Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Comprei uma casa de construção relativamente recente (2007) no ano passado. Sendo esta um T2, com uma sala grande e um dos quartos é uma suite.

    Tem uma panóplia bastante de grande de “modernices” (e.g. banheira com hidromassagem, colunas embutidas em todas as divisões, som ambiente, pre-instalação de ar condicionado, detetor de cheia e fumo)…

    A nível de isolamento térmico, a construção parece bastante boa(vidros duplos com caixilharia boa).
    Porém, o isolamento no interior para os outros fogos, não me parece muito boa. Digo isto porque, os barulhos de impacto, propagam-se por vibração pelas paredes e parece que criam um certo eco, mesmo com a casa mobilada.
    Creio que poderá ser uma característica das construções com aço.

    O que se passa é que desde que a comprei, oiço um ruído (semelhante a um exame de abelhas), todos os dias e a horas incertas. É mais comum acontecer a partir das 21 horas e dura uns 15 min.
    O pior disto tudo, é que juntando ao facto de ser um barulho muito irritante, ouve-se em toda a casa(mais na suite)! Parece que se propaga por todas as paredes…
    Só para terem uma ideia, o barulho começa todos os dias por volta da meia-noite e dura uns 40 minutos. As, vezes chegava a ouvir a essa hora e depois as 1:30/2 da manhã.
    Por causa desta imprevisibilidade, como não tenho um sono pesado, não me consegui adaptar e tivemos que nos mudar da suite para o quarto de hospedes para conseguir dormir alguma coisa.
    Mesmo assim, só lá vou com tampões e fica sempre um barulho residual algo incomodativo…

    Depois de já ter esgotado todas as teorias, creio que a minha situação advém da extração do ar da casa de banho do vizinho de baixo. Mas, aí está…não tenho a certeza.
    Isto porque o barulho é exatamente igual a eu ligar a ventoinha da minha casa de banho só que com menos intensidade. Outra razão é o facto de a vizinha de baixo ter um horário diferente de trabalho, chega do trabalho por volta das 10.
    Portanto, deve tomar banho por volta dessa hora…o funcionamento da ventoinha é percetível da casa de banho e também já cheguei a ouvir o barulho do interruptor a ligar…
    Já tentei duas vezes falar com o vizinho de baixo sobre a minha desconfiança, mas nada feito…não confirmou que é ele que liga de facto a ventoinha aquela hora nem nada, apenas acha que o vasqueiro que a sua ventoinha presumivelmente faz é impossível de incomodar e desvaloriza completamente a situação…

    Apesar disto tudo, sei que provavelmente no que a intensidade do barulho diz respeito, este poderá estar dentro da legalidade…mas realmente é uma situação muito stressante. Que está a influenciar bastante os meus hábitos de sono.
    Não sei que mais posso fazer. Poderia tentar que ele ligasse a ventoinha e depois viesse cá a casa verificar o barulho, mas da ultima vez que lá fui, o tom de voz era meio agressivo. Também, não o posso abrigar a fazer isso…

    Já alguém passou por situações semelhantes, que me possa dar alguma sugestão?

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Resumindo muito sucintamente o texto acima: Já tentei falar com ele duas vezes sem resultado. Ele continua a achar que o barulho não incomoda ninguém. O que se passa é que ouço o zumbido irritante da ventoinha de extração de ar da sua casa de banho, em toda a casa, a partir da meia noite durante 30 min ou mais. Depois retoma as 7 da manhã. Já tentei sugerir que ele a trocasse para uma mais silenciosa, ou outra solução qualquer(mesmo sendo eu a financiar), sem sucesso...

    Alguma ideia de como abordar este tema?

    Obrigado
  3.  # 3

    Se fechares a porta da tua casa de banho notas diferenca?

    Tenta colocar umas mantas na porta e umas cenas nas paredes que involvem essa porta para ver se atenua, pq se o barulho vem da casa de banho dele, passa para a tua e para fora dela para a suite, entendes o que quero dizer?

    É so uma ideia :)
  4.  # 4

    Colocado por: PedroffCreio que poderá ser uma característica das construções com aço.


    Já fazem prédios assim?E revestimentos a Pladur?

    Ou só trechos?


    https://www.perfisa.pt/construcao-em-light-steel-framing/
  5.  # 5

    Eu tinha esse problema no meu apartamento e atenuava muito com o fecho da porta do WC da suite. Se tiveres sistema de extração no teu WC, tenta fechá-lo e vê se faz diferença.
  6.  # 6

    DO ruido como é dentro das frequencias graves.. é incomodativo.. e deve propagar-se pelo sistema de condutas...
    Se calahr bastaria desmontar o ventilador e efectuar uma limpezazita ao mesmo...
  7.  # 7

    Obrigado pelas vossas respostas. Depois dou o meu feedback.
  8.  # 8

    Colocado por: Palhava

    Já fazem prédios assim?E revestimentos a Pladur?

    Ou só trechos?


    https://www.perfisa.pt/construcao-em-light-steel-framing/


    Peço desculpa, não sei porquê estava com essa ideia, já não olhava para a ficha técnica há algum tempo.
    Vou reformular:

    Paredes confinantes com outros fogos - Pano duplo de 11 cm+ caixa de ar de 6 cm parcialmente preenchido com placas de aglomerado de cortiça de 4 cm de espessura, rebocadas, estucadas e pintadas.

    Pavimentos entre fogos- Laje aligeirada de blocos de betão, isolada superiormente com Floorm.200 de 3 cm.

    Não sei sei se tem a ver com este tipo de construção(aposto que é :)), mas, ouço muito mais barulho de impacto de baixo e de cima do que propriamente dos vizinhos do lado...
  9.  # 9

    Colocado por: PedroffNão sei sei se tem a ver com este tipo de construção(aposto que é :))

    Grande parte dos prédios de construção recente do país são assim construídos, não é por aí que o seu é pior que os outros. Aliás, a maior parte nem tem o isolamento.
  10.  # 10

    Isso poderá mesmo ser o ventilador do vizinho.

    Muitas vezes em apartamentos modernos de boas construção com boas caixilharias, há muitas queixas de ruídos entre apartamentos, mais até do que seria de esperar. Acontece que o isolamento acústico do exterior sendo muito eficaz pode tornar perceptíveis ruídos que noutras circunstâncias seriam abafados pelo ruído ambiente.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasDO ruido como é dentro das frequencias graves.. é incomodativo.. e deve propagar-se pelo sistema de condutas...
    Se calahr bastaria desmontar o ventilador e efectuar uma limpezazita ao mesmo...


    Se calha vou mesmo tentar aconselhar isso. Lá terei que ver se o consigo apanhar no elevador...
    É que já tentei fechar as portas todas, casa de banho e suite e não tem qualquer efeito...
    Ainda hoje de manhã, ele ligou a dita cuja durante uns bons 40 min. O barulho parece que entra pelos ouvidos e fica aos zig-zags dentro da cabeça...

    Se à terceira vez que falar com ele, não surtir qualquer efeito, i.e. não haver uma vontade de ajudar a resolver o problema e ouvir depois da meia-noite, estou mesmo a ponderar chamar as autoridades. O barulho nota-se nas escadas de incêndio no apartamento dele...
  12.  # 12

    A mim parece-me uma situação de Ruído de Baixa Frequência gerado por máquinas. O primeiro que se tem de fazer é avaliar o ruído. Ver aqui artigo sobre este tema.
    https://www.ruidobaixafrequencia.pt/ruido-de-baixa-frequencia-o-que-e-e/
  13.  # 13

    Obrigado Carlos! É a mesma situação.

    O vizinho de cima está de férias. Ontem o vizinho de baixo voltou, e com ele, de novo o ruído...
    Acho que já é provas mais que suficientes que ou é ele, ou o vizinho do 3º andar(apesar de pouco provável).
    Também já falei com o condomínio(é uma empresa), ele enviaram uma pessoa, e ele respondeu com a resposta standard dele: "tenho um filho menor, não ia fazer barulho". No entanto, continuo a pensar que é mesmo da casa de banho dele...
    Estou sem ideias, não sei como lidar com este tipo de pessoas...
    Também não o posso obrigar a tentar ajudar-me...
    No entanto, o dinheirinho do condomínio, é enviado todos os meses.
  14.  # 14

    Se calha, só com uma peritagem a envolver também o vizinho baixo. Não sei como se poderá fazer isto e a quem recorrer....
  15.  # 15

    Colocado por: PedroffÉ mais comum acontecer a partir das 21 horas e dura uns 15 min.

    Colocado por: Pedroffo barulho começa todos os dias por volta da meia-noite e dura uns 40 minutos.

    Fiquei baralhado.
  16.  # 16

    Isso é um problema de má construção, porque a vibração propaga pelas paredes e o isolamento costuma absorver essas vibrações e dissipar. Se uma pequena ventoinha de extracção provoca tanto ruído, então a pessoa a circular em casa deve-se ouvir tudo na sua
  17.  # 17

    Colocado por: JoelM

    Mas o que que está à espera que ele faça? Deixe de usar o WC?


    Nem vou comentar essa afirmação...
    Não vejo qual é ligação de ele cada vez que vai a casa de banho ter que ligar a ventoinha ainda por cima a essa hora.
    Como deve imaginar(ou não...), é um barulho bastante incomodativo.
    Não sei se já reparou mais acima, já me ofereci a financiar uma possível solução mais silenciosa...
  18.  # 18

    Colocado por: Belhinho

    Fiquei baralhado.


    Há uns meses atrás até agora tem sido mais frequente a partir da meia-noite...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ACPCastro
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro_MoreiraIsso é um problema de má construção, porque a vibração propaga pelas paredes e o isolamento costuma absorver essas vibrações e dissipar. Se uma pequena ventoinha de extracção provoca tanto ruído, então a pessoa a circular em casa deve-se ouvir tudo na sua


    Sim, ouve-se bastante a vibração dos passos. Mas as vezes não consigo bem distinguir se é mesmo de baixo ou de cima...
    • zed
    • 3 setembro 2019 editado

     # 20

    Colocado por: PedroffPor causa desta imprevisibilidade, como não tenho um sono pesado, não me consegui adaptar e tivemos que nos mudar da suite para o quarto de hospedes para conseguir dormir alguma coisa.
    Mesmo assim, só lá vou com tampões e fica sempre um barulho residual algo incomodativo…

    O que dizem os outros habitantes da sua fracção? Também se sentem tão incomodados ou nem por isso?

    Pergunto isto porque cada um tem uma sensibilidade diferente às coisas. Eu, por exemplo, não tenho problema em deixar o exaustor da IS da suite ligado a noite toda se quiser. Já a minha mulher queixa-se que lhe irrita e até causa dor de cabeça.. quando para mim aquilo até é um ruído de fundo calmante. :D

    Pode dar-se o caso do vizinho ser pouco sensível e você muito sensível, isto só para contextualizar as reacções de cada um. Não quero com isto dizer que não se deva procurar soluções!
 
0.0185 seg. NEW