Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: manelvcComo é que vocês fariam James?

    LOL...é melhor esperar sentado.
  2.  # 62

    Colocado por: Atlas PortugalSim, a caixilharia nestes casos das molduras sobrepõe cerca de 2 mm a pedra.

    Mas mesmo assim é recomendado a fita comprimida.


    Nunca disse nada acerca da fita comprimida, mas acho que faz todo o sentido a pedra (pelo menos quando é com pedra) rematar debaixo do caixilho, nem que seja os tais 2 mm. Rematar a pedra de frente contra o caixilho... eu não gosto.

    Tive um caso onde uma obra de ETICS metia água como o raio para dentro de casa e foram os gajos da caixilharia que se esqueceram de meter o fio de silicone a rematar no ETICS... quer dizer, toda a vedação caixilho/pedra dependia de um fio de silicone... o artista aplica mal ou o material veda mal e temos água dentro de casa...

    Se a pedra passar debaixo do caixilho, já só alguma água tocada a vento é que chega à impermeabilização. Para mim é mais seguro assim...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  3.  # 63

    Colocado por: Anonimo16062021
    Pois,é o que faz aplicar a caixilharia depois do ETICS..Esse tipo de trabalho em Portugal é o prato do dia


    Eu sei, Dias, e é daqui de Portugal que eu falo.
    Mas até um mestre daqueles mais velhões, que são mesmo mestres, ia ficar a olhar para mim de lado se o mandasse chapar a pedra topo a topo com o caixilho... meter as telas ou fitas, seja o que for, com calma isso faz-se, mas a pedra parece-me sempre mais bem aplicada se passar debaixo do caixilho, pouco que seja. E como faziam antigamente, com canal e tudo, melhor ainda.

    Você tem aí algumas imagens onde o peitoril de alumínio remata debaixo duma pingadeira que o próprio caixilho traz... automaticamente a água do caixilho corre para o peitoril e também já estamos protegidos de chuvas batidas a vento... se alguma coisa passar, ok, a impermeabilização resolve, seja com fitas, com telas, com outra coisa qualquer.
    • VXMC
    • 12 dezembro 2017

     # 64

    De acordo como estão a explicar, a pedra acaba por não servir de apoio a caixilharia? É isso que me está a fazer um bocado de confusão.
    Ou seja é aplicada a caixilharia sobre o isolamento termico, seja xps ou o que for, depois feita a impermeabilização. Só após é colada a pedra de preferência a entrar debaixo do perfil e termina com um fio de silicone ou outro tipo de vedante. É isso?
  4.  # 65

    Para mim uma solução tipo SikaHyflex é melhor do que fitas de compressão pelo facto de ser reparável.

    https://prt.sika.com/dms/getdocument.get/512bb6d4-e154-3c45-877d-8bd6fb6015a5/SikaHyflex%2520250%2520Facade_v1_05.006.pdf
  5.  # 66

    Colocado por: Anonimo06082021
    a pedra de fora se tiver "canto deitado abaixo",a água nunca entra......

    Mestre.
    Não percebi, não se arranja um desenho ou uma foto?

    Colocado por: Anonimo06082021são normalmente pedras lisas e com 3cm de espessura.

    Algumas até são assente com inclinação ao contrário.
    :)
    • VXMC
    • 12 dezembro 2017

     # 67

    Colocado por: Anonimo06082021"canto deitado abaixo",


    Posso estar a pensar mal, mas o canto deitado a baixo é mesmo a pedra dobrar um canto para baixo e não apenas fazer a tipica pingadeira. Para além disso convém que a base tenha queda para o exterior. Estou certo?
    • VXMC
    • 12 dezembro 2017

     # 68

    Colocado por: Anonimo06082021o corte térmico pode ser feito com vários materiais,isto no caso se a soleira for dividida em duas partes.


    No meu caso vou ter apenas 1 soleira no exterior até ao caixilho. Por dentro vai o piso rematar no caixilho, excepto na cozinha e wc's que tem de levar uma pedra pelo interior. Como faria se for apenas 1 pedra?
    Concordam com este comentário: tozepalma
  6.  # 69

    Colocado por: Anonimo06082021

    no caso de pedras,pode ter dois cantos....um para a dita pingadeira e outro para a vedação.

    nas pingadeiras normalmente fazem um rasgo outros metem um perfil.

    mas basta estarem atentos e verem como faziam os antigos.....algumas janelas que são autenticas obras de arte,reparem nas cantarias de algumas....tá lá tudo.

    não havia alumínios nem fitas nem silicones nem o raio.....ou era madeira ou ferro e a pedra
    Concordam com este comentário:Skinkx


    Tinham batente, tinham canal de recolha de águas na base da janela, tinham pingadeira no exterior... aqui na minha zona há muita coisa dessa, em pedra de Ançã, que era facilmente trabalhável, é só passar na rua e olhar para aprender.

    Aquilo não tinha corte térmico nem estanquidade ao ar, mas é pegar na base e adaptar/melhorar. Hoje em dia já ninguém faz daquilo e é pena, o silicone matou os artistas das cantarias.
  7.  # 70

    Colocado por: Anonimo06082021não havia alumínios nem fitas nem silicones nem o raio.....ou era madeira ou ferro e a pedra

    É verdade. E incluíam ventilação!
  8.  # 71

    Colocado por: Anonimo06082021basta estarem atentos e verem como faziam os antigos.....algumas janelas que são autenticas obras

    Certo!
    Mas hoje temos outras exigências, rapidez e baixo custo são as mais comuns.
    Por isso o ideal é aliar a técnica e o saber de forma a conseguir responder a essas multiplicas exigências dos tempos modernos.
    Um rasgo a servir de pingadeira e um perfil a servir de batente antirretorno, creio que cumprem a função.
  9.  # 72

    Colocado por: Skinkxo silicone matou os artistas das cantarias.

    Não concordo.
    O silicone é apenas um dos muitos produtos que foram inventados para responder às novas exigências construtivas.
    Por essa ordem de ideias a geberit é uma obra do demo que veio aniquilar o grés.
  10.  # 73

    Colocado por: zedasilva
    Não concordo.
    O silicone é apenas um dos muitos produtos que foram inventados para responder às novas exigências construtivas.
    Por essa ordem de ideias a geberit é uma obra do demo que veio aniquilar o grés.


    E há alguma dúvida que o grês é outra coisa que, bem feita, é para a vida?
  11.  # 74

    Colocado por: SkinkxE há alguma dúvida que o grês é outra coisa que, bem feita, é para a vida?

    Nenhuma!
    O problema é que na grande maioria das obras/métodos construtivos não é viável a sua utilização.
  12.  # 75

    Colocado por: zedasilva
    Nenhuma!
    O problema é que na grande maioria das obras/métodos construtivos não é viável a sua utilização.


    Certo, mas não há plástico nenhum que tenha a mesma durabilidade que o grês. O problema é que por cá parece que nunca foi bem implementado, eu já não sou desse tempo, mas acho que era tudo com junta de cimento.

    Lá fora acho que chegou a haver sistemas de grês com o'ring.
  13.  # 76

    Curiosidade: as caleiras do mosteiro dos Jerónimos eram em grês, no outro dia coloquei aqui um link sobre isso. E estiveram lá centenas de anos... quando remodelaram o sistema de drenagem ainda as aproveitaram como base de assentamento, não as arrancaram.
  14.  # 77

    Já aprendi umas coisas neste topico , finalmente algum consenso de quem sabe da poda...
    Mas uma duvida que se desvia deste assunto:

    Soleira da porta principal, a junta da pedra com o cerâmico interior deve ficar debaixo da porta, correto? Assim sendo a pedra não deve vir ao interior da casa...
  15.  # 78

    Tal e qual, Dias.

    Sem essa pingadeira, para mim a pedra (principalmente a pedra) deve ir debaixo do perfil da janela. Tudo o resto, todas as telas, mantinha tudo, só acrescentava isso.

    A geometria, para mim, tem que ser a parte mais funcional do desenho. Os remates e impermeabilizações locais devem ser uma segurança adicional...
  16.  # 79

    Colocado por: SkinkxTal e qual, Dias.

    Sem essa pingadeira, para mim a pedra (principalmente a pedra) deve ir debaixo do perfil da janela. Tudo o resto, todas as telas, mantinha tudo, só acrescentava isso.

    A geometria, para mim, tem que ser a parte mais funcional do desenho. Os remates e impermeabilizações locais devem ser uma segurança adicional...


    Mas isso tem a ver com a caixilharia, Skinkx.

    Existem séries onde isso está presente e outras onde não está presente.

    Creio eu até ser mais comum em séries de Alumínio do que em PVC.
  17.  # 80

    Colocado por: Atlas Portugal

    Mas isso tem a ver com a caixilharia, Skinkx.

    Existem séries onde isso está presente e outras onde não está presente.

    Creio eu até ser mais comum em séries de Alumínio do que em PVC.


    Correcto, mas se a caixilharia não tem esse elemento, então eu tenho que levar a pedra debaixo da caixilharia, nem que seja os tais 2 mm que você falava no outro pormenor...

    Eu é que não aceitava uma instalação onde a pedra só encostasse à pedra no topo e fosse uma fita a garantir a estanquidade... ainda que no sistema de peitoril metálico isso seja mais aceitável porque quase não existe junta, pelo menos no sistema de cantaria a pedra tem que entrar ligeiramente dentro do perfil... porque se não fica ali um rasgo a apanhar com toda a água que cai verticalmente janela abaixo.

    isto tudo deriva muito do sistema ETICS e da pré-fabricação de perfis para tudo e do facto do peitoril ser instalado DEPOIS da janela, mas isto pode ser feito com pedra desenhada e cortada à medida e instalada ANTES da janela. E no fim o ETICS remata a janela (ombreira/padieira) e a pedra (peitoril ou soleira).

    Na última foto que o Dias colocou, se tirarem dali aquela pingadeira de alumínio, que protege o interface pedra/caixilharia, eu não queria aquela execução para mim. Com pingadeira ok, sem pingadeira ko. Se não houvesse pingadeira, então empurrava a pedra mais 1 cm para dentro, para debaixo da janela, e só então impermeabilizava a orla do vão.
 
0.0202 seg. NEW