Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bem, vou abrir aqui o tópico para a construção da minha futura casa, R/ch, T3. Só vai começar a ser construída em Novembro, mas vou abrir já o tópico porque queria ver se me ajudam aqui com umas dúvidas.

    Vou deixar os próximos posts para plantas a adicionar, etc.
  2.  # 2

    Agora a minha dúvida para abrir já o tópico. Tenho previsto para a casa painéis solares para AQS, e ia deixar pré-instalação de aquecimento central, no entanto hoje pus-me a pensar e lembrei-me de ver se o seguinte era possível:

    A ideia era depois se necessário instalar máquina de pellets e os radiadores, já pensei muito se piso radiante hidráulico não seria boa opção, mas é muito caro..

    Para primeiro enquadrar o porquê da ideia que vou apresentar a seguir, tinha num outro local 14 painéis solares que vou desinstalar para depois instalar na casa. São 3500W.

    Então a minha ideia hoje foi, tirar os painéis solares de AQS e esquecer a máquina de pellets, e em vez desses dois instalar apenas bomba de calor que seria para AQS e aquecimento central por radiadores. Tendo os painéis eléctricos durante o dia eles iriam praticamente alimentar a bomba de calor.

    Ou seja, a poupança de comprar só a bomba de calor em vez dos outros 2 equipamentos, + poupança anual da manutenção dos painéis solares e dos pellets, + produção eléctrica dos painéis solares, justifica esta troca não acham?

    Mas em termos de legislação, é possível? Vi nas especialidades que os painéis solares de AQS podia ser substituídos por outra fonte de aquecimento de águas tipo recuperador de calor com aproveitamento de águas ou máquina de pellets, mas não falava em bomba de calor. A bomba de calor em conjunto com os painéis eléctricos podem ser considerados um equipamento "amigo do ambiente"?
  3.  # 3

    sendo alta temperatura não é viavél e não cumpre afim de não colocar solar teermico.
  4.  # 4

    Colocado por: tiagooliveira20A bomba de calor em conjunto com os painéis eléctricos podem ser considerados um equipamento "amigo do ambiente"?
    para efeitos de certificação energética existem disposições mínimas a cumprir independentemente da questão ecológica.
  5.  # 5

    Então não consigo esta alternativa para ter a certificação?

    É que outra coisa que me lembrei foi que tendo que instalar máquina de pellets para o aquecimento central, e como no projecto não ficou isso previsto, não tenho nenhuma saída de fumos na sala de máquinas onde pretendia colocar a máquina.


    Já agora, deixei aqueles 2 posts iniciais para colocar as plantas e não consigo editar, este fórum não permite editar posts?
  6.  # 6

    Acho que ao fim de aluns minutos deixa de poder editar. Contacte a dministração.
  7.  # 7

    volte a carregar...
  8.  # 8

    Vamos lá ver se resulta o upload de imagens
      -ZJpZMsA.png
      eSnWBxRw.png
      tgUkKwOg.png
  9.  # 9

    Essa planta e os alçados.. já deve ter sido usada e reutilizada ... desde 1990... umas 10.000x. assim é facil fazer projectos baratos e desactualizados.. e os clientes acho eu, ficam mal servidos...
    Mais uma com LT a direito e siga para bingo.
    Concordam com este comentário: zedasilva, mfa17, ADROatelier, nunogouveia, Anonimo1710
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasEssa planta e os alçados.. já deve ter sido usada e reutilizada ..

    Este é daqueles projetos que 3.000€ é caro.
    Qualquer técnico que leve 1.000€ por isto ainda ganha muito dinheiro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Essa planta foi feita a pedido por mim, depois de muito lutar com quem me estava a fazer o projecto e não chegarmos a consenso, até foi alguém no tópico que na altura criei que lá colocou um site com a planta e tanto eu como a mulher gostámos e pedimos para alterar alguns pormenores para o que pretendíamos e pedimos para de resto ele fazer igual.

    E não, hoje não aconselho a ninguém quem me fez o projecto. Foi barato sim, mas foi preciso muita luta para chegarmos a algo que gostássemos e tivemos que ser nós a apresentar algo. Mas admito que de início o erro foi meu e talvez o tenhamos limitado em algumas coisas, mas mesmo assim os erros básicos que ele apresentou sempre nas plantas iniciais feitas por ele, e o facto de mesmo quando nós dizíamos algo ele não avisar "atenção, posso fazer mas..." foi algo que me fizeram arrepender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bender
  12.  # 12

    Colocado por: tiagooliveira20Essa planta foi feita a pedido por mim

    Assim sendo, se está ao gosto do Dono de Obra, nada a opôr.
  13.  # 13

    Aquele corredor extra/ duplicação de circulação é.. demais... e escuro, sem necessidade algguam, a roubar área util aos espaços nobres/ vivência da casa. O intrincado corte/ recorte nos quartos, as IS completamente cruas,mal amanhadas...
    Se está ao vosso gosto, ainda bem.. mas acho que tem um problema de visualização/ transposição do papela para o depois de construído.
  14.  # 14

    Hoje talvez alterasse pequenos pormenores que na altura escaparam (tipo mudar os roupeiros para as paredes dos WC's, acho que resultaria melhor a disposição dos quartos), mas sim, em termos exteriores está ao gosto e em termos interiores penso estar uma casa funcional que é o que queríamos.

    Pedro, são opiniões, se calhar fica escuro o corredor sim, mas a mim não me convencem a ter as portas do quarto directamente para a sala. Mas compreendo o ponto de vista, claro que tira espaço útil.
  15.  # 15

  16.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasEsta discussão decorre desta:
    https://forumdacasa.com/discussion/54683/11/opiniao-planta-casa-rch/


    Sim, mas este tópico vai ficar já para a construção, já está tudo pronto a começar (licenças emitidas, crédito aprovado, etc), por disponibilidade do empreiteiro começa só em Novembro.

    Já agora fica aqui o link que lá publicaram. Em termos exteriores vai ficar idêntico às fotografias/3D aqui apresentados no site, o que para nós, nos agrada.
    https://www.ideas4project.com/projetos/detalhes.aspx?id=742&title=moradia-3q-polaris&idioma=pt
  17.  # 17

    Não meta a porta do corredor para a cozinha... e fora outras coisa que deveriam ter sido optimizada.. olha tome lá uma borla de arquitecto.. mais uma... oriente isso com o empreiteiro...
    Concordam com este comentário: Anonimo04102023, Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cascaisnn
      DSC_0016-02.jpg
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasNão meta a porta do corredor para a cozinha... e fora outras coisa que deveriam ter sido optimizada.. olha tome lá uma borla de arquitecto.. mais uma... oriente isso com o empreiteiro...
      DSC_0016-02.jpg


    Uau, fazem sentido as dicas ;)
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasNão meta a porta do corredor para a cozinha... e fora outras coisa que deveriam ter sido optimizada.. olha tome lá uma borla de arquitecto.. mais uma... oriente isso com o empreiteiro...
      DSC_0016-02.jpg


    Obrigado pelas dicas. Dificilmente vou estar a meter agora uma alteração ao projecto, até porque as grandes alterações aí colocadas na minha opinião não se devem fazer. Por exemplo, a alteração do WC do quarto para a outra parede implicaria a troca da janela, faria com que a janela desse quarto ficasse a norte. Assim fica a poente e a partir das 14/15h já apanha sol.

    A cozinha, é mobiliário. É daquelas coisas que nem o empreiteiro orçamentou, porque como ele diz é algo que tendo a casa construída é mais fácil de ver aquilo que realmente queremos fazer ali. Vai levar alterações claro.

    A mudança do roupeiro do quarto do meio para a parede do WC, sim isso poderia alterar, como até alterava também dos outros 3 quartos. Como disse atrás, acho que poderia dar outra disposição aos quartos.

    A sala de estar maior também não vejo necessidade. Sala de estar vejo mais em estar com a família, jantaradas com amigos etc fica-se na sala de jantar, onde o espaço convém ser maior.

    A porta da cozinha, sim é uma ideia a pensar. Se bem que também se pode alterar para uma de correr que disfarça mais. Mas é uma ideia a ponderar sim!

    Pedro, já agora em relação àquela dúvida que coloquei em cima dos painéis solares, etc, não é uma área que domine e que me saiba dizer se consigo alterar isso de alguma forma?

    Obrigado
  20.  # 20

    Boa sorte..
    Tem de discutir as opções com os tecnicos que lhe fizeram as especialidades... Não é com o pessoal do Forum...Pagou, o serviço, peça assistência.
 
0.0235 seg. NEW