Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Queria colocar-vos uma situação que precisa de ser resolvida e para cuja resolução porventura possam ajudar.

    Moro numa moradia em banda (com 3 pisos e escadas centrais que sobem como se fosse um prédio - o que interessa descrever para se perceber melhor o que se passa).

    Um dos meus vizinhos do lado colocou 2 máquinas de ar condicionado próximas do telhado, numa parede virada para a minha moradia.

    As duas máquinas têm potências muito diferentes: 9000 BTU e 24000 BTU. Ambas são audíveis a partir das minhas escadas e do último piso (onde se situam os quartos), embora a menos potente não incomode quando funciona.

    Infelizmente, o ar condicionado mais potente provoca um zumbido grave e forte, que parece ser por ressonância numa(s) parede(s), extremamente incómodo, ao ponto de acordar quando o compressor liga.

    Foi instalado sem sinoblocos, que entretanto foram colocados depois de verificado o ruído, mas o zumbido mantém-se.

    Quem fez a instalação, afirma agora que não pode existir nenhuma ressonância pois colocaram os sinoblocos. Parece-se muito duvidosa esta certeza dada a natureza do zumbido que se ouve. Qual a vossa opinião? São totalmente eficazes? Que mais pode ser feito para evitar que ocorra ressonância nas paredes?

    Coloca-se a hipótese desta máquina ser colocada noutro local, virada para outro lado, embora relativamente próxima de onde está. Poderia ficar acoplada a outra parede, menos virada para o telhado, que terá menos isolamento sonoro do que deveria, pelo que se percebe agora.

    Com base na vossa experiência, o que sugerem? Será a máquina potente demais para se resolver completamente o problema?
  2.  # 2

    Na minha modesta opinião:

    Que sonoblocos usou? É que os há de várias qualidades e rateados para um peso máximo. Deve saber o peso das máquinas e verificar se os sinoblocos são os indicados para esse peso.

    Eu, investigaria a qualidade dos sinoblocos e talvez escolhesse os de mola:

    https://www.acousticalsurfaces.com/vibration-isolation/

    Tirando isso, mudar a máquina maior de posição?

    Tome em consideração que há máquinas que são mais ruidosas que outras, depende da marca.

    Mas os especealistas que se manisfestem...
  3.  # 3

    Colocado por: ParamonteQue sonoblocos usou? É que os há de várias qualidades e rateados para um peso máximo. Deve saber o peso das máquinas e verificar se os sinoblocos são os indicados para esse peso.

    Eu, investigaria a qualidade dos sinoblocos e talvez escolhesse os de mola:


    é pertinente a questão já que foram montados à posteriori, pelo que provavelmente não vinham com o equipamento e devem ter montado uns que não eram apropriados para o peso do equipamento
  4.  # 4

    Eu não usei sinoblocos - as máquinas são do vizinho e não faço a mínima ideia se são os convenientes ou não. Já lhe transmiti isso mas pareceu-me pouco interessado nesse pormenor.

    O instalador vai voltar para ver se resolve o problema mas, até aqui, as sugestões vindas dessa parte têm sido no sentido de aguentar com o barulho, o que não vai acontecer, certamente. O ruído mais incomodativo surge quando o compressor arranca, o que naturalmente não é permanente, mas quando acontece têm que se fechar as portas dos quartos para conseguirmos lá estar. Nas escadas, então, é um zumbido que não se consegue ignorar.

    Acredito que a mudança de posição da máquina maior seja uma solução. Só espero que não fique pior.
  5.  # 5

    Que experimente colocar a máquina de esquina,
  6.  # 6

    Tire uma foto das máquinas.
  7.  # 7

    Bom dia. Se pesquisar aqui no fórum, tenho um problema similar. Se o seu vizinho ignorar, peça uma medição. Se o ruído é audível, garantidamente que vai acusar. Com o relatório, tem mesmo que resolver o problema. No meu caso, pedi ao ISQ.
  8.  # 8

    os AC chateiam muito !
    mas muito raramente ultrapassam o critério da incomodidade [ pelo fato de ser medido no ponto receptor com as janelas fechadas ]
  9.  # 9

    Obrigado, fmalta e paulo_pereira, pela ajuda. Entretanto, a situação melhorou alguma coisa e os aparelhos só incomodam mais em dias em que, pela temperatura elevada, estão mais ruidosos. Vamos ver o que acontecerá com o tempo mais frio.

    A disponibilidade do vizinho é que é inexistente. Já contactei um advogado e sabemos o que fazer, caso decidamos que a situação não é comportável. Passará pela medição do ruído, que é bem audível nos dias que referi atrás, passando antes disso pela interpelação do vizinho por parte do advogado com algumas questões a que terá dificuldade em responder.
  10.  # 10

    Boa noite Splash. Resolveu o seu problema?
    Pergunto pois após de receber o relatório do ISQ com os valores todos fora do que é permitido, resolvi tentar mais uma vez falar diretamente com o vizinho e desta vez com um amigo meu engº de A/C. Após a reunião, disse que o relatório estava mal feito, etc... Ou seja, não quer resolver.
    A resolução que encontrou é não ligar os aparelhos. Acontece que está a ficar frio e já começou tudo outra vez.
    Terei que ir pela via judicial.
    Tentou com advogado ou pelo Julgado de Paz?
    Obg
 
0.0134 seg. NEW