Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 22 setembro 2018

     # 1

    Comprámos recentemente uma moradia que foi remodelada em 2008 e que tem uma cozinha não muito grande, e sobretudo com pouco espaço de bancada. Estávamos a equacionar a hipótese de a transformar numa cozinha em "open plan" ou "broken plan" (perdoem-me os anglicismos mas não sei os termos adequados a utilizar em português).

    Estamos na dúvida se entramos em contacto com um gabinete de arquitectura para nos ajudar a projectar esta pequena (?) remodelação ou se tratamos nós de tudo. Entretanto, gostaria de ouvir umas opiniões acerca do nosso plano, e também de outras alternativas, quer de pessoas que tenham feito semelhante nas suas cozinhas quer de pessoas que percebam mais disto do que nós (não é difícil!). Vou anexar as plantas e alçado para se perceber

    Os nossos objectivos são:
    - aumentar a luz na cozinha,
    - aumentar o espaço de bancada e arrumação,
    - permitir que quem esteja a cozinhar fique menos isolado dos restantes.

    Perguntas:
    - será que se pode deitar abaixo esta parede?
    - haverá espaço ali para uma ilha? a parede actual fica encostada a uma porta envidraçada e oscilo-batente que dá para o exterior–existem "regras" relativamente ao posicionamento da eventual ilha em relação a essa porta?
    - ou será melhor optar por uma meia-parede, alargando o vão da actual porta e deixando-o sem porta?
    - qual o custo (por alto) de uma ou outra solução?
    - são obras para demorar quanto tempo a projectar e a executar?

    Anexo a planta do R/C o alçado da cozinha para poderem perceber melhor do que se trata. A parede da sala que tem os 2 vãos envidraçados é virada a SSO e a localização é Lisboa.

    Agradeço desde já os vossos pareceres.
      exterior cozinha.jpg
      planta rc.jpg
  1.  # 2

    Realmente... Isso em open space fica muito melhor.
    Depois se vale a pena ou não contratar arquitecto depende das vossas dificuldades e ou expectativas.
  2.  # 3

    podia-se colocar uma banca de frente para a porta da despensa, mas mantendo a porta da cozinha, e ter-se-ia uma cozinha um "U"
    Haveria assim uma passagem entre a porta do exterior para a sala.

    A despensa pode desaparecer, ou faz falta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  3.  # 4

    Eu não abria o espaço.

    Está você a fazer uma aromática sopa eou uns fritos cheirosos, e aqueles convidados importantes que você até quer agradar, estão a vê-lo cortar as hortaliças e a gramar com os cheiros dos fritos...
  4.  # 5

    Colocado por: ParamonteEu não abria o espaço.

    Está você a fazer uma aromática sopa eou uns fritos cheirosos, e aqueles convidados importantes que você até quer agradar, estão a vê-lo cortar as hortaliças e a gramar com os cheiros dos fritos...


    Convidados importantes não rima com fritos, pelo menos daqueles feitos em casa em frigideiras...
    Os anfitriões passam o tempo a acompanhar os convidados importantes, e não ao fogão de avental, e teem alguém a servir os acepipes, agora fritos isto só visto.
  5.  # 6

    Colocado por: ParamonteEstá você a fazer uma aromática sopa eou uns fritos cheirosos, e aqueles convidados importantes que você até quer agradar, estão a vê-lo cortar as hortaliças e a gramar com os cheiros dos fritos...

    E acha que a porta impede a passagem dos cheiros?
    E mesmo que impedisse, acha que alguém ia estar a cozinhar com a porta da cozinha fechada?
    • zed
    • 23 setembro 2018

     # 7

    Colocado por: ADROatelierpodia-se colocar uma banca de frente para a porta da despensa, mas mantendo a porta da cozinha, e ter-se-ia uma cozinha um "U"
    Haveria assim uma passagem entre a porta do exterior para a sala.

    Obrigado, gostei desta ideia e tenciono explorá-la um pouco mais. Talvez reduzindo o espaço do frigorífico (está lá um americano) se consiga um espaço para um balcão decente, com arrumação por baixo. Ainda não estou na casa por isso não consigo fazer medições de momento.

    Para ter a certeza que entendi bem, é como a planta em anexo?

    A despensa pode desaparecer, ou faz falta?

    A despensa na práctica é uma área técnica pois alberga a máquina de lavar louça, vassouras, etc. Por isso penso que não seria de mudar (canalização).

    Outra coisa que não está na planta é um armário na parede entre a cozinha e a sala, encostado à despensa. Ao remover a parede isso desaparece, portanto toda e qualquer arrumação que se possa conservar será importante, julgo eu.
      sugestão ADROatelier.png
  6.  # 8

    Seria como no desenho a verde, mas o espaco entre a despensa e a banca seria ligeiramente maior. Substituia a porta da despensa por uma de correr.

    Caso se efectue a demolição da parede entre a cozinha e sala, poder-se-a colocar ai outra banca, formando o tal U - virado para a sala. Pode tambem funcionar como balcao para pequenos almoços ou refeições ligeiras


    É uma ideia... :)

    Depois de tirar medidas certas aos compartimentos, ter-se-á uma melhor leitura.

    Se nao fosse essencial manter a despensa como existe actualmente, podiam ser colocados armarios altos (com espaco para as vassouras e etc) e manter as maquinas de lavar.
    • zed
    • 23 setembro 2018

     # 9

    Colocado por: Paramontea gramar com os cheiros dos fritos...

    Agradeço a sua opinião. A questão dos cheiros é pertinente mas para nós não é um factor preponderante pois não fazemos fritos de todo e de qualquer forma não entrarão na casa convidados mais importantes que os habitantes da mesma, ou com quem não estejamos à vontade para partilhar o cheiro de uma sopinha. :)

    Resumindo, para nós as vantagens da cozinha aberta compensam a desvantagem da propagação dos cheiros. Penso que falo com conhecimento de causa pois das últimas três casa onde morámos, uma era totalmente aberta e a outra não tinha porta e vivemos bem com isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pcarvalho, SMBS
    • zed
    • 23 setembro 2018 editado

     # 10

    Colocado por: ADROatelier
    Caso se efectue a demolição da parede entre a cozinha e sala, poder-se-a colocar ai outra banca, formando o tal U. Pode tambem funcionar como balcao para pequenos almoços ou refeições ligeiras

    Quer dizer no local onde fica actualmente a porta sala-cozinha ou na continuação do balcão novo a verde?

    Por outras palavras, o espaço aberto do U ficaria virado para o fogão ou para a despensa?
  7.  # 11

    Demolindo toda a parede entre sala e cozinha e tambem a despensa - para efeitos deste estudo.


    Deixa de haver portas. Deixa de haver o balcao que agora esta a verde.
    Passa a haver um balcao entre a sala e a cozinha, fazendo um U na zona do fogao.
    Esta nova banca encostaria na parede da IS e prolongar-se-ia paralelamente a existente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • zed
    • 9 março 2019

     # 12

    Vamos lá então actualizar isto...

    Quando fomos consultar o projecto de estabilidade verificámos que a parede era dividida a meio por um pilar, o qual nos impedia de deitar abaixo a parede por completo. Embora não seja o ideal do ponto de vista estético, decidimos que poderíamos bem conviver com o raio do pilar, que tem a dimensão de 75cm por 15cm, e que ainda assim seria uma melhoria. O que não faltam por aí são fotografias de cozinhas com colunas a meio, normalmente disfarçadas fazendo uma bancada encostada à coluna.


    De início pensámos em manter a despensa (que na prática é lavandaria) visto que a cozinha fica com pouca arrumação. Mas depois de feita a demolição, e embora já seja uma melhoria, não ficámos 100% satisfeitos com o resultado final, pois aquela divisão ali fecha um bocado o ambiente. Estes vãos medem 167cm o da esquerda e 188cm o da direita.


    Agora o plano será mandar abaixo a lavandaria (demolir linhas vermelhas na planta em cima), deslocar o A/C para a parede da esquerda e colocar uma bancada com máquinas encastradas na zona onde é a despensa. Estamos neste momento a pensar como vamos organizar a cozinha depois de removida a lavandaria e para isso venho recolher ideias e pareceres, já que me nos têm ajudado bastante aqui no fórum.

    O que pensámos para já é que se fôssemos pôr móveis altos ali ganhávamos muito em arrumação mas voltávamos a fechar o ambiente, como se ainda tivéssemos a despensa ali. O que acham?

    Os móveis actuais da cozinha vamos mantê-los para já, pois ainda estão num estado muito razoável, mas quando fosse altura de renovarmos esse parte metíamos a condizer com o que fizermos agora.
  8.  # 13

    zed

    para abrir um pouco o leque de opções, tem ai um vão a vencer de 5 metros, digamos falando direto, é canja meter ai uma viga e acabar com esse pilar.
    em relação ao open acho que se conseguir confinar a cozinha em U ou G mais no canto inferior esquerdo da planta, vai ganhar um living que poderá ter logo ali ( zona onde está agora a despensa) a zona de refeições e libertar completamente a parte da frente da sala para o estar. e como disse o Adro abrir esse living para o exterior que penso que será o pátio traseiro da casa e que tem a exposição solar mais privilegiada.
    Concordam com este comentário: Apostador
    • zed
    • 9 março 2019

     # 14

    Humm, eu sempre pensei que isso de andar a mexer com a estrutura seria uma obra já de alguma envergadura... Em boa verdade, nem equacionei essa hipótese e não contratei um técnico um bocado com medo dos custos e da duração dessa operação hipotética.

    Agora não sei se hei-de rever essa decisão (sabendo que a obra já está em curso) ou antes encontrar maneiras de incluir o pilar no layout da cozinha.
  9.  # 15

    sim também com jeito pode ficar bem, tanto mais que deitando a despensa abaixo já fica com maior amplitude no lado que interessa.
    • zed
    • 9 março 2019

     # 16

    Porque é que diz que o lado da porta é o que interessa? É o que interessa manter mais aberto, é isso? Sendo que o núcleo da cozinha é no outro lado.

    Mesmo removendo a despensa estamos a pensar ter nesse espaço uma bancada com máquinas de roupa por baixo, máquina de café por cima. A melhor exposição solar é do lado das duas janelas de sacada da sala, e já se consegue fazer passagem para o exterior por aí.
    • zed
    • 9 março 2019

     # 17

    Concordam com este comentário: pcarvalho, cmmoreira
    • zed
    • 9 março 2019

     # 18

  10.  # 19

    está muito bonito


    mas acho que essa zona da mesa vai "roubar" muito á zona de estar


    fica aqui um pequeno risco da minha visão para esse espaço, é apenas mais uma ideia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
      plant 0000 001.jpg
    • zed
    • 10 março 2019 editado

     # 20

    Muito interessante essa ideia de encaixar o pilar a meio de uma bancada, se é que percebi bem. Só acho que não temos muito espaço do lado da cozinha pois são só 2m da parede ao pilar, também não sei onde encaixar máquinas de roupa e frigorífico com esse layout.

    Mas deixou-me a pensar...
 
0.0223 seg. NEW