Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!

    Tenho uma habitação própria permanente, com um crédito habitação (com hipoteca claro) que representa 30% do valor do imóvel e com um spread de 0,33%.

    Surgiu uma oportunidade de investimento para a qual necessito de algum capital e gostaria de ponderar realizar uma segunda hipoteca neste imóvel por um valor que corresponde a 20% do seu valor de mercado.

    Nota: face ao spread que tenho no crédito original, não tenho qualquer intenção de "fundir" os dois créditos, uma vez que iriam rever o spread original encarecendo muito o custo.

    A minha questão é: em Portugal, que instituições financeiras fazem segundas hipotecas sobre imóveis?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Fale com o banco onde tem a primeira hipoteca, que eles devem fazer um novo empréstimo.
  3.  # 3

    Colocado por: vmcduarteA minha questão é: em Portugal, que instituições financeiras fazem segundas hipotecas sobre imóveis?


    todos fazem....
  4.  # 4

    Pois, essa opção não dá... :)
  5.  # 5

    (O banco onde tenho o 1º crédito já não opera em Portugal, pelo que não está disponível para fazer o reforço do empréstimo.)
  6.  # 6

    Falei com a CGD que me disseram não fazem este tipo de créditos, e que acha que nenhum banco o faz...
  7.  # 7

    Sei que antes de entrar esta nova legislação do BDP havia bancos a fazer.

    Se não conseguir e for realmente um bom negócio, faz um novo CH.
    • cmsh
    • 7 novembro 2018

     # 8

    Não sei se percebi bem a questão, mas qualquer banco lhe faz o segundo crédito desde que a taxa de esforço não ultrapasse o máximo permitido (cerca de 40% do rendimento dos preponentes).
    Uma vez que tem hipoteca para a sua habitação própria permanente, este segundo crédito já não poderá ser para habitação própria permanente, o que faz com que as taxas sejam mais altas. A não ser que esta segunda hipoteca seja para construção com o objetivo de esta passar a ser a sua habitação própria permanente.

    Eu fiz há pouco tempo um segundo crédito para construção de habitação e não tive qualquer tipo de dificuldade em o obter uma vez que a soma dos 2 créditos não ultrapassam os 30% do rendimento.
  8.  # 9

    Colocado por: loverscout

    todos fazem....


    ou se explicou mal no banco, ou está a explicar-se mal aqui.... porque desde que o valor do imovel (e a sua taxa de esforço, é obvio) acomode o valor de uma segunda hipoteca qualquer lhe banco faz isso!

    agora, o banco pode nao ter interesse em fazer-lhe isso, no entanto julgo que não se está a explicar bem...

    quando diz isto:

    Colocado por: vmcduarteTenho uma habitação própria permanente, com um crédito habitação (com hipoteca claro) que representa 30% do valor do imóvel


    quer dizer propriamente o qué? o que é que representa 30% do valor do imovel? o credito ou a hipoteca? se for o credito quer dizer que a hipoteca se mantem pelo valor inicial do emprestimo, e por essa via nao consegue fazer uma nova hipoteca pois nao tem valor de avaliação disponivel para tal....se esses 30% representam a hipoteca entao tem valor de avaliação para acomodar uma segunda hipoteca.
  9.  # 10

    Fiz isso mesmo em Agosto com o Millennium. Avaliaram a casa porque a avaliação da compra já era de 2005, mediante o valor da avaliação disseram que emprestavam até X e fizemos uma segunda hipoteca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ipn00tic
  10.  # 11

    MFreitas, pode dizer-me qual a diferença do valor da avaliaçao que fizeram em 2005 e agora?
    É sua localização?

    So para ter ideia pois vou precisar de uma reavaliçao de uma habitação do mesmo ano e não sei se valorizaram ou desvalorizaram, assim ficava com uma ideia percentual mais ou menos.

    Obrigadi
 
0.0118 seg. NEW