Iniciar sessão ou registar-se
    • jo.san
    • 22 janeiro 2019 editado

     # 1

    Boas.
    Preciso de montar um sistema rega num espaço envolvente de uma piscina. Pelo que li aqui no forum a Cudell é a loja mais recomendada. Falei com eles e perguntei se eles faziam projectos de sistemas de relva, eles disseram que sim mas como a área não era muito grande disseram-me para fazer uma planta do espaço a regar calcular mais ou menos os aspersores que depois eles ajudavam no resto.

    Coloquei mãos à obra e tive que triangular 27 pontos para chegar à planta do espaço.

    Os aspersores que vou colocar são os Hunter Rotator MP-1000. Lendo o manual instalação de rega tanto da Hunter como da Cudell fiz estes cálculos para os aspersores. Pelas minhas contas irei precisar de 24x MP1000 (90º-180º) e 2x MP1000 (270º).

    O que acham desta disposição dos aspersores? O problema é que tem muitas linhas curvas o que inviabiliza usar raios maiores para não existir desperdicio de água a ir para a piscina, mas se calhar compensaria fazer raios maiores de modo a usar menos aspersores mesmo havendo desperdicio agua para a piscina.

    Uma das minhas grandes dúvidas é calcular a quantidade de água que tenho disponível para rega.A água é proveniente de um furo e a bomba é uma DAB K35/40T e o pressostato está regulado com min de 2.0 bar e máx 4.0 bar. Os aspersores quase todos vão trabalhar a 2.8bar (Pro-Spray PRS40 ) mas para ter o raio mínimo de 2,5m preciso de usar o Pro-Spray PRS30 ( 2.1bar) nalguns aspersores.


  1.  # 2

    Isso está mal disposto... As sobreposições excessivas são igualmente desperdício de água... Meta somente ou na maioria dos casos os aspersores a lançar para a parede... As cabeças permitem ainda regular além do ângulo em planta, também o alcance. Basicamente tem cerca de 3m de relva em redor da piscina, certo?! E não tem sebes?
    Concordam com este comentário: NTORION, antonylemos
  2.  # 3

    Fonix. KISS.
    • jo.san
    • 22 janeiro 2019 editado

     # 4

    Tudo a volta da relva são sebes. Eu também acho que são aspersores a mais mas tentei seguir mais ou menos o guia da cudell e hunter com uma disposiçao de quadrado, o que é facil de fazer em zonas com angulos mais ou menos retos, mas depois quando chegam as curvas é o ai jesus.

    A sebe de baixo são photinias e regando por cima ganham facilmente pulgão, estava a pensar em regar as sebes todas com um sistema rega localizada. Prefiro fazer raios maiores e deitar água para a piscina do que para cima das sebes para evitar o aparecimento de pulgões.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 5

    eu nao gosto muito de utilizar aspersores a nao ser quando a area é mesmo grande e sem curvas, apenas angulos rectos...... aí na minha opiniao compensa os aspersores. Tenho preferencia pelos pulverizadores.....consegue controlar melhor o local a regar e gerir o desperdicio!
  4.  # 6

    Com pulverizadores não sei se consegue os alcances necessários neste projecto
  5.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasCom pulverizadores não sei se consegue os alcances necessários neste projecto


    consegue esticar ate aos 6/7 metros de raio, dependendo da pressão existente....ha que fazer contas! mas no limite ate pode meter pulverizores de um lado e de outro.....
  6.  # 8

    duvido que consigam mais que 4m.... normalmente dá até 3m sem grande stress... mas lá está depende do projecto de rede de rega, do número de estações e da pressão disponível.
    Tenho utilizado os UNI-SPRAY 10-VAN... da RAINbird. e pressão assumida de 2.00BAR. Não esuqecer de aplicar a montante um bom filtro de particulas.
    https://www.hidraulicart.pt/loja-online/rainbird/pulverizador-multi-jacto-mp-rotator/
  7.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradasduvido que consigam mais que 4m.... normalmente dá até 3m sem grande stress... mas lá está depende do projecto de rede de rega, do número de estações e da pressão disponível.
    Tenho utilizado os UNI-SPRAY 10-VAN... da RAINbird. e pressão assumida de 2.00BAR. Não esuqecer de aplicar a montante um bom filtro de particulas.
    https://www.hidraulicart.pt/loja-online/rainbird/pulverizador-multi-jacto-mp-rotator/


    la em casa, os bicos cinzentos que de catalogo dizem dar um raio de 5,2 metros, tive que colocar mais no sector porque estava a bater 6.5metros.....dai eu dizer que depende da pressão e ser necessário fazer contas.....e pode-se dar ainda o caso que durante a montagem e testes seja necessário retirar ou adicionar mais bicos ao sector...... Edit: so tapo as valas quando estou satisfeito com o resultado, ate la nao tapo pois pode ser necessario adicionar mais bicos ou retirar!

    os manuais ajudam mas nem sempre sao 100% fiaveis......
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 10

    Eu falei em aspersores mas os hunter rotatora MP1000 são pulverizadores. Estes pulverizadores deitam pouca água (11mm/h)em comparação com os outros.

    Podem ver aqui:https://www.hunterindustries.com/sites/default/files/design_guide_MP_Rotator_LIT-461_pt.pdf

    Mais logo vou enviar uma planta com mais detalhes, nomeadamente ponto de água e as plantas que constituem as sebes.
  9.  # 11

    Aqui fica a planta com mais informação. Cada chapéu de colmo vai levar 2 espreguiçadeiras de madeira.
      img055.jpg
  10.  # 12

    Jo.san... mais importante era as medidas do espaço..... da piscina á casa, dos passadiços à piscina. pelo aspecto a piscina vai ser biologica e nao deve ir ter nenhum passadiço á volta.... certo?

    a agua é da rede ou é de furo? tem ideia da pressão habitual que costuma ter?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  11.  # 13

    Sim, a piscina vai ser biológica e à volta dela vai ter apenas seixos e pedras.

    A água é de furo e o pressostato está regulado para que a bomba de superfície comece a trabalhar aos 2.0bar e a parar aos 4.0bar.
    O sistema de montagem é praticamente igual ao que está na página 35 deste manual da Cudell:

    http://cudell.pt/sites/cudell.pt/files/catalogo_bombas_2018_30ago.pdf

    A bomba do furo envia água para o depósito externo (regulado por um sistema de sondas, nessa página que indiquei é um sistema de bóias) e a bomba de superficie regulada pelo pressostato( DAB K35/40T) envia a água do depósito exterior para o autoclave.

    Fiz agora um teste para medir o caudal de água disponível e na torneira mais perto com uma mangueira de 3/4 com 1m e com a pressão a chegar quase aos 2.0bar (ou seja, que depois de abrir a torneira passado uns 10s a bomba começou a trabalhar), enchi um balde de 40L em 40s, o que dá 3600L/h.

    Tirei isto dos pulverizadores:
    "O desempenho ideal e a uniformidade ideal são atingidos na pressão de operação de 2,8 bar. Use o Pro-Spray PRS40 para chegar a
    uma regulagem de pressão de 2,8 bar. Para chegar ao raio mínimo, use o Pro-Spray PRS30 para regulagem de pressão de 2,1 bar. Para
    chegar ao raio máximo, aumente a pressão para além de 2,8 bar."
    Isto é para os valores tabelados do raio vs pressão, depois dá para regular em 25% o raio independentemente da pressão escolhida.

    Estou aqui com uma dúvida, se quero os pulverizadores a trabalhar aos 2.8bar com o Pro-Spray PRS40 isso significa que esse pro-spray não deixa a pressão passar dos 2.8bar? Ou só trabalha quando a pressão chegar aos 2.8bar e mantém essa pressão?
      img058.jpg
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasIsso está mal disposto... As sobreposições excessivas são igualmente desperdício de água... Meta somente ou na maioria dos casos os aspersores a lançar para a parede... As cabeças permitem ainda regular além do ângulo em planta, também o alcance. Basicamente tem cerca de 3m de relva em redor da piscina, certo?! E não tem sebes?
    Concordam com este comentário:NTORION


    O melhor conselho que lhe deram, tirando um canto ou outro pode por um aspersor para o lado da piscina, o resto n justifica. O número tb me parece absurdo, 26?, terá de regar por zonas para ter pressão suficiente.
  13.  # 15

    Colocado por: NTORION

    O melhor conselho que lhe deram, tirando um canto ou outro pode por um aspersor para o lado da piscina, o resto n justifica. O número tb me parece absurdo, 26?, terá de regar por zonas para ter pressão suficiente.


    Como disse anteriormente, estes pulverizadores da hunter mp rotator gastam muito pouca água, mesmo com os 26 pulverizadores com os calculos da tabela nem 2000L/h precisava apenas de uma zona para regar a relva toda. O problema é o preço dos pulverizadores e da tubagem extra e acessórios.
    Também preferia que a zona directamente à volta da piscina não tivesse pulverizadores. A recomendação é então colocar apenas os pulverizadores na periferia a deitar água na direcção da piscina e esquecer os outros?

    Já algúém foi a Cudell? Levando a planta eles calculam a quantidade e a localização dos pulverizadores bastando para isso comprar lá o material?
  14.  # 16

    Colocado por: jo.sanA recomendação é então colocar apenas os pulverizadores na periferia a deitar água na direcção da piscina e esquecer os outros?


    Eu faria o inverso, aspersores a trabalhar da piscina para as sebes, até pq deduzo que o terreno é capaz de descer um pouco na direção das sebes, ou ser plano. Além disso n se esqueça os aspersores não ficam visíveis, devem estar na profundidade certa para qd passar a maquina de cortar relva não lhes cortar a cabeça.
    • jo.san
    • 13 fevereiro 2019 editado

     # 17

    Fui ontem à Cudell Lisboa e as recomendações dadas neste fórum estavam corretas, o funcionário que me atendeu foi super simpático, fez muitas perguntas e ficaram de mandar o orçamento e o projecto até sexta-feira.

    Só fiquei foi um bocado reticente em relação a uma parte da rega ou então não percebi bem.
    Além do sistema de rega à volta da piscina, pedi também um sistema para regar toda a sebe à volta do muro da propriedade. São cerca de 200 arbustos (alfazemas + viburnum tinus ) e com um comprimento de mais de 100 m com rega localizada 8 l/h nos viburnum e 2 l/h nas alfazemas. O que me fez uma certa confusão foi para isto tudo ser só preciso uma estação.

    Existe algum site ou programa (mesmo que seja a pagar) que tenha as necessidades hidricas de cada espécie de planta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 18

    epah... desculpe nunca mais me lembrei deste topico. ainda bem que ja se orientou.

    no caso dos arbustos é normal ser so uma estação...pois quase de certeza que lhe aconselharam bicos que nao precisam de muita pressão, ja poupa no tubo e numa ou duas electrovalvulas!

    Para as necessidades hidricas nao conheço nenhum site, mas tambem acho que nao relevante, voce pode ir fazendo testes e ver como se portam as plantas. começa por exemplo com 5 minutos de rega, ao fim do mes reparar que as plantas estão optimas e que se calhar com 3 minutos de rega faz a festa...é so ajustar!
    Até porque em termos de necessidades hidricas da planta é uma coisa, mas a agua que lhe deita se o espaço está sujeito a vento e sol, a terra seca mais depressa, nao deixando a planta absorver a agua que deveria. sou mais adepto de ir testando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
  16.  # 19

    Como a área de relva é só de 150m2 estou a pensar num corta relva eletrico.

    Para facilitar queria instalar uma tomada electrica no exterior, vi uns postes em inox que tem tomadas para o exterior, o probelma é que parece que não têm muita segurança, uma vez que uma criança pode levantar as tampas e meter lá os dedos.

    Existe algo semelhante mas com chave?
  17.  # 20

    Mesmo que alguem meta lá dentro os dedos as tomadas tem de ter os alveolos protegidos!!!, é obrigatório.
    Informe-se.

    PS: normalmente as colunas inox, masi baratas, oxidam muito, se arranjar outra solução mais discreta, é melhor, ou se conseguri aplicar somente as tomadas por detras de arbustos na parede. ( tomadas de sobrepor estanques) mais barato e vai ver que funciona melhor.
    Tma´bem lhe digo se são somente 150m2, uma tomda a 15m, e um enrolador de 20, deve dar para toda esa área...( depende da configuração.)
 
0.0180 seg. NEW