Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Depende, numas costumam noutras não! Mas é irritante não meterem lá a variedade, nem quando se dá a maturação. Uma pessoa quer ter um tipo de fruta em épocas desfasadas e assim não consegue saber.
    Concordam com este comentário: terraverde
  2.  # 182

    Colocado por: Mighty SparrowDepende, numas costumam noutras não! Mas é irritante não meterem lá a variedade, nem quando se dá a maturação. Uma pessoa quer ter um tipo de fruta em épocas desfasadas e assim não consegue saber.
    Concordam com este comentário:terraverde


    Pelo menos as franboesas a gente sabe que dão fruta o verão todo e outono e tenho comprado algumas no Lidl

    Este ano vou ter todo o tipo de pêssegos no meu pomar, porque quando se plantam árvores com épocas de maturação diferentes é possível ter pêssegos desde Agosto até Outubro. E o mesmo se pode fazer com as pereiras, macieiras e figueiras. Este ano plantei 3 figueiras de figos pretos de variedades diferentes, e a primeira dá figos em junho, a segunda em agosto e a terceira em setembro e outubro. Também plantei uma de figos brancos mas parece que as de figos brancos não dá para escalonar porque frutificam quase todas na mesma altura (setembro)
      32.PNG
      23.PNG
      13.PNG
      43.PNG
  3.  # 183

    Será que a minha vinha vai dar boas uvas ou vai ser atacada pelo mildiu ?
    O dono anterior metia sempre pesticidas e diz que sem as pulverizações vão ser atacadas pelo mildiu e não vão dar nada. Será ? Pelo menos até agora parece tudo bem
      d91.PNG
      d99.PNG
  4.  # 184

    Plantei dois pessegueiros há uns meses atrás. Um está impecável, o outro está com o aspecto seguinte, alguém sabe o que é e possível tratamento?
      rps20190422_122819.jpg
  5.  # 185

    Colocado por: terraverdeSerá que a minha vinha vai dar boas uvas ou vai ser atacada pelo mildiu ?
    O dono anterior metia sempre pesticidas e diz que sem as pulverizações vão ser atacadas pelo mildiu e não vão dar nada. Será ? Pelo menos até agora parece tudo bem
      d91.PNG
      d99.PNG


    Com tempo quente e húmido tem de por a calda bordalesa e enxofre.... Antes de aparecerem as doenças. Depois de aparecer é mais complicado controlar.
  6.  # 186

    Colocado por: rjmsilvaPlantei dois pessegueiros há uns meses atrás. Um está impecável, o outro está com o aspecto seguinte, alguém sabe o que é e possível tratamento?
      rps20190422_122819.jpg


    A mim parece-me que isso não é propriamente um problema. Tenho visto pessegueiro tão atacados pela lepra que todas as folhas ficam enrugadas, mas ainda assim dão muita fruta. Neste caso não sei o que se trata mas é muito dificil encontrar pessegueiros com as folhas sãs. Mas o que importa é que isso não os impeça de darem fruta. Os meus pessegueiros estão carreghados de fruta e as folhas não estão melhores que essas. Mas depende da variedade, algumas apresentam menos problemas nas folhas
  7.  # 187

    Colocado por: dedaoCom tempo quente e húmido tem de por a calda bordalesa e enxofre.... Antes de aparecerem as doenças. Depois de aparecer é mais complicado controlar.


    Prefiro arriscar. Mas digo-lhe que nunca usei venenos e sempre tive excelentes frutas.
    Já reparou que as vinhas abandonadas continuam a dar boas uvas, durante anos até ficarem estragadas pelo rebentamento do cavalo ?
    E sabia que água com leite também previne o míldio ? Há estudos que comprovam isso.
    Mas eu nunca uso nada. Simplesmente deixei ficar as ervas e só mondei junto á raiz da planta. O proprietário anterior usava herbicidas para secar as ervas e acho que isso também é uma das causas do aparecimento do míldio e outras doenças.
    O segredo para evitar as pragas que atacam as plantas é atrair atrair muitos insectos, com ervas daninhas, sobretudo as que dão flor. E enriquecer o solo com muita matéria orgânica. E não usar químicos de nenhum tipo.

    A minha vinha cheia de ervas daninhas
    As pessoas arrancam as ervas daninhas pensando que é melhor mas só serve para atrair pragas e doenças
    Concordam com este comentário: rmarinho
      ervas.PNG
  8.  # 188

    Já me disseram ser lepra. É o primeiro ano deles e não conto que os pêssegos vinguem, mas gostava que a árvore resistisse.
  9.  # 189

    Colocado por: rjmsilvaJá me disseram ser lepra. É o primeiro ano deles e não conto que os pêssegos vinguem, mas gostava que a árvore resistisse


    Como eu disse depende da variedade, algumas são mais sensíveis á lepra. Mas isso não é necessariamente impedimento para darem boas frutas porque se fosse alguns dos meus pessegueiros não dariam nada mas estão carregados. A lepra só é um problema se afectar a maioria das folhas
  10.  # 190

    Esse meu pessegueiro está carregado de frutos mas tem algumas folhas com lepra. E não é dos piores
      lepra.PNG
  11.  # 191

    Sim mas o cobre, cal e enxofre são de agricultura biológica. Claro que se não passar nada e isso produzir tá óptimo :)

    Nós pessegueiros é passar a bordalesa mesmo antes dos gomos abrirem as folhas. Agora Entretanto é ir arrancando as folhas muito afectadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  12.  # 192

    Eu plantei um pessegueiro há mês e meio ou dois meses, com planta que vinha em raiz nua.

    O pessegueiro vingou e floriu, mas neste momento tem praticamente todas as folhas com sintomas de lepra.

    Tendo em conta que é uma árvore jovem (é essencialmente uma vara com folhas :) ), há solução que resolva a doença?
  13.  # 193

    Colocado por: NortenhoO pessegueiro vingou e floriu, mas neste momento tem praticamente todas as folhas com sintomas de lepra.


    Calda bordalesa e enxofre

    Calda bordalesa para prevenir

    Mais tarde, com os pessegueiros já em vegetação, pode-se aplicar enxofre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
      20180321093850-pessego9.jpg
  14.  # 194

    Isso das folhas enrugadas é lepra?
  15.  # 195

    Julgo que li nalgum sítio que onde houver framboesas os mirtilos não dão fruto é verdade?
  16.  # 196

    Colocado por: callinasIsso das folhas enrugadas é lepra?


    É.

    Comprei alguns este inverno e vinham carregadinhos... entretanto já estão a levar fungicida, mas também afecta a floração...
  17.  # 197

    Colocado por: terraverde

    Como eu disse depende da variedade, algumas são mais sensíveis á lepra. Mas isso não é necessariamente impedimento para darem boas frutas porque se fosse alguns dos meus pessegueiros não dariam nada mas estão carregados. A lepra só é um problema se afectar a maioria das folhas


    Também pode afectar a fruta.
  18.  # 198

    Colocado por: callinasJulgo que li nalgum sítio que onde houver framboesas os mirtilos não dão fruto é verdade?


    Isso não é verdade.
    A prova disso é que alguns dos mirtilos que plantei este ano e framboesas já têm frutos.
    Não lhes pode é faltar água.
  19.  # 199

    Colocado por: SkinkxTambém pode afectar a fruta.


    Mas afeta menos do que se pensa. Na primeira vez que tive o problema, com pessegueiros plantados no inverno, pensei que não se iriam desenvolver por causa da lepra porque os rebentos não se desenvolviam. Mas arranquei as folhas contaminadas e cresceram bem na mesma. Nos anos seguintes também foram afectados mas deram sempre boas frutas. Mas há casos em que as folhas ficam todas afectadas, e nesses casos é porque estão junto a estradas ou em locais onde se faz uso de pesticidas e adubos quimicos
  20.  # 200

    Uso do leite no controle do oídio
    https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2426720/prosa-rural---uso-do-leite-no-controle-do-oidio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
 
0.0269 seg. NEW