Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Tenho os móveis da cozinha encomendados e tenho de decidir a pedra da bancada.

    O normal seria escolher um granito entre os vários tons, especificações e preços. Mas o radão...

    Entre as restantes possibilidades estava a considerar um Travertino. Gosto muito de travertinos brutos (poro aberto) e tenho umas paredes revestidas com acabamento amaciado/polido, nomeadamente com o Romano, Amarelo e Noce. Um espetáculo!

    Mas para a bancada da cozinha estava a pensar em escolher um Travertino Vermelho (Rosso Persiano), resinado. Isto pela cor de contraste e também porque, além de belíssimo, o seu padrão multicolor disfarça quaisquer imperfeições que venham a surgir.

    - Mas será boa opção?

    - Até ao momento só encontrei esta pedra com 2 cm de espessura. Será suficiente, pressupondo que os móveis podem ter no topo uma base de reforço para a pedra assentar?






  2.  # 2

    Não é definitivamente boa opção. A empresa que lhe vai vender o Travertino disse-lhe alguma coisa em relação a colocar esta pedra em i.s. e cozinhas ou simplesmente querem vender pedras?
  3.  # 3

    Só para acrescentar:
    Comparando com granito ou materiais sintéticos como os compósitos de pedra, é mais frágil e por isso não é recomendado para bancadas de cozinhas/churrasqueiras (menos ainda com 2cm).
    Óleos e gorduras podem manchá-lo
    Nem é aconselhado em pisos de alto tráfego ou áreas húmidas.
    Para a manutenção, usar somente um pano húmido. Nada de químicos muito abrasivos.
    E tem outro contra. Exposto a situações de calor, a resina que cobre as porosidades pode queimar, ou seja, tal como nos compósitos ligados com resinas, as resinas não gostam de calor. Se encostar um tacho com o fundo quente à bancada ... lá se vai a resina e fica com uma queimadura bem feia.
    O travertino é um mármore, logo uma pedra mais macia e mais susceptível às abrasões químicas ácidas (sumo de limão e alguns condimentos).
    Quer mais motivos ou vai pensar melhor em conjunto com os senhores que lhe estão a vender a pedra? Se não cozinhar então será uma boa opção porque é de facto uma pedra com uma beleza fantástica.

    PS, o radão numa pedra de 3cm de granito não me aprece suficiente para que a degradação da pedra liberte radioactividade para o ar a ponto de provocar cancro. Mas olhe está aqui um bom tema para discussão do fórum.
    Se alguém quiser acrescentar estudos ou elementos que justifiquem a questão do radão. De facto os revestimentos exteriores nas aldeias antigas podem libertar gás radão. Mas estamos a falar de paredes de pedra com espessuras consideráveis. Se pensarmos um pouco, as colas, solventes das tintas, gases dos plásticos, amianto... há tanta coisa com mais concentração de toxinas que não sei se a bancada de 3cm será a questão mais preocupante numa obra...

    Mas alguém pode esclarecer melhor isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elnunes
  4.  # 4

    Atenção que a minha opinião vale o que vale.
    Consulte mais um ou dois comerciais de pedras que sejam sérios. Como exemplo o grupo galrão, pedrogranito... indique a utilização que pretende e se lhe venderem a pedra... é mau sinal mas eles terão de dar alguma garantia mediante a venda que fazem e a utilização a que se destina.
    Espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo06082021então onde se pode usar os Travertinos?


    Sempre dá para bancada de cozinha ou não? Esta é a questão...
  6.  # 6

    Eu dei a minha opinião: utilizar numa bancada uma pedra de travertino com 2cm não é uma boa opção.
    Aguardem por outras opiniões de quem sabe e consultem bons fornecedores sérios que vos expliquem os prós e os contras. A minha opinião como técnico é esta. Não vou entrar na discussão das estátuas e do "um amigo meu tem um terraço em travertino e tá lá à 30 anos...
  7.  # 7

    James, realmente nunca se tinha falado neste tipo de rocha para tampo de cozinha.

    Falou em 17 travertinos diferentes. Qual o mais apropriado para aquela função? E o preço é parecido com o do granito?
  8.  # 8

    mas se sabe que dá então veio perguntar se dá'?
    james então mas faz a pergunta e tem a resposta?
  9.  # 9

    então mas se acha que dá para colocar, veio perguntar qual a opinião dos utilizadores do forum. E o utilizador explica-lhe que não é aconselhado. e você tem a sua opinião. Então está à espera de quê para encomendar a pedra?

    Já agora qual é a justificação para aquilo que eu disse estar errado? ao menos consegue argumentar um ponto errado no que eu disse?

    Eu procurei ser objectivo nos argumentos. já explicaram aqui no passado os contras. mesmo com a resina. Então afinal estamos aqui a fazer o quê se sabemos a resposta? mande vir a pedra.
    Cumprimentos.
  10.  # 10

    Colocado por: sousa tavaresFalou em 17 travertinos diferentes. Qual o mais apropriado para aquela função? E o preço é parecido com o do granito?
  11.  # 11

    Tenho travertino numa das I.S., revestimento em paredes, banheira, e bancada dos lavatórios. 15 anos depois continua impecável. Como tampo de cozinha não faço ideia qual seria o comportamento com coisas quentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70, sousa tavares
  12.  # 12

    Colocado por: gnuno.torresNão é definitivamente boa opção. A empresa que lhe vai vender o Travertino disse-lhe alguma coisa em relação a colocar esta pedra em i.s. e cozinhas ou simplesmente querem vender pedras?


    O orçamento que tenho é de cerca de 550 € para 2 cm de espessura. Disseram que poderiam arranjar com 3 cm mas não se comprometiam com a data de entrega.
    Do que sei, este travertino rosso persiano é mais usado em tampos de casa-de-banho. Não sei o porquê, mas na net também se encontram exemplos de escadas revestidas neste material.



    Colocado por: gnuno.torresE tem outro contra. Exposto a situações de calor, a resina que cobre as porosidades pode queimar, ou seja, tal como nos compósitos ligados com resinas, as resinas não gostam de calor. Se encostar um tacho com o fundo quente à bancada ... lá se vai a resina e fica com uma queimadura bem feia.


    Isso também acontece com os Silestone e companhia. Penso que basta ter algum cuidado e não poisar directamente as panelas no tampo.



    Colocado por: gnuno.torresO travertino é um mármore, logo uma pedra mais macia e mais susceptível às abrasões químicas ácidas (sumo de limão e alguns condimentos).


    Na verdade, os Travertinos, pelo que sei, estão entre os calcários e os mármores em termos geológicos.
    A perda de brilho pela acção de ácidos não me assusta. E nesta pedra pouco ou nada se nota, ao contrário de outras, pelas suas características multicolor. Tenho uma amostra e já lhe fiz experiências. Quanto às manchas então é óptima, nada se vê.

    Colocado por: gnuno.torresPS, o radão numa pedra de 3cm de granito não me aprece suficiente para que a degradação da pedra liberte radioactividade para o ar a ponto de provocar cancro. Mas olhe está aqui um bom tema para discussão do fórum.


    Poderá ser assim. Mas penso que os granitos quanto mais escuros e mais duros mais radão libertam. Em todo o caso há uns granitos exóticos que são igualmente excepcionais visualmente, mas que desconheço o potencial grau de libertação de radão que possuem. Daí as minhas dúvidas.
  13.  # 13

    O problema do radão, em habitação, é quando as paredes são integralmente em granito e a casa é feita sobre a rocha, sem caixa-de-ar ou desvão sanitário, que possa ser ventilado para libertação do radão.

    Em revestimentos eu sinceramente não me preocupava nada.
  14.  # 14

    Quanto ao travertino, não vejo qual o medo de o usar em banhos, sinceramente não percebo. Em banca de cozinha não consigo ter a mesma coragem do Bond - e bem gostava, que é a minha pedra preferida.
  15.  # 15

    Paulomelo70, você está preocupado com o radão mais do que a composição e a contra-indicação de 2cm de travertino?
    concordo com tudo o que disse (sendo essa a utilização e o cuidado que está disposto a ter na utilização da bancada) excepto a parte do calcário. o comportamento dessa pedra é mais semelhante a um mármore.
    se fosse semelhante aos comuns calcários até com um simples sabonete iria manchar. Já de si é uma pedra manchada mas isso não garante que o corte da sua peça tenha mais ou menos uniformidade. só vendo. cuidado com os veios do travertino. mesmo tratados com resina são pedras mais quebradiças. aquilo que acha bonito na pedra é exactamente o que a torna frágil: os diferentes veios provenientes de diferentes minerais podem constituir diferenças na dureza da peça o que fazem com que seja menos resistente em certos pontos. e tornam-na mais susceptível a diferentes tipos de absorção de químicos... enfim não estou aqui para dar lições de pedras nem de minerais. mas também não tenho interesse que fique mal servido pois não vendo pedras.
    Mais importante do que pedir a nossa opinião é ir à fonte, ali a Pero Pinheiro e fazer umas perguntas a quem percebe da poda. Pergunte a vários o que acham e veja as pedras que têm para corte. evite pedras demasiado heterogéneas. Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elnunes, Paulomelo70
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo06082021e nossa pedra mais parecida com os Travertinos são os Brechas.......que por opiniões de alguns também não se podem usar em cozinhas e banhos.....tretas!

    que raio de complicações que as pessoas fazem.


    Mas então, pela sua experiência e conhecimento, considera que o Travertino Rosso Persiano resinado, com 2 cm de espessura, é uma opção perfeitamente válida e durável para tampo de cozinha?

    Ou entre esse Travertino com 2 cm de espessura e um granito Preto Galaxy ou Preto Angola ou um outro mais avermelhado, mas com 3 cm de espessura, seria mais sensato escolher o dito granito?
  17.  # 17

    Eu não punha o Travertino,tenho na cada de baño e fica muito bonito ,más marca tudo,tudo.
  18.  # 18

    A melhor que tenho
      DSC_0072.JPG
  19.  # 19

    Colocado por: Anonimo06082021são comparações diferentes.

    claro que esses granitos são mais resistentes!

    como são mais resistentes comparativamente com outros granitos.


    Tem razão. É uma comparação injusta.

    Perguntando de outra maneira. Entre o TRavertino Rosso Persiano de 1.ª (poucos buracos) com 2 cm de espessura e um granito pedras salgadas com 3 cm, considera que em termos de durabilidade e resistência há alguma diferença entre os dois?
    • ik
    • 26 novembro 2017

     # 20

    Não tem comparação possível!

    É como comparar alumínio com aço.. são ambos metais mas completamente diferentes
 
0.0187 seg. NEW