores com cabeça termostática é o facto de fazer um horário com isso, mas força nisso é exequível
  3.  # 3

    Obrigado pela ajuda. Sim mas a ideia é mesmo essa pois as zonas precisam de calor em altura diferentes. Na sala não preciso de calor durante a madrugada sendo que nos quartos já preciso. E assim não tenho de andar sempre a rodar torneiras para ligar e desligar em cada zona.

    Já agora algo mais técnico. Tenho um cabo UPT6 já passado de cada interruptor até à casa das máquinas. Pelo que vi destes termostatos da efapel trabalha a 220v. Posso usar o cabo já existente? Visto que isto trabalhará com tensões muito baixas.

    A ideia também do cronotermostato é trabalhar com as horas e com as temperaturas.

    Qualquer sugestão de melhoramento é bem vinda:)
  4.  # 4

    Penso k o cabo não dê o que tem que fazer é com o termostato abrir e fechar a cabeça eléctrica mas ao mesmo tempo terá que dar sinal à caldeira para funcionar sempre que uma cabeça abrir aqui pode fazer de várias maneiras desde um quadro de comando que dá sinal à caldeira ou cabeças eléctricas com fim de curso que sempre que abrem elas fecham um relé dentro da cabeça
  5.  # 5

    Obrigado desde já pela ajuda.

    Referes-te a uma cabeça eléctrica deste tipo? https://pt.giacomini.com/produtos/r473m

    Obrigado.
  6.  # 6

    Já agora sergioems o tópico é teu mas uma pergunta se me souberes responder
    Não ficará hoje em dia mais em conta uma instalação de ar condicionado em toda a casa do que esses sistemas todos de aquecimento central, sei que também vai do gosto de cada um, mas falando só em termos monetários
  7.  # 7

    Olá Paulo. Sem problema. Eu sinceramente não gosto de AC e a moradia em causa foi uma moradia antiga remodelada por mim em que como tal tinha uma data de condicionantes. Em termos monetário um saco de 1 ton de pellets custa-me 150 euros e dá me para cerca de 2,5 meses no inverno considerando já aquecimento de águas sanitárias. Por isso para mim em termos monetários não compensa pelo menos para mim.
  8.  # 8

    Colocado por: sergioemsOlá Paulo. Sem problema. Eu sinceramente não gosto de AC e a moradia em causa foi uma moradia antiga remodelada por mim em que como tal tinha uma data de condicionantes. Em termos monetário um saco de 1 ton de pellets custa-me 150 euros e dá me para cerca de 2,5 meses no inverno considerando já aquecimento de águas sanitárias. Por isso para mim em termos monetários não compensa pelo menos para mim.
  9.  # 9

    Colocado por: sergioemsObrigado desde já pela ajuda.

    Referes-te a uma cabeça eléctrica deste tipo?https://pt.giacomini.com/produtos/r473m

    Obrigado.
    sim por ex
  10.  # 10

    Colocado por: Paulo nunes
    e
    É que já ouvi por aí alguns amigos a dizer que de inverno para aquecer a casa com AC aquilo come sensivelmente cerca de 10-15 euros por mês, claro que num bom equipamento, é que por esses valores não acho que esteja caro
    Eu também comprei agora uma casa, e pretendo fazer algumas alterações, uma delas era colocar teto falso e alterar a iluminação para leda, mas pelo que tenho pesquisado para esse tipo de iluminação acho melhor estanhar as paredes senão com a luz indireta aquilo deve ficar uma cagada, e se tenho que estanhar talvez dê para fazer a instalação do AC sem ficar muito mais caro( não sei se consegui ser claro o suficiente)
  11.  # 11

    Há cabeças para radiadores, programáveis, não precisas de colocar uma caixa de colector. Colocas essa cabeça só nos sítios que precisam algum controlo adicional.

    O que pretendes fazes, salvo erro e se percebi, implica mexer nos tracados dos tubos radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  12.  # 12

    O que eu percebi é que o homem já tem colectores e so falta as cabeças
  13.  # 13

    Colocado por: callinasl

    O que pretendes fazes, salvo erro e se percebi, implica mexer nos tracados dos tubos radiadores.


    Sim eu conheço essas cabeças mas preferia o sistema que falei. Essas cabeças não me farão ligar a caldeira a pellets quando precisar de temperatura e no outro sistema consigo isso.

    O traçado já foi efectuado a pensar nisso.
  14.  # 14

    O pretendido é o seguinte:

    - Sala e cozinha - cronotermostato 1 - tubos de radiadores já passados independentes até casa das máquinas
    - Quartos primeiro piso- cronotermostato 2 - tubos de radiadores já passados independentes até casa das máquinas
    - Quartos segundo piso- cronotermostato 3 - tubos de radiadores já passados independentes até casa das máquinas
  15.  # 15

    Colocado por: sergioemsO pretendido é o seguinte:

    - Sala e cozinha - cronotermostato 1 - tubos de radiadores já passados independentes até casa das máquinas
    - Quartos primeiro piso- cronotermostato 2 - tubos de radiadores já passados independentes até casa das máquinas
    - Quartos segundo piso- cronotermostato 3 - tubos de radiadores já passados independentes até casa das máquinas


    O colector com as cabeças electricas ficará na casa das máquinas.
  16.  # 16

    O sistema da honeywell com essas cabeças dava para ligar a caldeira
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 17

    Mas isso implicava só ter um radiador por zona. Por exemplo nos quartos tenho a temperatura definida mas tenho radiadores em 3 quartos. Pretendo que esse termostato controle as 3 zonas e está localizado em sitio para esse efeito. Se fosse assim como dizem precisava de 3 cabeças dessas. Logo o sistema era bem mais caro.
  18.  # 18

    O que pretende é basici, usa uma central de controle (existem modelos desde 75€) a receber dos cronotermostactos e acionando a caldeira,
  19.  # 19

    Mas eu não pretendo só acionar a caldeira. Quando ela esta a trabalhar também controlará as diferentes zonas que pretendo.

    Possivel com essa central que fala?
  20.  # 20

    Sim
 
0.0172 seg. NEW