Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

    Colocado por: sbcnvuma análise custa 10 euros e pode ajudar a focá-lo naquilo que realmente está acontecer em vez de desperdiçar $$ em coisas que se calhar nem são precisas.

    Onde se pode solicitar ou quem faz essa análise? Posso eu próprio fazer?


    Colocado por: sbcnvQuanto a grama brasileira, é isso que tem?

    Não, tenho escalracho intercalado com relva de semente (não sei qual é mas tem o aspecto da sua nas fotos quando está em bom estado).
  2.  # 482

    sim claro. obviamente não é a propria pessoa que faz a analise, tem de ser um laboratorio. Os departamentos das Univs devem fazer ... ou um instituto vocacionado para as areas agrícolas.

    Mas a propria pessoa tira um bocadinho de terra de varios locais do jardim, poe num saquinho de plastico e depois envia.

    Pois, o meu também tenho no meu relvado uma zona com escalracho que ando a tentar eliminar... nao gosto porque tem um verde flurescente quando comparado com o meu verde escuro da outra relva... sao cerca de 5 m2 nem isso mas que saltam aos olhos que é uma coisa parva.

    Infelizmente do que pesquisei, não existe herbicida selectivo para o escalracho pelo que provavelmente só lá vai com glifosato que mata tudo à frente ...ou se existe, custa os olhos da cara!
    • eu
    • 23 maio 2017 editado

     # 483

    Colocado por: sbcnvO amarelo também pode ser falta de alguns nutrientes como N ou Fe

    Eu confirmo.

    Eu tenho grama kikuio e nalguns sítios começou a ficar amarelada. Pensava que era de falta de água e reguei mais e ficou tudo na mesma.

    Então coloquei a hipótese de ser falta de azoto e num local, apliquei bastante adubo azotado. Na altura, até apliquei de mais e queimou tudo. Mas umas semanas depois, aquela zona ficou completamente verdejante, ao contrário das zonas adjacentes.
  3.  # 484

    Colocado por: sbcnvsim claro. obviamente não é a propria pessoa que faz a analise, tem de ser um laboratorio. Os departamentos das Univs devem fazer ... ou um instituto vocacionado para as areas agrícolas.


    E levam só 10 euros? Desculpe mas não acredito no Pai Natal.... :))
  4.  # 485

  5.  # 486

    Colocado por: Bricoleirosó lá vai com glifosato que mata tudo à frente ...ou se existe, custa os olhos da cara!


    Andam as Câmaras a proibir este veneno ambiental e para a saúde pública e ainda há gente a considerar usá-lo no PROPRIO QUINTAL! Inacreditável

    No estudo abaixo foi detectado que os Portuguese têm no sangue em média seis vezes mais glifosatos que os Suiços (salvo erro)

    http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-05-02-Herbicida-perigoso-detetado-em-portugueses
  6.  # 487

    Colocado por: Paramonte

    Andam as Câmaras a proibir este veneno ambiental e para a saúde pública e ainda há gente a considerar usá-lo no PROPRIO QUINTAL! Inacreditável

    No estudo abaixo foi detectado que os Portuguese têm no sangue em média seis vezes mais glifosatos que os Suiços (salvo erro)

    http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-05-02-Herbicida-perigoso-detetado-em-portugueses


    Não fui eu que escrevi isso....
    • mag8
    • 11 setembro 2017

     # 488

    boa tarde Paramonte, a relva kikuiu não é macia para andar descalço (crianças) ??
    • mag8
    • 11 setembro 2017

     # 489

    boa tarde Paramonte, a relva kikuiu não é macia para andar descalço (crianças) ??
    • eu
    • 11 setembro 2017

     # 490

    Colocado por: mag8a relva kikuiu não é macia para andar descalço (crianças) ??

    É, se fizer os cortes de forma frequente, de modo a não deixar engrossar os caules...
  7.  # 491

    Voltei! Quem é vivo sempre aparece…
    Lembram-se das ramadas de Kikuyu que estrangulavam pessoas e que iam ao frigorífico buscar Luso, pois aqui está um pessoa, o Jotace, que me compreende. O Kikuyu é extremamente agressivo e invasor. Por isso voltem atrás e leiam. MUITO CUIDADO com ele. Não vai ao frigorífico mas arruínam tudo como explica o Jotace. Leiam e releiam o que ele escreve, pois é muito importante. E eu fui cair na do Kikuyu e até semeei já uma área mas vou retirar tudo enquanto é tempo.

    Abr
    mmp
  8.  # 492

    Boas!
    Vou colocar relva em um rectângulo, cerca de 70m2, deram-me 4 aspersores, acham que chega para cobrir a área?
    Teria de comprar tubo 16mm, uniões, regulador de pressão..
    • eu
    • 11 setembro 2018

     # 493

    Colocado por: futsalderam-me 4 aspersores, acham que chega para cobrir a área?

    Sim é suficiente, desde que a pressão da água não seja muito baixa.
  9.  # 494

    Colocado por: eu
    Sim é suficiente, desde que a pressão da água não seja muito baixa.

    Coloco 1 em cada canto!?
    obg
  10.  # 495

    Colocado por: eu4 aspersores


    Depende do alcance que tenha... do seu modelo e da forma como os programe!
    Aspersores há muitos...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 11 setembro 2018 editado

     # 496

    Colocado por: futsalColoco 1 em cada canto!?

    Sim.

    Colocado por: tozepalma
    Depende do alcance que tenha..

    O que depende também da pressão...
    • sbcnv
    • 11 setembro 2018 editado

     # 497

    Colocado por: lfvmagalhaesUma das especie de sementes de Festuca Arundinacea inclusive diz o seguinte: "Evitar grandes regas no Verão"... Por isso, a baixa manutenção destas sementes é comum por elas todas...
    Depois também existe especies de Festuca Arundinacea onde a folha é designada de folha anã, pelo que o crescimento deste tipo de relvado é muito lento. Tenho a noção que li que o corte de relva a uma especie assim faz 3 vezes por ANO... :)


    Incorrecto.

    A festuca e lolium em termos de manutencao de corte nao sao nada meigas... sao relvas que precisa de cortar de 3 em 3 dias se estiverem na epoca optima dew crescimento (primavera e outono). A festuca ana, (denominada por TTTF - Turf type tall fescue), simplesmente refere'se a festuca que foi manipulada, para aguentar cortes mais "rentes" a terra. Isto porque a festuca original, como o nome ingles indica - Tall Fescue - e uma planta relativamente alta em comparacao com outras relvas, e quando e cortada abaixo de X cm, tende a morrer - geralmente abaixo de 7 cm .. As anas, aguentam melhor cortes mais rentes, mesmo assim nao e recomendado ter o cortador de relva para menos de 5 cm de altura. no verao, tem que se lhes dar agua se quiser manter o aspecto saudavel e verde da relva. Se nao der agua, vai ficar castanha e entrar em hibernacao em modo sobrevivencia devido ao calor. Sobrevive mas o aspecto e meio amarelo se as temperaturas forem muito altas durante algum tempo.
  11.  # 498

    Boa noite,

    gostaria de pedir aqui umas opiniões sobre um relvado que tenho há cinco anos. Não sou nenhum especialista de jardinagem mas com algum adubo e manutenção tenho conseguido manter um relvado bastante bonito
    De há 6 meses para cá começaram-me a aparecer varios montinhos de terra no jardim que parecem umas bolinhas (ver fotos). Pelo que li, parece ser de minhocas e tem a ver com humidade. Dizem que ter minhocas na relva é bom para arejar a terra mas agora tem sido um exagero total. Tenho desses montes em todo o lado e o relvado está a transformar-se em terra/lama.
    Do que li também dizem que tem a ver com humidade e água a mais na relva mas agora no inverno não se pode fazer nada sobre isso (vivo em Braga).
    Sabem de alguma solução? O meu pai deu-me um pó que parece pimenta que lhe deu o jardineiro (não sei o que é ao certo). Espalhei bastante mas sem efeito. Não sei se preciso de deitar mais ou se sabem de outra solução?

    Muito obrigado!
      IMG_0886.jpeg
      IMG_0887.jpeg
  12.  # 499

    Também tenho disso , na zona de Braga.
    Vou esperar também que alguém mais esclarecido se pronuncie
  13.  # 500

    Isso tbm tenho e tbm tenho muitas minhocas. Suponho que sejam as minhocas.

    Quando chove muito elas vão todas para a piscina morrer afogadas :) tbm ainda não percebi porque.
 
0.0911 seg. NEW