Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: gsenraContinuo sem colocar em causa a qualidade do KNX que é um sistema de qualidade comprovada. Mesmo estando a pensar meter a domótica sem fios ainda estou a ponderar a questão da tubagem, mas primeiro preciso arranjar empreiteiro e depois ver quanto fica o extra :P


    Na obra que tenho em curso, relativamente ao orçamentado da parte do eletricista, quando decidi avançar para o knx, deram um acréscimo de 500 euros para a instalação de todas as tubagens quadro eléctrico maior e cabo bus. Como o electricista já estava decidido não pedi orçamentos extra a mais ninguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gsenra
    •  
      skypt
    • 15 março 2019

     # 22

    Os extras serão compensados mais tarde ,
    estes serão, as fds de derivação, cabos e trabalho extra e tubagens maiores.

    Não deve ser uma grande fortuna.

    Qd souber o "meu extra" publico.
  2.  # 23

    Colocado por: gsenraPelo que percebi no KNX também se perdem os automatismos sem o controlador.


    O KNX não tem 'controladores'. Cada módulo é o controlador de si mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gsenra
  3.  # 24

    MikeMelga alguma sugestão de equipamento KNX para eu estudar o sistema?
  4.  # 25

    Colocado por: gsenraMikeMelgaalguma sugestão de equipamento KNX para eu estudar o sistema?


    Sugestão de equipamento como?

    Uma instalação KNX é composta por uma fonte de alimentação e pelos diversos módulos: actuadores simples, actuadores de estores, routers, módulos de entradas, etc

    Se quiser ler alguns artigos sobre isso, pode começar no KNXtoday
  5.  # 26

    Colocado por: F RodriguesNortenho,

    Que tubagem de reserva é que deixou? (do quadro para que pontos, que tipo de tubo, etc)
    E tem ideia do custo acrescido dessa tubagem?


    Deixei um tubo de 16mm até cada ponto de luz (primeira lâmpada de cada circuito de iluminação), um tubo até cada porta ou janela (para futuramente instalar sensores se assim o entender), um tubo até cada um dos estores e um tubo até ao centro de cada divisão para o caso de querer instalar sensores de presença, fumo, etc.

    A tubagem até aos interruptores está neste momento a receber a cablagem convencional. De futuro terei de retirar essa cablagem para passar o cabo de bus e a tubagem que vai desde os interruptores até aos dispositivos (lâmpadas, estores) ficará vazia.
    Concordam com este comentário: MikeMelga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F Rodrigues
  6.  # 27

    Colocado por: Nortenho[...]
    Eu sou um fã de KNX e não vejo a hora de poder investir aqui em casa na reconversão da instalação standard para totalmente automatizada (deixei tubagem de reserva para o efeito), mas infelizmente o efeito de escala dos módulos NÃO é suficiente para beneficiar o KNX em termos de custo.


    Uma adenda ao meu comentário anterior: ficou a faltar ali um "não" :)

    Colocado por: gsenra[...]
    A questão das comunicações intensas devem ser inferiores ao WIFI de telemóveis, tablets e pcs. Normalmente os módulos remotos actualizam estado de x em x minutos ou quando existe alteração. As pilhas têm de durar no caso de sensores de portas e janelas. De qualquer maneira é uma preocupação que faz sentido.


    O problema é que as comunicações z-wave funcionam com uma largura de banda reduzida e as colisões na comunicação ocorrem com mais frequência e levam mais tempo a serem "resolvidas" do que o que sucede com o WiFi atual. Além disso numa casa normal talvez seja comum ter meia dúzia de dispositivos a competir pela rede WiFi, enquanto que numa instalação completa de domótica com z-wave podemos estar a falar de dezenas de dispositivos, o que só ajuda à "festa".

    Colocado por: skyptOs extras serão compensados mais tarde ,
    estes serão, as fds de derivação, cabos e trabalho extra e tubagens maiores.

    Não deve ser uma grande fortuna.

    Qd souber o "meu extra" publico.


    Está a comparar com uma instalação standard, ou refere-se só ao custo de tubagem adicional? Se for só da tubagem, esse é um custo relativamente reduzido, mas entre uma instalação standard e uma instalação toda com KNX sobre na ordem de (alguns) milhares de euros.
  •  # 28

    Alguém interessado para me apresentar um projecto de ited/knx para a moradia que vou construir? para já ainda não tenho essa especialidade. Tenho hoje uma casa toda com Philips Hue (luzes, sensores e interruptores), z wave fibaro para as janelas, unifi na rede e video de vigilância, funciona sem problemas mas depois da minha pesquisa acho que vou optar por KNX na casa nova.
    •  
      skypt
    • 21 março 2019

     # 29

    Referia-me a apenas ao custo de tubagem adicional + cabos bus, face a solução que tenho planeada.
  •  
    0.0082 seg. NEW