Iniciar sessão ou registar-se
    • ritanes
    • 12 fevereiro 2019 editado

     # 1

    Eu vendi um imóvel herdado e queria deduzir às minhas despesas a comissão da imobiliária. como é que o faço?
  1.  # 2

    Acho que não pode...
    Boa questão.
  2.  # 3

    Isso entra para o cálculo da mais valia aquando da declaração da Modelo 3 (IRS), presumindo que é esfera pessoal, no anexo G!
  3.  # 4

    Porque não, Pedro?
  4.  # 5

    eu escrevi.. "acho"... Se pode, ainda bem ;)
    Concordam com este comentário: Supporter
  5.  # 6

    MV = VR - (VA x Coef. + EV + DAL + DAQ, em que:

    MV – Mais-valia
    VR – Valor de Realização
    VA – Valor de Aquisição
    Coef. – Coeficiente de desvalorização da moeda
    EV – Encargos com Valorização
    DAL – Despesas com Alienação
    DAQ – Despesas com Aquisição
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritanes
  6.  # 7

    Podemos pensar que não existe "valor de aquisição" uma vez que o imóvel foi herdado, no entanto, para as Finanças o valor de aquisição nas doações:

    - Se o imóvel for adquirido a titulo gratuito, o valor da aquisição será o que serviria para a liquidação do imposto de selo.

    - Se se tratar de um imóvel que tenha sito construído, o valor da aquisição corresponde ao valor patrimonial, apurado segundo as regras do IMI ou a soma do terreno e dos custos de construção, se superior.

    - Se o imóvel tiver sido adquirido por doação isenta de imposto de selo, o valor de aquisição será o valor patrimonial tributário constante da matriz até aos dois anos anteriores à doação.

    - Se a doação for anterior a 1989 é ISENTO!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, ritanes
  7.  # 8

    ola boa tarde,

    Vendi um imóvel no passado, onde devo declara no anexo G? Em relação ao valor pago á agencia onde se coloca também?

    Onrigada
  8.  # 9

    Esqueci-me de mencionar que o imóvel era um apartamento alugado ( não era habitação própria permanente).
  9.  # 10

    Colocado por: anacarvalhoEsqueci-me de mencionar que o imóvel era um apartamento alugado ( não era habitação própria permanente).
    Quadro 4 no Anexo G
      AnexoG.jpg
  10.  # 11

    jorgferr obrigada. Diga-me só uma coisa aquisição é o ano que comprei a casa e a data de realização é da venda correcto??
  11.  # 12

    Colocado por: anacarvalhojorgferr obrigada. Diga-me só uma coisa aquisição é o ano que comprei a casa e a data de realização é da venda correcto??
    Sim, foi desse modo que preenchi no meu caso
  12.  # 13

    Obrigada pela ajuda.
  13.  # 14

    Estou a tentar preencher o anexo G e há algo que não está a bater certo: vamos imaginar que vendi o meu apartamento por 300K, dos quais usei 80k para amortizar o empréstimo que tinha sobre o apartamento e outros 20K para pagar a comissão da imobiliária. Ou seja neste cenário fiquei com 200K para reinvestir numa futura habitação própria permanente.

    Declarei a comissão da imobiliária na página 4 do anexo G sobre o item "Despesas e encargos", declarei o valor que paguei ao banco na página 5 sobre o item valor em divida do empréstimo. E quando vou a preencher o item do valor que pretendo reinvestir deparo-me com um problema: quero reinvestir a totalidade do valor com que fiquei (os 200K), mas se puser os 200K e fizer a simulação tenho que pagar milhares de euros em impostos. Se puser os 200k + 20k que tive que pagar à imobiliária não tenho que pagar nada.

    É como se os 20K da imobiliária não estivessem a ser levados em consideração e as finanças estão a assumir que o valor que eu tenho para reinvestir são 220K, quando na realidade são apenas 200k. Consequentemente tentam-me cobrar impostos pelos 20K que eu supostamente não estou a reinvestir, mas que na realidade são a comissão da imobiliária.

    Alguém se deparou com isto? Estou a fazer algo mal? Estou desesperado com isto já!
  14.  # 15

    Eu acho que ainda há bugs no anexo G. Meti dia 1 o IRS e ainda não está validado. Mais, na altura deu-me um valor a receber, agora a mesma declaração na simulação já dá mais quase 400 euros de retorno que no dia 1. A malta que meteu nessa altura ou até mais tarde mas sem anexo G já tem as declarações validadas.
  15.  # 16

    Colocado por: jorgferrEu acho que ainda há bugs no anexo G. Meti dia 1 o IRS e ainda não está validado. Mais, na altura deu-me um valor a receber, agora a mesma declaração na simulação já dá mais quase 400 euros de retorno que no dia 1. A malta que meteu nessa altura ou até mais tarde mas sem anexo G já tem as declarações validadas.


    Pois, tb não me está a bater certo. Eu quero reinvestir todo o dinheiro numa habitação própria permanente, mas para o simulador parece que a unica coisa que está a ser deduzida ao valor de venda são as despesas com o crédito bancário.

    Se eu puser que quero reinvestir o valor de venda menos o valor que paguei do empréstimo não pago nada de IRS.
    Mas se puser que quero reinvestir o valor de venda menos o valor que paguei do empréstimo e menos o valor da comissão imobiliária já tenho que pagar milhares de euros em IRS.

    Não faz sentido...
    Concordam com este comentário: josem
  16.  # 17

    Colocado por: pedrosslp

    Pois, tb não me está a bater certo. Eu quero reinvestir todo o dinheiro numa habitação própria permanente, mas para o simulador parece que a unica coisa que está a ser deduzida ao valor de venda são as despesas com o crédito bancário.

    Se eu puser que quero reinvestir o valor de venda menos o valor que paguei do empréstimo não pago nada de IRS.
    Mas se puser que quero reinvestir o valor de venda menos o valor que paguei do empréstimo e menos o valor da comissão imobiliária já tenho que pagar milhares de euros em IRS.

    Não faz sentido...
    Concordam com este comentário:josem


    Também eu me estou a deparar com este problema em todos os simuladores online que encontro. Houve alguma novidade relativamente a este tema?
    Cumprimentos
  17.  # 18

    Claro, mais tá tudo a confundir reinvestimento com mais valias.

    Se vão reinvestir, a única coisa que podem abater ao valor da venda é a amortização do empréstimo. Não há mais despesas dedutíveis.

    Se começam a colocar despesas, o simulador provalmente não aceita o reinvestimento, é passa ao cálculo pelas mais valias.
    Concordam com este comentário: Diogo Calado
  18.  # 19

    Ola! Vou-me colar ao tópico para colocar uma questão idêntica: eu vendo dois imóveis. Ambos tinham empréstimo. (Foi um “troca de casa”)
    A plataforma só assume e deixar declarar o empréstimo relativo à habitação própria e permanente. O outro imóvel já não deixa. Isso não significa que vou ser prejudicada, uma vez que a mais valia e muito menor, devido o empréstimo que foi liquidado? Obrigada
  19.  # 20

    Vende 2, mas só de um pode beneficiar de do reinvestimento enquanto hpp.

    A outra casa o emprestimo não conta para nada, você apura a mais valia pelo diferença custo/proveito. Não pode deduzir custo + dívida ao banco ou estaria a duplicar o valor de aquisição.

    Mais uma vez repito reinvestimento é uma coisa, mais valia é outra.
    Concordam com este comentário: Diogo Calado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luann
 
0.0180 seg. NEW