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  1.  # 141

    Eu passei junto de uma sucata e vi la para cima de 100 encostados.
  2.  # 142

    Colocado por: mafgodE como se porta um VE no calor do verão?

    Nos CIs temos um motor térmico que, para além de permitir deslocar o carro, gera imenso calor (mesmo no relantim).
    Para o refrescar há o radiador com uma ventoinha.
    Neste dias de verão, quase que imediatamente após ligar o carro (MCI), a ventoinha fica a fazer imenso barulho na tentativa de refrescar o motor.
    Quando não é suficiente, lá vemos os CIs encostados para por mais água no radiador e esperar que o motor arrefeça para seguir viagem.
    Nos VEs isso é coisa que não existe.
    O único cuidado que devemos de ter, à semelhança de um qualquer CI, é tentar estacionar o carro à sombra para evitar temperatuas altas no habitáculo e assim prolongar a vida aos materiais de que é feito (também podemos ligar o AC à distância, mas aí estaremos a diminuir a carga da bateria, se ele estiver ligado à tomada é optimo, refresca sem diminuir a autonomia).
    Certo que temperaturas altas aumentam a degradação da bateria mas, não é por uns dias por ano que ela vai estragar-se e temos a garantia.
    Como o motor de um VE não "aquece" como um MCI (o que realmente aquece é a bateria e não a sentimos), o calor que sentimos num VE não é tanto como num MCI fazendo com que as viagens sejam mais agradáceis (temos à mesma que usar o AC obviamente, mas não temos um braseiro à nossa frnte).
    Há excepções, o ZOE por exemplo, quando está a carregar liga o AC para as baterias e faz bastante barulho quando a temperatura ambiente é alta (quase parece a ventoinha de um CI). Quando o tempo não está assim tão quente, quase não se ouve, apenas um silvo.

    Mas o que é uma desvantagem nos dias quentes num MCI, é uma grande vantagem nos dias frios.
    Num MCI, devido à ineficiência do motor, temos ar quente de "borla" para aquecer o carro.
    Num VE, temos de gastar autonomia para o aquecer (ou ligar o AC pouco antes de pegar no carro com ele ligado à tomada).




    LOOOOOL
  3.  # 143

    Colocado por: mafgodE como se porta um VE no calor do verão?
    ...
    Quando não é suficiente, lá vemos os CIs encostados para por mais água no radiador e esperar que o motor arrefeça para seguir viagem.
    ...



    Esta matou-me....fiquei a saber que um CI com calor comporta-se como um cão. além de arfar ainda lhe temos de dar água quando tem sede!
  4.  # 144

    Colocado por: mafgodE como se porta um VE no calor do verão?
    ...
    Como o motor de um VE não "aquece" como um MCI (o que realmente aquece é a bateria e não a sentimos), o calor que sentimos num VE não é tanto como num MCI fazendo com que as viagens sejam mais agradáceis (temos à mesma que usar o AC obviamente, mas não temos um braseiro à nossa frnte).
    ...


    Outra pérola lol...
    Então e nos carros com motor traseiro ou central?
    O calor do motor só entra para dentro do habitáculo nos carros dos anos 80 e os maus.
  5.  # 145

    Eu aposto uma mariscada em como facilmente um motor elétrico chega a temperaturas mais elevadas que um motor a combustao... se alguem quiser, digam que eu aposto facil... ate aos 500euros vou sem medo!
  6.  # 146

    Sabes onde é o motor do teu carro? Nos motores eletricos a temperatura é medida na bobinagem! Normalmente uma sonda pt100 ou assim... manda umas gazadas valentes que eu faço o mesmo no meu... nao preciso de te dizer a temperatura a que o meu esta... esta sempre a 90°C mesmo que ande 3h a fundo...
  7.  # 147

    A temperatura do motor eletrico é maior, como disse, vai bem aos 140°C ou mais (ja encontrei varios motores eletricos que o rolamento soldou ao veio, o aço muda de cor para azul, etc... embora por causas anormais é sinal que temperatura nao falta lá dentro e pode estar que o motor roda na mesma), e a sua dissipacao provavelmente é por arrefecimento a ar... nao sei depende do modelo. O motor a combustao tem termostato e em circunstância alguma de bom funcionamento passa os 90°C. O excesso de calor é transmitido à água e tambem sai pelo escape, que não é motor kkkkk

    Agora sente-se mais calor porque a eficiencia é muito diferente. Um eletrico pode ter 95%, ou seja dissipa em calor 5% da potencia absorvida, ja o de gasolina dissipa mais de 20%, nao sei quantizar com tanta nova tecnologia.
  8.  # 148

    Esses 90 graus é a temperatura da água, não a do motor. A temperatura do oleo é bem mais elevada.
    Não sei a temperatura de um motor electrico, mas deve ser elevada pois têm um bom circuito de refregiração.
    O problema do ar quente no habitáculo é os VE só produzirem calor em andamento e não terem uma exaustão rápida de calor (escapamento).
  9.  # 149

    Da agua, que é em tudo semelhante a temperatura do oleo... que é a temperatura do motor. Pode ter temperaturas superiores em certos momentos nas camaras, junto ao escape mas isso nao interessa. A temperatura que conta é a do motor, é essa que nos dá ideia se está tudo bem com o motor ou se vai queimar uma junta,...

    No motor eletrico o que conta é a temperatura da bobinagem, decerteza que o carro a monitoriza e entra em safe mode para nao queimar o motor. E isso tanto se pode passar em andamentos agressivos como no para arranca. Se nao tiver uma boa dissipacao de temperatura o motor pode sobreaquecer devido a solicitacoes muito frequentes/rápidas...
  10.  # 150

    Continuo a ter razao... motor eletrico... temperatura mais elevada :) 500euros!!!
  11.  # 151

    Ja expliquei, a temperatura está lá e é elevadissima ( é, não, PODE ser para ser mais correto) porque os motores eletricos aquecem muito com o esforço... metes o tesla na AE a 250 durante 15min e quando o parares tens calor pro habitaculo e para tudo o que quiseres que o carro bufa por todo o lado... e isso é se ele aguentar os 15min sem mandar erro de sobreaquecimento.
  12.  # 152

    Nas bobines deve sim ser elevada.
    Para o aquecimento da cabine o que falta é uma saida de calor direta como acontece nos CI.
    O motor electrico tem de aquecer bem, senão não era necessário um circuito de refregiração tão bom ou melhor que os CI
  13.  # 153

    Nao te posso fornecer dados concretos pq os fabricantes fecham completamente... mas tens tipo, motores eletricos com varias classes de isolamento, e mediante isso podes deixar o motor aquecer até essa temperatura em segurança... e a classe mais baixa ja anda nos 100°c e agora é banal suportarem 150.. 170... e penso que os dos carros devem andar por ai. Isto porque a temperatura no motor eletrico sobe, por esforço, por exemplo no caso do carro carregado, de grandes aceleracoes, ou meramente velocidade elevada e depois por muitas outras coisas menos normais, por falha na ventilacao, por exemplo nos arranques em que é injetada grande corrente para iniciar o movimento, falha na ventilação, ...

    Ou seja, tu calor vais ter la com força, nao tens é um circuito de agua para o remover, por enquanto... e claro tens esse ponto de que parado tambem nao gera calor.
  14.  # 154

    Era facilimo de ver se tivesses acesso a um menu escondido onde tem la as temperaturas decerto do motor, das baterias, dos igbt's, ....
    • eu
    • 9 agosto 2018

     # 155

    Atenção que os motores elétricos dos VE não são motores do dia a dia, são otimizados de várias formas.
  15.  # 156

    Isso são lérias de vendedor... vê por dentro tem enrolamentos em fio de cobre, tem um estator e um rotor... com ou sem imanes permanentes.. e depois podem ser AC ou DC... como qualquer motor, em tecnologia de motor elétrico não inventaram nada, tem provavelmente um desenho, carcaça e arrefecimento adequados ao veiculo...
  16.  # 157

    The Rogue Tesla Mechanic Resurrecting Salvaged Cars

    Rich is a car enthusiast whose passion is to find wrecked Teslas, bring them back to life, and then share his repair adventures on his YouTube channel Rich Rebuilds.

    When he found out that Tesla would not service or support his salvaged cars, he took it upon himself to scour the internet and harvest working parts from several busted Teslas. He Frankensteined them together until his creations were fully operational, at a fraction of what it would cost to buy a new or certified pre-owned Tesla.

    Motherboard travels to Massachusetts to meet with the rogue mechanic leading a grassroots movement of DIY fixers who are taking back the right to repair the things they own.

    Check out Rich's YouTube channel: https://bit.ly/2BAD9Uc

    https://www.youtube.com/watch?v=NuAMczraBIM
  17.  # 158

    Colocado por: JoelMSó dar tiros nos pés... alias, o aquecimento é um problema nas baterias, nao no motor.


    O problema associado à dissipação de calor nestes equipamentos é que normalmente têm limites
    bastante baixos de temperatura máxima de funcionamento, sendo por isso relevante ter em conta
    estes limites quando se projeta um motor, ou um inversor. A temperatura elevada nos motores pode
    levar a perdas de índole eletromagnética, o que resulta num menor binário produzido pelo motor, bem
    como a falhas na colagem entre os ímanes e o rotor. Nos inversores o excesso de temperatura pode
    num caso extremo levar à destruição do dispositivo que permite a passagem de corrente elétrica.

    Tirei este texto dum pdf com dissertação de mestrado em motores de VE's.
  18.  # 159

    Colocado por: JoelMhttps://24.sapo.pt/atualidade/artigos/sem-manchas-de-oleo-no-chao-e-os-dos-roncos-dos-motores-carros-eletricos-mudam-perfil-de-oficinas-e-de-mecanicos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    Também nas estradas, em rotundas e semáforos, que são um perigo para os veículos em geral, principalmente para os motociclos.
  19.  # 160

    Mas aí a culpa é dos centros de inspeção que deixam passar toda a m€rd@... Se tivéssemos umas inspeções ao nível de outros países o parque automóvel em geral estava bem melhor conservado...
 
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