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  1.  # 41

    Colocado por: callinasAcho que temos de esperar pelo elétrico da dacia.
    Já agora. é porque não veículos a hidrogénio?


    Porque é preciso fazer a electrólise.
  2.  # 42

    Eu sou da opinião que o hidrogénio será viável, mas apenas em transportes pesados, barcos, etc. No carro particular, o "problema" do tempo de carregamento é facilmente gerido (os carros passam a maioria do tempo parados) e a autonomia que vai aparecendo vai fazer com que o eléctrico passe a ser um carro normal, mas em bom :-)
    O veículo a hidrogénio é de facto um veículo eléctrico, só que a electricidade é gerada "a bordo"

    Para esses transportes, que consomem imensa energia e que precisam de cobrir grandes distâncias, efectivamente pode ser solução.

    Há uma imagem que reflecte bem porque é que a electricidade directa ao carro é melhor opção :-)
    Concordam com este comentário: mafgod
      electric-car-vs-hydrogen-fuel-cell1-e1509049014192.jpg
  3.  # 43

    Só na transicao de tecnologia é que está a compensar mesmo... se começar a ser banal o carro eletrico, até nos preços da energia vão haver alterações profundas. Primeiro porque sao muitos kwts a mais que é preciso gerar, basta ver o numero de postos de combustivel para compreender que estamos a falar de muita energia... e depois são precisos ha noite... quando é que o carro fica a carregar??? All night long... agora é tudo muito bonito pq só 1 ou 2 é que carregam em cada empresa, da para estar la paradinho com a ficha ligada... depois para que serve o painel solar em casa se trabalha das 9 as 19...

    Não me seduz e nao ia a correr trocar de carro... nao sei se o investimento inicial estará assim tao pago num horizonte proximo...
  4.  # 44

    Colocado por: GT_racingSó na transicao de tecnologia é que está a compensar mesmo... se começar a ser banal o carro eletrico, até nos preços da energia vão haver alterações profundas. Primeiro porque sao muitos kwts a mais que é preciso gerar, basta ver o numero de postos de combustivel para compreender que estamos a falar de muita energia... e depois são precisos ha noite... quando é que o carro fica a carregar??? All night long... agora é tudo muito bonito pq só 1 ou 2 é que carregam em cada empresa, da para estar la paradinho com a ficha ligada... depois para que serve o painel solar em casa se trabalha das 9 as 19...

    Não me seduz e nao ia a correr trocar de carro... nao sei se o investimento inicial estará assim tao pago num horizonte proximo...


    E a energia que deixa de ser gasta nas refinarias para produzir os combustíveis? Não entra nessa sua equação? Sabendo peso desta na rede? Pois..
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 45

    Colocado por: GT_racingPrimeiro porque sao muitos kwts a mais que é preciso gerar, basta ver o numero de postos de combustivel para compreender que estamos a falar de muita energia... e depois são precisos ha noite... quando é que o carro fica a carregar??? All night long... agora é tudo muito bonito pq só 1 ou 2 é que carregam em cada empresa, da para estar la paradinho com a ficha ligada... depois para que serve o painel solar em casa se trabalha das 9 as 19...

    Na minha opinião esse problema resolve-se com os próprios veículos eléctricos: as redes inteligentes e as tecnologias V2H e V2G vão permitir aproveitar ao máximo as renováveis em qualquer horário. Isso e sistemas de armazenamento dos próprios distribuidores de energia.
    Facilmente os carros (que tanto estão parados durante o dia como durante a noite) podem aproveitar a energia solar para carregar durante o dia e depois, durante a noite, usar a energia armazenada para alimentar a casa. Peso na rede de distribuição: zero.
    Por exemplo, eu gasto - fora o carro, claro - cerca de 5kWh por dia em casa (maioritariamente à noite). A bateria do meu carro tem 28kWh e apenas preciso de ~~10kWh para as minhas viagens normais diárias. Era perfeitamente viável carregar o carro durante o dia (por exemplo na empresa onde trabalho que tem instalados 80kW em painéis solares) e alimentar a minha casa à noite a partir dele, e já há tecnologia para isso. Como os próprios VEs, precisa de ser massificada para se tornar acessível.

    Colocado por: GT_racingNão me seduz e nao ia a correr trocar de carro... nao sei se o investimento inicial estará assim tao pago num horizonte proximo...

    E faz muito bem. Se não precisa de trocar de carro, não troque, é um desperdício de dinheiro (e até ambiental). Mas quando precisar, pelo menos equacione a hipótese, até pode chegar à conclusão que não é para si e está tudo bem na mesma ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid
  6.  # 46

    Está ai uma ideia engraçada que certa e determinada empresa anda a divulgar.
    Vende o carro e o mesmo trás painéis solares para a casa.
    A bateria da casa é a bateria do carro.
    O FV carrega a bateria do carro e as necessidades energéticas da casa.
    Ora onde isso esbarra?!
    Quando o FV produz, o carro não está em casa.
    Na grande maioria dos trabalhos, não há carregador de automóveis. Ou se houver são poucos carregadores para tantos carros.
    Quando regressa a casa, tem de carregar o carro e a casa.
    Com o aumento da autonomia são precisas mais horas para carregar o carro, quanto mais para o carro alimentar a casa.
  7.  # 47

    Colocado por: callinasO FV carrega a bateria do carro e as necessidades energéticas da casa.
    Ora onde isso esbarra?!
    Quando o FV produz, o carro não está em casa.

    Sim, concordo que isso não é para fazer em casa. Carregar nessa situação teria de ser com infraestruturas apropriadas e com fontes renováveis em dimensão generosa.

    FV em casa é importante, mas na minha opinião:
    - com apenas 1-2 painéis para "segurar" o standby da casa
    - com > 4 painéis e uma bateria de capacidade ajustada aos consumos "normais" das casas (4-6kWh) para reduzir o consumo da rede.
    Mais que isso, só para casos muito particulares.
  8.  # 48

    Colocado por: GT_racingSó na transicao de tecnologia é que está a compensar mesmo... se começar a ser banal o carro eletrico, até nos preços da energia vão haver alterações profundas. Primeiro porque sao muitos kwts a mais que é preciso gerar, basta ver o numero de postos de combustivel para compreender que estamos a falar de muita energia... e depois são precisos ha noite... quando é que o carro fica a carregar??? All night long... agora é tudo muito bonito pq só 1 ou 2 é que carregam em cada empresa, da para estar la paradinho com a ficha ligada... depois para que serve o painel solar em casa se trabalha das 9 as 19...

    Não me seduz e nao ia a correr trocar de carro... nao sei se o investimento inicial estará assim tao pago num horizonte proximo...


    A energia é muito mais barata durante a noite, apesar de os painéis solares não funcionarem.

    Se por acaso ficasse muito mais cara, os aerogeradores passaram a ter maior viabilidade.

    Tudo se equilibra, e a electricidade será sempre mais barata e amiga do ambiente que a gasolina ou gasóleo.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, mafgod, eu
  9.  # 49

    Continuo a concordar com o trump, por muito maluco que seja tem uma visão bastante aceitavel, isto vai destruir ainda mais as nossas economias... energias renovaveis com grande investimento inicial, isto é dinheiro imediato para a china... o que nao faltam ai é paineis e inversores chineses, agora ate os aerogeradores vem da china.... hmmmm :)
  10.  # 50

    Colocado por: GT_racingContinuo a concordar com o trump

    Ah pronto, então está explicado :-)
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, eu
  11.  # 51

    Colocado por: GT_racingContinuo a concordar com o trump, por muito maluco que seja tem uma visão bastante aceitavel, isto vai destruir ainda mais as nossas economias... energias renovaveis com grande investimento inicial, isto é dinheiro imediato para a china... o que nao faltam ai é paineis e inversores chineses, agora ate os aerogeradores vem da china.... hmmmm :)


    Só concorda quem nunca estudou Comércio Internacional\Economia Internacional.
  12.  # 52

    E estudaram a futura monopolia chinesa? enquanto houver dinheiro como moeda de troca vao ser a principal economia...
    Concordam com este comentário: carlosj39
  13.  # 53

    Não sei como responder a esse comentário.
  14.  # 54

    O Dr. Medina Carreira percebia muito de Comercio e Economia Internacional, e topava bem o perigo chinês...E não consta que gostasse de Trumps e afins...

    A pouco e pouco vão comprando isto e mais aquilo, a partir de certo ponto vão querer meter-nos a pata em cima...Neste momento se o estado chinês decidir agora aumentar o preço da enregia em Portugal via EDP, o governo português nem piava, ou então pedia se calhar ajuda a Bruxelas, claro...
    Mas está tudo bem, haja novelas e futebol para distrair o pagode, que a nossa dívida publica monstruosa e o controle chinês ( e não só) são meras notas de rodapé deste bananal regime...




    Colocado por: GT_racingE estudaram a futura monopolia chinesa? enquanto houver dinheiro como moeda de troca vao ser a principal economia...
    Concordam com este comentário:carlosj39
    Concordam com este comentário: GT_racing
  15.  # 55

    Colocado por: carlosj39Neste momento se o estado chinês decidiragoraaumentar o preço da enregia em Portugal via EDP, o governo português nem piava, ou então pedia se calhar ajuda a Bruxelas, claro...


    Se a EDP ainda fosse monopolista isso seria um problema. Mas como não é...

    Basta ver que na BTE, MT e AT a EDP tem uma fatia minoritária de mercado.
  16.  # 56

    É verdade... devíamos ir mudando as fontes de energia com sustentabilidade e não impondo metas até ao ano xxxx... conforme o acordo xpto...

    O acordo de paris é uma fachada, a china é o país mais poluente do mundo e usa o acordo para poluentemente, criar negócio com a nossa energia limpa... o que é que o planeta beneficia com isso?!?!

    Tapem nos os olhos com peneiras...
  17.  # 57

    Mesmo não sendo monopolista é ainda oligopolista e com posição dominante!

    Por outro lado os chineses tentam dominar completamente (SUN TZU "rules", sabe quem foi este sr. não sabe? E porque é ensinado nas academias militares em todo o mundo?) esta industria vital e estratégica quer a montante quer a jusante, sendo que neste momento até as torres eolicas aerogeradoras são feitas por eles. Além disso as concorrentes da EDP como a Endesa e afins já têm capital chinês ( e as que ainda não têm terão e maioritário logo que eles possam) capital chinês!
  18.  # 58

    Aqui discordo, tanto o Trump como o Xi Jiping deviam ter, ex aequo, o nobel da vergonha de maior poluidor , logo a seguir ao (filho da ) Putin, que está a destruir o Artico e o planeta com os criminosos furos da prospecção do gás natural, a fossanguisse e a ganancia é tanta que devem depois ir certamente dar de comer, em vez de alimentos contaminados e tóxicos, aos seus filhos e netos moedas e notas de dinheiro...


    Colocado por: GT_racingÉ verdade... devíamos ir mudando as fontes de energia com sustentabilidade e não impondo metas até ao ano xxxx... conforme o acordo xpto...

    O acordo de paris é uma fachada, a china é o país mais poluente do mundo e usa o acordo para poluentemente, criar negócio com a nossa energia limpa... o que é que o planeta beneficia com isso?!?!

    Tapem nos os olhos com peneiras...
  19.  # 59

    Oh que discussão estéril... A China é ah e tal, o trump é que tem razão
    Ah mas a China é o país que mais sofre, mundialmente, com a poluição localizada nas grandes cidades e, por larga margem, o país do mundo que vem a investir em renováveis. Isso já não interessa nada, o trump é que sabe. Deusmalivre...

    Caros, como já foi dito neste tópico, o VE é agnóstico à origem da electricidade que o alimenta. Se o país em questão apostar em renováveis, o VE é extremamente limpo na sua operação. Se o país tiver (como nós temos) uma produção maioritariamente renovável, o VE é mais limpo na sua operação. Se o país tiver uma produção maioritariamente fóssil, o VE será menos limpo na sua operação. Não há como fugir a isto.
    Mas... Será sempre mais limpo que o fóssil, que não tem como ser menos limpo.

    E do nada voltamos a discutir teorias da conspiração e domínio do mundo, num tópico de VE. Estranho que no tópico dos fumarolas nunca se tenham discutido as guerras do mundo à custa do petróleo 🤔
  20.  # 60

    Estéril foi o seu comment...Até porque logo a seguir não se coibiu de comentar sobre trump(as), conspirações, e afins, além de vir vergonhosamente ( e nada esterilmente) defender a China e o seu falso ambientalismo... Discutir se um país quer dominar o mercado da electricidade (energia dos VE) de um país estrangeiro num tópico sobre veiculos movidos a electricidade não tem nada a ver, está-se mesmo a ver que não...
 
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