Iniciar sessão ou registar-se
    • jo
    • 30 julho 2008

     # 81

    Colocado por: ajrVivam,
    ...O solo onde estou a construir é predominantemente granitico, será que isso influiencia no funcionamento da BDC geotermica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jo


    Zona granitica? bomba de calor? Tens a certeza que isso é uma coisa segura?
    Alguma vez ouviste falar de radão? Aí na zona em terrenos graniticos deveria haver uma alta concentração, quero enganar-me mas daquilo que percebo uma BDC geotermica transporta tudo em casa.
    Eu não quero mexer no meu terreno para evitar essas coisas.

    jo
    • Mac
    • 30 julho 2008

     # 82

    Colocado por: FrancisKo como vai poder controlar a temperatura, da caldeira que é de alta temperatura, antes de entrar para o piso radiante.
    Ok, passa pelo termoacumulador, mas esse aparelho pode ele suportar essas altas temperaturas.
    FrancisKo

    Boas Francisco
    Há recuperadores de calor a lenha que controlam as elevadas temperaturas através de um sensor de temperatura que fecha a entrada de ar para a combustão quena a temperatura se eleva acima de...
    Como se percebe ao fechar a entrada de ar a combustão baixa.
    Pessoalmente creio que se tem facilidade de acesso a lenha uma boa instalação baseada no recuperador de calor resolverá o problema de aquecimento. Não sei é se será um sistema adequado ao piso radiante. Vai ter muitas interrupções de queima e o controle da temperatura não será correctamente efectuado. Gostaria que alguem se pronunciasse acerca deste pormenor. Se a construção estiver bem feita em termos de isolamento resolverá facilmente com recuperador a lenha/circulação ar quente/água quente com radiadores de parede.
    Muitas vezes projecta-se e aplica-se um tipo de aquecimento que se revela acima das necessidades.
    Cumprimentos
  1.  # 83

    Boas,

    A melhor forma de um piso radiante funcionar com um recuperardor a água, como já foi falado, com um acumulador grande (300, 400L), para onde a água entra a altas temperaturas, e depois sai deste acumulador para o piso radiante através de uma válvula de 3 vias, que faz a regulação para a temperatura adequada.


    Cump.
  2.  # 84

    neto disse:
    Boa tarde,
    Estou em fase de projecto para a construção de uma moradia na zona de Faro com um placa de 150m2 x 2 (rc e 1º piso). Gostaria q alguém me esclarecesse qual o tipo de aquecimento/arrefecimento mais aconselhável isto numa perspectiva de relação custo/beneficio e com o recurso a energias renováveis atendendo q a temperatura nesta zona oscila entre a mínima de 8 graus em Janeiro e máxima de 29 graus sendo a media anual de 17-18 graus.Obrigado.
    • Jonh
    • 13 setembro 2008

     # 85

    Tem se falado muito na parte do aquecimento em pisos...e para arrefecer'? Ja aqui li que faz mal à saude e que esta proibido em certos lugares, mas porque?

    Estou para instalar piso radiante, penso coloca lo apenas em 3 ou 4divisoes que me parecem mais quentes, isto atraves de painel solar termico apenas... estou no alentejo onde as temperaturas de verao chegam aos 40ºc facilmente...alguem me podera dar uma breve explicação? obrigado
  3.  # 86

    Boas,

    John para "arrefecer" o principio é o mesmo.
    Faz passar pelos tubos água fria (16 a 18ºC +\-), fazendo baixar a temperatura do pavimento. Ora esse pavimento mais fresco vai por sua vez "arrefecer" o ambiente.
    Quanto a fazer mal à saúde... Aonde viu isso? A temperatura do piso não desce abaixo dos 18 a 20ºC. Parece-lhe frio de fazer mal?

    Atenção que isto necessita de uma instalação de piso radiante já pensada para arrefecimento, para incluir sistemas de controlo que impeçam condensações na superfície do pavimento, e também para aumentar a quantidade de tubo instalado no pavimento, pois o piso radiante é muito menos eficiente (cerca de 55%) a arrefecer do que a aquecer.
    Não esquecer nunca que isto vai permitir algum controlo da temperatura, mas nunca uma climatização como por exemplo um AC ou um ventiloconvector.
    No entanto em zonas não demasiado quentes, e em casas com bom isolamento, conseguem-se atingir boas temperaturas de conforto.

    Cump.
    • Jonh
    • 15 setembro 2008

     # 87

    ...e no caso de instalar painel solar termico 200L, o mesmo por si só nao consegue aquecer por exemplo 3 radiadores de parede para enviarem calor suficiente?
    • kami
    • 15 setembro 2008

     # 88

    Boas

    Jonh...
    ...e no caso de instalar painel solar termico 200L, o mesmo por si só nao consegue aquecer por exemplo 3 radiadores de parede para enviarem calor suficiente?


    A sua questão está mal colocada... pois se calhar queria antes perguntar se com um painel solar "X" se consegue enviar calor suficiente para 3 radiadores...

    ... não pode ir pelos litros do acumulador... porque é relativo...

    ...se pensar aquecer a casa com paineis solares tem de pensar em piso radiante e nunca em radiadores de parede.... isto porque a temperatura exigida pelo piso radiante é muito inferior à dos radiadores de parede... e através dos painéis solares se já é dificil atingir a temperatura de 35-40º no Inverno e que é necessária para o piso radiante... para os radiadores é quase impossivel... pois estes trabalham com temperaturas superiores a 50º...

    ...para fazer aquecimento através de paineis solares tem de pensar numa quantidade enorme deles no seu telhado... e para isso penso que até são melhores os de tubo de vácuo... pois aparentemente são mais eficientes de Inverno... mas sempre para piso radiante...

    Cumps

    Kami
  4.  # 89

    Boa tarde
    So agora conheci este fórum.
    Já agora alguem me pode ajudar.
    Estou a construir a minha moradia, 160 m2, estou a pensar em fazer o seguinte.
    2 caldeiras (1 - AQS, 2 - Piso radiante hidráulico)
    2 Painéis para aquecer as AQS e o calor em excesso passa para a 2º caldeira
    Uma bonda de calor para complementar o sistema

    Na minha opinião será uma boa opção. o que me dizem?
  5.  # 90

    Colocado por: carlosmcvBoa tarde
    So agora conheci este fórum.
    Já agora alguem me pode ajudar.
    Estou a construir a minha moradia, 160 m2, estou a pensar em fazer o seguinte.
    2 caldeiras (1 - AQS, 2 - Piso radiante hidráulico)
    2 Painéis para aquecer as AQS e o calor em excesso passa para a 2º caldeira
    Uma bonda de calor para complementar o sistema

    Na minha opinião será uma boa opção. o que me dizem?

    Quando diz 2 caldeiras quer dizer mesmo isso ou dois acumuladores?
    É que não entendo o que quer dizer com "o calor em excesso passa para a 2ª caldeira"...

    Dentro do que disse parece-me um bom sistema:
    Piso radiante com bomba de calor
    AQS com paineis solares + acumulador + esquentador em série (ou resistência eléctrica no acumulador)

    Cump.
  6.  # 91

    queria dizer dois acumuladores e, um deles, o da AQS com resistência electrica.
    É que para já e por falta de verba quero apenas colocar o acumulador e os paineis da AQS pois e mesmo necessário. Para mais tarde colocar o acumulador do Anonimo18072022A.

    Qual será a melhor opção colocar esquentador em série com o acumulador ou a resistência electrica?
  7.  # 92

    Colocado por: carlosmcvÉ que para já e por falta de verba quero apenas colocar o acumulador e os paineis da AQS pois e mesmo necessário. Para mais tarde colocar o acumulador do Anonimo18072022A.

    Para o piso radiante, se fôr com a bomba de calor, não necessita de nenhuma acumulador, pois o volume de água existente no sistema é suficiente.

    Colocado por: carlosmcvQual será a melhor opção colocar esquentador em série com o acumulador ou a resistência electrica?

    Isso já é questão pessoal... Em termos de conforto "puro" o esquentador em série, pois sabe que nunca vai ter falta de água quente smepre que precisar da mesma. Em termos económicos talvez a resistência eléctrica tenha consumos menores.
  8.  # 93

    obrigado
    devo ir considerar talvez a questão do esquentador em série.
    Então neste caso o sistem do aquecimento com piso radiante não necessita mais nada além da bomba de calor ligada ao circuito do piso. ficando em circuito fechado, certo?
    Já agora sabe-me dizer qual o preço de uma bomba da calor para aquecer mais ou menos 150 m2 com piso radiante.
    Se preferir. o meu e-mail: [email protected]
    Ficaria grato.
  9.  # 94

    Colocado por: carlosmcvJá agora sabe-me dizer qual o preço de uma bomba da calor para aquecer mais ou menos 150 m2 com piso radiante.

    Bem, isso já é mais complicado... ;)
    É que com as bombas é como com os automóveis! Há para todos os gostos e carteiras!
    Para ter uma ideia uma bomba para a poTencia que necessita pode começar aí pelos 3.500€ e ir até aos 10 a 12.000€... Todas funcionam, todas aquecem, mas é claro que há diferenças...
    Procure aqui o fórum que já falei um pouco sobre marcas e preços.
    VEja também aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=28&t=7150&start=0 onde também falo disso.
    Se me disser a volumetria (em m3) da sua casa, e quais as temperaturas da sua zona (a mínima absoluta e a mínima média), o tipo de isolamento da sua casa, posso lhe dar uma ideia da potência ideal a instalar, pois por cá os instaladores têm uma "tendência" (porque será? ;) ) a instalar bombas muito sobredimensionadas.
    E depois da potência, dentro do que conheço poderei tentar lhe indicar uma bomba interessante.

    Cump.
  10.  # 95

    a casa tem de área de implantação 162 m2. É composta por cozinha, sala de tratamento de roupa, hall, sala de estar, 2 WC´s, 3 quartos e escada interior

    o telhado tem lage aligeirada com isolamento roofmate sobre esta e antes da telha. a lage do chão do sotão é maciça.

    a altura da casa ( dentro das divisões cerca de 2.6m)
    a casa tem cave onde ficam as máquinas.
    A minha zona é Caldas da Rainha em que as temperaturas nunca são demasiado baixas.
  11.  # 96

    ah
    as paredes têm caixa de ar (6cm) com isolamento wallmate (4cm)
  12.  # 97

    Colocado por: carlosmcvA minha zona é Caldas da Rainha em que as temperaturas nunca são demasiado baixas.

    Isso é que? -1º/-2ºC de mínima absoluta? É que não faço a mínima ideia...

    Cump.
  13.  # 98

    a minima absoluta ronda os 0 - -1ºC
  14.  # 99

    Colocado por: carlosmcva minima absoluta ronda os 0 - -1ºC

    Isso é óptimo para instalar uma bomba de calor ar-água. Vai-lhe permitir ter rendimentos muito bons.
    Hoje à noite ou amanha já lhe digo uma ideia de potência para a sua bomba.
    Já agora, quer só para aquecimento, ou que também de para arrefecimento?

    Cump.
  15.  # 100

    Ultimamente tenho pensado até demasiado sobre este tema, pois já tinha definido que para minha futura casa iria ter AQS através de um Kit Solar com Termossifão (300 litros) com apoio de uma resistência electrica. Para climatização tinha somente pensado numa pré-instalação de Ar Condicionado e no tradicional Recuperador de calor na sala.

    Acontece que ao ler algumas coisas por aqui e por outros lado deparei-me com uma solução, ou seja utilizar a energia solar também para o aquecimento da casa através de radiadores, creio que seja através de uma bomba de calor.

    Alguém tem mais pormenores sobre este assunto, tem alguma parecida com isto instalada nas vossas casas, preços etc.

    Para baralhar ainda mais as coisas... que acham dos radiadores electricos "comercializados" pela Edp, segundo os valores exemplo no site, para uma casa T4 (presume-se 5 radiadores) o valor rondava os 1700 euros. Mesmo utilizando a tarifa bi-horario que tipo de consumo é que fará este tipo de equipamento?

    Muitas duvidas e poucas certezas né!

    um abraço,

    http://montedochafariz.blogspot.com/
 
0.0311 seg. NEW