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  1.  # 41

    As baterias não compensam sozinhas, fazem parte de um sistema que deve consagrar:
    - Bateria
    - Paineis Fotovoltaicos
    - Consumos fundamentalmente em Vazio (tarifa bi-horaria)
    - Veiculo Electrico
  2.  # 42

    Colocado por: shlakAs baterias não compensam sozinhas, fazem parte de um sistema que deve consagrar:
    - Bateria
    - Paineis Fotovoltaicos
    - Consumos fundamentalmente em Vazio (tarifa bi-horaria)
    - Veiculo Electrico


    Ter veiculo electrico ou não nao interessa, porque para maximizar o retorno financeiro de uma powerball o que interessa e gastar toda a capacidade da bateria diariamente, quem só gastar 1/2 da bateria diariamente entao nunca mais vai ter retorno financeiro. Por isso tanto faz ser um veiculo electrico a gastar energia, como sendo varios aquecedores ou outra coisa qualquer que gaste energia electrica.

    O objectivo era carregar a bateria durante o vazio e descarregar totalmente fora do vazio.

    Adicionar paineis fotovoltaicos não melhora em nada o retorno financeiro das baterias, alias, se alguma da energia produzida pelos paineis for enviada para a bateria esta e a piorar o retorno financeiro de ambos.
  3.  # 43

    Discordo:

    O veiculo electrico é ele próprio uma bateria, permite aumentar a capacidade instalada e é uma poupança energética para si (faça as contas em energia e não em eletricidade) ao poder receber a energia da bateria antes desta começar a descarregar.

    Os painéis fotovoltaicos então são CHAVE neste processo. A energia em vazio é barata, mas durante o dia a energia é de graça! O que voce quer é armazenar ao máximo essa energia. É aqui que o carro faz sentido, pois ele pode rapidamente absorver energia da bateria para permitir a bateria armazenar energia solar.

    O retorno financeiro máximo é não comprar energia fora (combustível fossil ou eletricidade)
  4.  # 44

    Colocado por: shlakDiscordo:

    O veiculo electrico é ele próprio uma bateria, permite aumentar a capacidade instalada e é uma poupança energética para si (faça as contas em energia e não em eletricidade) ao poder receber a energia da bateria antes desta começar a descarregar.

    Os painéis fotovoltaicos então são CHAVE neste processo. A energia em vazio é barata, mas durante o dia a energia é de graça! O que voce quer é armazenar ao máximo essa energia. É aqui que o carro faz sentido, pois ele pode rapidamente absorver energia da bateria para permitir a bateria armazenar energia solar.

    O retorno financeiro máximo é não comprar energia fora (combustível fossil ou eletricidade)


    Continua a não entender o conceito de retorno financeiro maximo. A forma mais rapida de ter retorno financeiro com uma powerball é gastar toda a bateria durante o dia e carrega-la a noite completamente com energia do vazio, se fizer isto todos os dias a 100% não existe outra forma mais rapida de pagar a bateria a nao ser que use uma tarifa tri-horaria, isto e simples matematica.

    Da mesma forma que a maneira mais rapida de ter retorno financeiro com paineis solares e gastar toda a energia produzida fora do vazio sem qualquer bateria.

    "O retorno financeiro máximo é não comprar energia fora (combustível fossil ou eletricidade) "
    Isto nao faz qualquer sentido, porque tem sempre que comparar o investimento que fez com a energia que estaria a consumir/gastar da rede para saber em quantos anos ficaria o seu investimento pago.

    Um sistema de paineis solares ligados a rede tem um retorno financeiro muito mais rapido que um sistema autonomo desligado da rede, além de que tem uma fiabilidade muito maior.

    Neste momento retorno financeiro garantido e a medio-prazo/longo -prazo sao paineis solares com microinversores ligados a rede onde consome praticamente toda a energia produzida fora do vazio com tarifa bi-horaria, ate pode ficar com o investimento pago em 6 anos.
  5.  # 45

    Voce só está a olhar para as coisas em separado, isto é um sistema...

    Desafio: quer fazer uma folha de calculo e comparar ?
  6.  # 46

    Acho que não vale a pensa continuar esta discussao se o amigo ainda nao percebeu o conceito de retorno financeiro. Cada um fica com a sua opiniao ;)
  7.  # 47

    Alguém que já instale isto ou conheça alguém que tenha uma powerwall?
  8.  # 48

    Colocado por: rmarinho84Alguém que já instale isto ou conheça alguém que tenha uma powerwall?


    Há imensas soluções "parecidas".

    Pode inclusive comprar uma serie de baterias recicladas (de Veiculos eletricos por exemplo) e fazer uma coisa "domestica".
  9.  # 49

    Yap já vi várias soluções, mas estava mesmo interessado em saber informações sobre a PowerWall.

    Obrigado
  10.  # 50

    Colocado por: jcfcid

    Há imensas soluções "parecidas".

    Pode inclusive comprar uma serie de baterias recicladas (de Veiculos eletricos por exemplo) e fazer uma coisa "domestica".

    Mas o mortal comum não percebe de electricidade e fios e coisas...
    Chuta lá os links de produtos similares?
  11.  # 51

    Segundo vi talvez esteja a falar num investimento de 7000 euros? Algumas duvidas que tenho é se ela carregar toda durante o dia com fotovoltaico, e eu usar durante noite, basicamente não pago eletricidade, ok se não conseguir carregar, carrego no vazio.. mas seria possível ter sei lá 30 m2 de paineis para carregar a bateria completamente quase todos os dias?! Eu por acaso trabalho em casa, e gasto energia tb durante o dia.. E se ela não descarregar, é possível alimentar a casa e estar a carregar a bateria. ou não é possível fazer as duas ao mesmo tempo?!

    Pelas minhas contas 7000 bateria + 10000 em paineis e instalação = 17000€ , cerca de 140 euros por mes em 10 anos.. eu gasto mais ou menos 100 em luz por mes.

    Pros: Mas esta solução parece me que tem o beneficio de poder estar fora da grid se necessário, de controlar e poder optimizar ainda mais os consumos com domótica, garantir que estou a a fazer o melhor para o ambiente (bem que nossa eletricidade em PT é muito "limpa"), Se as baterias durarem 20 anos estou a ganhar dinheiro..

    Cons: Será que o material é fiavel e dura os 10 anos? sera que a Tesla dura mais 10 anos para dar garantia? :) Tenho na mesma que pagar uma taxa fixa á EDP, ou seja nas contas tenho que adicionar 120*30 = 3600 , ter este trabalho tudo para pouco beneficio quando vou jantar e gasto mais do que isso..
  12.  # 52

    Colocado por: master_chief
    Mas o mortal comum não percebe de electricidade e fios e coisas...
    Chuta lá os links de produtos similares?


    As que eu vi foi de uma empresa que vende baterias recondicionadas ao kW. Depois há "pessoas" que prestam o serviço de os ligarem e proteger. Inclusive com garantia.

    Outra opção é comprar um Nissan Leaf batido e pagar alguem para o desmontar e aproveitar as baterias! Vende as restantes peças que se aproveitarem e fica-lhe mais barato! :)
  13.  # 53

    Alguém já instalou uma bateria tesla Powerwall que possa dar feedback ?

    Vale a pena ir para paineis solares ou tesla power roof ?
    O objectivo é ficar o mais independente possivel sem usar energia da edp.
  14.  # 54

    Boa tarde,

    Alguém tem contactos de técnicos certificados da Tesla que possa partilhar?


    Obrigado.
    Concordam com este comentário: rmarinho84
  15.  # 55

    Primeiro post no Forum :)

    Esta thread é bem interessante e algo que está em evolução contínua. Hoje em dia já devem haver mais instaladores/soluções de baterias (a espanhola "ampere energy", por exemplo, apesar de ser muito cara) em Portugal, não...?

    Alguém tem mais info recente para partilhar?

    Concordo com @coisasdacasa de que o retorno financeiro é o critério #1 para pensar em instalar estas coisas (a menos que tenhamos dinheiro do que saber o que fazer com ele), mas ao mesmo tempo, também faz sentido a situação proposta por @shlak de ter um carro elétrico lá pelo meio: para quem pode carregar o carro no trabalho de graça (ou especialmente com várias marcas a oferecerem carregamentos grátis nos primeiros 2-3 anos após a compra) e depois chegar a casa com 40kW "no tanque", não precisam de gastar nada da rede.

    Com painéis solares, durante o dia os painéis alimentam a casa e tudo o que sobrar (para sistemas grandes com >1500W) vai carregar a bateria. À noite o carro carrega a bateria para fazer o top-up e continua a alimentar a casa. No dia seguinte o carro vai para o trabalho com o que ainda lá está (mesmo a 20kW deve chegar para a maioria dos trajetos, excepto os mais longos) e repete-se o ciclo.

    Mesmo sem carro, a bateria serve para fazer um buffer para alimentar a casa e aproveitar o que os painéis solares produzem mas a casa não gasta. Ao final do dia (antes do horário em vazio) o que a bateria ainda tem deverá chegar para alimentar a casa, até iniciar o horário vazio. Nessa altura passamos a comprar à rede o vazio e a carregar a bateria. No dia seguinte repete-se.

    Com apps que monitorizem a nossa maneira de consumo (quando estamos em casa, quando ligamos aquecimento, etc, ao estilo do termostato da Nest) poderá haver uma maneira de maximizar um sistema destes.

    Neste momento o que falta são soluções de baterias mais baratas (a Powervault no Reino Unido, https://www.powervault.co.uk/, faz exactamente isto -software de gestão "inteligente" e tem uma solução de instalar baterias de Renault Zoe que já não bufam nos carros, menos de 80% de capacidade max, mas servem perfeitamente para gerir uma casa, a preços bastante mais baixos).

    Alguém sabe de coisas a chegarem ao mercado Português nos próximos tempos?
  16.  # 56

    A solarshop e Solarimpact têm solução para o que quer.
    Desculpem a publicidade, mas são duas empresas com site e preço competitivos para estas soluções.
    Tem ainda a Amperenergy Espanha, com representação em Portugal. Excelente solução, inversor, bateria com software de gestão, carrega à noite no bihorario para gastar durante o dia onde a tarifa é mais cara, como também antevê pela previsão de tempo, dias de chuva ou nevoeiro, onde a produção poderá ser inferior ou nula para carregar à noite. Vale o que vale, pois a previsão de tempo em Portugal é do tipo, amanhã faz sol se não chover. =)
    Ha um tópico cá no fórum da Amperenergy criado por mim. Com preços e períodos de retorno.
    A tesla andava em negociações com a Amperenergy por causa do algoritmo de carregamento.
    Entretanto já há soluções paralelas à da Amperenergy.
    Em relação às baterias dos carros, tanto o zoe como o leaft têm baterias por módulos que podem e estão ser usadas no mercado doméstico. Por acaso soluções fáceis de implementar. No entanto o custo desses módulos disparou quando o pessoal percebeu o potencial das baterias obsoletos dos primeiros eléctricos.
    O problema da solução de carregar durante o dia para gastar antes da noite é depois carregar à noite antes de carregar pelo sol do dia, tem um problema que ninguém fala, a bateria faz dois ciclos diários =)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, nunoluis
  17.  # 57

    Custos ainda só vi os da Ampere que me pareceram demasiado elevados. Durante a vida útil da bateria não há retorno. Os preços que me apresentaram da Ampere são os mesmos tabelados desde 2017, e tendo em conta como o custo das células de lítio tem baixado, parece-me que falta ainda concorrência no mercado. Vou dar uma olhadela a essas duas lojas que indicou.

    Em relação ao ciclos da bateria, o que tinha pensado seria ter uma bateria em excesso do necessário diariamente (estilo a Powerwall), à noite carrega até X (poderão ser uns 75%) e durante o dia, o solar fazia o top up e ia dando vazamento para o necessário (se chegar para tanto) e ao final do dia se a bateria voltar a descer abaixo de X carrega durante a noite. Serve mesmo só como um buffer. Não sei como isso poderá afetar a vida útil da bateria...
 
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