Iniciar sessão ou registar-se
    • tlac
    • 7 agosto 2019

     # 1

    Será que alguém me pode explicar no que consiste a pré instalação de ar condicionado? É que eu pensava que seria só fazer a ligação dos tubos , mas afinal foi muito mais complicado que isso.
    Afinal o que deve existir para que se possa chamar de pré instalação?
  1.  # 2

    Para a pré instalação é necessário uma caixa de pré instalação, tubagem devidamente dimensionada para a área que irá a maq. Aquecer ou arrefecer, um tubo para passar o cabo de comunicação, um esgoto devidamente bem feito para que o mesmo não intupa, na unidade exterior deixar a tubagem na rua a que vem da caixa da pré instalação, o tubo para passar o cabo de comunicação, é um outro tubo que vem do quadro para passar um cabo de alimentação, se não me estou a esquecer de nada será isso uma pré instalacao
    • tlac
    • 8 agosto 2019

     # 3

    É suposto os fios elétricos não estarem colocados e terem que ser colocados na hora? E é normal ser em fio e não em cabo? No meu caso um cabo de três fios não passava e se precisasse de 5 fios, nem sem cabo cabiam. Para além disso tenho um tudo eléctrico cheio de agua, que ninguém sabe de onde vem. E a caixa foi colocada em baixo quando a máquina era para colocar em cima. A pré instalação só incluía os tubos de do gás, dentro da caixa e os tubos para passar Os fios elétricos. Para além disso não tenho tubo de drenagem para a máquina exterior. Isto é normal?
  2.  # 4

    Sim poderá ser colocado no final a cablagem desde que ela passe no tubo o esgoto da maq. Exterior poderá ser feito no fim
  3.  # 5

    Em relação a tar um tubo de eletricidade com água poderá ter utilizado para fazer de esgoto da pré instalação
  4.  # 6

    Colocado por: tlactenho um tudo eléctrico cheio de agua, que ninguém sabe de onde vem
    quando existem tubos de interligação interior e exterior é normal os mesmos ficaraem cheios de agua derivado a fenómenos de condensação.
  5.  # 7

    Boa noite e bom ano a todos!

    Estou em vias de começar uma obra no meu apartamento para instalação de ar condicionado. Vou avançar em breve com a pré-instalação dos tubos e caixas. O sistema que pretendo instalar será este ou muito semelhante. (http://hidrofase.pt/produto/samsung-multi-split-4x1-wind-free-avant-r32-c-placa-wi-fi-90009000900018000-btus/)
    Precisava da vossa ajuda a esclarecer alguns detalhes:

    Constatei que as ligações para os de 7000 e 9000 serão 1/4" (liquido) e 3/8" (gás) e para a de 18000 1/4" (liquido) e 1/2" (gás). As tubagens deverão ter os mesmo diâmetros correto?

    Uma das 4 unidades terá um distância de tubagem superior ao limite dado pelo fabricante (17m, quando a recomendação é até 15m). O prejuizo no rendimento será muito significativo?

    Nas caixas de pré-instalação, o tubos vão entrar pela lateral. Existe alguma ordem tipica que facilite a instalação? Gás em cima liquido em baixo...ou vice-versa?

    As caixas são colocadas centradas com a posição final da máquina interior a colocar ou deverá ter algum desvio?

    Num dos locais, o pé direito é de apenas 2,26m. Qual é a distância minima ao teto que a maquina deve ficar? Mesmo minima :)

    E por último, tendo em conta que uma das unidades precisa de bomba de condensados, recomendam alguma marca/modelo?
  6.  # 8

    Todas essas dúvidas e questões deverá ser o instalador a esclarece-lo
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0102 seg. NEW