Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Boa tarde e obrigada a todos pelo contributo.

    As vigas de fundação não foram betonadas hoje, mas só porque houve indisponibilidade da bomba... Serão amanhã (se o tempo permitir, que está prevista muita chuva).

    O fiscal esteve lá hoje e a posição dele é a seguinte: os aspectos referidos, por si só, seriam um problema, mas acrescentou que, conhecendo os próximos passos previstos pelo empreiteiro, ficou descansado, porque "Esta viga irá ser impermeabilizada com uma pintura betuminosa e posteriormente coberta com uma tela pitonada nunca deverá ter problemas de humidades ascendentes na laje térrea. Mesmo assim irei solicitar o envio por email de um esquema de impermeabilização para validar." (A esse propósito, disponibilizo aqui duas fotografias que tirei ao projecto de estabilidade na parte que diz respeito às fundações).

    Eu queria que, desta vez, fosse tudo bem feito e já percebi que não vai acontecer, por isso estou bastante desgostosa. Porém, todos me dizem que vou morrer e não vou ver na casa consequências destes problemas. Por outro lado, tenho dois engenheiros civis (a DT e o Fiscal) a dizer-me que está tudo nos conformes. O que sinto é: quem sou eu, professora de Latim, para dizer para pararem, porque está mal? Que argumentos vou usar? Que li no Fórum da Casa?!

    Já perceberam que estou a escrever no feminino, por isso, realmente não "os tenho no sítio", como alguém disse aqui (nem os poderia ter :D)

    Resta-me esperar que daqui para a frente as coisas corram melhor.
      IMG_2035.JPG
      IMG_2034.JPG
  2.  # 82

    Colocado por: zedasilvaCalços de cimento, nunca de mármore


    Possa, foi o que vi aqui algures, pq não absorvia água e por isso não dilata... e fui eu que disse ao pedreiro para por assim.
  3.  # 83

    Colocado por: cmmoreiraPor outro lado, tenho dois engenheiros civis (a DT e o Fiscal) a dizer-me que está tudo nos conformes.

    Não, não está, enquanto técnicos, fica-lhes muito mal dizer isso.
    Que as não conformidades vão fazer com que a casa caia amanhã? Provavelmente não, mas, atendendo ao fato de estar-mos numa zona de risco sísmico eu nunca arriscaria
    Concordam com este comentário: josealmeida
  4.  # 84

    E pode o DO suspender todos os trabalhos, até a situação ser corrigida? Digam aí os entendidos como deve o DO proceder numa situação destas.
  5.  # 85

    Colocado por: mfa17E pode o DO suspender todos os trabalhos

    O DO é a autoridade máxima dentro do estaleiro.
    • VXMC
    • 10 janeiro 2019 editado

     # 86

    Colocado por: zedasilva
    O DO é a autoridade máxima dentro do estaleiro.


    Arriscando-se sempre a que o empreiteiro se chateie e abandone a obra por causa de tanta esquisitice :)

    Estes DO modernos são mesmo "pain in the ass"
    Concordam com este comentário: M.Dias
  6.  # 87

    Colocado por: VXMC
    Arriscando-se sempre a que o empreiteiro se chateie e abandone a obra por causa de tanta esquisitice :)

    Verdade, é por isso que os contratos e os planos de pagamentos são peças fundamentais na gestão de conflitos
    Concordam com este comentário: VXMC
  7.  # 88

    Como às vezes tenho dificuldades em reproduzir as explicações que me são dadas, por não perceber nada do assunto, consegui a explicação por escrito da DT, que satisfez o fiscal: "a justificação para se ter utilizado os espaçadores de madeira na zona inferior das armaduras das vigas de fundação, prende-se com o facto de ficar assim garantida a largura destas vigas, bem como com a facilidade de fixar posteriormente os painéis de cofragem. De qualquer modo, (...), estas réguas não ficarão em contacto direto com o aço, uma vez que sobre estas ainda serão colocados espaçadores de betão de 2 cm de modo a proteger as armaduras e garantir o recobrimento indicado no projeto de estabilidade (4 cm). Por outro lado, (...), todo o perímetro exterior das vigas de fundação, em toda a sua altura, será impermeabilizado, com 2 demãos de emulsão asfáltica Asfalcoat, seguido da aplicação de tela drenante pitonada. Para além disso, chamo a atenção de que aplicamos cerca de 10 cm de betão de limpeza, o que por si só já constitui uma proteção adicional, tendo ainda sido aplicada, em toda a área da moradia, uma camada de cerca de 30 cm de bagacina."
  8.  # 89

    Colocado por: cmmoreiraestas réguas não ficarão em contacto direto com o aço, uma vez que sobre estas ainda serão colocados espaçadores de betão de 2 cm de modo a proteger as armaduras e garantir o recobrimento indicado no projeto de estabilidade (4 cm).

    Na zona dos sarrafos, apenas fica com 2cm de recobrimento. Logo, em desacordo com o projeto.
  9.  # 90

    se não tiver mais alternativas e for para for para ficar como foi escrito, que tal coloca uma lâmina de pitonada (havia por aí umas fotos do zedasilva assim) entre os espaçadores de madeira e o tal espaçador de betão/ recobramento.... seria mais uma proteção”zinha”

    para o DO: e essa tela pitonada vai drenar para onde? tubo de drenagem em volta das fundações, já falaram?

    a emulsão asfaltica vai dar uma proteção ao betão, como impermeabilizante, a tela drenantepitojada, criar um espaço entre o betão impermeabilziado e as terras/ material de encosto. Esse espaço tanto pode servir para fazer ventilação e secar algumas humidades da superfície do betão, como “acelerar” a queda de alguma água que venha de cima, fazendo que não fique em contacto com o betão por muito tempo.

    a minha questão é no cenário de alguma água que venha de cima, escorrendo pelo espaço dos pítons, para onde vai ser drenada (o tal tubo) ou se vai acumular na base da fundação, onde a tela termina ou se o terreno terá assim tanta capacidade de absorção/infiltração.
  10.  # 91

    cmmoreira
    Sendo a DT uma senhora, imagino que o seu fiscal não queira arranjar problemas :))
    Mas há coisas que enquanto técnico ele não pode ignorar.
    A solução está em desconformidade com o projeto as normas e as boas práticas, ele não deveria validar a solução.
    A cofragem tem altura, metam distanciadores (em betão) com 4 cm em cima dos sarrafos e resolvem o problema.
    A desculpa é que vai gastar mais não sei quantos m3 de betão. Paciência, quem cometeu o erro agora assume-os.
    Peça ao seu fiscal para ser mais proativo.
  11.  # 92

    Colocado por: nmex2coloca uma lâmina de pitonada (havia por aí umas fotos do zedasilva assim) entre os espaçadores de madeira e o tal espaçador de betão/ recobramento....

    É pior, a tela pitonada não é suficientemente maneável e vai ficar com uma maior zona frágil nas vigas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmex2
  12.  # 93

    Colocado por: cmmoreiraPara além disso, chamo a atenção de que aplicamos cerca de 10 cm de betão de limpeza, o que por si só já constitui uma proteção adicional

    A sr. Engenheira não deixa de ter razão, contudo a sra engenheira tb deveria pensar que o betão de limpeza quer pela sua constituição, quer pelo seu modo de aplicação, de impermeabilizante tem muito pouco. Antes pelo contrário.
    O betão de limpeza é aplicado diretamente no terreno, nesta caso, ainda pior, bagacina, uma supercilie bastante drenante. Toda a água do betão de limpeza é rapidamente drenada ficando nós com uma camada de betão bastante porosa. Logo, a proteção contra as humidades é nenhuma. Antes pelo contrário, até tenho ali um "mata borrão"
    Concordam com este comentário: josealmeida
  13.  # 94

    Supostamente, após a minha contestação, foram colocados estes "taquinhos" por cima dos de madeira. Espero que isto minimize, de alguma forma, o problema.
    Perguntei ao mestre se isto encarecia o procedimento ao que ele respondeu que não. Perguntei então por que razão não faziam logo assim. Resposta: porque sempre fizemos com os sarrafos de madeira...
      IMG_2049.JPG
    • VXMC
    • 11 janeiro 2019 editado

     # 95

    Colocado por: cmmoreiraSupostamente, após a minha contestação, foram colocados estes "taquinhos" por cima dos de madeira. Espero que isto minimize, de alguma forma, o problema.
    Perguntei ao mestre se isto encarecia o procedimento ao que ele respondeu que não. Perguntei então por que razão não faziam logo assim. Resposta: porque sempre fizemos com os sarrafos de madeira...
      IMG_2049.JPG


    é tirar os de madeira e deixar apenas esses.
  14.  # 96

    Colocado por: ****Já expliquei como técnico agora explico como trolha , aquela **** encostada à linha do fio Blue é um mimo para se fazer a viga de fundação, serve para os taipais não fecharem por baixo , quando for aplicado o escoramento ( castanhas, prumos ) , isto na confrangem, na armação de ferro serve para elevar a viga e atar os ferros do vão menor do estribo , como vê tecnicamente os sarrafos não valem **** nenhuma para si .


    Obrigada pelo seu esforço, mas, mesmo explicando como trolha, eu não percebo o que quer dizer. Não sei o que são castanhas, primos e estribos. De qualquer forma, o mal está feito e o que não tem remédio remediado está...
  15.  # 97



    é tirar os de madeira e deixar apenas esses.


    Já está tudo betonado e descofrado. Já não há nada a fazer.
  16.  # 98

    Colocado por: cmmoreira

    Já está tudo betonado e descofrado. Já não há nada a fazer.


    e da drenagem, já sabe?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmmoreira
  17.  # 99

    Não sei nmex2. Ninguém me falou no assunto. De que projecto costuma constar? Águas e esgotos ou estabilidade? Vou procurar.
  18.  # 100

    Colocado por: cmmoreiraJá está tudo betonado e descofrado.

    Em 24h?
    Que raio de técnicos estão a dirigir e a fiscalizar a obra?
 
0.0327 seg. NEW