Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

    A deslocação do anti-ciclone dos Açores é sobretudo afetado pela corrente do Golfo. Nos últimos anos têm-se verificado que a temperatura dessa corrente sobe 1 ou 2 graus mas não tem sido linear. E também não existe uma relação direta entre a temperatura e essas deslocações. As deslocações das massas de ar em todo o globo não são previsíveis nem existem nenhum fenómeno único a influenciar as mesmas.
    Hoje faz 50 anos das maiores cheias registadas na zona de Lisboa na nossa estória. As razões que provocaram esse fenómeno não tinham com certeza a aumentos ou diminuição de temperaturas. E nada nos garante que este inverno não aconteçam grandes chuvadas como as que aconteceram há poucos dias na Grécia.
  2.  # 702

    Dos Estados Unidos ao Minho para criar "capacidade de supercomputação" em Portugal


    A Universidade do Minho terá a funcionar o primeiro supercomputador em Portugal no primeiro semestre de 2018, anunciou hoje o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

    O governante explicou, em Braga, que o supercomputador (computador com grande capacidade de processamento de dados e memória) será cedido pela Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos da América) e vai integrar um centro de computação avançada que nascerá na Universidade do Minho (UMinho).

    “Vamos criar, pela primeira vez, capacidade de supercomputação em Portugal”, sublinhou o ministro.

    Manuel Heitor falava na UMinho, durante a assinatura do memorando de entendimento entre aquela academia, a Universidade do Texas e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, para a instalação do Centro de Computação Avançada do Minho.

    Segundo o governante, Portugal dá assim um passo para se afirmar “naquilo que melhor se faz no mundo para servir a comunidade científica e o tecido empresarial”.

    Manuel Heitor disse que o memorando foi também “o primeiro passo” para a participação ativa de Portugal no Air Center - Centro de Investigação Internacional do Atlântico, formalizado na segunda-feira, no Brasil, e que reúne nove países e 25 instituições de todo o mundo.

    O objetivo do Air Center é criar uma rede para processar dados para o Atlântico, em matérias que vão desde a segurança marítima à identificação de recursos biológicos, às pescas, ao impacto das alterações climáticas e à prevenção de incêndios.

    “O Minho vai ser um ponto importante naquela rede”, disse ainda o ministro.

    Nesta deslocação à Universidade do Minho, Manuel Heitor entregou ao reitor cessante daquela academia, António Cunha, a Medalha de Mérito Científico, pelo seu “excecional contributo” para o desenvolvimento da ciência em Portugal.

    António Cunha foi reitor da UMinho durante oito anos, mas a partir de terça-feira o cargo será assumido por Rui Vieira de Castro.

    O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lembrou que 2018 será o ano de concretização do programa de estímulo ao emprego científico, com a contratação de 3.000 novos investigadores.

    “O processo legislativo está prestes a ser concluído, com a aprovação do Orçamento do Estado para 2018, e o que este Orçamento traz verdadeiramente de novo é o financiamento necessário para, em 2018, podermos fazer 3.000 novos contratos”, referiu.

    “Temos já em aberto o processo de criação e avaliação de unidades de investigação e desenvolvimento, que introduz, pela primeira vez, um processo de financiamento associado à contratação de investigadores”, acrescentou.

    No dia 14, no parlamento, o governante tinha já apontado o “princípio de 2018” como a data para iniciar a contratação, a termo, de 3.000 investigadores, processo que será completado e, 2019 com a contratação de mais 2.000 doutorados.


    >>>>>> http://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/dos-estados-unidos-para-o-minho-para-criar-capacidade-de-supercomputacao-em-portugal
  3.  # 703

  4.  # 704

    Nada de novo, os discípulos de Sócrates não ao esquecem o mestre....
  5.  # 705

    Segundo um artigo da Nature Climate Change, citado pelo Washington Post, esta “água gelada” é o resultado do degelo na Gronelândia que está a perder mais de cem mil milhões de toneladas de gelo por ano. Stefan Rahmstorf, um dos responsáveis pelo artigo, adianta que há fortes provas “de que isto é uma consequência do já longo declínio da corrente do Golfo, ou seja, da inversão da circulação do oceano Atlântico como consequência do aquecimento global”, explica, cita o Washington Post.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  6.  # 706

    Será que a geringonça tem 2 anos de garantia...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, lprolog
  7.  # 707

    • Carvai
    • 26 novembro 2017 editado

     # 708

    http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-11-01-Financas-bloqueiam-cirurgias-oncologicas-no-IPO-Lisboa
    Para salvar doentes não se deixa gastar 5 milhões, mas para transferir o Infarmed já há milhões de sobra.
    Cá vamos pagando e rindo...

    PS - Se eu passar a dizer bem do sôr Costa arranja-se por aí um vale de 200€ ?
  8.  # 709

    Quero ver a resposta do enf.magalhaes agora...
  9.  # 710

    Quanto à transferência do infarmed - tambem nao percebi ... e pelos factos que conheço agora , não concordo !

    Quanto ao investimento / não investimento na saúde/ suborcamentacao da saúde tem sido uma constante e transversal a todos os governos .... não nos esqueçamos que no governo do Paços os cortes sentiram-se e bem .

    Quanto aos 200 euros.

    Concordo se for para pagar os custos de alimentação transporte , etc , e se as perguntas forem imparciais e se for para o governo perceber melhor o que preocupa a população dos vários pontos do país.
    Agora se as perguntas forem pré-combinadas e se o objectivo for só show -off então claro que discordo e condeno.
  10.  # 711

    Leu na notícia? O que lá está escrito é que o governo deu 5 milhões para o ipo de Lisboa e este governo cativou... Mas para quem fala tanto sobre salvar vidas o que interessa é que lhe reponham os cortes...
  11.  # 712

    Li sim a notícia.
    Manelvc- você não pode falar da minha conduta profissional .... não me interessa só o vencimento ... se assim fosse, não ficava horas depois do meu turno acabar para ajudar porque um doente estava instável, horas essas dadas por mim , não remuneradas ... nem nas minhas folgas atendia o telefone e deixava a minha família para ir trabalhar na minha folga ... não sou obrigado a atender telefonemas na minha folga nem a ir trabalhar na minha folga... vou para ajudar o serviço e os utentes.
    Segundo , o que lhe estou a tentar dizer , é que todos os anos o SNS é suborcamentado, fazemos um grande esforço para trabalhar com materiais e instalações desadequadas, isto acontece desde que eu trabalho , e nesse tempo passaram pelo governo PS e PSD !
    E digo-lhe mais , o SNS não implode por mérito de muito dos recurso humanos que atendem os telefones nas suas folgas e fazem as vezes funcoes que não são suas , para minimizar o constrangimento dos doentes .
    Concordam com este comentário: lprolog
  12.  # 713

    Colocado por: ****Enf. magalhaes o sns não implode porque existe ainda alguém que trabalha , eu não sou contra si , mas gostava que me explica-se como é que um enfermeiro pode ser enfermeiro em 3 hospitais e ainda no exercito/ marinha, médicos idem , os turnos são passados ao telefone, espera ai um bocadinho que estou na fila de transito, quando estão a fazer noites e pedir ao colega deixa-me dormir que não durmo a 2 dias, atenção são 45 anos filho de enfermeira...

    Alguém que trabalha não, muita gente que é explorada e trabalho voluntário.
    Essas histórias que conta com dezenas de anos fazem parte do passado, um passado com escassez de enfermeiros que levava a situações dessas, atualmente assiste-se a um excesso de enfermeiros. Em todo o caso, nunca percebi as queixas de tanta gente sobre "os enfermeiros trabalham em vários sítios", o que é que têm a ver com isso? Se trabalham sai-lhes do corpo, são eles que perdem horas de sono, horas de lazer, horas com a família, férias, folgas... O que é que que alguém tem a ver com isso? Se os seus doentes são bem atendidos, não têm nada a reclamar, se não são, tenha a ver com isso ou não, sabem bem onde reclamar.
  13.  # 714

    Não sei onde a sua mãe trabalha , mas trabalho há cerca de 15 anos , passei por 3 hospitais públicos, 1 na zona de Lisboa e 2 no norte e nada disso aconteceu ....
    As realidades mudam , acredito que isso fosse norma há 20 anos ou 30 anos , mas agora ....
    Posso esperar uma vez ou outra 30 minutos , ou porque o colega adormeceu ou porque tem o miúdo doente e demorou-se mais a sair de casa , mas isto é muito pontual! Agora esperar 2h porque o colega vem de um segundo emprego ??? Uiui .... era fim do mundo ... eu só posso sair do hospital quando sou substituído, para esperar por um colega , tem de haver um bom motivo e não pode ser recorrente porque senão o homem tem a folha feita.
    Claro que em milhares de enfermeiros vai haver sempre um ou outro pato bravo . Mas lhe garanto que a maioria nos tempos que correm não está para pactuar com desvios ou atrasos por estar noutro lado ... isso podia ser norma numa outra geração mas não agora ... O grau de exigência e maior , a complexidade dos casos é maior e a tolerância a esses esquemas é muito residual. Além disso tens o pontometro.... não metes o dedo direito mais que 3 x num mês e vais ao gabinete levar um chá da chefe .
    Quanto aos segundos empregos ... não vejo inconveniente desde que não haja sobreposição... porque é que existem segundos empregos? Uma pessoa a fazer noites e fins de semana leva 1100 euros limpos para casa . Se só fizer trabalho diurno leva uns 800 e tal euros limpos ... isso fica escasso para pagar as contas ( aqui dou muito mérito a quem consegue viver só com 500 euros ).
    Se o estado quer exclusividade tem de a pagar .
    O trolha faz 2 emprego aos sábados, uma psicóloga que conheço serve nos casamentos ao fim de semana , o meu vizinho para ganhar uns cobres vai para uma bomba de gasolina lavar carros , o arquitecto trabalha para um gabinete e ao fim de semana faz projectos para particulares ... e um enfermeiro se tiver mais apertado não pode trabalhar na sua folga ???? Como digo não vejo problema desde que ninguém saia prejudicado ( doente , instituição, etc ).
    Ganhar dinheiro com trabalho honesto tem problema ?
  14.  # 715

    Ninguém fala contra ter segundo emprego, agora que existe (agora nem tanto é verdade) pessoal que picava o ponto no hospital e estava a trabalhar na clínica é verdade. E não foi à 20 ou 30 anos. Agora que estão a colocar a picarem por impressão digital exclusivamente isso já vai mudar...
    Mas Magalhães já lhe disse, há serviços que no dia do natal os enfermeiros em serviço vão à vez 1h a casa.
    E isto não é o: ouvi dizer que o tio do primo da amiga da Joaquina fez isto...
  15.  # 716

    Colocado por: manelvcNinguém fala contra ter segundo emprego, agora que existe (agora nem tanto é verdade) pessoal que picava o ponto no hospital e estava a trabalhar na clínica é verdade. E não foi à 20 ou 30 anos. Agora que estão a colocar a picarem por impressão digital exclusivamente isso já vai mudar...

    Os profissionais que o fazem, obviamente, que devem ser responsabilizados, mas parece-me que nesses casos a responsabilidade é mais de administrações e chefias laxistas.

    Colocado por: manelvchá serviços que no dia do natal os enfermeiros em serviço vão à vez 1h a casa.

    E qual é o problema? Se as coisas estão controladas, os serviços a fazer estão assegurados pelos que ficam e são noites em que, previsivelmente, se espera pouca afluência à urgência, não vejo porque não as pessoas terem alguma liberdade para acordarem entre si, por exemplo, tempos para jantar de maior duração.
  16.  # 717

    Manelvc- só posso falar da minha experiência pessoal.
    Verdade que ouvi falar que há 20 ou 30 anos o pessoal fazia malabarismos . Mas isso mudou imenso .
    Nestes quase 15 anos , em 3 unidades hospitalares , e depois ter trabalhado lado a lado com mais de 200 enfermeiros nunca tal se passou .
    Nem nunca me passaria por a cabeça abandonar o meu hospital por 1 hora , nem 10 min ... e se houvesse uma situação urgente ? Como é que era ..
    Verdade que só trabalhei em hospitais , verdade que não conheço os centros de saúde... pelo menos na minha realidade isso era impensável... eu ficar de borla após uma hora porque um doente precisa , não me importa , podem lá ficar com o raio da hora ou das duas horas .... agora ficar de borla 2h porque o colega vem de outro local de trabalho ? Nunca aconteceu .... e se algum dia acontecer , esse colega tem a folha feita pelos colegas .
    Como digo : esse tipo de permissividade não nego que exista mas baseado na minha experiência/ contexto profissional esse tipo de permissividade deve ser residual ... falo apenas na minha classe profissional.
  17.  # 718

    Eu estou a falar de um hospital central, relativamente perto de si. Mais a norte/litoral um bocado
  18.  # 719

    39 charcas e 3 barragens em Bragança para combater a seca

    28 nov, 2017 - 07:43

    O abastecimento para consumo está assegurado depois da construção da barragem de Veiguinhas, mas o autarca diz ser necessário também haver reservas para outros fins, nomeadamente agrícolas.

    O presidente da Câmara de Bragança anunciou que tem um plano para construir 39 charcas em todas as freguesias do concelho e três novas barragens para armazenar água e evitar problemas em períodos de seca.

    O abastecimento de água para consumo da população da cidade está assegurado depois da construção da barragem de Veiguinhas, mas o autarca Hernâni Dias entende que é necessário também haver reservas para outros fins, nomeadamente agrícolas.

    Para o efeito disse à agência Lusa que se propõe construir, em parceria com as freguesias, 39 charcas até ao final do mandado, um plano que considerou ser "ambicioso".

    "É um objectivo muito ambicioso, estamos a falar de 39 charcas, só temos quatro anos, significa que teríamos de fazer dez charcas por ano, no mínimo, o que pode ser demasiadamente ambicioso, mas esse é o nosso objetivo", vincou.

    O plano incluiu ainda a construção de três barragens na Serra da Nogueira, em Parada e em Macedo do Mato, mas estas não dependem apenas da vontade municipal, mas da autorização do Governo, como indicou.

    Hernâni Dias afirmou que a autarquia já começou a "estudar de forma mais intensa" o local para a construção de uma barragem na Serra da Nogueira.

    Disse ainda que vai "junto do Governo a reivindicar ao nível da construção de novas barragens, nomeadamente m Parada e também em Macedo do Mato".

    Barragens ambicionadas
    "São as três que estão identificadas como necessárias, sendo que também na barragem de Castanheira há uma questão que devia ser tratada por quem de direito, nomeadamente quem tutela a barragem, para substituir o sistema de rega de alagamento por rega por aspersão, o que seria um fator de poupança de água e também levaria a melhores níveis de eficiência ao nível dos consumos", acrescentou.

    As barragens ambicionadas são "para rega, mas não significa que no futuro não possam vir a ser utilizadas para abastecimento de população", segundo o autarca.

    O financiamento será uma questão para discutir posteriormente, já em relação às reservas com charcas, a autarquia assume os custos com a utilização essencialmente de meios municipais.

    O trabalho já começou no terreno e a Câmara tem "estado a fazer com as juntas de freguesia essa identificação, já se fez a reabilitação de uma charca em Baçal e estão a agora avançar para a limpeza de represas em rios e ribeiras".

    http://rr.sapo.pt/noticia/99451/39-charcas-e-3-barragens-em-braganca-para-combater-a-seca
  19.  # 720

    Colocado por: ****

    então fotocopiam-se para estarem em todo o lado, os turnos passados a dormir, enfim, não tenho nada contra , mas assisti as barbaridades, eu ia buscar a minha mae ao turno das 23.00 da noite e sai de la as 24.00, porque o gajo/a vinha do montijo ou vinha de lisboa e estava atrasado, foi uma vergonha, talvez tenham contribuído para o estado do serviço de saúde, os materiais que desapareciam para as clinicas privadas, etc , é do conhecimento publico...um politico não pode nem deve 3 cargos e um enfermeiro ou medico pode, os doentes são tao bem atendidos que as outras tiravam fotos da xo... na impressora dos hospitais , e não são dezenas de anos , são bem recentes algumas, ja lhe disse a minha mãe tem 45 anos de enfermagem ...


    Sim, com certeza que há maus profissionais, como em qualquer outra profissão, seja no público, seja no privado mas não são a maioria nem se pode generalizar.
    O exemplo que deu da sua mãe sair atrasada só atesta que os doentes não são quem sofre com os abusos, são os outros colegas.
    Concordam com este comentário: zinna
 
0.0402 seg. NEW