Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    depois de 2 tentativas de reparação falhadas viro-me para vocês, mestres da casa, em procura de ajuda. Lamento a estória longa, mas foi assim que aconteceu:
    Moro no último andar (inc. sótão) do apartamento actual desde 2015 e nunca tive problemas com humidades, mas eis que no inverno de 2017 me aparece uma mancha de água no tecto de uma das suites... Fui ao telhado e, não vendo nada de anormal, pensei que fosse o isolamento da zona que recolhe a água que cai das telhas (não tem caleiras, é uma espécie de rego no próprio telhado, como numa das fotos). No verão lá limpei tudo com a lavadora de pressão e reapliquei o isolante de borracha com fibra (2 demãos). Reparei o estuque que estava solto e literalmente em pó na zona mais central e pintei. Tudo OK até ao inverno passado, onde me volta a aparecer a mancha! Vou novamente lá cima e constato que num dos lados da janela de sótão que está quase em frente à zona de infiltração as telhas estão bastante afastadas desta (mas isto desde que foi colocada logo em construção, não mexeu) e uma esponja que lá devia estar para impedir chuva lateral e respingos de entrar por baixo da telha tinha desaparecido, talvez com o Leslie, que nos bateu forte). Recoloquei esponja toda a volta e voltei a inspeccionar por telhas partidas ou deslocadas, mas não vejo nenhuma... De onde raio pode vir esta infiltração??? A parede do apartamento é o normal em alvenaria de tijolo com parede dupla e isolamento entre as paredes. Já o muro elevado no telhado é em betão, por isso não deve infiltrar pelo betão abaixo até à viga do tecto, certo? Além de que o muro do telhado está todo coberto de placa de alumínio. Da parede exterior também não deve vir, já que é parede dupla e não há danos exteriores visíveis que possam justificar a infiltração. Havia uma pequena fissura no revestimento exterior mas que enchi com silicone especial de vedar. Outro detalhe talvez importante; quando vieram estas últimas chuvas mais intensas, depois de eu ter feito a reparação à volta da janela de sótão, a humidade demorou uns dias até ser visível, ou seja, não entra logo que chove e já das outras vezes deve ter sido assim. Também tentei levantar algumas telhas em frente à zona afectada a ver se via humidade por baixo mas sem sorte (mas só levantei uma aqui e ali)

    Deixo algumas fotos, se alguém iluminado me puder dar pistas de onde procurar o problema fico agradecido!

    Cumprimentos
      telhado1.jpg
      interior.jpg
  2.  # 2

    outras fotos. A humidade aparece mais ou menos no seguimento do lado esquerdo da janela, segundo a foto do post acima. Talvez 2 filas de telhas para esquerda.
      telhado3.jpg
      telhado2.jpg
  3.  # 3

    Não há danos na pintura do dito "rego" que apanha a água, é apenas algum lixo. Os furos no chão para conduzir estas águas aos canos que depois as conduzem ao esgoto estão nos extremos, bem longe da zona de infiltração.
  4.  # 4

    Boas,

    Portanto , tendo em conta a foto onde está a criança, a humidade entra a direita da criança?
  5.  # 5

    Não, desculpe se não fui claro na explicação. Na foto onde está o meu filhote fica á esquerda dele e da janela, umas 2 filas de telhas á esquerda da janela. Como o sótão está totalmente revestido a Pladur não consigo ver de onde vem no telhado, mas só aparece na esquina de tecto da suite que fica imediatamente por baixo da zona que indico, um pouco a esquerda da janela de sótão. E na verdade o lado da janela que me pareceu problemático foi o outro... Só se está a infiltrar na placa mais acima, eventualmente até em redor da janela sem que eu perceba onde, até porque como disse, não aparece logo que chove, demorou vários dias. Estou perdido... Como não houve problemas nos primeiros anos estava á espera de encontrar um problema óbvio.

    Agradeço toda a ajuda!
  6.  # 6

    Boa noite,

    Outra pergunta.
    Não aparece durante o verão certo?
    E para despistar outra situação.
    Só aparece quando chove correto?
    Se não consegue detectar no telhado nada vai ter de destruir essa parte do Pladur para ser identificado. De outra forma vai andar sempre a caça de algo que não vê.
  7.  # 7

    Correcto, não me lembro que tenha alguma vez aparecido no verão. Mas não é condensação,vem certamente de fora. Este inverno apareceu numa altura de mais chuva, depois foi mais seco e parou. Foi aí que reparei com gesso e repus a esponja da janela pensando que vinha daí. Quando ia pintar voltou com a chuva abundante já em março, penso eu. Arrancar o Pladur não queria nada... Mais depressa uso a mangueira para simular uma boa chuvada e de seguida arranco a telha toda dessa área... É que também nunca fui procurar a placa molhada em alturas de chuva, por razões óbvias.

    Obrigado de novo
  8.  # 8

    Compreendo. Tire umas quantas telhas a volta da zona afetada. Mas convém que compre algumas telhas no caso de alguma se partir. E observe a zona. Tire fotos se puder. Assim antes do Pladur , já se observa onde pode estar o problema.
  9.  # 9

    Obrigado de novo. Então concorda que tente regar o telhado abundantemente e de seguida remova telhas para ver se encontro a origem? Não sei se consigo simular a quantidade de chuva que por vezes caiu, que era como se diz, a cântaros...
    Concordam com este comentário: csa
  10.  # 10

    Não necessita de regar ou molhar nada. Com o estado de infiltração que está aí quando descobrir a origem vai saber logo. Primeiro as telhas e depois passa a próxima fase
  11.  # 11

    Hoje levantei a telha toda em frente á zona com infiltração mas não vejo nada húmido depois dos últimos dias de chuva... Fica aqui foto. Ainda tive que me haver com a porcaria das vespas... Será que vem da parede exterior e infiltra ao chegar às vigas de betão? De cima não parece ser e a zona do telhado em frente á infiltração onde vai ter a agua das telhas é elevada, escorre para ambos os lados e não pode acumular ali. Que seca isto! Provavelmente vou mesmo ter que abrir um buraco no pladur para ver o que se passa lá por dentro...

    Ponho a foto depois, tem mais de 5 mb e não me apetece fazer mexer-lhe no telefone
  12.  # 12

    O telhado é inclinado, não adianta muito levantar as telhas em frente à infiltração. Tem é de levantar atrás. Que é na parte majs alta. Perceber bem o isolamento na zona dessa janela, etc
  13.  # 13

    Levantei todas até cima e em volta da janela
  14.  # 14

    Boas, fica então aqui a foto que tirei do telhado após ter levantado as telhas. Nenhum indício de humidade (sem bem que nos dias anteriores choveu pouco), apenas vespas, rais as parta! Entretanto ontem detectei na parede interior nova mancha de humidade, mas desta vez em baixo, mesmo junto à janela. Ora, tendo paredes duplas e caixa de estore em betão terá que vir por dentro da parede, não? Estou tramado com isto e o problema é que ninguém quer perder tempo a vir reparar isto. A malta hoje em dia só quer trabalhos grandes... Acho que vou mesmo ter que abrir uma porta de acesso no pladur para ir ver onde poderá estar a entrar no telhado (se é que vem do telhado). Os donos anteriores reportaramq ue tinha havido uma ilfiltração mas como o prédio estava na garantia o construtor é que reparou. Não foi no mesmo local e parece que resolveram impermeabilizando com o mesmo tipo de produto que já apliquei em 2 demãos sem sucesso...

    Alguém quer ganhar o dia e vir resolver isto, incluindo reparar o estuque? Zona de Coimbra.
      IMG_20190515_081403.jpg
      IMG_20190511_161400.jpg
  15.  # 15

    Ninguém?... Queria evitar abrir buraco no pladur para ver o que se passa por trás. É a única maneira de ver as peredes do telhado por dentro...
  16.  # 16

    Bem, tive contacto com a anterior dono que me disse que há muros de tijolo por trás do pladur... por isso abrir um buraco no pladur para espreitar por trás não é simples... Estou bem tramado com isto.
  17.  # 17

    Bom dia Paulo,
    Isso é num apartamento? Já informou o condomínio para verificar essa situação?
  18.  # 18

    Sim, é num apartamento. Eu bem sei que é problema para o condomínio resolver porque +e na cobertura e vem de fora, mas como temos problemas maiores para resolver (revestimento de fachadas a cair), e como é um problema que só me afecta a mim, estava a ver se resolvia de modo simples e barato... Eu já falei disso na reunião do ano passado mas propus tentar resolver eu, caso fosse simples/barato, até porque podia vir de algo feito especificamente por minha causa, tipo as janelas de sótão (que não fui eu que instalei, foi o dono anterior, mas que são do meu apartamento). Mas estou mesmo a ver que vou ter que meter o condomínio ao barulho... Eles já andam todos "com o rabo a fugir à seringa" por causa das reparações da fachada, "porque é complicado e não se arranja quem, etc". O certo é que outros prédios com danos semelhantes foram arranjados e o que parece haver é má vontade para gastar o dinheiro, sobretudo porque os fundos em poupança não chegam e, coincidência ou não, um dos administradores actuais era o maior caloteiro no período em que fui eu a administrar e tinha centenas de € de dívida, apesar dos lembretes constantes que até geraram algum constrangimento.
    Mas sim, a não ser que alguém me consiga ajudar a encontrar o foco do problema (cuja resolução até pode ser simples e barata), vai ter que ir para reunião de condomínio, que já deveria ter acontecido mas que ninguém parece ter interesse em marcar...
  19.  # 19

    O maior problema será encontrar quem queira lá ir identificar e resolver o problema...
    Concordam com este comentário: nunos7
  20.  # 20

    Bem estava a escrever um texto enorme e isto foi abaixo... pagina nao encontrada.

    Resumindo: se as telhas estiverem todas bem encaixadas e a cumeeira bem feita, o problema está na janela. No isolamento da janela.

    Coloque lá uma foto da ligação entre as telhas e a parte de cima da janela.

    A agua aí tem de ser encaminhada para os lados, mas se tiver um obstaculo, vai acumular, e a água vence esse "rufo" e passa para baixo da telha
 
0.0263 seg. NEW