Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    gostaria que me esclarecessem a seguinte questão:

    O vizinho por debaixo de mim colocou, o ano passado um toldo,... contudo o toldo sai bastante para fora da varanda,
    o que vai implicar que qualquer água que caia da minha varanda vai cair sobre o toldo... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Sendo que, qualquer agua que caia possa ter alguma sujidade e possa manchar ou danificar o toldo devido a:
    - sujidade na varanda
    - algo dos meus animais (que o meu vizinho sabia que possuem acesso À varanda)
    - vasos que possa ter no interior da varanda
    - vasos que possa colocar na beira da varanda (Até porque coloquei uma cantoneira/corrimão, aprovada em reunião, para ajudar a prevenir queda de vasos que possa colocar)...


    .. ora tendo tudo isto em causa, o toldo não deveria ter sido colocado com uma medida menor que não ultrapassasse a varanda?

    O toldo da vizinha pode ficar como está... isso não é a questão... a questão é, caso o toldo fique manchado ou danificado, por liquidos (exemplos mencionados)
    que possam cair da minha varanda... quem é responsável pelo dano?

    EU?
    ou o dono do toldo que não o colocou de maneira a precaver essas situações, sabendo que eu possuo animais, que a cantoneira
    foi colocada para colocar vasos na berma, ou até mesmo pela simples razão que o escoamento original das varandas está virado para a direcção do toldo, e que qualquer "gota" repetida ao logo do tempo, pode danificar o toldo!!!!



    NOTA: o meu objectivo não é que o vizinho de baixo retire o TOLDO, ou o coloque mais pequeno!... por mim pode ficar como está, desde que eu não seja o responsável pela situação exposta.... pois era facilmente evitável com um toldo não tão saído para fora! Basta até uma chuva imprevista para manchar o toldo, dependendo do que eu possa ter na varanda (da parte de dentro)...

    OBG
    • size
    • 10 agosto 2019

     # 2

    Não tem que indemnizar o seu vizinho pela água pluvial, suja , que possa cair sobre o toldo.

    A colocação do todo nas fachadas dos edificio carecem da devida autorização do condomínio e licenciamento em alguns Municípios.
    Se calhar, o toldo do seu vizinho estará, mesmo ilegal, no seu todo.
    Concordam com este comentário: SMBS
    • zed
    • 11 agosto 2019

     # 3

    Por outro lado, não pode deixar que dejectos dos animais caiam para a varanda ou toldo do seu vizinho ou para a via pública. É uma questão de saúde pública.
    Concordam com este comentário: PedroGomes, SMBS, JoãoLPB
  2.  # 4

    E o vizinho colocou o toldo porquê, sabe?
    Terá a decisão alguma relação consigo?
    Será que ele o colocou mesmo por causa dessa questão dos animais?
  3.  # 5

    Se caíssem dejectos de animais do andar de cima, que provavelmente com um pouco de vento ou brisa entrariam na minha varanda, também eu colocaria assim um toldo.
    Ninguém gosta de levar com a m#rda e o m#jo do vizinho de cima. É se isso acontece tem muita sorte de o seu vizinho não ter feito uma queixa contra si.
    • SMBS
    • 11 agosto 2019

     # 6

    Animais em apartamentos...
  4.  # 7

    estranho que quando de fale em ainmais vai logo para o extremo! conforme :" Ninguém gosta de levar com a m#rda e o m#jo do vizinho de cima. É se isso acontece tem muita sorte de o seu vizinho não ter feito uma queixa contra si." .... e se distorce o propósito do pedido de informação... para esse tipo de "ajuda" eu tinha colocado no facebook...
    os meus animais não fazem dejectos na varanda.. para esse tipo de "ajuda"/comentários eu tinha colocado no facebook...
    o que procuro é um local onde possa obter informação real! pensei que aqui alguém poderia saber algo... Estranho que quase todos só leram animais e nada do resto do pedido de informação....

    PORTANTO:
    O toldo foi aprovado em reunião.
    O problema não é a existência do toldo, mas o facto de estar muito para fora da varanda. Existe a minha varanda e logo por debaixo existe a do vizinho, ou seja o chão da minha varanda é o tecto da varanda do vizinho. A varanda tem cerca de 180cm... o problema é que o toldo tem quase 250 cm, fazendo que saia para fora do alinhamento das varandas.

    Não... o vizinho não colocou por minha causa. Penso que se coloca um toldo devido ao sol... e não devido aos dejectos de animais do andar de cima... quando isso acontece, fala-se com o vizinho de cima. Essa observação nem sequer tem lógica pois o toldo iria logo ficar cheio de m#rda e m#jo... ou seja era "pior a emenda que o soneto"...

    Fezes?! Estranho ... eu queria dizer que, como o toldo está muito para fora, os meus gatos agora vÊm lá um nova plataforma para saltar, num momento de distracção que possa surgir. É claro que sei que eles não podem saltar para lá, mas se o toldo ficasse dentro do alinhamento vertical do prédio, isso já não acontecia.

    Por exemplo ... nada acontecia ao toldo, nem gatos, nem água de um vaso, nem água suja de chuva se o toldo tivesse os 180 cm da varanda em vez dos 250 que decidiram colocar.

    O meu objectivo não é que seja retirado o toldo.
    Por mim pode ficar desde que eu não seja responsável por danos de água. Ora se os escoamento das varandas está virado de raiz para aquela zona, ao colocar um toldo grande, obviamente que qualquer escoamento da minha varanda cai sobre o toldo. Nem posso ter sequer um vaso, pois ao regar pode cair água com terra , e cai ligo sobre o toldo.

    O problema não é o toldo mas sim o tamanho do mesmo que faz com que caia tudo sobre ele... quando poderia não cair nada se ficasse alinhado pela linha das varandas.
    Nem sequer um vaso posso ter, pois ao regar lá vai água para cima do toldo. Embora todos os vizinhos tenham vasos (incluindo o do toldo )

    a minha questão é (e uma vez que os animais metem confusão, esqueçam os animais)
    se sou responsável por algum dano ao toldo, de água que possa ser escoada (desde chuva), ou um simples regar de um vaso, nas condições que o vizinho colocou o toldo.
    NOta: como as varanda estão alinhadas uma pelas outras antes nunca caía nada no vizinho e tb nunca caíria se o toldo fosse não saísse tão para fora.
  5.  # 8

    embora o toldo tenha sido aprovado em reunião, não foi definido um tamanho.... pois acho que ninguém coloca um toldo grande o suficiente para levar com a sujidade do escoamento de cima!
  6.  # 9

    escoamento pode ser uma simples água que pingando, ao logo do tempo, faz danos até devido à sujidade que possa existir dentro dos "caninhos" de escoamento... e qualquer varanda apanha sujidade, até porque a minha é a única que não tem "tecto", devido a ser o ultimo andar...
    e antes que me mandem limpar a varanda... alguém aqui lava a varanda todos os dias?!
  7.  # 10

    Já falou com o vizinho?
  8.  # 11

    antes de falar gostaria de saber a legislação
    • size
    • 12 agosto 2019

     # 12

    Colocado por: Jorge_Rosa
    PORTANTO:
    O toldo foi aprovado em reunião.
    O problema não é a existência do toldo, mas o facto de estar muito para fora da varanda. Existe a minha varanda e logo por debaixo existe a do vizinho, ou seja o chão da minha varanda é o tecto da varanda do vizinho. A varanda tem cerca de 180cm... o problema é que o toldo tem quase 250 cm, fazendo que saia para fora do alinhamento das varandas.



    Com maioria foi aprovado ?
    E você votou a favor ou contra ?
    A assembleia foi devidamente informada da dimensão do toldo ?

    Tire fotos à fachada do prédio e vá informar-se junto dos serviços técnicos do seu Municipio .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge_Rosa
  9.  # 13

    foi aprovada a colocação de um toldo. Aprovação essa válida para qualquer condómino do predio.
    Contudo este condóminio colocou um toldo nas condições que mencionei!
    • size
    • 12 agosto 2019

     # 14

    Não foi isso que eu questionei.

    Falta saber se tal aprovação está ou não legal. Trata-se de uma inovação sobra as fachada que está sujeita a regras especificas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge_Rosa
  10.  # 15

    Impermeabilização do toldo. Está resolvida a questão.
  11.  # 16

    Mas que confusão,o seu vizinho pôs o toldo para evitar o sol e você queria que ficasse dentro do limite da varanda? então o toldo fazia lá o quê?
    Se ele o pôs assim assume as responsabilidades,se cair um bocado da fachada do prédio e partir o toldo é culpa de quem?
    Concordam com este comentário: zed
  12.  # 17

    Colocado por: BM_18se cair um bocado da fachada do prédio e partir o toldo é culpa de quem?


    a culpa é da fachada que nao tinha nada que cair.....e tambem nao se percebe a parvoice de colocar um toldo que sai dos limites da varanda! os toldos sao fixes so para ocupar os tectos das varandas.....

    isto ha cada um.....
  13.  # 18

    Na colocação do problema inicial as pessoas não contam tudo e depois quem responde tem que supor.
    Se tivesse logo dito que os animais não faziam as necessidades na varanda, ninguém tinha dito nada, mas foi o Jorge_Rosa que falou nos animais, sem concretizar. Adiante.

    O que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?
    No seu caso, surgiu primeiro a varanda e depois o toldo.
    Logo, se há "prioridade", é sempre da varanda, quem colocou o toldo que se amanhe - chama-se uma pré-existência.

    Tem a seguir a questão do dolo e do involuntário.
    Se deitar uma beata fora e incendiar o toldo é uma coisa, é dolo.
    Se chover, se por causa da chuva cair um vaso em cima do toldo e o rasgar, é outra coisa, é involuntário.
    Se com a acção da chuva o toldo descolorar, é involuntário, é por acção de um fenómeno incontrolável.
    Se lavar a varanda com lixívia, quando o poderia fazer com lavatudo, é dolo.

    Depois, o que é mais fácil mudar, o toldo ou a varanda?
    Está a ver onde quero chegar?

    O meu conselho: a sua casa tem seguro multirriscos? Nas coberturas, tem responsabilidade civil? Contrate essa cobertura e esqueça o toldo.
    Pessoalmente, gosto e aprecio quando as pessoas tomam precauções, no entanto, no seu caso, acho que está a fazer disto uma tempestade num copo de água.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 19

    Eu ainda não percebi o problema do Jorge. Mas tendo em conta as minhas recentes interações com vizinhança cheira-me a vontade de criar problemas onde não existem. Eu tenho quase a certeza que o vizinho pôs o toldo pra sombra, sem intenção nenhuma de se chatear com ninguém, nem chatear ninguém. Também tenho quase a certeza que o vizinho já está pronto pra todos os anos dar uma limpeza ao toldo por sujidades que obviamente podem cair em cima do mesmo, é normal, a menos que estejamos a falar de um 'palerma' e aí posso estar enganada e você já ter tido problemas com este 'palerma' e daí estar tão preocupado em se precaver em caso de futuros problemas.
  15.  # 20

    Colocado por: loverscout

    a culpa é da fachada que nao tinha nada que cair.....e tambem nao se percebe a parvoice de colocar um toldo que sai dos limites da varanda! os toldos sao fixes so para ocupar os tectos das varandas.....

    isto ha cada um.....


    Então você se quiser por um toldo para poder estar na varanda sem apanhar sol faz mal?
    Tem razão há com cada um😂😂😂
 
0.0170 seg. NEW