Iniciar sessão ou registar-se
    • Tjpg
    • 14 setembro 2018

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Tenho acompanhado muitas “discussões” aqui no fórum, e tenho conseguido tirar varias conclusões que me permitiram decidir melhor, assim antes de mais parabéns pelo fórum aos administradores e a todos os que alimentam com os comentários.

    Decidi colocar aqui uma questão de forma a evitar um erro do passado, penso que na altura optei por uma solução mal dimensionada em termos de maquina exterior, uma vez que a exterior é de 5.2W e o somatório das interiores é de 7,5W (2+2+3.5), quando tenho as três a trabalhar, que é o normal, as maquinas não têm o rendimento devido (minha opinião).

    Eu dividi a instalação da climatização em 2 fazes, 1 fase já concluída quartos, e a 2 fase cozinha e sala que espero efetuar logo que possível (orçamentos e disponibilidade do instalador).

    Como na 1ª fase instalei Daikin (3MXS52E+ FTXM20M+ FTXM20M) quero continuar no mesmo registo.

    A pré-instalação da habitação está dividida em duas zonas, quarto e escritório zona (virado a poente) e sala e cozinha virado a nascente.

    A minha dúvida é em dimensionar corretamente e se escolho multi ou mono, já me apresentaram varias propostas completamente diferentes por isso ainda mais preciso da vossa opinião:

    Pressupostos
    Áreas:
    Cozinha 20 m2
    Sala 40 m2
    Ambas virada para nascente
    Palmela
    Paredes duplas em alvenaria com Wallmate, cobertura forrada com walmate.


    Em multi falaram-me em instalar uma maquina 2MXM50M9 + FTXM50M (sala) + FTMX25M (Cozinha), que tenho muitas duvidas por causa da minha experiência nos quartos.

    O que pensei foi alterar a exterior para a 3MXM68N e a da sala colocar a FTXM42M, no entanto também me deram a opinião que para a cozinha o melhor era uma maquina de 3.5W por causa das fontes de calor, e assim voltei ao inicio 6.8W para 7.7W(4.2+3.5).

    Penso que mono ia resolver estes problema das combinações e ai a duvida é a seguinte cozinha 2.5W ou 3.5W, na sala a dúvida é 4.2W, 5W ou 6W, uma vez que já me deram essas 3 potencias para a sala.

    Agradeço desde já os vossos comentários, todas as opiniões são bem vindas, opto por multi, qual a combinação mais favorável, ou por mono.

    Obrigado a todos

    Abraço
    Tiago
    • Tjpg
    • 17 setembro 2018

     # 2

    Será que estou a fazer algo errado na colocação das dúvidas 😫!!
    Ninguém para ajudar 🤔.
  1.  # 3

    Talvez ser um pouco mais sucinto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tjpg
    • Tjpg
    • 18 setembro 2018

     # 4

    Basicamente pretendo instalar o AC na sala e cozinha.

    Sala 40m2 mono de 4,2w ou 5w
    Cozinha 20m2 3,5w

    Se for em multi exterior 6,8 com as mesmas dúvidas para os murais.
    Instalo mono ou multi? 4,2 ou 5w?

    Obrigado
 
0.0095 seg. NEW