Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, Estou a iniciar a aventura da construção de uma casa, depois de várias alterações ao projecto esta ficou a planta final decidida por nós, queria saber qual a vossa opinião antes de mandar avançar com o projecto para a câmara, (visto que até já tenho algumas alterações exteriores para pedir para fazer) se estou a cometer algum erro, alguma possível modificação que fariam para ficar melhor... Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoFerreira89
      planta2.jpg
  2.  # 2

    Quartos grande.
    Closet da suite sem grande espaço de arrumação.
    etc
    Onde é o norte?
    porque o formato Em L
  3.  # 3

    O norte é do lado direito. Excepto a suite não considero os outros assim tão grandes, aliás fomos nós que pedimos para aumentar e por essa razão a suíte acabou também por aumentar. Ainda pensámos numa maneira de aumentar os wc's mas era complicado.
    O closet é pequeno porque foi a última alteração feita, de início a mulher não queria closet, no fim lembrou-se que afinal queria e teve que ser ali mudado o quarto e encurtados os wc's. Mas em arrumação acaba por ter 3,7mts de armário se não estou em erro, é pouco?

    Formato em L por uma questão de gosto.
  4.  # 4

    É uma planta muito fraquinha com uma série de coisas por resolver. Isso foi feito por arquitecto?!
    Parece uma planta de um armazém convertido em habitação... Ou De uma pequena colectividade...
    Concordam com este comentário: j cardoso, i.seabra
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasIsso foi feito por arquitecto?!

    Não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tf94
  6.  # 6

    Sim foi, mas foi muito modificada por nós! A primeira proposta dele era um pouco diferente, a frente da casa era composta por sala e cozinha, a traseira pelos quartos. A mulher não queria a cozinha na frente e tivemos que mudar muito e ele foi ajustando conforme fomos pedindo..

    A ideia é a casa ficar barata, mas porquê a planta ser fraca e que coisas a resolver?
  7.  # 7

    mude o fogão de sala para a parede oposta, que pelo menos aquece o quarto. que mania tem esta gente de colocar as fontes de calor nas paredes exteriores.

    assuma melhor o open-space ou então feche tudo. assim nem é nem deixar de ser, numa cozinha grande, acaba por ter pouco espaço de bancada
    Concordam com este comentário: i.seabra
  8.  # 8

    Opa... Poderiam ter isso tudo e ter a casa em condições, inclusivamente com áreas melhor aproveitadas, até menos área bruta, ou seja simples e económica.
    Existe um grande desinvestimento no projecto de arquitectura que está a pagar... Arranje um arquitecto.
    Não vou estar aqui a fazer o projecto de outrem...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 9

    Colocado por: tiagooliveira20Ainda pensámos numa maneira de aumentar os wc's mas era complicado.

    Os WC tem área mais do que suficiente, estão é mal desenhados.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    Fora uma serie de outras coisas... Que resolvidas, resolviam outras....
  11.  # 11

    Infelizmente concordo tiago
  12.  # 12

    A mim o que principalmente me parece mal é a orientação solar... resolva isso e o resto vai por si.
    claro que n temos aqui a planta do terreno para perceber se isso condicionou...
    Concordam com este comentário: i.seabra
  13.  # 13

    Então a sul só tem uma janela ?
  14.  # 14

    .. para que serve aquele alpendre corredor da frente!!? com menos de 1.50m de profundidade!!? que relação tem a sala com o exterior (0)....

    Para mim, do ponto de vista profissional é começar do ZERO.
    • ik
    • 31 março 2018

     # 15

    Onwc da suite é dos piores que já vi! Então com tanto espaço mete lá uma base de duche que nem se podem mexer l dentro sem estarem sempre a tocar nas paredes
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, sognim
  15.  # 16

    Colocado por: tiagooliveira20A ideia é a casa ficar barata, mas porquê a planta ser fraca e que coisas a resolver?


    Por todas as razões aqui expostas e mais outras que um bom profissional resolveria sem ter de se preocupar com isso.
    Isto não é planta que se apresente, muito menos se é o resultado já de outras discussões...
    Porque é que não vai falar directamente com o Arquitecto que vai assinar isso? largue o desenhador, não vê que faz o que vocês querem sem qq tipo de preocupação, quanto menos trabalho tiver menos horas (chatices) vai dispender e vocês vão fazer um investimento brutal do qual não estão a tirar partido algum... O vosso investimento numa habitação tem de começar pela Base, e a base é um projecto minimamente decente.
    Faz-me confusão, como é possível isto ainda nos dias de hoje.
  16.  # 17

    Colocado por: pauloagsantosmude o fogão de sala para a parede oposta, que pelo menos aquece o quarto. que mania tem esta gente de colocar as fontes de calor nas paredes exteriores.

    assuma melhor o open-space ou então feche tudo. assim nem é nem deixar de ser, numa cozinha grande, acaba por ter pouco espaço de bancada


    Sim, isso do fogão até é capaz de ter razão.

    Na questão open-space a proposta vinha com ele, mas a sala/cozinha vinha mais pequena e quisemos aumentar a cozinha e por essa razão e por termos até um exemplo da casa de um familiar que tem idêntica ao que aí está e gostarmos disso fizemos assim. Permitiu ter mais móveis, permite ter também mais uma parede para colocar algum móvel na sala se necessário e a ideia foi se quisermos fazer um jantar em que precisemos de uma mesa grande permite meter a mesa entre a sala e a cozinha sem andar a mexer em sofás, etc.
    Quanto à arrumação, tem a dispensa ao lado, os móveis serão mais para louças e utensílios.



    Colocado por: NTORIONA mim o que principalmente me parece mal é a orientação solar... resolva isso e o resto vai por si.
    claro que n temos aqui a planta do terreno para perceber se isso condicionou...


    Porquê? Tem os quartos a apanhar sol o dia todo, a sala apanha de manhã pela frente e a cozinha a partir das 12/13h também deverá apanhar. Essa foi a razão que pedimos para aumentar a cozinha, ela vinha com uma janela muito pequena e quase sem sol. Mas acho que o terreno também não é fácil, noutros arquitectos que visitei a pedir preços quando me perguntaram qual o terreno 1 ou 2 referiram esse aspecto, era um terreno com orientação complicada para o sol.



    Colocado por: enf.magalhaesEntão a sul só tem uma janela ?


    Não, tem a janela do quarto e a da cozinha. Ainda se ponderou colocar a da suite também aí, mas segundo o projectista e através de um site onde aparece a orientação solar nos terrenos que ele me esteve a mostrar, a suite começa a apanhar sol ao início da tarde e apanha até ao por do sol assim!


    Colocado por: Pedro Barradas.. para que serve aquele alpendre corredor da frente!!? com menos de 1.50m de profundidade!!? que relação tem a sala com o exterior (0)....

    Para mim, do ponto de vista profissional é começar do ZERO.


    Fomos nós que pedimos apenas para embelezamento da casa. A sala tem a porta para esse alpendre, mas sim podia ter mais mas do lado norte a casa está encostada ao muro (apesar de ainda deixar os 3 mts de terreno de fora por causa de serventias). Como é meio open-space tem a cozinha para o alpendre traseiro.


    Colocado por: ikOnwc da suite é dos piores que já vi! Então com tanto espaço mete lá uma base de duche que nem se podem mexer l dentro sem estarem sempre a tocar nas paredes
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Bem visto. Mas isso depois tenho que cumprir à "letra" ou poderei alterar em construção? Nem reparei nesses pormenores porque pensei que em construção eu é que seleccionava a base de chuveiro etc, do tamanho que quisesse.

    Pedro Barradas e Anonimo09092021, eu não percebo nada de arquitectura e acredito que tenham razão mas eu ao olhar para a planta não consigo ver esses problemas graves que estão a ver. Para mim e para a mulher fomos pedindo conforme fomos achando que ficava melhor, algumas coisas o projectista falou logo que não ficava bem, outras disse que ia tentar fazer o melhor para ficar bem, e outras fez logo. Para nós, tendo em conta que já é um sr. de alguma idade com muitos anos nesta área, confiamos no que ele está a fazer. Mas agradeço os vossos comentários, vou tentar falar com mais pessoas, inclusivamente com um construtor amigo, a ver que opinião ele tem, visto que tem mais experiência que eu..
  17.  # 18

    então o que posso desejar é boa sorte.... Mas é pena, o dinheiro é vosso. Uma pessoa com uma certa idade, projectista, com muitos anos nesta área, normalmente é meio caminho andado para "o deixa andar"... e para a velha máxima" eu sempre fiz assim" nunca ninguem se queixou"...


    O tiago, pela maneira como escreve parece ter formação, é uma pena estar a limitar-se assim. Ponha em causa as coisas que lhe apresentam!!! foi pena não ter escolhido os arquitectos, em detrimento de um "projectista" de assinatura de aluguer.
    • ik
    • 31 março 2018

     # 19

    Colocado por: tiagooliveira20
    Bem visto. Mas isso depois tenho que cumprir à "letra" ou poderei alterar em construção? Nem reparei nesses pormenores porque pensei que em construção eu é que seleccionava a base de chuveiro etc, do tamanho que quisesse.


    Então está a fazer um projecto de raiz e vai andar depois na obra a alterar tudo?
  18.  # 20

    Colocado por: ik

    Então está a fazer um projecto de raiz e vai andar depois na obra a alterar tudo?


    Não falei em alterar tudo, apenas esses pormenores de bases de chuveiro, etc.


    Colocado por: Pedro Barradasentão o que posso desejar é boa sorte.... Mas é pena, o dinheiro é vosso. Uma pessoa com uma certa idade, projectista, com muitos anos nesta área, normalmente é meio caminho andado para "o deixa andar"... e para a velha máxima" eu sempre fiz assim" nunca ninguem se queixou"...


    O tiago, pela maneira como escreve parece ter formação, é uma pena estar a limitar-se assim. Ponha em causa as coisas que lhe apresentam!!! foi pena não ter escolhido os arquitectos, em detrimento de um "projectista" de assinatura de aluguer.


    Eu entendo, a questão é que eu pessoalmente não consigo ver esses erros que falam e por isso não sei o que argumentar para por as coisas em causa. Para mim, olhando para a posição do terreno e para a planta, vejo poucas coisas a alterar. Tenho umas para alterar, mas até é nas imagens de exterior que tenho..
 
0.0217 seg. NEW