Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um carregador antigo da "eletrex", que avariou, ao qual gostaria de recuperar, tenho algumas noções de electrónica mas muito pouca, e por isso conto com a ajuda preciosa dos mais entendidos no assunto.

    O transformador do carregador queimou, e para o substituir tenho um transformador usado em bom estado que serviu em tempos para iluminação.

    A questão agora prende-se em fazer a instalação com este transformador, que tem uma aperagem de 25A, e apenas uma saída de 12V, a amperagem do transformador talvez possa condicionar a utilização do carregador, pois segundo sei a capacidade de carregamento de um carregador de bateria não deverá exceder 10% de aperagem(A) da
    bateria.

    A saída do transformador é 12V tensão alternada para carregar baterias a tensão terá de ser contínua, para isso, tenho como ideia colocar uma ponte retificadora e um condensador, só que não sei os valores adequados para este dois componentes.

    Quias os componentes adequados a aplicar? Haverá outra solução que possa ser aplicada?

    Agradeço a vossa atenção.
      Screenshot_20180723-205707.png
      Screenshot_20180723-205603.png
      Screenshot_20180723-205525.png
  2.  # 2

    Viva,

    Deve usar um transformador com a mesma tensão de saída, do que o que queimou. Também era de 12Vac?

    Pode usar um ponte retificadora de min 10A (É o que indica no amperímetro do carregador.)
    Tipo isto: https://www.aquario.pt/pt/product/ponte-rectificadora-35a-200v
    Um condensador mínimo, 15V e 1000uF, mas pode usar com valores maiores. Tipo isto:
    https://www.aquario.pt/pt/product/condensador-eletroltico-1000f-63v-1

    Por fim montar tudo... Se quiser ler um pouco:
    http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_07a.asp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  3.  # 3

    Colocado por: hnogueiraViva,
    Deve usar um transformador com a mesma tensão de saída, do que o que queimou. Também era de 12Vac?
    -Sim era de 12V e 6V, este transformador que apliquei só tem uma saída que são 12V.
    Pode usar um ponte retificadora de min 10A (É o que indica no amperímetro do carregador.)
    -10A não será pouco? A aperagem do transformador é de 25A apesar do amperímetro só chegar aos 6 que era porporcional ao transformador antigo.

    Tipo isto:https://www.aquario.pt/pt/product/ponte-rectificadora-35a-200v
    Um condensador mínimo, 15V e 1000uF, mas pode usar com valores maiores. Tipo isto:
    https://www.aquario.pt/pt/product/condensador-eletroltico-1000f-63v-1

    Por fim montar tudo... Se quiser ler um pouco:
    http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_07a.asp

    Desde já obrigado pela atenção dispensada, vou adquirir os componentes e depois volto a dar novidades.
    Já tinha dado voltas na NET em busca fórmulas de cálculo principalmente para calcular o valor do condensador mas ainda não tinha encontrado nada assim de esclarecedor tão simples.
    E sim, tive um bocadinho para ler o conteúdo do link.
  4.  # 4

    Isso parece um bocado estranho. O carregador tem alguma coisa para proteção e para gerir a corrente de carga? É que um carregador não é uma mera fonte de alimentação!
  5.  # 5

    Clioll estes antigos eram , meras fontes de alimentaçao , contudo com a quantidade de esquemas existentes na net usaria um com controle de carga com um Lm317 e transistores 2n3055 o que daria correntes de carga na casa dos 4 amperes

    Uma carga mais lenta , prolonga a vida da bateria ( pelos menos as de chumbo )

    Nesse esquema e visto que utiliza um trasnsformador muito grande 25A eu iria para o rectificador de 50A (https://www.aquario.pt/pt/product/ponte-rectificadora-quadrada-50a-1000v) e para um condensador de 4700uf 63v.

    Quem o poderá ajudar mais é o Clioll


    Esse transformador nesse tipo de montagem vai dar uma carga muito rapida a bateria cuidado que a pode danificar
  6.  # 6

    Colocado por: larkheClioll estes antigos eram , meras fontes de alimentaçao , contudo com a quantidade de esquemas existentes na net usaria um com controle de carga com um Lm317 e transistores 2n3055 o que daria correntes de carga na casa dos 4 amperes

    Uma carga mais lenta , prolonga a vida da bateria ( pelos menos as de chumbo )

    Nesse esquema e visto que utiliza um trasnsformador muito grande 25A eu iria para o rectificador de 50A (https://www.aquario.pt/pt/product/ponte-rectificadora-quadrada-50a-1000v) e para um condensador de 4700uf 63v.

    Quem o poderá ajudar mais é o Clioll


    Esse transformador nesse tipo de montagem vai dar uma carga muito rapida a bateria cuidado que a pode danificar



    Por partes:

    1) Sou, por princípio, totalmente a favor pela reparação, manutenção, reutilização e aproveitamento de recursos existentes. Eu próprio faço isso;

    2) O ponto anterior prende-se por questões ambientais, ecológicas (o nosso mundo não é de recursos infinitos) e financeiras (o nosso bolso não é um recurso infinito também);

    3) Acima dos anteriores, ponho acima de tudo a segurança de pessoas (em primeiro lugar) e bens (em segundo);

    4) Um carregador de baterias, por muito antiquado que seja, tem algumas diferenças face a uma fonte AC/DC como se descreve a seguir;

    5) Das entranhas do carregador antigo vejo apenas um transformador queimado e um único díodo para fazer rectificação de meia-onda. Não vejo condensador de filtragem de ripple (não é absolutamente necessário para carregar a bateria, e este é uma das primeiras diferenças);

    6) Não se vê nada que limite a corrente máxima de saída. Há vários truques para fazer isso, geralmente relacionados com a construção do próprio transformador, tanto no ferro (transformador de relutância variável) como no cobre (criar muita resistência no enrolamento secundário, que limita a corrente por efeito resistivo). Ou seja, introduzem-se características que num transformador vulgar seriam defeitos, mas que num carregador têm utilidade enquanto mecanismos para limitar a corrente.

    7) Resulta do ponto anterior que o transformador usado nesse carregador tem (quase de certeza) uma construção diferente de um transformador normal. Um transformador normal não será adequado para carregar baterias e poderá fornecer corrente em excesso. Isto põe em causa a segurança de pessoas e bens.

    8) As sugestões do lharke são válidas, mas já complicam um bocado a electrónica e é necessário saber muito bem o que se está a fazer. Também é verdade que um carregador linear como o descrito é energeticamente ineficiente e caro na lista de materiais, fontes lineares para tanta potência foram abandonadas há 20 anos ou mais (tirando casos específicos).

    9) Hoje em dia estes equipamentos de carga são feitos com fontes comutadas (não lineares) muito mais pequenas, leves, baratas e energeticamente eficientes. Exemplo: https://www.lidl-service.com/cps/rde/SID-B9119E17-99AE64D4/lsp/hs.xsl/product.html?id=10619819&rdeLocaleAttr=pt&title=CARREGADOR

    10) Tudo pesado, eu não recomendo a reparação do equipamento nos moldes que foi sugerido neste tópico. Poderá construir uma fonte AC/DC para algumas experiências e brincadeiras, mas não use como carregador de baterias. Se precisar mesmo de um carregador de baterias compre aquele do LIDL por 20 euros.
  7.  # 7

    Boas;
    Já faz algum tempo que ando para dar novidades, mas por falta de tempo só o faço agora, então segui os conselhos do ClioII, comprei um carregador Smart do Lidl por 19,99€ que cumpre bem a função e descorei um pouco a reparação do carregador antigo, na semana passada necessitei de umas peças e tive de me dirigir ao centro electrónico e questionei o preço do condensador e da ponte retificadora, sei que os dois componentes andavam à volta dos 5€, acabei por os comprar logo, comprei o condensador de 4700uf e uma ponte retificadora.
    Já apliquei tudo; ponte retificadora aparafusada á carcaça do carregador para dissipar a temperatura e aploquei o condensador á saída da ponte.

    Para terem uma noção dos valores em voltes:
    Tensão na rede AC 236V
    Tensão á saída do transformador 12,30V
    Tensão á saída da ponte sem condensador cai para 10,75V
    Tensão de saída com condensador eleva-se para 16,35V, (valor que eu não esperava)

    Já fiz um pequeno ensaio a carregar uma bateria velha que por sinal está avariada, daí não ter a certeza da eficácia do carregador velho, a tensão da bateria estava na ordem dos 10v, após ligar o carregador subiu para os 13,68v e intensidade de carregamento para aproximadamente 2A.
    Já liguei lâmpadas e o amperímetro aparenta estar a funcionar bem, a ponte aquece ligeiramente.
    Deixo aqui algumas fotos do trabalho, só esqueci foi mesmo de tirar foto ao condesador e á ponte retificadora aplicados.
      IMG_20181212_172529.png
      IMG_20181212_172357.png
      IMG_20181212_172324.png
  8.  # 8

    A bateria após uma carga de 8 horas estava com cerca de 14,5V mas não tinha força para o motor de arranque fazer rodar o motor.
      IMG_20181212_172739.png
      IMG_20181212_172613.png
    • eu
    • 12 dezembro 2018 editado

     # 9

    Colocado por: C. LoboTensão de saída com condensador eleva-se para 16,35V, (valor que eu não esperava)

    É o valor de pico da onda sinusoidal, e só mede esse valor em vazio.

    Em carga, esse valor desce logo.
 
0.0141 seg. NEW