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    • briso
    • 5 agosto 2019 editado

     # 1

    Boa tarde

    No começo do ano fiz umas obras de remodelação e instalei ar condicionado num apartamento de que sou dono e que arrendo ao quarto. Contratei uma empresa que me recomendou a Daikin e instalou as máquinas. No final da instalação fui ver o trabalho e pareceu-me bem, as cinco máquinas interiores ligavam todas e as duas exteriores tinham sido instaladas com um trabalho aparentemente limpo.

    No entanto, quando apareceu o tempo mais quente, comecei a ter queixas de alguns inquilinos de que o A/C não funcionava (liga, mas desliga novamente ao fim de uns minutos). Tanto quanto sabemos nunca funcionou. Ao fim de semanas de testes e muitas deslocações, o instalador terá descoberto o problema, que diz ser da placa central de uma das duas unidades exteriores. Ele justifica que o problema é da marca, pois a marca teria que dizer qual a peça dentro da placa central que tem o problema, mas que a marca não manda um técnico e que ele não sabe resolver para além do que já fez. Diz que nunca teve um problema destes.

    Entretanto, como é claro, as queixas dos inquilinos intensificaram-se - e vá lá que o verão nem tem sido muito quente. Estamos a passar-nos um bocado com esta situação, pois isto não tem ponta por onde se lhe pegue, mas por agora ainda temos relações cordiais com a empresa. No meu entendimento, é claro que, se a compra do material e do serviço de instalação foram feitos àquela empresa, eles têm, obviamente, que resolver o problema - aliás, já o deviam ter resolvido... - sem custos para nós. No entanto, não sabemos muito bem como proceder agora.

    A minha pergunta é: o que é que vocês fariam? Que ferramentas temos para resolver este problema, seja a bem ou a mal?

    Obrigado
    • SMBS
    • 5 agosto 2019

     # 2

    Eu dizia para eles mandarem vir o tal técnico e que eu pagava. Depois simplesmente não pagava e dizia que nunca tinha dito que pagaria.

    É o que eles merecem.
  1.  # 3

    Colocado por: brisopois a marca teria que dizer qual a peça dentro da placa central que tem o problema
    assumindo que é uma empresa idónea e que lhe passou factura do serviço, pode solicitar-lhes uma assistência conjunta da Daikin Portugal, se for mesmo garantia não tem qualquer custo para ninguém, se não for estiver coberto pela garantia, o instalador é penalizado tendo que suportar os custos e evidentemente não os pode imputar ao consumidor.

    Em caso de litígio pode sempre solicitar uma lista de instaladores/reparadores autorizados da sua área de residência, mas nesse caso a mão de obra e os materiais não cobertos pela garantia serão a pagar pelo que deve tentar junto do instalador que vendeu e montou o equipamento.
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  2.  # 4

    A avaria afecta todas as maquinas ligadas a mesma unidade exterior?

    As máquinas arrefecem minimamente?
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  3.  # 5

    Obrigado pelas respostas rápidas, isto ajuda muito, uma pessoa quando não sabe de alguma coisa vê-se meio perdida.

    Vamos pedir ao instalador que solicite a deslocação da assistência da Daikin. As três máquinas interiores ligadas a uma das unidades exteriores desligam-se ao fim de poucos segundos, nem dá para ver se arrefecem bem ou não. Segundo o instalador o problema é da unidade exterior, em princípio de alguma parte eletrónica - ele desconfia da placa mãe.
  4.  # 6

    Colocado por: brisoVamos pedir ao instalador que solicite a deslocação da assistência da Daikin. As três máquinas interiores ligadas a uma das unidades exteriores desligam-se ao fim de poucos segundos, nem dá para ver se arrefecem bem ou não. Segundo o instalador o problema é da unidade exterior, em princípio de alguma parte eletrónica - ele desconfia da placa mãe.
    desconfio que seja uma fuga e o gás foi-se, se assim for o fabricante não tem nada a ver com isso e obviamente o instalador terá que suportar os custos da deslocação, no entanto acho estranho pois é muito fácil despistar avarias nestes multis.
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  5.  # 7

    Qual o modelo da u ext? E das int?
  6.  # 8

    Colocado por: brisoObrigado pelas respostas rápidas, isto ajuda muito, uma pessoa quando não sabe de alguma coisa vê-se meio perdida.

    Vamos pedir ao instalador que solicite a deslocação da assistência da Daikin. As três máquinas interiores ligadas a uma das unidades exteriores desligam-se ao fim de poucos segundos, nem dá para ver se arrefecem bem ou não. Segundo o instalador o problema é da unidade exterior, em princípio de alguma parte eletrónica - ele desconfia da placa mãe.


    não percebo muito do assunto.... mas acho que basta numa unidade interior estar a pedir frio, e outra estar a pedir quente, e isso pode acontecer...
    já viram isso?
  7.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreira

    não percebo muito do assunto.... mas acho que basta numa unidade interior estar a pedir frio, e outra estar a pedir quente, e isso pode acontecer...
    já viram isso?
    mas nesse caso faria a função que fosse activada primeiro ficando as outras em stand by.
    • briso
    • 5 agosto 2019 editado

     # 10

    O problema ocorre independentemente do número de unidades em funcionamento. O instalador também tem dito que nunca lhe aconteceu antes um caso destes. Pelo que pude entender, a Daikin diz que o erro é genérico e só com um técnico no local poderá fazer a despistagem mais em detalhe. Já foi pedida a visita técnica.

    Unidade exterior: 3MXM68N
    Unidades interiores: FTXA35AW ou FTXA25AW, dependendo do quarto

    Obrigado
  8.  # 11

    As interiores ficam com o led a piscar?

    Qual foi o erro que apareceu no diagnóstico pelo comando?
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  9.  # 12

    Isso é fuga de gás (que já não lá está) quase de certeza.
    Conheco a quem aconteceu e os sintomas eram exactamante esses embora os AC não sejam daikin.
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    • D'eu
    • 5 agosto 2019

     # 13

    Boa Tarde,

    Tive um problema idêntico nas minhas máquinas, Daikin tb. Não havia problema ao aquecer mas quando se pedia para arrefecer duas das unidades recusavam-se. Os técnicos avaliaram e reavalariaram tudo sendo que tiveram de pedir assistência conjunta à Daikin. Passado 3 dias problema resolvido ... era a placa principal da unidade exterior que não estava boa. Há um ano os técnicos da Daikin ficaram admirados por ser essa a placa avariada porque supostamente o controlo de qualidade sobre a mesma até é bastante grande....

    Desde esse dia até hoje ... cinco estrelas.
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  10.  # 14

    Obrigado pelas respostas. Não sei a mensagem de erro, pois só amanhã terei o pedido de assistência, que foi feito pelo instalador. Pisca uma luz verde nas unidades interiores, de facto (pelo menos foi-nos dito que sim, a casa está alugada).
  11.  # 15

    Também poderia ser ao dar o arranque inicial as máquinas queimarem a placa mãe e deixaram se tar caladinhos as vezes acontece já me aconteceu com uma da LG tive de comprar outra placa e substituir veja com a assistência
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  12.  # 16

    Será que as unidades interiores estão bem interligadas?
    Fios ou tubos trocados?
  13.  # 17

    Colocado por: brisoObrigado pelas respostas. Não sei a mensagem de erro, pois só amanhã terei o pedido de assistência, que foi feito pelo instalador. Pisca uma luz verde nas unidades interiores, de facto (pelo menos foi-nos dito que sim, a casa está alugada).


    Seria interessante se actualizasse o post com o desfecho final desta situação para assim ajudar outras pessoas que possam vir a passar pelo mesmo problema.

    Obrigado.
 
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