Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 4 janeiro 2019

     # 1

    Caros Foristas,
    O título da discussão já adianta muito...em resumo:
    Tenho uma casa no Nordeste Transmontano cuja cozinha foi feita obedecendo aos padrões de antigamente no que diz respeito à lareira sita na própria cozinha. Ou seja, uma grande lareira cuja lenha se coloca no chão e na qual nos servimos para grelhados e óptimos guisados feitos em pote de ferro.. atê aqui tudo bem, tudo perfeito mas o problema vem de seguida explado.
    Ora com tudo fechado, janelas, alçapão do sótão ou até porta da rua fechada, não há maneira de se conseguir extrair o fumo!! Sendo verão, é pacifico ter uma janela semi aberta, mas no inverno é péssimo pois para conseguir tiragem de fumo na cozinha obriga a uma abertura qualquer que inevitavelmente 'gela ' o resto da casa. É desolador, tanto mais que nesta altura do ano temos temperaturas até negativas à noite. Para enquadrar, a casa tem cerca de 15 anos e o isolamento / caixilharia já é bastante bom pois se assim não fosse, presumo que não teria este problema... ou seja, como antigamente as casas metiam 'frio' por todo lado, as lareiras eram todas 'optimas' a expelir os fumos!!
    Em suma, há alguma maneira de solucionar isto, sem ter obviamente de a 'fechar' transformando-a num convencional recuperador de calor?
    Obrigado pela atenção,
    NPRP.
  1.  # 2

    Penso que consegue resolver isso se tiver um tudo a ligar ao exterior (da lareira para fora), para que a admissão de ar seja feita por aí e não através das janelas abertas.
    Concordam com este comentário: Myself, Pedro Barradas, pauloagsantos, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
    • NPRP
    • 4 janeiro 2019

     # 3

    Colocado por: SS1128Penso que consegue resolver isso se tiver um tudo a ligar ao exterior (da lareira para fora), para que a admissão de ar seja feita por aí e não através das janelas abertas.
    Concordam com este comentário:Myself,Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

    Já se tentou isso, furo de broca para o exterior, mais ou menos 2 a 3 mm de diâmetro, não no interior da chaminé mas imediatamente ao lado da mesma, a cerca de 10 cm do chão, não resultou e as expectativas eram grandes em conseguir resolver dessa forma. Haverá algum sistema de extração que se consiga colocar dentro e/ou no topo da chaminé?
    • ClioII
    • 4 janeiro 2019 editado

     # 4

    Você quer alimentar o oxigénio e extracção de fumos de uma chama viva por um furo de 2 a 3 mm de diâmetro!?

    Já pensou porque é que um tubo de chaminé de uma lareira convencional tem uns 200mm de diâmetro?

    Abra um furo para o exterior grande, pelo menos 10 cm de diâmetro. E isto dentro da câmara de combustão da lareira, junto ao solo! Assim alimenta a combustão directamente com ar fresco do exterior. Talvez seja boa ideia ter uma portinhola em ferro para tapar o furo quando a lareira n está a ser usada.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, Myself, Pedro Barradas, antonylemos, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  2.  # 5

    Tem de ter pelo menos um tubo PVC com 90mm ai ao lado para garantir alguma admissão de ar...( pode não ser suficiente)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  3.  # 6

    Colocado por: NPRPOra com tudo fechado, janelas, alçapão do sótão ou até porta da rua fechada, não há maneira de se conseguir extrair o fumo!!
    precisamente, tem um problema de renovação de ar para a chaminé, pense em algum sistema com grelha ou na parede ou no chao em frente à lareira, tb pode ser necessário aumentar à chaminé, mas primeiro tem de proceder à entrada de oxigénio...

    já imaginou o caudal da chaminé ter de ser alimentada por um furo de 3mm?? tem de ser algo maior. se existir a possibilidade de trazer esse ar pelo chao tb serve.. se tiver uma garagem ou vazio por baixo da laje é fácil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  4.  # 7

    Aumentar a chaminé não, poderá é ser necessário baixar a altura do lar da chaminé. experiemtne primeiro com uma tira de papel de aluminio, baixe uns 20cm a ver se fica menos fumosa... se funcionar, já sabe, pode encontrar uma solução mais permanente..
  5.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasTem de ter pelo menos um tubo PVC com 90mm ai ao lado para garantir alguma admissão de ar...( pode não ser suficiente)

    Um fornecedor, para um recuperador a ar, aconselhou-me a fazer uma entrada de ar de 125 mm...
  6.  # 9

    Colocado por: mhpinto
    Um fornecedor, para um recuperador a ar, aconselhou-me a fazer uma entrada de ar de 125 mm...
    isso para os recuperadores é diferente pois os fabricantes estipulam o caudal mínimo exigido para o bom funcionamento do equipamento... neste caso pode não ser necessário tanto.. e a lareira é aberta não é um equipamento fechado. as exigências são outras

    o pedro pode ter razão, mas aqui penso que o importante é garantir a renovação de oxigénio. mas se depois disso continuar a ter fumo então vê-se o resto. é sempre melhor aumentar à chaminé se esta não tiver já as caracteristicas necessárias para uma boa tiragem... (estar pelo menos 50cm acima do cumeo da casa)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  7.  # 10

    Boa tarde,

    Tenho exactamente o mesmo problema na casa dos meus sogros.
    E estou a espera de tempo para implementar uma solução indicada,que pode ou não servir para o seu caso.

    No caso dos meus sogros, com tudo fechado, há fraca tiragem, mas não por falta de oxigénio... mas porque a dimensão da boca da chaminé + de 2 metros de largura. Não existe "conduta/estrangulamento" de fumo suficiente para o guiar na vertical até sair.

    Verifique se o seguinte também acontece no seu caso, o fumo sobe cerca de 30 cm's acima da boca da lareira, mas depois retorna para baixo e para a frente...

    Se assim for, no nosso caso, e dado que fica mais económico para implementar e testar, e foi indicado supostamente por quem já passou pelo mesmo e resolveu...
    É aplicar o chamado "papo-de-rola" ou "pescoço de cavalo" na tiragem de fumos.
    Veja tipo de desenho aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/47315/2/lareira-provoca-muito-fumo-em-casa/

    Ou pesquise online.

    Vai ser feito com chapa de inox, é mais fácil que construir em alvenaria... A ideia é "estreitar" a tiragem dos fumos para cerca de 15cm's dentro da lareira na parte frontal, para obrigar a criar pressão ascendente, e "sugar" os fumos e evitar que eles retornem...

    No entanto ainda não foi aplicado por isso não posso dar o testemunho na primeira pessoa.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
    • NPRP
    • 4 janeiro 2019

     # 11

    Obrigada a todos pelos contributos. Vi agora que cometi uma imprecisão importante: o buraco que fizemos á broca na parede lateral à lareira é que é dava para a rua chegou a ter a dimensão de um punho fechado e mesmo assim não funcionou. É certo que estava a uns 10 cm do chão e fora da câmara de combustão...mas mesmo assim não funcionou. Se a chaminé tinha o chamado papo de rola, não sei, vou confirmar.
  8.  # 12

    Colocado por: hnogueiraNo caso dos meus sogros, com tudo fechado, há fraca tiragem, mas não por falta de oxigénio... mas porque a dimensão da boca da chaminé + de 2 metros de largura. Não existe "conduta/estrangulamento" de fumo suficiente para o guiar na vertical até sair.
    se não é por falta de renovação de ar então aunemte *a chaminé. o que pode estar a acontecer é existir outras saidas dentro da casa como 'prioridade' na subida de ar quente... uma chaminé a funcionar é um jogo entre o ar quente a subir e a manipulação de pressões atmosféricas...
  9.  # 13

    Colocado por: NPRPObrigada a todos pelos contributos. Vi agora que cometi uma imprecisão importante: o buraco que fizemos á broca na parede lateral à lareira é que é dava para a rua chegou a ter a dimensão de um punho fechado e mesmo assim não funcionou. É certo que estava a uns 10 cm do chão e fora da câmara de combustão...mas mesmo assim não funcionou. Se a chaminé tinha o chamado papo de rola, não sei, vou confirmar.
    então veja se a chaminé está pelo menos uns 50cm acima do cumio do telhado...
  10.  # 14

    Colocado por: antonylemosse não é por falta de renovação de ar então aunemte *a chaminé. o que pode estar a acontecer é existir outras saidas dentro da casa como 'prioridade' na subida de ar quente... uma chaminé a funcionar é um jogo entre o ar quente a subir e a manipulação de pressões atmosféricas...


    Sr. Antony, não é o caso. A chaminé, têm cerca de 7 metros de pé direito, e o topo está acima do topo do telhado.

    Na divisão em questão não existe outras saídas acima da chaminé, é uma casa rural que foi renovada, criado mezzannine, de uma ponta para a outra da divisão: Lareira, espaço cozinha, cozinha, sobe para mezzanine, e sala de jantar/convívio. Cerca de 60m2.

    É uma falha comum, neste tipo de chaminés... No caso dos meus sogros a boca da chaminé é tão grande que abrange a saída de um forno a lenha com cerca de 4m2, bancos de cada lado do espaço de lareira/braseira....

    Basicamente o que acontece é que não existe sucção suficiente do fumo.. pelo que se têm que restringir o espaço de escape do fumo para criar pressão... Penso ser essa a explicação técnica.
    • NPRP
    • 7 janeiro 2019

     # 15

    Ora bem, no meu caso já confirmei e foi de facto feito o chamado "papo de rola", bem como a chaminé está bem acima do ponto mais alto do telhado. Portanto irei partir para 2 acções:
    - baixar os tais 20 cm ao lar da chaminé tentando evitar o retorno do fumo;
    - como não posso furar nem para baixo nem para a frente da câmara da chaminé vou furar para o lado. Como? Furar lateralmente a chaminé (furo no granito) e furo à parede da casa directamente para a rua metendo o tal tubo PVC de 90 cm. A distância da câmara da lareira ao exterior é de mais ou menos 2 metros. Não me parece que a inclinação do Tubo seja importante portanto ficará na horizontal.
    O que acham? Algo a acrescentar? Cumprimentos, NP.
  11.  # 16

    Papo de rola mal feito, e o problema de 90% dessas lareiras
    Concordam com este comentário: hnogueira
  12.  # 17

    Colocado por: hnogueiraBasicamente o que acontece é que não existe sucção suficiente do fumo..
    aumente à chaminé
  13.  # 18

    Colocado por: antonylemosA chaminé, têm cerca de 7 metros de pé direito, e o topo está acima do topo do telhado.

    "A chaminé, têm cerca de 7 metros de pé direito, e o topo está acima do topo do telhado."

    Sei que também resultaria, mas aumentar para quanto? Se já está acima da cota do telhado, imagine o "mamarracho" que ali ia ficar...
    Partindo do principio que aumentar 1 ou 2 metros não seria suficiente...

    Assim que se experimentar/implementar o dito papo de rola, venho cá dar o meu testemunho.

    Grato
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  14.  # 19

    veja tb se não existe alguma coisa a entupir a chaminé.. para ter essa altura toda e não conseguir ter tiragem acho estranho. a minha não tem papo de rola, mandei fazer o ano passado e não tenho problemas de tiragem.
  15.  # 20

    Malta, alguma coisa que se possa instalar no topo duma chaminé que seja assim mesmo 5 estrelas quanto a garantias de extração de fumo?
    Algo mecânico?
 
0.0195 seg. NEW